Espinosa

Espinosa Marilena Chaui

Resenhas - Espinosa - uma filosofia da liberdade

Cristina 19/03/2024

Ele tece deus de diversas maneiras. Com hierarquia ou não, tudo ou nada, criador e não criador. Um livro que fala muito sobre a natureza do ser.

Marina 08/01/2024

Resenha: Espinosa - uma filosofia da liberdade
Estilo: texto acadêmico (filosofia)

Enredo: biografia e reflexão sobre a filosofia de Espinosa - entender o contexto da escrita de Espinosa ajuda a contextualizar a obra dele

Escrita: acessível e direta

Minha visão:

Interessante a reflexão final de que tendemos a sempre enxergar os autores do passado ou como ultrapassados, presos ao seu tempo, ou como clássicos, imortais, que atravessam as épocas.

Ao contrário, deveríamos ver como relevantes autores que foram profundamente imersos em seu tempo, que pensaram soluções e teorias aplicáveis a suas épocas, dos quais podemos extrair conceitos válidos hoje.

Max 15/03/2023

Sobre um homem livre...
Nessa obra, Marilena Chaui, discorre de forma simples e palatável sobre Espinosa, o filósofo da liberdade. Frequentemente lembrado, como aquele que melhor definiu Deus, para aqueles que vão além do Deus de Abraão. Citado por Albert Einstein, como o Deus que faz sentido. Há também um texto atribuido, erroneamente, a ele, escrito pelo mexicano Anand Dilvar, "O Deus de Espinosa" é bastante popular na internet, inspirado no filósofo.
Leitura obrigatória!

Fernando 25/09/2022

Bastante técnico
O razoável é dado pela didática e não pelo conteúdo, livro feito para quem já tem conhecimento maduro de filosofia. Achei que não conseguiu extrair a simplicidade do Espinosa

Erika 07/01/2021

Espinosa é Filosofia para Libertar
Marilena nos apresenta desde o contexto histórico em que se dá a filosofia extremamente subversiva de Espinosa, assim como as bases dessa filosofia: sua ética e política - em todos os sentidos, uma filosofia da liberdade.
Apesar de ser um livro bastante curto, não achei uma leitura fácil - travei nos detalhes de vários conceitos, mas fui capaz de avançar e navegar um pouco mais em ideias tão potentes. Com muitos grifos, um livro para retomar infinitas vezes; até porque Espinosa fala sobre um modo de vida que liberta! E isso muito me interessa.

"Libertar os seres humanos do peso de suas superstições e preconceitos, fazê-los compreender e aceitar as causas das suas paixões, convidá-los ao exercício de sua própria capacidade para pensar e agir, eis as principais metas de Espinosa."
Tem como não querer pra vida!

Joanna de Paoli 12/11/2018

A Ética da Alegria
Texto base para orientar os estudos desse grande filósofo. Chauí consegue sintetizar em poucas páginas a essência da vida e obra de Spinoza.

Spinoza defendia o racionalismo absoluto onde a totalidade do real é inteligível, mas possível de ser conhecida pelo nosso intelecto, pois não há mistérios, milagres e coisas ocultas em nosso universo. Sua filosofia exprime a confiança na capacidade libertadora da razão e uma ética da alegria. Foi perseguido por diversos grupos porque sua obra desestabilizou os dogmas religiosos, a tirania política e a servidão ética.
Honorato 03/05/2020minha estante
A filosofia de Espinosa oferece uma perspectiva muito especial para se pensar deus. Uma visão linda, envolvente, livre de preconceitos. Nos ajuda a nos percebermos como parte da natureza e, por isso mesmo, nos enxergarmos como uma das inúmeras formas de expressão da natureza. É uma filosofia, eu diria, salvadora, pelo menos para mim foi isso. Neste pequeno livro, a Profª. Marilena nos oferece uma visão ampla de toda essa maravilhosa filosofia. Portanto, para conhecer de uma forma ampla essa filosofia não conheço trabalho melhor. Quem o lê vai querer, sem dúvida, se aprofundar e aí, recomendo a Nervura do Real, obra de fôlego, profunda.