Espera passar o avião

Espera passar o avião Flavio Cafiero

Resenhas - Espera passar o avião

beaacmps 03/06/2023

Espera passar o avião
Acabei de finalizar a leitura, e estou atordoada. De certa forma, gostei do livro, é bem reflexivo e a escrita é interessante e rica em detalhes. Nas outras resenhas que li, as pessoas disseram que se sentiram observadoras da história, o que não aconteceu comigo. Me senti conectada à história de Felipe e de sua infância e consegui sentir suas angústias e seus traumas.
Mas o final me desestabilizou, muita coisa pesada acontece e é explicada, me senti atordoada. Não sei dizer se indicaria esse livro ou não, porque terminei da mesma forma que ele: incerta.

@wesleisalgado 03/07/2022

Surrealismo carioca
A escrita desse livro é incomoda no sentido da não linearidade , partindo para um non-sense onírico pelo olhos do protagonista Felipe.

O que faz total sentindo no final. Apesar das excelente referências a uma infância brasileira nos anos 80, e ao cinema de um modo geral o livro é sobre o trauma sofrido com o morte barra suicídio de Fábio, irmão de Felipe, ao cair ou pular da janela de seu apartamento quando ambos eram crianças.

No final, a sensação é de uma ode ao exercício do luto, ou da aceitação de um evento traumatizante, vide as idas e vindas ao momento do tragédia durante toda a história e o último capítulo em especial.

Natali65 24/06/2022

Atordoada
Terminei de ler esse livro neste exato momento e ainda estou assimilando as informação e tentando absorver tudo que aconteceu durante toda a narrativa, toda a leitura.

De fato é um livro com uma escrita engenhosa, a escrita e a forma de narrativa do Flavio Cafiero é interessante como a sinopse do livro. Mesclando o tempo inteiro entre passado e presente, reflexões e lembranças do protagonista requer uma determinada atenção aos detalhes para você não se deixar perder em nada. As vezes pode parecer confuso pois é muita informação em um só parágrafo.

O que achei legal foi a descrição da vida rotineira carioca, sempre gosto quando um livro me dá essa vontade de querer estar naquele lugar, e esse me deu uma vontade de estar e andar sobre as passarelas do Rio de Janeiro. No entanto alguns linguajares sobre sexo e a forma como foi descrito pode ter me deixado um tanto desconfortável.

A história ainda flutua na minha mente e consciente, pois o final foi um pouco revelador porém já premeditado por mim, não o final, mas o fato que tem no final do livro. Os acontecimentos estão submersos tentando fazer sentido mas com aquela incerteza de sim ou não? cometeu o ato, não cometeu?
Não vou dizer que me entreti ou fiquei presa nos personagens, sinto que fui uma telespectadora detalhista de tudo isso.
Enfim. uma leitura interessante e diferente das outras com uma história meio estranha de Felipe com sua relação conturbada com a sua família, traumas, o Zé Mario, Ana Cristina sua possível esposa, Maria a atriz desbocada sentimental e vítima, o Fabinho.

Pedro3906 17/03/2022

Estranho
Acompanhamos a história de Felipe e do filme Os Fantasmas, produção conjunta com amigos de infância. Durante a narrativa, ocorrem tantas reflexões sobre as próprias angústias do protagonista, como a conturbada família e os nuances da sociedade carioca.

Preciso iniciar falando que me precipitei com a capa e a sinopse do livro, que criaram expectativas inexistentes na narrativa, e creio que possa vir a ocorrer com outros leitores igualmente.

A história tem seu charme, e a escrita do Flávio é enriquecedora. O que não me agradou, e talvez seja questão puramente individual, foi a quantidade um pouco excessiva de sexo na narrativa, como uma espécie de descontração e boemidade de "produções brasileiras", além do uso de certas termologias e expressões referentes a povos indígenas.

Os personagens não me cativaram em demasiado, minha relação com eles foi de observação, e até certos sentimentos que partilho acabaram não tendo papel pessoal. As informações correm de maneira rápida, e a leitura precisa ser feita com atenção, pois acontecimentos grandes se camuflam em meio aos parágrafos gigantescos.

O plot do Felipe e do irmão teve uma resolução genuína, mas não posso dizer o mesmo do ápice final, que teve sim uma boa base para ocorrer, só que achei bizarramente inesperada, e não em um sentido de "meu deus, não acreditoooo", e sim de "meu deus, não acredito", entende?

Saí completamente atordoado da leitura, pois foram tantos sentimentos misturados com minha visão do que seria o livro e os fatos decorrentes, que nem sei ao certo julgar a leitura como boa ou ruim. Foi só uma leitura, a escrita é bacana, e pode ser que não tenha passado disso. Uma história estranha com sinopse interessante.