Mentirinhas Inocentes

Mentirinhas Inocentes Gemma Townley

Resenhas - Mentirinhas Inocentes

Aione 24/09/2015

Depois de ter contato com dois livros* de Gemma Townley, ter amado a primeira experiência e odiado a segunda, Mentirinhas Inocentes veio para deixar o peso da balança novamente no lado positivo de minhas avaliações.

Com uma narrativa em primeira pessoa ágil, fluida e divertida, logo me vi inserida na vida de Natalie Reglan que, entendiada com a própria vida e preocupada com o que seus familiares e amigos pensariam de seu “fracasso” em Londres, resolve assumir alguns aspectos da vida de Cressida, antiga moradora de seu apartamento, como se fossem de sua própria.

Inicialmente, as mentiras de Natalie são realmente inofensivas. Contudo, ela passa a criar uma teia tão grande para sustentá-las que, ao se dar conta, não sabe mais como resolver os problemas que ela mesma originou. Ao mesmo tempo em que me senti extremamente angustiada com a personagem, desejando que ela percebesse suas atitudes e tomasse a decisão correta para resolvê-las, gostei de como a autora desenvolveu a trama. Mesmo discordando de Natalie em muitos pontos, senti empatia por ela e torci pelo sucesso da personagem.

O romance da história, embora seja gostoso de acompanhar, acabou por não ser seu foco, centrado na evolução de Natalie em Londres e seu processo de auto-descoberta. A personagem precisa descobrir quem realmente é e sua capacidade de enfrentar os obstáculos, e é isso o que acompanhamos em Mentirinhas Inocentes, mesmo que em meio as suas trapalhadas.

Um detalhe que também merece ser destacado é a chefe de Natalie na loja em que trabalha. Laura, com seu mau-humor, arrogância e ar de superioridade, me lembrou Miranda, de O Diabo Veste Prada, e foi impossível não sentir juntamente de Natalie a raiva pelo seu abuso de autoridade. Por tanto ter me irritado, foi impossível não vibrar ao final, quando o desfecho acontece.

Apenas alguns pontos não foram positivos para mim. Um deles foi o uso de alguns palavrões um tanto quanto pesados que, mesmo em pouca quantidade, tornaram a escrita vulgar nesses momentos – característica que igualmente me desagradou em Quando Em Roma, minha má experiência com trabalhos da autora. Ainda que esse gênero permita a utilização de um vocabulário informal – como gírias e até mesmo palavrões -, acredito que a escolha de outros termos seria mais adequada. Vale lembrar que essa questão tanto pode ser uma característica da própria autora quanto do processo de tradução.

O outro ponto foi com relação à pouca exploração da morte do irmão de Natalie. James faleceu quando Natalie ainda era criança e esse trauma na família acabou influenciando parte de suas características. Entretanto, o fato é citado superficialmente poucas vezes ao longo da trama e, mesmo não sendo de grande importância no contexto geral, acredito que poderia ter sido um pouco mais aprofundado.

De modo geral, Mentirinhas Inocentes é um excelente exemplo de chick-lit, sendo leve, divertido e uma leitura despretensiosa, ideal para momentos de relaxamento.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2015/09/24/resenha-mentirinhas-inocentes-gemma-townley/

Eunice.Vilares 12/08/2009

Gostei do livro, mas acho que a Gemma ainda tem muito o que aprender... talvez ela tenha que pedir umas dicas para a irmã Kinsella!!!!

Dri Ornellas 19/09/2010minha estante
Ih detestei. Abandonei!

Diego 12/11/2009

Um tanto quanto tedioso..
O livro até tem uma ideia de enredo divertida. Mas a autora, para dar volume de páginas ao livro, acaba descrevendo inúmeras passagens desnecessárias ao desenvolvimento da história, compromentendo assim, a fluência da história.Enfim, um livro regular, com partes interessantes e outras profundamente tediosas.

SARITA 18/09/2010

Gostosinho de ler.
Esse é o primeiro da Gemma Townley que leio e o achei muito bem escrito (méritos também à tradutora, claro). É uma história simples que você sabe exatamente como terminará. O final é bem clichezão, mas nem por isso devemos desmerecê-lo.

Em linhas gerais: Nat só queria agradar a todos; parecer uma garota londrina "descolada" e não alguém que fugiu de um namoro falido, vinda de uma cidadezinha interiorana. De repente ela se pega contando mentirinhas e daí sai puxando um novelo de novas mentiras. Por vezes, a personagem é muito infantil e insegura, mas a gente torce por ela e quer ser sua advogada de defesa!

Há uma liçãozinha de moral nessa história, sobre como devemos respeitar o que realmente somos e queremos. Bonitinho, mas nada assim "the best seller".

Andrea 13/05/2011

Eu realmente gosto da Gemma. Todos os livro que li foram divertidíssimos, mas QUANDO EM ROMA ainda é o favoritinho. OK, todos as histórias têm mocinhas perdedoras e mocinhos fofos, mas fazer o que, é o que eu mais curto!

Natalie é o tipo de mocinha que você tem vontade de sacudir até que tome juízo e ao mesmo tempo, consegue entender porque toma algumas [más] decisões. Como em todos os outros livros, eu gostei dela. Me identifico. Não que eu conseguisse sobreviver com todas as mentiras que ela conta, maaas...

Enfim, senti falta da Cressida, achei uma pena ela não dar o ar da graça na história. Fiquei super curiosa pra saber como ela era!
E olha, tudo bem que Pete era um escrotinho, mas achei que no final a autora deu uma bela exagerada nele. Poderia ter passado sem aquilo.

De resto, muito válida a leitura. Quero mais livros dela!

Carol 24/07/2020

Leitura leve
Uma leitura bem rápida e fluida. Acho que a autora poderia ter desenrolado mais sobre o que aconteceu durante o mês que Nathalie e Simon não se falaram. Por um lado foi bom, que não é aquele livro enrolado que fica dando voltas e voltas para o desfecho.

Meninas que Leem 24/12/2016

Blog As meninas que leem livros

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2011/06/mentirinhas-inocentes-gemma-townley.html

*Rô Bernas 01/04/2011

Esperava bem mais deste livro, ainda mais levando em conta os outros títulos desta autora.

Só fui gostar do livro quase no final...no início a indecisão da protagonista ficou bem chatinha....ela ia e voltava, ia e voltava tanto, que deixou o texto bem cansativo. E depois que ela entrou no âmago das mentiras...me veio angústia por ela não esclarecer logo.

Mas o livro teve seu ponto alto com o aparecimento de Simon e Stanley com quem ela fez uma bela amizade...amei esta parte e o desenrolar dos fatos.

Enfim...não ia ficar triste se não lesse esse livro, mas...leia e avalie.

Tati Gagliardi 13/09/2011

tenho um certo problema com autores que não são muito detalhista
e a Gemma é assim .. nunca sei se o personagem é realmente bonito ou não alias nunca sabemos a caracteristicas fisicas de seus personagens ..
o livro e bonzinho mas deixa muito a desejar e a linguagem ...por favor nem vou comentar !!!!

o tempo todo a autora usa a expressão .... Sabe como é
alias todos os personagens falam isso .... (deu nos nervos)

mas vale a leitura ... todo livro vale !!!

bjinho

@mari.mdeiros 12/07/2023

Li esse livro na adolescência, lembrei dele e vim colocar nas minhas leituras. Gosto de lembrar de livros que li há alguns anos. Me lembro que na época gostei ?

Mariana 02/01/2012

Bom pra ler nas férias :)
Não é um best-seller, e não será. Mas a história é até cativante, você acaba pegando admiração por alguns personagens e raiva por outros. Acaba até criticando certas atitudes da personagem principal, mas com o tempo vê que nada foi tão drástico assim. Logo que Simon aparece a história fica muito mais divertida, sem contar outros fatos muito legais como quando Chloe vai à Soho House, ou quando Stanley aparece para a sessão de Heike, enfim... Já para o fim do livro você quer ler o mais rápido possível para saber como as coisas se resolveram, e não é um final surpreendente, mas te faz ficar feliz por tudo que aconteceu.

Radioativaa 11/06/2011

Antes de começar a resenha do livro vou divagar um pouco sobre os motivos que me fizeram lê-lo. Sempre que estou estressada e quero alguma coisa leve e divertida pra ler, recorro a um Chick-lit, ou mudo de visual, ou como chocolate. (Nesse caso fui hedonista e fiz as três coisas). Dessa vez o escolhido foi Mentirinhas Inocentes que eu tive a sorte de encontrar novinho em folha num sebo aqui de Fortaleza.

Logo no primeiro capitulo achei que iria detestar a Nat, detesto livros em que as mocinhas são indecisas e inseguras, mas Natalie foi me conquistando, e quando eu me dei conta já estava rindo das trapalhadas dela. Tudo começa por causa de uma carta, ou melhor, várias cartas e o tédio dela por estar sozinha num sábado à noite, escutando o barulho da festa do vizinho. As cartas que estão se acumulando no novo apartamento de Nat, são da antiga moradora que se mudou e não deixou novo endereço, aliás, a antiga moradora era bem popular, coisa que Nat ainda estava longe de ser, sem nada pra fazer, ela resolve abrir as cartas da antiga moradora (Isso mesmo cara leitora, ela abre a correspondência alheia, por isso sugiro a você que é muito certinha, e que nem por toda curiosidade do mundo faria esse tipo de coisa, é melhor nem continuar).

E quando sua amiga Chloe de Bath liga dizendo que ela pode voltar pra casa se não estiver tudo bem, Natalie resolve contar a primeira de uma série de mentiras, mentirinhas que isoladas parecem bobinhas e sem importância, mas que vai tomando proporções gigantescas quando ela passa a fingir que é Cressida a antiga moradora do prédio, ao conhecer Simon e se apaixonar por ele Natalie vai perceber que sustentar essa bola de neve que virou sua vida pode ser muito difícil, e que de uma hora para outra a verdade pode explodir na sua cara.

Simon é um fofo, não tem outra palavra, é fofo mesmo, carinhoso, atencioso, mas sem deixar de ser Másculo quando necessário (Quero um!!!).

Os Chick-Lits são sempre garantia de boas risadas, e Mentirinhas Inocentes não foi diferente, na verdade nunca li um livro tão rápido principalmente depois que comecei a trabalhar, pois mesmo quando precisava deixar o livro de lado ainda ficava pensando na vida muito, mas muito enrolada da Nat. Adorei!!!!

P.S:Não sei se foi só eu, mas uma coisa que eu achei bem interessante na Gemma é que ela não descreve muito os personagens, quer dizer pelo menos não fisicamente, o que é legal, pois pude enxergar um pouco a Nat em mim e em cada amiga minha.

Belle Regina 27/01/2011

Engraçado
Esse livro mostra uma garota do interior tentando a vida em uma cidade grande. Que constrói amizades e busca um amor através de mentiras inocentes. É muito bom, me envolvi muito neste livro.