Análise de dados com Python e Pandas

Análise de dados com Python e Pandas Daniel Y. Chen

Resenhas - Análise de dados com Python e Pandas

Leandro 12/05/2022

Boa introdução ao Pandas. Não é um livro sobre análise de dados.
O título do livro engana um pouco. O foco aqui é o estudado do Pandas e no seu funcionamento. Alguns conceitos de análise de dados são discutidos, mas isso é feito muito rapidamente e apenas para mostrar como o Pandas pode ser usado naquele caso.

O livro está até que relativamente bem atualizado. Terminei a leitura em abril de 2022 e consegui reproduzir a maior parte dos códigos de exemplo. Poucas coisas não funcionaram (a versão atual do Pandas já não

Terminei o livro em abril de 2022 e a versão atual do Pandas não roda todos os exemplos do livro. Algumas coisas já mudaram e é necessário atualizar um pouco o código para rodar os exemplos. Nada que uma pesquisa na web não resolva. São pouquíssimos casos em que isso ocorreu e de certa forma acabou ajudando meu aprendizado, visto que nos força a pensar.

O livro aborda o básico e o intermediário de Pandas. Quando o assunto começa a complicar, o livro acelera demais na explicação e acaba deixando a desejar. E aí fica por conta do leitor se virar para entender essas partes.

Em relação a tradução, apesar dos comentários em outras reviews não tive muitos problemas. Há o erro óbvio na tradução do título. Como o original se chama "Pandas for everyone", uma tradução melhor seria "Pandas para todos", o que representaria muito mais o que o livro é do que "Análise de dados com Python e Pandas". Além disso, tem umas duas frases em inglês no meio do texto em que esqueceram de traduzir. Isso é uma coisa chata, mas não chega a atrapalhar o entendimento do material mesmo de uma pessoa que não lê inglês.