Mapas do Significado

Jordan B. Peterson

Resenhas - Mapas do Significado

Ezequiel.Soares 23/12/2023

A arquitetura da crença
Jordan Peterson possui extensa formação na área da psicologia, destacando-se como professor em Harvard e Toronto, mas não foi isso que o fez alcançar relevância mundial. Peterson destacou-se pela coragem de se posicionar em temas muito polêmicos que costumam ser consenso entre os professores universitários.

A velocidade do raciocínio e clareza na argumentação de Peterson gerou para ele uma legião de fãs. Contudo, suas posições o fazem também ser muito criticado. Neste resumo biográfico, é possível entender os motivos para tantas polêmicas.
Peterson acredita que antes de alguém tentar transformar o seu mundo em algo melhor, ela precisa se manter em ordem e manter a sua casa limpa. A questão é a valorização da responsabilidade individual, a pessoa é responsável por se fazer bem e estar bem, só a partir daí ela poderá ajudar o outro.

A felicidade não é o objetivo da vida
Para Jordan Peterson, a vida humana deve girar em torno de um significado mais profundo e que só pode existir mediante ao desenvolvimento de um caráter frente ao sofrimento. Pois se o indivíduo objetiva-se a felicidade, como ele poderia suportar épocas tristes? A título de exemplo, Peterson usa as pessoas que sobreviveram aos campos de concentração comunistas durante a União Soviética.
pense num livraço!

John 30/07/2023

Psicologia da história
Neste livro, Jordan Peterson conta a psicologia da história e como funciona o sistema de crenças das culturas ao longo da história. Jordan utiliza diversos autores como base, tais como Mircea Eliade, Nietzsche, C Jung, Dostoiévski, Tolstoy, Alexander Soljenítsyn e a Bíblia.
Este é um daqueles livros que você retirar diversas reflexões sobre a vida e volta ler ele, em vários momentos da vida.

Escr 17/04/2023

Profundo
Tem de ler sem pressa, ativa a mente e digamos ousado, em parte mais confesso todos nós leitores podemos mudar .
Pra melhor, nossa melhor versão.
Sem mesmise.

Dave.Christian 04/12/2022

Indispensável
uma teoria original sobre as próprias visões de mundo: Mapas do Significado, a obra-prima do psicólogo canadense, é um tratado multidisciplinar sobre como surgem as crenças humanas e sobre como elas influenciam nosso comportamento diário

John 02/11/2021

Multidisciplinamente profundo, original e ambicioso.
Bom, o que falar desse livro? Confesso que é difícil dizer o que penso dele, o que experenciei durante a trajetória de leitura, porque me parece complicado achar uma descrição e observação adequadas; parece-me que as palavras, conforme as articulo, não serão nem quase suficientes. Mas, irei tentar fazê-lo, brevemente, e dizendo algumas coisas que me parecem mais claras e objetivas, consciente que releituras serão mister, pois, há uma grande quantidade de informação e insights que, certamente, algumas não dei conta de absorver e considerar paulatinamente (isso porque a densidade e a complexidade em termos de linguagem é significativa - e isso não a toa). O autor, um psicólogo canadense de grande competência que tem passagem por Harvard e atualmente está em Toronto, é reconhecido por algumas polêmicas que giraram em torno dele há alguns anos recentes com ativistas de minorias e tem se identificado, politicamente, como um liberal clássico(aqui guardo algumas discordâncias políticas); mas esse não é o ponto central dessa resenha.Voltando ao livro, rápida e propriamente, eu não poderia deixar de destacar que a influência de Nietzsche, Jung, Dostoiévski, Tostói, de mitólogos como Mircea Eliade e Campbell, Alexander Soljenítsin é grande; além da de Jean Piaget, Skinner e dos neuropsicólogos russos, especialmente, no campo mais da ciência (estritamente). Há, portanto, um pensamento ambicioso e complexo aqui, uma síntese nada banal, coerente e séria que tenta dar conta de grandes problemas - que vai da moral e ideologia(ou o seu oposto: o niilismo, que basicamente é a negação e a degradação completa "da estrutura adaptativa") à questão da percepção daquilo que chamamos de realidade. Realmente, um trabalho reflexivo de extenso alcance, íntegro e profundo que combina diferentes campos do conhecimento para trazer um "mapa" (bastante geral) atualizado, seriamente fundamentado e esclarecedor.
Guiliardo 23/01/2022minha estante
Eu quero muito ler esse livro, mas há muitos comentários negativos referente a tradução da obra. Recentemente a ÉRealizações fez uma revisão do texto, contudo, ainda tenho um pé atrás (é um livro caro), você saberia me dizer qual edição você leu e se o texto é fidedigno ao original?

John 02/04/2022minha estante
Olha, eu li na primeira edição e, realmente, deixa a desejar em termos de tradução. Mas, acho que agora na segunda edição já foi melhorado nesse ponto, só esperar baixar um pouco o preço agora

Cleyde leitora 09/10/2022minha estante
Tenho muito curiosidade de ler esse livro sobre as questões a que se referem nessa obra porém infelizmente o preço continua salgado demais!! Eh uma pena que poucos terão acesso à essa leitura! Grata pela resenha