Krystallo

Krystallo Raphael Fraemam

Resenhas - Krystallo

joaomarques 20/07/2022

Ótimo
Que livro incrível. Com certeza um dos melhores nacionais que li esse ano. Tem um a historia bem desenvolvida e com ótimos personagens. Leitura mais que recomendada.

Anna Maia @livrosdashesha 18/07/2022

Incrível
Krystallo é um livro de fantasia distópica, nele vemos dois países em uma guerra que dura mais de cem anos e acompanhamos personagens de ambos os lados descobrindo coisas inimagináveis sobre o governo.
??
A estória tem muitas reviravoltas e a todo momento acontece algo para fazer o leitor pensar: "Putz, e agora?", isso torna o livro muito intrigante e faz com que o leitor fique ávido para continuar a leitura e desvendar os mistérios que envolve essa estória.
??
Os capítulos são intercalados entre os personagens, eu adoro livros com mais de uma perspectiva, isso da uma visão ampla e enriquece a estória.
??
Algo que eu gostei muito foi que no final do livro o autor conta o que aconteceu com cada um dos personagem que acompanharmos durante a leitura.
??
A escrita do Rodrigo é simples e descomplicada, porém pra mim a leitura foi arrastada e um pouco demora, mas em nenhum momento pensei em abandonar a leitura, pois além da estória intrigante, a maioria dos capítulos acaba de um jeito que me deixava doida pra saber o que aconteceria a seguir.
??
Eu gostei do livro e estou ansiosa pela continuação, já tenho algumas teorias do que pode acontecer.
??
? Era proibido escrever por lazer. ?Livros devem ser utilizados apenas para registrar os acontecimentos mais importantes da grande Opus ou para o progresso de nossa nação. Nunca para diversão, isto só representaria um atraso na nossa sociedade, uma perda de tempo?.

@livrosdashesha

ATLAS 07/07/2022

Em processo de lapidação
Krystallo 1 foi minha primeira experiência com a fantasia nacional e desde o início me chamou a atenção, e percebi as inspirações que o autor utilizou, consigo citar referências de 1984, Revolução dos Bichos/Animais e referências ao nosso próprio passado, principalmente sobre a Segunda Guerra Mundial durante a ditadura de vocês sabem quem. A escrita é simples e acho que isso ajuda muito a esclarecer a trama política do enredo, ainda mais para aqueles leitores que têm alguma dificuldade nessas obras.
A história não me pegou do começo ao fim, certos momentos sentia que alguns diálogos não pareciam tão naturais, ou o arco não me interessava muito. E o final apesar de ser instigante não sentia necessidade de tantas explicações, já que temos uma continuação e assim mesmo poderia ter dividido em mais capítulos ou até mostrado de fato o que aconteceu nas cenas anteriores. Mas assim, tirando isso, é uma ótima pedida para jovens leitores que gostam de algo simples, divertido e agregador. Com certeza lerei a sequência, e dei nota 3,4 arredondei para 3,5.

Johnny 03/07/2022

Conheci este livro através do autor, Raphael Fraemam, que soube fazer o marketing de sua obra e me deixou bastante interessado. Isso prova que tão importante quanto uma boa escrita é saber divulgar a sua obra, principalmente no atual cenário nacional.

Bem, quanto ao livro, veio a ser uma surpresa bastante agradável. Krystallo tem uma abordagem simples e fluída, que me lembra bastante a linguagem das hqs, devido a fluidez com que tudo acontece.

A trama política que dá tom ao livro, é muito bem implementada e bastante verossímil, abordando com criatividade diversos aspectos obscuros na política do passado e atual.

Os personagens são bastantes carismáticos, entretanto, fiquei com a sensação de que os personagens principais têm a personalidade um pouco apagada em relação aos outros, falta algo mais característico na personalidade deles, algo que pode ter sido melhor trabalhado no segundo livro, mas que me frustrou um pouco neste.

Contudo, a indicação é certa! Dá muito orgulho perceber que também temos escritores de muito talento e que não desistem mesmo em meio a tantas dificuldades de se escrever um livro neste país. Muito obrigado, Raphael, por mostrar que ainda é possível!

Tati Freitas 02/07/2022

Literatura fantástica nacional de muita qualidade
Mais um da série "pq demorei tanto pra ler?" O livro tem um ritmo muito bom, os personagens são cativantes e a história é muito intrigante. Desde o início já me deixou curiosa com o mundo criado. Definitivamente um livro de fantasia muito bom.

Marie.Kerscher 29/06/2022

Amei! Simplesmente me deu vontade de ler o próximo.
? Resenha
Acho que comecei errado a ler fantasia nacional... Porque minhas expectativas serão altas depois de ler essa obra;
Brincadeiras a parte (já que não sepero nacional de internacional), vou começar a resenha:
É sempre bom entrar em um mundo novo, não é? Confesso que o começo não me prendeu tanto, pois eu via tal acontecimento (não contarei o que é) com Tomé como algo... Normal. Fiquei surpresa com a reviravolta do plot dele no final das contas ? e eu amei isso.
Já quanto a Gray... Eu no lugar dela, teria aceitado a proposta do senhor no final da história. Voltando a ela, não ao que eu faria ou deixaria de fazer, posso entender o motivo de tanto quererem "recrutar" ela: Gray Frost é simplesmente inteligente e perspicaz ? e eu adoro personagens femininas assim.
O que mais posso dizer? Ah, sim! isso... Eu adorei os piratas do Esmeralda (principalmente, quem mandava no navio). O anão Colosso... Eu ria da rabugisse dele. E não posso esquecer do Esquadrão Delta... Amei eles, de verdade! E... O César... Ai, ai... Talvez queira sair para conhecê-lo melhor ? meu mais novo crush literário? Com certeza!
Gostaria de dizer também que quando algumas coisas não eram explicadas, a minha natural curiosidade já foi procurando respostas (e na maioria estava certa); isso só me deixou mais ainda presa a história e cada vez mais gostando dela.
Também tenho que dizer que o livro tem uma pegada distópica (e arriscaria que até filosófica às vezes) que, para quem gosta de Jogos Vorazes ? só vi os filmes ainda ?, vai ficar melhor ainda a história!
Gostei dos debates da turma de Direito de Ricardo ? e já shippei ele desde o início com Marian.
E para finalizar: eu amei que não foi apenas uma pessoa a ser "herói".

?? Minha opinião/nota (de 0 a 5 ?)
Amei! Simplesmente me deu vontade de ler o próximo.
A medida que a história se passa, você fica cada vez mais preso nela. A criatividade do autor ao criar Krystallo (e como eles funcionam) é algo que eu nunca pensaria em fazer. E toda a animação que eu estava para ler, valeu a pena e é por isso que minha nota é essa: ?????.

P.s.: espero que tenha mais César Lance.

Isabelle (@falandocomlivros) 23/06/2022

Krystallos Jornadas para além das fronteiras.
Antes de começar,gostaria de dizer a literatura nacional está muito bem representada?.
Aqui acompanhamos uma guerra que dura mais de 100 anos,entre os países de Econ e Opus. Outrora aliados,Econ e Opus ao derrotarem a Cratia, tomaram para si cristais com energia ilimitada . Com isso desfizeram a aliança, e deram continuidade a guerra à fim de provarem um ao outro quem seria superior e faria melhor uso do krystallo , e consequentemente mais cedo ou mais tarde faria o país vizinho se submeter a tamanho poder. Após muitos anos se passarem conhecemos Tomé e Gray jovens de Econ e Opus respectivamente. A realidade de ambos é totalmente distinta,mas mesmo assim ambos que coragem para fazer algo que os demais não tem. Isso é nada mais nada menos do que questionar as decisões tomadas por seus respectivos regimes. Isso pode parecer algo insignificante, mas que pode Acabar colocando suas vidas ao avesso.
Se você ama fantasias e distopias com muitas reviravoltas, ação emoção e aventura,Krystallo e a combinação perfeita para você. Ao longo da narrativa facilmente percebe-se similaridades com cenários históricos reais ,e isso fascina aí mesmo tempo que choca pois em alguns aspectos krystallos já aconteceu ( a própria guerra entre Econ e Opus é um exemplo disso, pois lembra muito o período da guerra fria )e pode continuar acontecendo. Gostei que a narrativa foi conduzida em terceira pessoa, pois deu para explorar diversos personagens,inclusive aqueles que eu nem imaginava que precisava ??. Por causa disso cada capítulo termina em momentos cruciais. O leitor vê-se desejoso em seguir com aquele personagem. Porém ele acaba sendo designado a acompanhar outros que se mostram igualmente interessantes e surpreendentes. Isso é algo que até hoje eu nunca vi ser tão bem feito em uma narrativa em terceira pessoa., geralmente mesmo o livro sendo em terceira pessoa, muitas das vezes o leitor só acompanha o protagonista e isso impede de chegar ao todo. Krystallo cumpre o que promete e nos leva além das fronteiras e juntamente de Grey , Tomé e muitos outros personagens vamos passar a conhecer tudo . Basta querer embarcar nessa aventura. E pode ter certeza que você vai se identificar com um ou mais personagens. Eu por exemplo me identifiquei muito com :Gray, por amar, cuidar e ser leal a sua família,Marian por permanecer fiel aos seus princípios mesmo quando isso a isolava dos demais e Ricardo porque após ser enganado ,manipulado e usado, ,se permitiu buscar a verdade e isso o libertou.
E você já leu krystallo?, o que Achou?, qual é seu personagem favorito?

gimont 21/05/2022

Maravilhoso!
Gostei muito de toda a construção do enredo, conseguiu incluir temas sérios de um jeito nada cansativo, na verdade toda a obra é super fluída e gostosa de ler. Adorei os personagens, todos muito bem definidos e com suas personalidades únicas.
Super recomendo para quem é fã de fantasia e utopia!

Amanda Bia 09/05/2022

Frenético!
Opus e Econ, os dois maiores países do continente norte lutaram lado a lado para acabar com Cratia, um país situado entre eles que possuia uma política ditatorial e muito poder vindo dos seus dois cristais de energia. Hoje, mais de cem anos depois da queda de Cratia, eles estão em guerra entre si para tentar conseguir o cristal de energia um do outro.
É nesse cenário que surge um grupo querendo mudar a situação política do país, mas será que a forma como eles querem fazer isso é a melhor? Para entender tudo isso que está acontecendo, seguimos os passos de Gray, Tomé, Maggi e Ricardo e mais vários personagens maravilhosos que só querem fazer o melhor para os povos de Econ, Opus e de todo o continente.
A escrita do Raphael é muito dinâmica e acontecem muitas coisas a cada capítulo. Não tem um capítulo parado em todo o livro. Você sempre fica na expectativa do que vai acontecer a seguir.
O livro tem uma pegada meio Percy Jackson misturado com Jogos Vorazes e mais um monte de coisas que são únicas na história. Ele me deixou sem fôlego e consigo imaginar um filme ou série a partir dele.
Enfim, amei a história e mal posso esperar para ler a continuação. Se você gosta de um bom livro de fantasia, bem dinâmico, com personagens carismáticos e várias tretas políticas, recomendo demais a leitura.

Vinijclf 08/05/2022

Interessante.
Acredito que seja o primeiro trabalho do autor é da pra sentir isto aqui e ali, no entanto, a estória é bem interessante e tem construção de mundo e personagens bem satisfatórios. Procurarei sem dúvidas outros livros do autor.

laura 24/04/2022

livro nacional maior do que muitos
tava com saudade de ler uma fantasia misturada com utopia. esse livro (por contas das discussões políticas) me lembrou um pouco de duna. a escrita é muito boa, a história é muito envolvente, o autor um mundo muito f*da. adorei o desenrolar de tudo, os personagens, as histórias deles e suas evoluções. mundinho tomé e gray, o pessoal pra passar por cada situação que meu deus viu. o que me deixa mais feliz é saber que o livro é nacional, até pq me lembrou um pouquinho da política do brasil né rsrsrsrs. o raphael fez um trabalho muito bom, com suas discussões e seus personagens, quero muito ler o segundo livro pq já tô com saudades dos meus favs.

Myy 14/04/2022

Maravilhoso!
Se você gosta de uma excelente fantasia assim como eu, não pode deixar de ler esse livro. Simplesmente fantástico!

Juliana 06/04/2022

Fantástico
Um universo fantástico, porém tão real quanto o aparelho que está em minhas mãos no momento.
Comecei a ler pensando se tratar de uma fantasia comum, mas me surpreendi com a densidade e cuidado para com os assuntos tratados na obra.
Um livro que indico a todos, amantes de distopia, fantasia ou não.

Imi 01/03/2022

O que dizer sobre Krystallo?
esse livro é bem especial, na verdade eu não sabia o que esperar, estava em uma ressaca literária absurda, Krystallo foi o meu remédio, um remeio doce e suave.
A história me consumiu desde a primeira pagina, intrigas politicas, universo enorme, serias, hipogrifos, tudo de melhor da Fantasia, a trama é muito bem planejada, tive minhas personagens favoritas e tbm odiei outros personagens. Acabei ele em um dia, me sinto plena e ansiosa pelo vol 2.
A leitura é simples e direta
Eu achei que faltou um pouco de desenvolvimento para alguns personagens, na verdade uma certa profundida. Mas vale muito a pena ler esse livro.
Obrigada Raphael Fraemam