Pájaros en la boca y otros cuentos

Pájaros en la boca y otros cuentos Samanta Schweblin

Resenhas - Pájaros en la boca y otros cuentos

Pandora 21/04/2021

Peguei este livro achando que ia lê-lo em um dia, até parecia que eu ainda não tinha tido uma experiência com Samanta Schweblin. Li Distância de Resgate duas vezes seguidas porque deu um nó na cabeça. O fato de serem textos curtos não torna a leitura mais fácil; exceto um outro conto, a maioria exige um após: uma conversa, uma pesquisa, a leitura de outras opiniões. Como eu costumo dizer, a autora não nos economiza, nos coloca para pensar. Li em uma resenha que livros de contos são viciantes porque “é como se num único livro estivessem vários”. Neste há 22 histórias que não dão respostas, mas lançam desafios mentais.

Schweblin parte do cotidiano, e com uma narrativa direta e crua introduz elementos insólitos, situações absurdas e um toque de bizarro que transforma o “normal” em algo totalmente novo. Como o homenzinho que diz a seus fregueses que não consegue chegar até a geladeira, porque sua mulher, que a alcança, está caída no chão da cozinha. Ou o homem que aluga uma casa na praia e ao chegar há alguém cavando um buraco, aparentemente para ele. O conto que dá título ao livro é de um incômodo que beira à repulsa.

Só para vocês terem uma ideia, caso desejem se aventurar por Samanta Schweblin, compartilho algumas das referências que se faz quando se fala sobre este livro, nas resenhas que li por aí: Julio Cortázar, Mariana Enríquez, Raymond Carver, Salvador Dalí, Além da Imaginação, Black Mirror. Além de mitologia, realismo fantástico, alegorias, entre outras.

Preciso dizer que amei bem amado?

NOTAS:

No YouTube há uma adaptação do conto Pájaros en la boca com o nome de “Sara” - sobre “Pájaros en la boca” de Samanta Schweblin.

Esta edição contém 22 contos:
En la estepa
Olingirinis
Un gran esfuerzo

Marcus 18/11/2023

O horror nos olhos de quem vê
O insólito e o desconcertante sem encontram nesses dezoito contos da escritora argentina, herdeira talentosa do realismo fantástico latino. Algumas narrativas podem ser lidas como terror, porém Samantha Schweblin aprofunda o olhar no mais obscuro do comportamento humano.

site: https://www.youtube.com/@BichodePrata