Breve História da Arte

Breve História da Arte Susie Hodge

Resenhas -

juhpancini 26/08/2020

A ideia era ler uma página por dia, pra ir bem devagar. Não deu certo rs me perdia nas referências às técnicas, temas, obras relacionadas, e viaja pelo livro livremente. Praticamente quando terminei os movimentos já tinha lido todo o livro só por acompanhar as referências.
Mas em outros dias a "ressaca de arte" era grande e eu queria ficar longe do livro. Por fim, 3 meses desse vai e vem, terminei!

É muito interessante conhecer um pouco dos motivos de cada movimento, o que tem por trás deles e o que representam, pela minha ignorância não gostava de alguns e agora, depois de ler a respeito, vi como foram importantes e aprendi a admirar.

Obras também, alguma via com "ah, nem tem nada demais" e ler sobre cada detalhe que ela representa, encantam. Termino o livro o deixando com o dobro do peso, só com post-its de anotações, e marcações de obras que quero um dia ter o prazer de conhecer pessoalmente.

Renato.Germanny 14/04/2024

Organizado e intuitivo
Te pega pela mão e te diz: "vou te resumir tudo, mas tenha coragem de ir procurar mais depois". Uma obra sensacional, um livro que te explica sobre os principais movimentos bem resumidos e com uma organização impecável, obra divina.

Porsani 08/02/2022

Excelente
Atende muito bem ao que propõem. Aborda rapidamente e brevemente movimentos artísticos, obras, artistas relevantes, temas comuns e técnicas. Com páginas curtas, bem diagramadas e imagens em boa resolução proporciona uma leitura rápida agradável e fluida. Apresenta algumas figuras repetidas em diferentes capítulos, mas nada que comprometa a experiência

Marie Curie 07/08/2022

Muito bom...
Eu amei como as informações foram dispostas em cada página e aprendi muito, senti falta da arte brasileira e acho que poderia ser feita uma edição só para esse lado...
Mas recomendo muito pra quem quer entender mais sobre o assunto, acho que para pessoas a partir de 14 anos!!

??

Danilo546 18/10/2023

Nome: Breve História da Arte
Autora: Susie Hodge
País de origem: Reino Unido
Período de leitura: 15 a 18/10/2023

Comentário SEM SPOILERS: O livro é basicamente uma espécie de manual sobre a história da arte ocidental, retratado os movimentos, algumas obras representativas, os temas e as técnicas utilizadas. A autora é minha professora na pós-graduação, então quando vi o livro na livraria eu sabia que tinha que comprar! Achei muito bem organizado e ilustrado, com informações interessantíssimas sobre tudo o que se propõe. Para mim, que ainda estou sendo iniciado no mundo da arte, foi uma leitura muito enriquecedora! Quero ler os outros livros da autora, sobre as mulheres na arte e a história da arquitetura. Recomendo! ???

dasmc 23/03/2024

Perfeito para ignorantes em arte!!
Li o Breve história da arte de Hodge, sinceramente, não tenho muita profundidade pra analisar e avaliar essa obra, mas a minha experiência com essa leitura foi incrível! Pra um completo ignorante em arte, achei um ótimo início e a obra deixa tudo bem explicadinho, com exemplos em imagens pra até um completo imbecil como eu conseguir entender. Se você passou pelo ensino médio brasileiro, lembrará de boa parte dessas escolas literárias e artísticas, mas muita coisa foi deixada de fora logicamente, então, eu achava que sabia alguma coisa e fui brutalmente surpreendido, fiquei realmente feliz com essa leitura e pretendo me aprofundar mais nesse nicho.
Quando você terminar essa leitura, vai ficar mais claro pra você de como a linha temporal da arte foi se construindo e qual era a motivação histórica por trás daquela mudança, juntando com meus estudos de semiótica algumas coisas fizeram muito mais sentido e torna um pouco mais claro do porque a arte brasileira atual é o que é.

Gusta 03/04/2021

Entrega o que promete
É um bom livro pra quem está afim de começar a gostar de Arte mas não sei se é bom pra quem quer estudar a fundo Arte, é apenas uma página por movimento artístico, ou seja, é bem resumido, sem falar que não tem a Arte de algumas culturas como a Arte Mesopotâmica e a arte Egípcia (queria muito essa), mas o nome do livro já diz né "Breve História da Arte", então ele entrega o que promete, tem varias pinturas maravilhosas e suas histórias, é tudo bem bonitinho e com informações e curiosidades sobre as pinturas e autores espalhadas no canto das páginas, recomendo.

Lah 16/02/2023

Breve História da Arte: uma modesta apreciação
[RESENHA] ? Não objetivo perpetrar uma análise crítica detida sobre o caráter eurocêntrico que atravessa a noção, a produção e a história das artes, da pré-história ao nosso tempo... Na história geral das Artes, falta ecoar com mais força uma contra-história que resgate uma tradição artística na perspectiva da classe trabalhadora, feminina e latinoamericana - expoente do Realismo Mágico, é emblemático que Frida Kahlo fora uma dentre as três mulheres artistas mencionadas no livro de Susie Hodge e a única latinoamericana-, e que trate as Artes sob o prisma da totalidade concreta (diga-se, que a apreenda como expressão da superestrutura do capital, reconheça que seus termos são delineados pela hegemonia e as implicações da relação entre o papel que cumpre a América Latina na divisão internacional do trabalho, econômica de dependência qaos países centrais, as condições objetivas de a classe-que-vive-do-trabalho gozar da riqueza humana imaterial, do capital cultural, enfim)

? Sabe-se que, a despeito de a classe dominante dispor tbm os meios de produção espiritual - e é nesta órbita que a arte se situa - há fissuras no poder instituído induzidas pela presença insistente da crítica, resistência e insurreição das camadas populares, presença que se evidencia quando suas expressões artísticas logram projeção internacional. Sobre isto não me deterei !

? Exuberante e primoroso como se espera de um Livro sobre as Artes. De conteúdo conciso, cujo fim é fornecer noções sobre os principais movimentos artísticos, obras, temas e técnicas.

? Principia com uma abordagem aos 36 principais movimentos - estilos de arte produzidos em dado período histórico por artistas que partilham ideias, métodos, técnicas e abordagens artísticas e que rompem tradições, bem como exercem e reagem á influências doutros movimentos -, da arte pré-histórica á arte conceitual.

? Ulteriormente, faz uma sucinta análise das obras de maior destaque produzidas na história, contextualizando-as e desvelando seus elementos simbólicos subjacentes e imperceptíveis ao espectador comum: incauto ou não versado no complexo universo das artes.

? Por fim, aborda as Artes do ponto de vista dos múltiplos temas, técnicas e métodos.

? De modo geral, trata-se de uma boa obra introdutória.
_______________________________

Um pequeno recorte:

" Os amantes ", René Magritte, 1928, óleo sobre a tela, 54 x 73 cm

A imagem enigmática feita pelo artista surrealista belga Magritte comporta algo de fascinante e perturbador, á um só tempo. E me toca de modo singular !

Certa feita, interrogado sobre o significado de suas pinturas, Magritte respondeu " minha pintura é feita de imagens visíveis que não escondem nada. Elas evocam o mistério e, de fato, qdo alguém vê um dos meus quadros, fica perguntando ' o que será que isto significa? '. Não significa nada, pq o mistério tbm não significa nada, ele é incompreensível ".

O que Magritte designa como " mistério incompreensível " trata-se meramente do objeto (a obra) passível de ser significado de maneira absolutamente subjetiva. Isto vai ao encontro do que subjaz ao surrealismo: há uma interlocução profícua entre o movimento e a psicanálise.

Mais além, poetas surrealistas argumentavam que a própria criação deliberada era incompatível com expressão desinibida da arte. Destarte, expoentes deste movimento buscavam exprimir o conteúdo recalcado através do " automatismo psíquico " que consistia em produzir a arte por meio de métodos freudianos de livre associação, estado de transe e representação dos sonhos.

Este propósito na arte de evocar interpretações subjetivas e incitar emoções particulares não é privativo do Surrealismo - verifica-se noutros movimentos tbm. Ocorre que o Surrealismo e o Expressionismo Abstrato são os únicos que assentam-se nos estudos freudianos sobre o sonho, objetivam trazer ao primeiro plano conteúdo latente do inconsciente e lançam mão do método do " automatismo psíquico " no exercício da arte.

Para mim a imagem em " Os amantes " exprime a coexistência de forças opositoras sob tensão, regidas pelos princípios irreconciliáveis do prazer e da realidade: o desejo e sua infactualidade (impossibilidade de sua realização).

Ideia que deve ser tomada em sua dimensão genérica ( a renúncia da força pulsional no revés da civilização ) e sua expressão particular (o sentimento de amor, dado suas características/contexto singulares é repelido por não corresponder ao ideal-de-eu dos sujeitos envolvidos ).

Sob meu juízo, mais do que exprimir desejos, repressões e angústias intrapsíquicas do artista, há um elemento relacional em jogo que afeta o espectador. Trocando em miúdos: tornando-se a obra relativamente autônoma em relação ao seu criador, por não sintetizar sua representação total, tampouco imediatamente cognicível, a arte media uma relação intersubjetiva entre artista e o espectador da obra, engendrando neste outro um processo tbm de significação, a partir das impressões, percepções e emoções que a arte evoca de modo sempre particular.

Em tempos pandêmicos, há uma outra significação da obra bastante sugestiva, a medida em que o distanciamento social metamorfoseou nossas relações em todos âmbitos da vida social.

Assim concluo*

MCRA 13/03/2023

Ótimo.
Susie Hodge é historiadora da arte, com mestrado pela University of London, escritora e artista, e já escreveu mais de 80 livros e incontáveis artigos sobre arte, história e design.
"Breve história da arte", explora cinquenta obras fundamentais, com linguagem acessível e uma qualidade gráfica impecável. Não é um livro para apronfudar-se sobre o assunto, mas um resumo cronológico riquíssimo para uma visão ampla do mundo das artes, com grande destaque para artistas principais dos movimentos, análises breves e claras, técnicas utilizadas e fatos relevantes. Livro excelente para consultas e para alegrar a alma com tanta beleza.

lua ! 19/07/2023

Eu tenho grande preguiça de fazer resenhas, mas aqui vou eu.
Para eu chegar a escrever algo é porque de fato acho que vale a pena, se você tem interesse em ler e possuir fisicamente esse livro, vou falar alguns benefícios desse livro.

A diagramação e organização desse livro é bem dinâmico e instigante para quem quer entender mais sobre, o livro é dividido em movimentos, temáticas, técnicas de pintura. Oferece várias informações que interligam com outras partes do livro ou coisas externas, vou citar alguns exemplos!

Você quer saber mais sobre o artista? Tem um leve introdutório.
Você quer saber onde a pintura pode ser encontrada? Mostra em que museu ela está.
Se interessou na técnica de certa obra, ou alguma coisa a mais? Ele lhe aconselha uma página que fale sobre.

Funciona como um bom guia, sabe? Tem uma leitura fluída e você não precisa seguir da primeira página até a última, pode ficar indo e voltando, pois é o objetivo do livro.

Bruno.Povoa 11/01/2024

Breve guia.
Excelente para quem quer desenhar uma linha cronológica sobre os acontecimentos históricos da arte, facilita o entendimento de um contexto geral. Não dispensa outras leituras e buscas, mas é um ótimo guia.

Ariane335 25/04/2024

A história da arte é uma jornada fascinante através do tempo, revelando a evolução das expressões humanas desde as pinturas rupestres até as instalações contemporâneas. Desde as antigas civilizações até os movimentos artísticos revolucionários, cada período deixa sua marca única, refletindo as crenças, valores e experiências de suas épocas. A arte tem sido um meio poderoso de comunicação e expressão, capturando a essência da condição humana e proporcionando insights sobre a nossa história, cultura e identidade.