Closer

Closer Carmen Jenner

Resenhas - Closer

Natalie e Vivian @avidezliteraria 02/10/2018

Closer é a conclusão da duologia Taint. Nada mais justo de que o que se iniciou com Cooper terminar agora com Levi, afinal toda a estória gira em torno dos dois e Ali. No final do primeiro livro, Ali fica com Cooper, o que parte o coração de Levi e o coloca em um espiral autodestrutivo. Levi decide voltar ao mesmo comportamento do passado, e a bebida, drogas e mulheres se tornam sua forma de tentar entorpecer sua dor.

Se tudo estava ruim para ele, irá piorar. Cooper e Ali vão se casar, e os pombinhos decidem que querem todos presentes na cerimônia. Já dá para imaginar que algo sairá errado, e um muito bêbado Levi, incitado por um irritante Cooper, estragará a festa. Após uma troca de socos entre ele e o noivo, um violoncelo destruído e uma musicista irada, Levi atinge o fundo do poço. Completamente bêbado e de posse de uma potente Ferrari, Levi deixará o casamento após mais insultos de Ali (continuo não gostando dela) e sofrerá um acidente. Um carro destruído, um Levi intoxicado, uma senhora francesa, um vira lata e uma mansão que já viu tempos melhores à venda. E assim Levi acaba na França isolado de todos.

Tentando recompensar a musicista pelo estrago que ele causou, Levi a contrata para tocar para ele em sua casa por uma semana. Brielle precisa do dinheiro e aceita o trabalho. Só não desconfia que o cliente é o roqueiro bêbado que destruiu seu instrumento. O que era para ser uma semana se transformam em dois meses. E assim Levi e sua garota francesa irritada irão trocar farpas constantemente, brigar muito e por fim se apaixonar.

Até que novamente uma mulher partirá seu coração. Retornando para casa, Levi lidará com a pior notícia que poderia imaginar, e se ele achou que estava sofrendo até agora, ele não esperava o tamanho da dor que iria enfrentar, e completamente em luto, perdido e cheio de culpa, ele entrará em um caminho perigoso e rumo a autodestruição.

E com tudo isso que aconteceu, minha indignação aumentou em níveis estratosféricos. Terminei o livro completamente irada. Me apaixonei por Levi no primeiro livro, sofri com ele todo o tempo, esperava ansiosa sua estória para enfim ele ter um final feliz, e quando finalmente esperava alguma luz no fim do túnel, ele é bombardeado com tanta coisa ruim.

Por que? Por que? Só isso que gostaria de saber. Por que mudar completamente um personagem, desconstruindo tudo o que foi belamente retratado no primeiro livro? Tinha tantas expectativas para Closer, mas confesso que me frustrei. Esperava a estória de Levi, mas ao invés disso fui bombardeada por pelo menos 18% da narrativa com Ali e Cooper. Sinto muito, eles não me interessam. São dois egoístas que se merecem.

De um total de 90% do livro, Levi está bêbado. Ou drogado. Nada diferente dos outros membros da banda, mas de repente ele é viciado e precisa de ajuda (sim, todos eles são viciados, só para avisar). Para piorar, um muito bêbado e drogado Levi decide tomar banho (não sua melhor decisão) e acaba na reabilitação por tentativa de suicídio? Sem coerência total com o personagem.

Brielle foi uma personagem e interesse romântico completamente insossa. Uma versão mais light da Ali. Levi merecia alguém diferente, melhor, e que realmente lutasse por ele para variar.

O que falar de todo o plot de Ash? Novamente, por que? Ninguém viu os sinais, mas Levi é o culpado porque só pensou nele mesmo.E os outros amigos? Cooper estava entretido com Ali, Zed com Deb ,mas Levi é o egocêntrico.

O personagem merecia um final feliz. Ok, ele teve. Mas acima de tudo, ele merecia um livro que fizesse jus a sua pessoa, e não um onde ele está a maior parte do livro sofrendo.

Apesar de tudo isso, fiquei em uma espécie de contradição de sentimentos, porque apesar de ser um livro ótimo, sim, a escrita é muito boa, como estória do Levi isolada, pecou e muito.

Desculpe o desabafo, estou tentando processar ainda tudo o que aconteceu. Fiquei curiosa com a estória de Zed e seu relacionamento com Deb, é uma pena que ele não ganhará um livro próprio. Os dois livros foram bons, a estória da banda interessante, o desenvolvimento envolvente, mas não consigo perdoar o que foi feito com Levi.

site: https://avidezliteraria.wordpress.com
Nadja 22/05/2023minha estante
Concordo totalmente com você e apesar da autora explicar o motivo de ter tornado a série em dueto fiquei triste e com a sensação de vazio, pois os peronagens de Ash e Zed prometiam fortes emoções. Infelizmente temos que respeitar, e não gostar e nem aceitar, a decisão da autora. Que pena para nós.