O Portão do Obelisco N. K. Jemisin

Resenhas - O Portão do Obelisco

umbookaholic 07/11/2020

Caras, honestamente, eu tô a beira de ter um colapso com o final desse livro!!!! Não faço a menor ideia de pra onde vai o 3o volume, mas as expectativas tão lá em cima, msm q o 2o tenha umas partes mais chatinhas!

LEIAM ESSA PORRA

Rosangela Max 04/03/2022

Achei bem parado.
Tinha expectativas de que o segundo volume fosse mais agitado que o primeiro, mas é o contrário. Mesmo assim a escrita é boa e fluída.
Achei que a autora perdeu um pouco o foco aqui e a personagem principal ficou sem rumo.
Espero que o terceiro e último volume faça valer a pena.
Recomendo a leitura.

@lendocomjulian 07/11/2022

Eu quero respostas!!!
A partir daqui, haverá spoilers do livro A Quinta Estação.

O que está acontecendo em Quietude?

O livro mostra o que aconteceu com Nassum desde o início da Estação. Temos a trajetória dela e do pai até um possível Fulcro na Antártica, onde encontrarão um personagem já conhecido de nós.

Em Castrima, onde Essun está, acompanhamos sua tentativa de se encaixar nessa comu subterrânea enquanto ela tem novos aprendizados com Alabaster (que passa longe de ser um bom professor).

Acompanhamos o dilema da sobrevivência de Castrima frente as adversidades de uma Estação. O preconceito com os Orogenes retorna e dessa forma temos alguns atritos e desconfianças dentro da comu.

Por fim, temos revelações. Nesse livro conseguimos mais informações sobre os comedores de pedra, obeliscos, Quietude e tudo mais, na medida certa para responder algumas coisa e instigar a curiosidade para outras.

O livro dois de muitas trilogias costuma ser o mais ?fraco?, mas isso passa longe de Portão do Obelisco. A partir de uma das conversas do Alabaster com a Essun, no começo do livro, eu não consegui parar de ler.

A expansão da Quietude e suas peculiaridades são excelentes nesse livro. Cada vez mais vamos compreendendo o background da história enquanto acompanhamos os personagens tentando sobreviver a uma estação.

Achei o livro menos sofrido que o primeiro, temos fortes emoções, emoções conflitantes, mas as personagens têm uma fase ?mais tranquila? (entenda como quiser, lembrando que é o fim do mundo)

Novamente, livro favoritado e cinco estrelas demais. Não é a toa que esse livro ganhou o Hugo Awards.

Quero agradecer novamente a Morro Branco pela parceria com a LC Mundos Fantásticos e vamos para o terceiro livro, o Céu de Pedra!

Venha ler com a gente, desvendar a Quietude e acompanhar o desfecho dessa história extraordinária!

Pam 17/01/2022

Entregou tudo, ainda mais do que o primeiro.
O Portão do Obelisco foi tudo o que eu esperava! O estilo continua o mesmo do primeiro livro, mas agora a história andou ainda mais e o “universo” todo se expandiu de uma forma que não achei que veria agora.

Em Portão do Obelisco continuamos acompanhando a Essun, e a maior surpresa foi que passamos a ter também pontos de vista da filha dela, a Nassun. Eu gosto muito como a N. K. Jemisin tem o talento de escrever pontos de vista de pessoas em situações e vidas bem diferentes, deixa tudo mais rico e interessante. Ela sempre consegue dar uma personalidade pra cada um, a diferença dos POV’s é clara, isso que é talento, né? Além disso, ela aprofundou ainda mais a história do planeta Quietude, das civilizações deles, inclusive dos Guardiões e dos Comedores de Pedra, algo que eu adorei, porque é muito único dela. Aquele toque científico dela continua, sempre falando de coisas relacionadas à geologia, biologia e afins, mas tudo com aquela cereja do bolo que é o elemento mágico da N. K. Jemisin, algo que eu amo, eu quase consigo acreditar que Quietude existe de verdade. Além disso, ela continua explorando muito bem o lado sentimental dos personagens, o sofrimento e as ações deles são muito realistas.

A história andou bastante nesse livro, muita coisa foi explicada e eu senti que finalmente me situei bem nesta mitologia, a autora preparou bem o leitor pra ler o terceiro livro já pronto pra ação. Mas, claro, ainda é um livro da trilogia Terra Partida, então a leitura ainda continua sendo densa, não foi fácil entender tudo. Eu sinto que não dá pra ler esses livros todos em sequência, são muito pesados, gastam todos os meus neurônios. Eu também esperava que os acontecimentos que culminaram o desfecho fossem outros, o que me deu uma leve decepção, mas não estragou.

Que venha o último livro! Continuo recomendando esses livros pra quem gosta de fantasia e ficção científica, mas com ressalvas, são livros densos e que às vezes ficam num ritmo mais devagar, mas no final não tenho arrependimento algum, valeu cada palavrinha lida.

Henrique 01/12/2022

O Portão do Obelisco
Segundo livro da trilogia terra perdida e continuação direta de a quinta estação nesse livro continuamos acompanhando a personagem da Essun enquanto ela tenta encontrar sua filha e também acompanhamos sua filha enquanto ela chega em um lugar novo que tem várias pessoas como ela e tenta aprender mais sobre si mesma, nesse livro vemos as duas personagens fazerem escolhas difíceis e lidar com as consequências dessas escolhas, eu gostei desse livro mais achei que ele não empolgou tanto quanto o primeiro e no começo ele tem um ritmo bem mais lento mas apesar disso foi um bom livro e recomendo a leitura.

Gian.Calixto 15/02/2022

Quase lá...
Gostaria ver ter aproveitado mais desse livro, mas infelizmente algumas coisas ficaram meio subentendidas, meio não tão bem explicadas, pelo menos pra mim.(Eu sou muito burro, desculpe) Uma releitura talvez funcione melhor no meu caso. Nessa continuação, deu pra ver melhor como as coisas funcionam durante das estações, o ponto de vista de alguns personagens do 1° livro, e o q os mesmos fizeram durante e pós os acontecimentos do mesmo. Só acho q teve uma certa barrigada em algumas partes, capítulos q poderiam ser menores, mas nada q atrapalhe o andamento da história. No geral, é isso.
Rafael Kerr 15/02/2022minha estante

G.B 15/03/2021

Duvidas
Acredito que esse livro traga mais dúvidas do que respostas, as personagens continuam sempre aprendendo e assim é sempre interessante aprender com elas.

Jess | @jesslendo 07/07/2020

N.K Jemisin é incomparável.
Esse livro começa exatamente onde a Quinta Estação terminou, então vou fazer o possível para não dar nenhum spoiler desse primeiro, por isso a resenha será mais curta. Agora nosso ponto de vista é da Essum, com um acréscimo que não tínhamos: o ponto de vista da Nassum, sua filha.

Eu preciso dizer que NK abriu o mundo de uma forma tão magnífica, que não sei como ela consegue pensar e juntar as peças dessa forma, para mim, ela escreve seus livros de trás para a frente. Aqui temos uma explicação clara de como o mundo se tornou o que é hoje, como uma quinta estação foi construída, e é tão óbvio quando paramos para pensar que chega a ser engraçado. E por ser tão óbvio, e bem feito, que eu amei. Detalhes que foram inseridos no primeiro livro, e nos pareceram irrelevantes, nesse são explicados.

Essum está ainda mais forte e centrada. Ao longo da sua trajetória vemos ela tomar decisões e que a abalam, mas também a levam a descobertas importantes demais. Mais uma vez a autora consegue trabalhar questões raciais dentro de uma narrativa fantástica com maestria, juntando também dilemas sobre maternidade, escolhas, erros e medos

Conhecer o ponto de vista da Nassum foi bastante difícil e esclarecedor também, porque ela e a mãe não tem uma boa relação, e isso afeta a vida dela diretamente. Eu entendo as escolhas que Essum fez para protegê-la, mas Nassum não, e por isso ela se permite ir por caminhos que me deixaram apavorada. Ela é inteligente, e mesmo contra a vontade, aprendeu muito com a mãe, colocando esses ensinamentos em prática várias vezes.

Temos a volta de um personagem odiável e que está ainda mais perigoso, e entendemos de fato qual o papel que Essum terá nessa estação que está acontecendo. Alabaster continua sendo tudo para mim, e inclusive tem uma cena final com ele que eu literalmente gritei lendo, Deus me ajude! E mais uma vez o livro é finalizado em uma parte crítica, nos deixando ansiosos e desesperados. Eu amo tudo nessa história. Amo como o protagonismo feminino e negro tem um peso absurdo se souber ler nas entrelinhas, e de como a fantasia e a ficção científica são exploradas e bem feitas. Vou começar o último livro esse mês ainda, e nem preciso dizer que minhas expectativas estão no céu.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2020/07/resenha-o-portao-do-obelisco.html
Adrya.Ribeiro 07/07/2020minha estante
Eu fiquei impressionada com a qualidade dessa trilogia. Muito bem pensada e escrita

Jess | @jesslendo 07/07/2020minha estante
Eu ainda nem terminei e já estou impressionada.

Adrya.Ribeiro 07/07/2020minha estante
Tbm não, tbm estou...rsrs. Falta o último.

Renata.Oliveira 12/01/2023

Esse livro me faz querer pegar o 4° imediatamente mas não sinto que esteja pronta pra terminar essa trilogia
(Nassun uma criança insuportável e eu não peço desculpas por achar isso)

Nati 16/12/2021

Se o primeiro livro de uma série não te convencer a ler o próximo, então ele falhou miseravelmente na tarefa de ser o livro de apresentação de uma série. Se aquele final do livro A Quinta Estação não te deixou loucamente sedento por resposta, então nada que eu disser desse livro te convencerá a ler O Portão do Obelisco, pois o melhor argumento que posso dizer desse segundo livro é que ele traz respostas. Depois do final bombástico, depois da revelação da linha do tempo e do paralelo entre as protagonistas do livro anterior, temos aqui nossas perguntas sendo respondidas e o núcleo do romance se ampliando imensamente e um senhor plot, com várias repercussões.
N.K. Jemisin tem uma escrita fenomenal que me deixa a cada página mais apaixonada pela escrita da autora e pela história.
Thiago Araujo 17/12/2021minha estante
De janeiro não passa, também preciso muito de mais respostas!!! ?

Nati 17/12/2021minha estante
Ele te dará mais que respostas. Rsrs

Dougnuz 25/08/2023

Revelações e um novo ponto de vista
Seguindo a serie de A Terra Partida, esse segundo livro trouxe muitas revelações e explicações sobre os comedores de pedra os quais eu estava muito ansioso para conhecê-los mais afundo. Também temos algumas revelações sobre os guardiões (minha cabeça explodiu rsrs). O novo ponto de vista da Nassun, foi algo que deixou esse segundo volume bem interessante, acompanhando o ponto de vista dela sobre tudo que aconteceu no primeiro livro até o momento atual do livro foi uma boa sacada e me deixou mais empolgado para ler os capítulos seguintes

Yanna Paula 22/03/2021

O Portão do Obelisco
Depois de enrolar um bom tempo eu consegui seguir o meu planejamento e dar continuidade a essa trilogia que é muito interessante e vale muito a pena. Nesse livro nós nos deparamos com a história logo após os acontecimentos do primeiro livro e ela se concentra em um mesmo local para determinados personagens, mas com uma adição muito importante que é a da Nassun com todo o seu percurso com seu pai Jija.

Acho interessante que nesse livro a autora focou em resgatar alguns personagens, além de dar explicações sobre esse universo e outros aspectos muito importantes dentro dele como os comedores de pedra, os obeliscos, entre outros. Não é uma leitura perfeita, pois mesmo dando essas informações, a história se torna mais lenta e acredito que se ela não houvesse restringido os personagens a um local tudo seria muito mais impactante e reforçaria o que é estar vivendo em uma Estação. Outro detalhe que me desagradou é a maturidade da Nassun que eu não comprei e vou precisar do próximo livro para tentar abraçar.

Gisele @abducaoliteraria 24/02/2020

Possui spoilers de A Quinta Estação
Enquanto a Quinta Estação é uma confusão de acontecimentos e reviravoltas, O Portão do Obelisco chega para acalmar e cadenciar todas essas informações. Não é porque o livro é um pouco mais lento que ele é inferior, pelo contrário. Aqui as coisas ganham sentido e começam a tomar uma direção.

Eu sempre tenho a impressão de que N. K. Jemisin escreve seus livros de trás para frente. É incrível a noção da autora de fazer os acontecimentos fazerem tanto sentido. Algo que no primeiro livro parecia irrelevante obtém grande importância neste volume (olá, fãs de sanderson). Apesar de novas perguntas surgirem a cada instante, nós também somos gratificados com várias respostas.

O grande destaque de O Portão do Obelisco é um novo ponto de vista, o de Nassun. Enquanto não sabíamos praticamente nada sobre o seu paradeiro, nem ao menos se ela estava viva, a sua perspectiva nos apresenta a sua trajetória até mesmo antes da trágica descoberta de seu pai. Saber sobre seus passos não diminui a angústia que sentimos por Essun não saber nada do que está acontecendo com ela, mas nos mostra que ela possui bastante relevância para história, talvez tanto quanto sua mãe.

Por mais inocente e inexperiente que Nassun seja, há uma sagacidade natural na garotinha. Existiram situações conturbadas entre mãe e filha, mas mesmo assim ela foi capaz de compreender e aprender com elas. A maturidade de Nassun surpreende, principalmente sua capacidade de perceber as situações e saber a melhor maneira de agir em prol da sobrevivência. Existem muitos paralelos interessantes entre Essun e Nassun, que vão além do fato de serem mãe e filha, o que torna o encontro entre elas ainda mais esperado.

"Não há necessidade de imaginar o planeta como uma força malévola procurando vingança. É uma rocha. É apenas o moco como a vida deve ser: terrível e breve e acabando em (se você tiver sorte) esquecimento".

Por outro lado, vivenciamos como o mundo está se comportando após a criação da fenda e o início da quinta estação. Por mais que a sociedade se prepare para ela, há muitos fatores inesperados, que acabam condenando as pessoas a atitudes desesperadas e primitivas. Manter a sanidade e o foco diante dessas situações se mostra muito difícil.

A maior descoberta está ligada à questão da fenda, do porquê ela foi criada. Foi algo que me surpreendeu por diversos motivos, um deles em especial, me agradou bastante. Deu um sentido para a história e a interligou como uma possível distopia, algo que não só eu, mas diversos leitores já desconfiavam. No entanto, o mais legal é a forma com que essa informação é exibida, o que explica também os problemas que envolvem a Quietude.

O Portão do Obelisco dá respostas à muitas questões, mas nos instiga a continuar descobrindo cada vez mais. Ele não possui tantas reviravoltas quanto o primeiro livro, mas ele é tão incrível quanto. Senti que este livro foi uma grande preparação para uma conclusão que será épica. Em contraste com o todo, o final é bastante frenético e nos deixa desesperados pelo último livro da trilogia.

Acredito que o mais interessante será reler essa trilogia e enxergar de forma mais nítida a genialidade da autora de construir uma história tão criativa e complexa. Isso sem contar a grande relevância que ela possui por conta de toda sua representatividade. Espero concluí-la o mais breve possível.

site: http://abducaoliteraria.com.br/

Mateus.Caixeta 01/03/2023

"Só Uma Vez Você Precisa se Sentir Humana"
Que livro... visceral. Terminei xoxo, manco, capenga e inconsistente, um atropelamento iria doer bem menos. Acabei de ver que eu não fiz resenha do primeiro livro, com certeza não estava batendo bem da cabeça, mas vou tentar compensar nesse aqui.

É uma tarefa complicada um autor lançar uma trilogia com um segundo livro bom, ainda bem que estamos falando da N.K Jemisen, a mulher não erra. O livro já começa no ponto certo, não achei de forma alguma arrastado, como algumas pessoas citaram em certas resenhas. O livro tem uma continuidade em linha tênue, diferente do primeiro, que do meio pro final tinha ficado frenético.

Um ponto que eu quero muito elogiar, é a imprevisibilidade que a autora constrói nesse livro. Quando você acha que a narrativa está indo pra um lado, ela faz uma curva e muda a rota em 3 páginas. Esse segundo livro foi um pouco menos destrutivo nas consequências e morte de personagens, e ainda bem por isso, ainda tô me recuperando do primeiro. Também adorei que houve um foco muito maior no preconceito que os orogenes sofrem, o quanto eles são "descartáveis" e todo o dano que isso faz na cabeça de uma pessoa.

A Essun brilha ainda mais nesse livro, que personagem FODA. Todo o pano que eu tiver, eu irei passar. Agora a Nassun... que dó dessa menina, uma lavagem cerebral atrás da outra, nunca vi uma criança de 10 anos com o psicológico tão fodido.

Como sempre a N.K Jemisen escreve cada coisa que me deu vontade de tatuar na minha pele.

"É muito bonito. É muito silencioso. É muito contido. E eu Amei!" Isabela Buscov