Por que o budismo funciona

Por que o budismo funciona Robert Wright

Resenhas - Por que o budismo funciona:

Julia Manjko 12/11/2023

Ótimo livro
Escrita bem leve e divertida. Achei o livro super rico em informações ( as vezes até demais kkk ) que me fez aprender muito e refletir sobre várias coisas.

O que mais achei legal foi o fato do autor não tentar convencer os leitores a tomar partido nenhum, mesmo ele deixando claro seu ponto de vista. As informações estão lá, tantos os pontos a favor quanto os pontos contra, e podemos tirar nossas próprias conclusões.

Livro recomendadissimo.
thaissmonteiro_ 13/11/2023minha estante

ANDER CELES 28/12/2021

A Seleção Natural são os robôs da nossa Matrix...
Esse é muito interessante para budistas e não budistas.

Para budistas, é um livro que traz muitos termos e expressões que fazem parte do budismo raiz mesmo, como dukkha, algo sempre recorrente no que é discutido no livro. Isso é um exemplo, mas existem muitos outros, como as Quatro Nobres Verdades ou o Caminho do Meio. Pra quem já está familiarizado com esses termos, a leitura soa bem fluída. Mas para quem não está, o autor dá explicação sobre esses termos.

Para os não budistas, o livro realmente dá uma lição sobre como ter uma vida mais calma, mais tranquila. E isso é uma proeza que esse livro consegue como poucos. Ele sabe falar com seu público, sabe expor suas ideias.

Pra mim, um dos maiores méritos do livro é a comparação que ele faz com o filme Matrix, e que permeia as ideias do livro ao longo dele. Essa analogia é feita dos robôs do filme com a Seleção Natural, na qual estamos inseridos. A analogia é perfeita e o autor encaixa tudo muito bem. Só lendo pra entender.

Acho que tem uma ou outra parte do livro que parece muito técnica, muito científica demais, quando explica alguns conceitos do cérebro. Confesso que ali dei uma viajada.

Mas de resto, o livro é muito bom. E é um refresco dentro da seara que são os livros de autoajuda que navegam, navegam e não saem do lugar. E não pode ser lido rapidamente. Nem acho que a leitura que eu fiz foi a mais adequada, apesar de ter parado em muitos momentos para pensar sobre o que o autor tava falando, pra marcar muitas partes do livro. É uma leitura pra ser feita em pequeninas partes, durante muitos dias. Um dia, relerei.

Fran 15/05/2021

Neste livro o autor argumenta sobre como a evolução natural moldou o ser humano de forma que não permite que vejamos o mundo como ele realmente é e busca demonstrar como a meditação pode nos auxiliar nessa caminhada em busca de uma melhor compreensão do mundo. De acordo com o autor, a meditação pode ajudar a ver o mundo com clareza e a entender (e também lidar) com nossos sentimentos e emoções.

Mario 01/01/2019

Uma boa definição (científica) para meditação
Li o Mindfullness mas não consegui 'meditar'.
Ao ler esse livro descobrir que na verdade eu sempre meditei. O mais importante não é a definição da palavra Meditar mas sim sua percepção. Excelente.

Camila Sarro 11/07/2020

Uma surpresa
Quando comecei esse livro, não esperava que fosse termina-lo. Sendo o primeiro livro que li sobre o tema, achei que foi capaz de me dar um bom panorama do que o budismo aborda sobre um ponto de vista da psicologia. Além de muito bem escrito, com informações trazidas de forma leve, o livro me prendeu do começo ao fim. Recomendo
a todos que um dia tiverem interesse em se aventurar nos caminhos milenares do budismo de uma forma clara, mas fiel.

Rickey de Souza 09/08/2023

Abordagem da meditação pela psicologia moderna
Gostei bastante do livro. Queria ler qualquer coisa sobre budismo e peguei esse com poucas pretensões.
Acho correto dizer que a obra é menos sobre budismo do que sobre meditação, já que, com poucas exceções, as doutrinas budistas raramente são expostas. Tudo é contado/descrito a partir das vivências/conversas do autor e, logo em seguida, analisado à luz da psicologia moderna, da seleção natural ou da neurociência.
Conversando sobre o livro com um amigo da Biologia, ouvi que há trechos demais enfatizando a inteligência da seleção natural, dado que é um fenômeno extremamente complexo, prolongado no tempo e com fortes elementos de aleatoriedade.
Recomendo para todos com interesse em meditação ou budismo.
mfnpr 23/08/2023minha estante
???

Tiago 10/02/2021

Minha visão do todo
A primeira pergunta que você deve se fazer antes de escolher essa leitura: qual o seu objetivo com o conteúdo?
- você é um estudante da filosofia budista e praticante de algum caminho para a iluminação? Sim? Então desista, pois essa pode ser uma obra muito superficial para vc; e sua expectativa.
- você é um entusiasta curioso, que pensa sobre as possibilidades do budismo e da meditação? Perfeito... penso que o conjunto da obra irá lhe atender.

Este livro aborda não só o budismo e a meditação de forma leve e objetiva, mas estabelece uma interessante relação entre as teorias dessa filosofia com a lógica, a psicologia e o evolucionismo.
Particularmente, achei que ele poderia ter reduzido algumas discussões, pois não aprofundou no conceito e nem esclareceu nada... deu umas enchidas de linguiça... mas de toda forma, eu recomendaria a leitura e o investimento de tempo..... porém, diria: quando ficar cansado(a), pule algumas páginas sem medo, pois vc irá continuar entendendo no próximo capítulo.

Pronto, falei!
Neide 11/02/2021minha estante
Me enquadro na opção entusiasta curiosa

Zihtuan 02/07/2022

Gostei, mas nem tanto. O foco é a meditação e foi interessante as bases científicas sobre os benéficos disso, como também para explicar porque/para que servem, mas no fim acho que senti falta dos conceitos budistas não necessariamente atrelados a essa prática.

George 31/01/2021

Mais sobre meditação....
Não posso dizer que é um livro decepcionante...não o foi....mas esperava mais...o autor mostrou alguns conceitos novos os quais fizeram com que eu refletisse um pouco mais...mas esperava mais orientações sobre Budismo....foi tratado muito muito sobre meditação....por isso 4 estrelas apenas

Vexvee 03/04/2021

Esse livro me fez repensar sobre a meditação e minha relação com a espiritualidade. Alem de acordar o budismo com alguns aspectos científicos também.

Sermenho 13/05/2021

Quase não consegui terminar o livro. No momento que li, achei alguns conceitos meio complicados. Apesar disso, achei interessante a relação que o autor fez entre budismo, filosofia, psicologia e darwinismo.

Fabio Di Pietro 30/07/2022

A ciência encontrando o espiritual
Livro de excelente conteúdo para aqueles curiosos na prática budista da meditação, mas não somente sobre a prática em si, mas toda a filosofia do Dharma (filosofia budista, grosseiramente falando).
A obra é escrita de forma bem coloquial, mas não peca quando necessita do linguajar apropriado, sempre seguido de metáforas e exemplos para facilitar a sua compreensão.
Gostei bastante e já li alguns livros budistas.

Felipe770 02/05/2021

Robert wright escreve bem sobre aspectos da psicologia e neurociência que são algum suporte a ideias centrais do budismo secular. Apesar de as vezes tênue, as relações feitas pelo autor são interessantes, especialmente para quem já tentou meditar e tem interesse na prática. E o próprio deixa claro quando está sendo especulativo ou menos preciso. Vale a pena.