A borboleta, o sonho e o corvo Andreia Fernandes

Resenhas - A borboleta, o sonho e o corvo

A.Maia 28/11/2018

A Borboleta, o Sonho e o Corvo
Um livro com muitos detalhes dos acontecimentos, mas me prendeu devido a proposta de suspense e mistério. A escrita é bem diferenciada com um toque dramático e poético em cada acontecimento. Não sou muito fã de enredos com tons poéticos e com detalhes nas entrelinhas. Mas me surpreendi ao perceber que estava envolvida logo nos primeiros capítulos.

Há três personagens de destaque na leitura: Santiago, um advogado que tem tido premonições e, junto dessas visões, costuma aparecer uma borboleta azul; Teresa, que tem um sonho assustador com um corvo; e, por fim, Rogério que é médico e já teve um caso com Teresa. A trama se desenvolve de forma que o destino dos três está ligado por uma linha tênue.

A narrativa se conduz, na maior parte, em terceira pessoa mostrando os três personagens, cada um com uma personalidade distinta, não tornando a leitura confusa. Encontrei equilíbrio entre os devaneios do passado e do presente, isso fez eu acabar gostando dos momentos em que deixam os pensamentos tomarem conta das páginas do livro.

Não é uma leitura rápida, é para ser lido com calma e sem pressa, para não perder nenhum detalhe da trama. O curioso é que, o tom dramático dado à leitura, me fez imaginar as cenas em preto e branco, não como se a história fosse antiga, mas como uma memória sendo contada! Porém, confesso ter achado que iria me surpreender mais com o final. Na minha opinião ficou muito nas entrelinhas, abrindo possibilidade para mais de uma interpretação.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Mundo da Vavah 28/10/2018

Oi pessoal!
Hoje trouxe a resenha do livro da minha querida parceira @andreia.tablado.
"A borboleta, o sonho e o corvo" nos traz a história de 3 personagens cariocas:
Santiago, um advogado, que deixou seu grande amor no passado para firmar sua carreira, é separado, tem 2 filhas que moram longe com a mãe, acabou perdendo seus princípios profissionais em busca de dinheiro, seu melhor amigo já morreu e seu único parente próximo, é seu irmão que vive em tratamento em uma clínica para doenças mentais. Santiago costuma ter muitas "visões" de situações nada agradáveis, as quais o perturbam e ele entende que precisa impedi-las de acontecer de qualquer forma.
Tereza é uma atriz, cresceu criada pelos avós russos que vieram ao Brasil em busca de uma vida melhor na época da revolução, mas com a morte deles, ela descobre que viveu muitos anos em uma mentira sobre a vida seus pais. Revoltada, em plena flor da idade resolve viajar o mundo com sua profissão, até o momento em que decide voltar ao Brasil em busca da verdade sobre eles. Mas sua vida não é fácil, se sente perseguida a todo momento,além das muitas visões espirituais que lhe causam medo. Largou sua profissão amada para viver trancada em um escritório, não encontra um amor verdadeiro e já não tem mais dinheiro. E as explicações que tanto busca sobre seus pais, ficam cada vez mais impossíveis, visto que são poucas as pessoas dispostas a ajudá-la nessa situação. Vale aqui uma ressalva para a fiel amiga de Tereza, que sofre graves consequências por querer ajudar sua companheira.
E o Dr. Rogério, que vive com uma imensa culpa do passado quando trabalhou no IML do Rio de Janeiro na época da Ditadura. Esse pesadelo não pode voltar e Rogério não mede esforços para se livrar das lembranças. Ele se culpa pelas atitudes que precisou tomar na época, mas ao mesmo tempo sente necessidade de se livrar de tudo que possa trazer esse passado a tona.

Mesmo não imaginando, a vida dos três está totalmente entrelaçada.
Ao longo do livro, nossos personagens vão tendo flashs de memória que nos possibilita entender suas histórias desde a juventude. E compreender o porque das escolhas atuais.
odo esse passado pode revelar grandes surpresas no presente dos personagens e mudar o rumo de suas decisões.
A alternância de narrador a cada capítulo dá uma dinâmica mais intensa a leitura.
E Andreia soube trabalhar os sentimentos de cada um, de forma que nos sentíssemos presentes em cada situação.
A leitura é simples, porém de grandes reflexões sobre alguns sentimentos que carregamos durante a vida.
É um super indicação de leitura nacional.

Carla1229 09/01/2019

Profundamente envolvente
?Os homens, disfarçados de benfeitores, de salvadores, de eleitos, de filhos da história, da dialética, da puta que o pariu, institucionalizam fundamentalismo ideológicos generalizados. Destroem, de forma violenta, tudo que não se encaixe as suas verdades. Disseminam o ódio, abrem as portas da intolerância. Arrastam milhares de vidas. Outros chegam para destruí-los e deixam mais rastros, mais restos humanos. Com caras mais simpáticas, se arvoram de defensores da liberdade, benfeitos, salvadores... e a histórias que se repete. Como farsa.?

Não iriei falar sobre o desenrolar da história por correr o risco de dar spoiler de tão bem construída que foi a trama, mas, sinopse falar das emoções que experimentei durante a leitura.

Este é um livro que te faz pensar, em inúmeros momentos acabei por parar a leitura, os três personagens passam por intensos momentos de reflexão, principalmente o Santiago e a Teresa. O quote de cima, foi retirado de um dos momentos de divagação de Teresa. Com personagens extremamente humanos e bem trabalhados/desenvolvidos, a Andreia, tornou esse livro viciante e sem duvidas uma das leituras mais cruas e impactantes que já li.

O livro é narrado por três personagens diferentes, a atriz Teresa, o doutor Rogério e o advogado Santiago, e em como suas vidas estão rumando para um desfecho impressionante, pois, nesse livro as três histórias só iram se interligar, literalmente na última página do livro. Com menos de 300 páginas, nos é dado uma história completa, tão bem pensada e executada que neste exato momento sinto vontade de reler este livro de tão comovente que foi sua leitura.

site: https://www.instagram.com/p/BsdSlUsA56q/

Eris 01/02/2020

Muito bom!
O livro conta a história de 3 personagens, a princípio distintos, porém, no desenrolar dos acontecimentos, podemos perceber que a vida de um está concatenada a acontecimentos presentes na vida dos outros. Movidos, principalmente, por acontecimentos passados.

Santiago é um advogado, na casa dos 40, frustrado, divorciado, que vive uma vida "medíocre", pegando casos pequenos, somente para manter o sustento e as despesas, que envolve a pensão das filhas. Ele vive um sentimento tênue entre sanidade e loucura, devido a algumas premonições que passa a ter, de assassinatos, que depois de um tempo se concretizam, o que passa a deixá-lo obcecado em resolver e tentar evitar essas tragédias. Lembrando que sempre há uma borboleta azul na cena do crime.

Teresa é uma atriz, nascida no Brasil, tendo sido criada pelos seus avós, que fugiram da Guerra, na Rússia, no período da Revolução. Ela cresceu achando que seus pais morreram em um acidente, porém, já adulta, descobre que eles sumiram no período da Ditadura Militar. Ela vivia viajando, atuando, porém, decide que voltará ao Brasil para descobrir o que de fato aconteceu aos seus pais. Porém, vê-se o tempo todo aflita, revivendo acontecimentos passados, amores perdidos. Ela é solitária, tendo apenas Margot, uma amiga transsexual como fiel amiga. Além de um corvo que sempre a persegue em seus sonhos.

Por fim, temos Rogério, um médico idoso, o qual teve um breve romance com Teresa, no passado, mas que terminou com ela, sem dar muitas explicações. Rogério vive atormentado por sombras do passado. Comumente atormentado, por lembrar que no passado assinava atestados de óbitos de pessoas desaparecidas na Ditadura. Muitas vezes, deixando que elas morressem nos leitos, para que se mantivessem caladas.

A autora tem uma escrita peculiar. É muito inteligente e profissional. Fazendo uma mesclagem entre acontecimentos presentes e passados, mas sem nos deixar confusos. Além disso, a forma como os personagens se correlacionam também foi feira de maneira brilhante, apesar de o único contato deles, fisicamente, no presente, aconteça somente nas últimas páginas. Me senti muito curioso e instigado, louco para descobrir o que aconteceria com cada um dos personagens. Minha única ressalva é com relação ao final. Acho que a autora deixou lacunas que deveriam ter sido preenchidas por ela, e não pelos leitores. Porém, nada que desmereça a magnitude do livro.

KpopBrasil 20/03/2020

"Não existe dor maior do que ver seus filhos morrerem de fome. Se pudesse, me mataria para dar minha carne a eles."

Santiago é um advogado que tem 40 anos e vive no Rio de Janeiro, ele é divorciado, tem duas filhas, mas sempre fica se lamentando pelo fim do seu casamento, por ele ter aceitado tudo muito fácil, ele quase não tem contato com suas filhas que moram em outro Estado com a mãe. Por mais que ele tenha sido casado, ele não consegue parar de pensar em Ana, seu primeiro amor e mulher por quem ainda é apaixonado. Ele começa a duvidar de sua sanidade quando começa a ter premonições, ele já não sabia mais o que era real ou algo da sua cabeça.

Teresa é uma ex atriz, ela é brasileira com descendência Russa, seus avós conseguiram fugir da Guerra que aconteceu na Rússia no período da Revolução, desde sempre ela pensou que seus pais haviam morrido em um acidente, mas acabou descobrindo que os dois desapareceram na época da Ditadura Militar no Brasil. Ela não ficaria em paz até descobrir o que realmente havia acontecido com seus pais. Existia algo que ela não entendia, um corvo sempre aparecia em seus sonhos e ela sempre sentia que alguém a vigiava.

"Ainda não havia o corvo nem outros fantasmas. Só o barulho da chuva ressoava."

Rogério é um médico já na terceira idade, ele teve um romance com Teresa no passado, mas por algum motivo, terminou seu relacionamento sem nenhuma explicação. Ele vive atormentado por coisas ruins que fez no passado, ele assinava atestados de óbitos de pessoas que haviam desaparecido na Ditadura Militar e as vezes deixava esses pacientes morrerem, só para que eles não falassem nada a respeito.

A autora tem uma escrita leve, que prende o leitor desde as primeiras páginas. No decorrer do livro, ela vai alternando entre o passado e presente, mas sem deixar a história confusa, gostei como foi o desenvolvimento dos personagens, principalmente do Santiago. Uma das coisas que gostei, é que aconteciam algumas situações com os personagens um perto do outro, mas eles não se encontravam, isso aconteceu apenas nas últimas páginas.

"Há um pacto de silêncio e de morte entre todos os que estiveram naquela guerra."

Pelo título e primeiras páginas do livro, eu imaginei que a história seria a respeito do efeito borboleta e isso me deixou bem animada, mas no decorrer dos capítulos não foi o que aconteceu. Uma das coisas que não gostei, é que eu não entendi muito bem o desfecho, e também achei que a autora acabou deixando algumas pontas soltas, isso acabou me incomodando um pouco. Mas no geral, foi uma boa leitura.

"As ilusões são necessárias à vida. É o despertar que nos mata."

site: https://poeliterar.blogspot.com/

Anni | @dearmasen 20/11/2021

A borboleta, o sonho e o corvo
''Somos espantalhos de nós mesmos... [...] Precisamos nos defender dos pássaros agourentos que vêm nos devorar as estranhas...''

Olá, gente! Estou voltando essa semana com mais uma resenha. Dessa vez, do livro ''A borboleta, o sonho e o corvo'', da autora parceira aqui do blog Andreia Fernandes.

Para começar essa resenha, não vejo outra maneira do que dizer logo de cara que essa é uma leitura que você precisa fazer com calma. Isso mesmo! É uma obra que você precisa parar, focar e se concentrar por completo em cada mínimo detalhe, porque um trecho que passar despercebido pode fazer muita diferença. Então, desde início, sigam atentos!

A obra traz a narrativa de três personagens, o Santiago, a Teresa e o Rogério, que, de alguma maneira, possuem suas vidas entrelaçadas. Antes de adentrar mais na história, é importante saber um pouco sobre cada personagem.

Pois bem, a princípio, falaremos da Teresa, uma mulher que passou um tempo morando fora do Brasil e teve sua vida colocada de cabeça pra baixo ao descobrir que os atestados de óbitos dos seus pais foram falsificados. Sendo pega de surpresa, não é de se espantar a indignação que toma conta de si ao ver que não tinha conhecimento de algo de tamanha magnitude. Falar dela e não destacar a sua amiga Margot é impossível, uma pessoa de alto astral que tem participação significativa na história.

Rogério, por sua vez, é um médico misterioso, assinou tantos atestados de óbitos falsos durante o período da ditadura militar que agora não consegue mais viver tranquilamente. O seu passado obscuro lhe atormenta e martiriza a cada dia, não é fácil ignorar tudo o que fez e deixar isso guardado numa gaveta. Afinal, os problemas martelam e sempre estão dispostos a perturbar.

A outra narrativa é a de Santiago, um advogado frustrado com a própria profissão e acrescento que até mesmo com a própria vida, de um modo geral. Resolvi deixar para apresentar ele por último porque sinto que é o personagem que mais se destaca nessa trama e há, portanto, mais pontos a serem debatidos. Em suma, todos os personagens têm que lidar com o seu próprio martírio e esse sentimento de angústia, caos e confusão mental é passado com muita precisão pela autora.

- E quem é você para vir falar de buraco negro? - Seu amigo. O olhar de Vinícius antes de virar as costas e ir embora. Uma fisgada. Uma flecha envenenada. Direto no coração. Desde esse dia, não se falaram mais.

Santiago começa a ter visões de tragédias e acha que está enlouquecendo. Do nada, tudo vai ficando estranho e o personagem fica completamente desnorteado. Em razão disso, ele passa a subestimar sua própria mente com cada vez mais frequência, porque nada do que via parecia ter um sentido lógico. Entretanto, como explicar quando a primeira visão se tornou real? Coincidência? Mas o que fazer quando outra visão também se concretiza?

O leitor é envolvido por todas essas preocupações que passam pela cabeça do Santiago e, muitas vezes, também se sente tão perdido quanto ele. A autora trabalhou muito bem na construção dos personagens, a frisar, do Santiago, e isso faz com que compreendamos a perspectiva dele sobre os acontecimentos. Outrossim, as passagens de tempo, ora passado, ora presente, não confundem a mente do leitor, esse desenvolvimento foi pensado de forma inteligente. Entretanto, ainda friso, você precisa estar sempre atento ou vai ficar sem compreender os detalhes.

''Às vezes, me sinto no epicentro de um terremoto. Ou no meio de um rodamoinho. A qualquer momento serei arrastada para abismos.''

Santiago demonstra rotineiramente suas frustrações, seja com as pessoas, com os acontecimentos, com sua profissão, com seu antigo casamento, com a sociedade, com absolutamente tudo. Ele realmente se sente insatisfeito com cada âmbito e essas visões parecem deixá-lo cada vez mais desorientado e sem controle acerca da sua vida.

Discordo com muitas coisas faladas pelo personagem acerca da sua profissão. Também sou advogada e a concepção que tive é que ele não aceita lidar com as consequências de coisas que foram da sua própria escolha. Além disso, nós temos que ser a mudança que queremos. Santiago se frustra com tudo e todos, e as pessoas também se frustram com determinados comportamentos dele, mas isso não é algo que ele pensa. A mencionar, por exemplo, o fato de estar com a pensão alimentícia de suas filhas atrasadas por três meses. Ele, como advogado, deveria saber o quanto isso é prejudicial pra elas e o que isso acarreta, juridicamente. Que feio, doutor! (falo já sabendo que ele reprova esse vocativo também).

Tem dificuldade para se mover. Tudo escurece. E uma borboleta voa no meio ao breu. Azul.

A autora trabalhou o enredo com muita técnica e perspicácia. Compreender como a vida dessas três pessoas tão distintas estão ligadas é algo que você só conseguirá fazer lendo o livro. A confusão acarretada pelas visões é tanta que até o leitor fica tentando entender o que está acontecendo. Uma palavra define o desfecho: surpreendente. Eles nos pega realmente de surpresa. Eu senti falta de mais algumas páginas para explicar a situação, acho que isso deixaria a trama bem fechadinha.

O livro embora esteja no gênero romance, eu acho que vai mais para um suspense, porque a gente fica o tempo todo querendo saber o que vai acontecer. Agora me digam, já conheciam essa obra?

site: http://www.dearmasen.com.br/2019/02/resenha-borboleta-o-sonho-e-o-corvo.html

Maria 07/11/2018

A Borboleta, o Sonho e o Corvo [ Resenha Literária ]
Oii gente, vim indicar para vocês o livro A Borboleta, o Sonho e o Corvo, escrito por Andreia Fernandes e publicado pela Editora Chiado, que é um livro tenso, fiquei realmente presa na história, querendo descobrir os mistérios a cada página virada.

Esse livro é narrado por três personagens, Santigo que tem 44 anos e é advogado. Com a crise no casamento, acabou deixando-o com vários furos. Ele acredita na justiça e sempre fantasiava cenas de crimes, normal para advogados.

Teresa tem 44 anos. Ela não era mulher de uma história só e tinha sempre uma rotina entrecortada por viagens, amores e despedidas. Perdeu os pais com um ano de idade e achava que eles morreram em um acidente de carro, mas quando a verdade chega, Teresa perde o chão.

E o misterioso Dr. Rogério, é médico, trabalhou na IML do Rio nos fins dos anos 60. Por acaso, teve um caso com Teresa assim que ela voltou ao Brasil, mas, essa história não teria um ponto final tão rápido.

'' Está-se sempre entre o dia e a noite. A verdade e a mentira, o certo e o errado. Tudo é mistério, movediço. Duvidoso. Possível. O tempo não importa. Entre sonhos, sombras e tumultos, inimigos estão à espreita. E há sempre algo de podre no ar. ''

A Borboleta, o Sonho e o Corvo, é um livro muito bom e foi escrito perfeitamente, irá envolver preconceito, passado de guerra e muito mistério. O final dessa história é incrível e surpreendente, gostei bastante da conclusão da trama, e foi interessante conhecer os personagens através de seus medos e mistérios da mente, é muito bom conhecer a personalidade deles com algo que lhes assustam, portanto, recomendo muito essa obra para todos os fãs de romance e mistério!

'' Ao mesmo tempo, sei da capacidade humana de amar. Apaixonadamente. Emoção que nos indica caminhos. Perigosos. Mas movidos por ela, somos capazes de percorrê-los. Todos ''

site: Febre de Livro http://febredelivro.blogspot.com.br/

Ley 12/02/2019

Caminhos cruzados
O livro conta a história de 3 pessoas de forma bem dinâmica. Os personagens são: Santiago, Teresa e Rogério.
Santiago tem sonhos estranhos com uma borboleta. O que ele considera sonho na verdade é como se fossem premonições. Ele é um advogado infeliz que pensa que aos poucos está perdendo a sanidade.
Rogério é um médico legista do qual não se sabe muito a respeito no início. A forma como é narrada sua parte é muito interessante pois é como se fossem rascunhos de seus pensamentos mais profundos. Então é aí que você irá se ver como ele e interpretar sua versão de acordo com a sua percepção.
Por último, Teresa, uma mulher forte, que busca a verdade sobre seus pais que sumiram durante a ditadura. Nos seus relatos podemos encontrar uma mulher de fibra que apesar de viver em um mundo corrupto sempre lutou para o melhor. Só que como Santiago ela se vê assombrada por espécies de premonições. Só que ao invés de uma borboleta, ela vê um corvo que a persegue desde sempre.
Por mais que os personagens não se vejam, há situações em que eles passam pertinho de se encontrarem. O livro também é uma viagem ao passado de cada um. A autora aprofunda bastante o espaço da mente de cada personagem. Nessas horas eu viajem, e tive que reler algumas páginas. Porém considero um livro de peso pelo conteúdo expresso.
É durante todos esses acontecimentos que você irá se deparar com divergências entre os personagens e seu próprio eu. Eles pensam que o que veem é fruto de uma mente fadigada pela vida, portanto há uma certa viagem pela loucura interna de cada um.

Anienne 05/01/2020

A borboleta, o sonho e o corvo
Esse livro me ganhou na primeira página. A partir daí não queria mais soltá-lo.

Comparo Andreia Fernandes, com uma exímia tecelã que tece a colcha colorida com cuidado e delicadeza. Ela vai construindo a história, ao mesmo tempo em que abraça o leitor, que se sente parte desta, de alguma forma. Ela tem uma escrita criativa muito, muito atraente, elegante, imponente! Uma escrita com poesia e até com fantástico. É é como quem escreve nas linhas e cochicha nas entrelinhas. Mas, incrivelmente, tudo é tão real, verossímil. Poderia ter acontecido aqui, ali ou lá na esquina. Tal qual a corda bamba da vida. E ela vai tecendo e nos envolvendo, construindo e nos abraçando.

Ao tratarmos do conteúdo, temos um suspense envolvente, onde desfilam aos nossos olhos, três personagens diferentes com suas histórias independentes. Duas delas são escritas em terceira pessoa e uma em primeira. Trata-se de um romance psicológico, com várias questões, de cada um deles, que são trabalhadas de forma detalhada, trazendo o passado e o presente. Além disso, uma aura sombria paira no ar, meio mágica, com um quê de sonhos que podem se realizar, com algo de sexto sentido e premonições.

Mas não é apenas disso que a história trata. Há uma abordagem importante sobre questões sociais fundamentais da nossa realidade e que precisam ser vistas, encaradas mesmo, como o preconceito, os crimes, a impunidade. Ela traz para a superfície as dores, as mazelas, as perseguições, as torturas, as mortes, os desaparecimentos resultantes do golpe de 64 no Brasil e do domínio podre dos militares e Andreia consegue tecer tudo isso com as tantas dores, as mazelas, as perseguições, as torturas, as mortes, os desaparecimentos resultantes da revolução russa e uma coisa se mistura com a outra e os ciclos vão e vem e a história vai se repetindo.

Eu me senti, verdadeiramente, grata por ler esse livro, por conhecer essa obra, por partilhar desse mundo interno e infinito da autora, artista que o mundo "precisa" conhecer. E me senti muito honrada por conhece-la pessoalmente.

O único "porém" para mim foi o final. Achei que foi muito rápido, senti a necessidade de que fosse um tantinho mais mastigado, mais degustado, mais sentido... Foi brusco.