Por que o budismo funciona

Por que o budismo funciona Robert Wright

Resenhas - Por que o budismo funciona:

FkSiqueira 17/12/2023

Incrível
Este livro conta a experiência do próprio autor, que serviu de "rato de laboratório", com a meditação de atenção plena e ainda explica alguns fatos científicos já pesquisados e comprovados de como a meditação pode ser útil em nossa vida, em nosso dia a dia.

kkkkkaren 23/11/2023

Quase dormi em todos os momentos que me propus a sentar e ler esse livro. Não sei exatamente o que eu esperava, mas com certeza esperava algo mais interessante.

Julia Manjko 12/11/2023

Ótimo livro
Escrita bem leve e divertida. Achei o livro super rico em informações ( as vezes até demais kkk ) que me fez aprender muito e refletir sobre várias coisas.

O que mais achei legal foi o fato do autor não tentar convencer os leitores a tomar partido nenhum, mesmo ele deixando claro seu ponto de vista. As informações estão lá, tantos os pontos a favor quanto os pontos contra, e podemos tirar nossas próprias conclusões.

Livro recomendadissimo.
thaissmonteiro_ 13/11/2023minha estante

Ana Ramos 28/08/2023

Revelador.
A evolução nos leva sempre para atender os desejos da procriação e perpetuação dos nossos genes.
O livro mostra que o cérebro trabalha em módulos e que as vezes eles pensam sozinhos, e cada parte tem uma autonomia, pra isso alguns tem a sensação de ter um inimigo consigo ou outra pessoa junto a si. Pensamentos e emoções são "não eu" pois surgem e desaparecem em resposta a mudanças nas circunstancias. Bens materiais são Nao eu pois podem ser roubados, perdidos ou destruídos. Relacionamentos são impermanentes. Nós durante a vida estamos em constante mudança, nossos pensamentos, crenças e experiências estão mudando constantemente.
Entender o não eu é parte integrante do caminho budista, ligado diretamente a cessação do sofrimento.
Nosso sofrimento decorre da ignorância sobre a natureza do eu e do mundo.

Rickey de Souza 09/08/2023

Abordagem da meditação pela psicologia moderna
Gostei bastante do livro. Queria ler qualquer coisa sobre budismo e peguei esse com poucas pretensões.
Acho correto dizer que a obra é menos sobre budismo do que sobre meditação, já que, com poucas exceções, as doutrinas budistas raramente são expostas. Tudo é contado/descrito a partir das vivências/conversas do autor e, logo em seguida, analisado à luz da psicologia moderna, da seleção natural ou da neurociência.
Conversando sobre o livro com um amigo da Biologia, ouvi que há trechos demais enfatizando a inteligência da seleção natural, dado que é um fenômeno extremamente complexo, prolongado no tempo e com fortes elementos de aleatoriedade.
Recomendo para todos com interesse em meditação ou budismo.
mfnpr 23/08/2023minha estante
???

Gabriel.Henrique 18/02/2023

É uma leitura fácil e tranquila, porém, em alguns momentos fica aquela sensação de estar lendo algo feito a trancos e barrancos, é um livro que pode ser esclarecedor para muitos. Para mim foi uma experiência divertida e até de aprendizagem.

Fabio Di Pietro 30/07/2022

A ciência encontrando o espiritual
Livro de excelente conteúdo para aqueles curiosos na prática budista da meditação, mas não somente sobre a prática em si, mas toda a filosofia do Dharma (filosofia budista, grosseiramente falando).
A obra é escrita de forma bem coloquial, mas não peca quando necessita do linguajar apropriado, sempre seguido de metáforas e exemplos para facilitar a sua compreensão.
Gostei bastante e já li alguns livros budistas.

Zihtuan 02/07/2022

Gostei, mas nem tanto. O foco é a meditação e foi interessante as bases científicas sobre os benéficos disso, como também para explicar porque/para que servem, mas no fim acho que senti falta dos conceitos budistas não necessariamente atrelados a essa prática.

Arlete 04/06/2022

Bom para refletir...
Bom livro com belos ensinamentos para a vida, mas não tem nada de doutrinação, é geral para todos e isso é ótimo.
Eu particularmente, achei que depois da metade a leitura ficou cansativa, fui até o fim, mais li com preguiça. Mas não quer dizer que seja ruim.

Oscar 02/05/2022

Vamos lá, o livro foca na meditação de atenção plena, seus benefícios, como as teorias evolucionistas explicam a mente e então a importância do budismo. Apesar de não focar na prática religiosa- que é uma pena pois gostaria de conhecer mais sobre o assunto, a leitura é um marco importante para aqueles que desejam aprofundar na meditação mas sem entrar de fato da religião.

ANDER CELES 28/12/2021

A Seleção Natural são os robôs da nossa Matrix...
Esse é muito interessante para budistas e não budistas.

Para budistas, é um livro que traz muitos termos e expressões que fazem parte do budismo raiz mesmo, como dukkha, algo sempre recorrente no que é discutido no livro. Isso é um exemplo, mas existem muitos outros, como as Quatro Nobres Verdades ou o Caminho do Meio. Pra quem já está familiarizado com esses termos, a leitura soa bem fluída. Mas para quem não está, o autor dá explicação sobre esses termos.

Para os não budistas, o livro realmente dá uma lição sobre como ter uma vida mais calma, mais tranquila. E isso é uma proeza que esse livro consegue como poucos. Ele sabe falar com seu público, sabe expor suas ideias.

Pra mim, um dos maiores méritos do livro é a comparação que ele faz com o filme Matrix, e que permeia as ideias do livro ao longo dele. Essa analogia é feita dos robôs do filme com a Seleção Natural, na qual estamos inseridos. A analogia é perfeita e o autor encaixa tudo muito bem. Só lendo pra entender.

Acho que tem uma ou outra parte do livro que parece muito técnica, muito científica demais, quando explica alguns conceitos do cérebro. Confesso que ali dei uma viajada.

Mas de resto, o livro é muito bom. E é um refresco dentro da seara que são os livros de autoajuda que navegam, navegam e não saem do lugar. E não pode ser lido rapidamente. Nem acho que a leitura que eu fiz foi a mais adequada, apesar de ter parado em muitos momentos para pensar sobre o que o autor tava falando, pra marcar muitas partes do livro. É uma leitura pra ser feita em pequeninas partes, durante muitos dias. Um dia, relerei.

Filipecomph 30/05/2021

Imprescindível para quem deseja expandir a compreensão sobre como a mente humana funciona, assim como a relação entre a nossa mente e o espaço físico em que se desenrola a nossa existência.

Se lido sem se ater às referências ao budismo, uma ótima instrução sobre o gerenciamento próprio de emoções/sentimentos com o suporte da prática meditativa.

Fran 15/05/2021

Neste livro o autor argumenta sobre como a evolução natural moldou o ser humano de forma que não permite que vejamos o mundo como ele realmente é e busca demonstrar como a meditação pode nos auxiliar nessa caminhada em busca de uma melhor compreensão do mundo. De acordo com o autor, a meditação pode ajudar a ver o mundo com clareza e a entender (e também lidar) com nossos sentimentos e emoções.

Sermenho 13/05/2021

Quase não consegui terminar o livro. No momento que li, achei alguns conceitos meio complicados. Apesar disso, achei interessante a relação que o autor fez entre budismo, filosofia, psicologia e darwinismo.