Krystallo

Krystallo Raphael Fraemam

Resenhas - Krystallo

Amelie 14/03/2023

Fantasia e distopia nacional que te prende do início ao fim
Juntar esses dois gêneros não é uma tarefa simples, mas o autor aqui faz de forma empolgante e envolvente. O mundo de Krystallo é apresentado pelos olhos de dois protagonistas que, a princípio, não chamam tanto a atenção, mas logo se tornam queridos pelo leitor. gostei o quanto Tomé e Gray são protagonistas realistas, cheios de dúvidas, cheios de incertezas, mas que ainda sim constroem sua jornada de uma forma corajosa.
Outro ponto importante, e muito satisfatório, é como tudo se encaixa. O autor não deixa nenhum detalhe pra trás, tudo tem uma conexão. em Krystallo, não têm nenhuma ponta solta, o que é bem difícil de ver em livros de fantasia. os plots são coesos e muito, muito bons. além disso, os povs (a história intercala em pontos de vista de personagens diferentes ao longo das páginas) se complementam constantemente.
Pra mim, o que não me deixa dizer que esse livro é perfeito envolvem um pouco da distopia e um pouco da abordagem do final do livro. a parte da distopia referencia capitalismo e socialismo a partir dos dois principais países, Econ e Opus. achei ela um pouco mais superficial do que gostaria, com esteriótipos meio estranhos que parecem vir diretamente das propagandas da guerra fria. talvez fosse proposital, mas algumas características não condizem com a realidade. além disso, o final me pareceu um pouco irrealista também, mas boto fé no segundo livro. sem falar na abordagem estilo fim de filme dos anos 2000, que não narra o final como toda a história foi narrada, mas sim descreve o que aconteceu com cada personagem no final. acho que não combinou tanto, mas ainda sim continuou bom!

empilhalivro 16/02/2023

Um livro completo!
Inicialmente uma característica que eu quero pontuar e que foi amplamente abordada no livro é relacionada à questões políticas e alienação da sociedade que já ocorreram de forma concreta em nossa sociedade e podemos relacioná-las.

Vemos características de uma sociedade dividida entre um governo capitalista (Econ) e um governo socialista (Opus) onde ambos os países vivem em constante alerta por uma guerra Centenária que começou como um acordo entre ambos para manter o medo e o ódio inflamados entre os países, que eram separados por muralhas.
Associei automaticamente esses aspectos à Guerra Fria e a divisão da Alemanha em Ocidental e Oriental, cuja concretização se deu através da construção do muro de Berlim, dividindo o governo capitalista do socialista até que uma intervenção ocorresse e a queda do muro simbolizasse o fim de tudo, assim como para Opus e Econ foi a descoberta de toda o plano criado após a derrubada de Crátia.

Sobre Crátia, podemos referenciar o modelo de governo implementado por Resol e que posteriormente foi seguido por seus admiradores na Orden do Dragão, que buscavam uma sociedade que seria governada apenas por intelectuais, mais precisamente pela própria ordem. Isso seria uma forma de segregar e retirar o cidadania e os direitos dos menos capacitados a ponto de perseguir, torturar e coisas piores. Brevemente podemos relacionar esses aspectos aos ideais nazistas disseminados por Hitler e seus simpatizantes que pregaram um ideal de sociedade segregada e que no fim foi a pior fase e perseguição daqueles que não eram de "raça pura".

Outros temas como corrupção, opressão e qualidade de vida e pressão da sociedade sobre os jovens também são retratados, o que nos fazem pensar e refletir na sociedade atual e analisar algumas problemáticas.

No que diz respeito à história geral, o enredo é construído sob a narrativa em 3° pessoa e passeia por alguns personagens sem tirar o foco ou negligenciar os principais e mostrando ao mesmo tempo vários pontos de vista durante os diálogos. Temos assim uma inclusão maior de informações e uma leitura com mais riqueza e menos monotonia. Dessa forma, o leitor tende a se cansar menos e ter mais curiosidade quanto aos próximos passos da trama e dos personagens.

A história de Tomé e Gray me fizeram ter conhecimento sobre duas pessoas de sociedades e realidades distintas, que forma retiradas de seus ambientes familiares em situações também distintas mas que acabaram por se unirem por algo que fizesse de seus futuros algo positivo tanto para eles quanto para outras pessoas. Um combo de ação, aventuras, mistérios, romances, momentos memoráveis e certamente cômicos, referências políticas e mais ainda: a força de vontade por dias melhores.

Indico super essa leitura e espero ler em breve todos os outros livros!

tsuksvh0 21/01/2023

tesouro literário!
Krystallo é uma saga incrível, que além de todo seu universo muito bem desenvolvido e seus personagens maravilhosos, tem inúmeras críticas sociais.
É simplesmente mágico o que o Raphael consegue fazer com palavras! Favoritei a saga e levo seus ensinamentos para a vida.
Estou ansiosa para continuação e o desfecho dessa história tão especial.

aliciasmdt 15/12/2022

o sonho do leitor de fantasia nacional
Que surpresa magnífica foi descobrir Krystallo! Em uma leitura divertida e fácil, Raphael nos coloca em um mundo não muito distante, semelhante ao que vivemos mas com uma pitada de magia. Gostaria de exaltar a delicadeza do autor ao falar de política para jovens, tema que deve ser abordado com mais frequência e é extremamente essencial. Particularmente, me apaixonei pelos personagens e pelo enredo construído, estou ansiosa para continuar a trilogia.

Por fim, menciono a conversa que tive com o autor a partir do clube do livro que participo, Raphael é simpático e se percebe sem dificuldades a paixão dele por Krystallo. A literatura nacional só tem a ganhar com ele!

lucas_ram 15/12/2022

Livro muito bom. Vale a pena a leitura
Um bom livro para quem gosta de uma boa história de fantasia distópica futurista. Tem uma barriguinha no meio e achei que o ritmo da história ficou oscilando ao se aproximar do clímax e tudo foi resolvido de forma muito fácil. Não deu pra sentir muito a urgência da situação e ficarmos com medo pelos personagens. Fora isso, achei um universo muito bem construído com uma lore que abre espaço pra spin offs como o focado no Vilar. Espero que a história cresça mais no segundo livro, que já está na minha lista de próximas leituras

Rauecker 01/12/2022

Jornada Além das Fronteiras
Que leitura gostosa, Raphael trabalha de forma incrível, os capítulos são curtos e intensos, temos a história acontecendo em vários pontos distintos para nos situarmos melhor no universo de fantasia que é Krystallo, universo esse que é rico em detalhes e com personagens ótimos e carismáticos, até mesmo os vilões.

Krystallo se destaca mesmo no seu cenário político, não houve intenção nenhuma de deixar esse importante assunto nas entrelinhas, as ideologias e pensamentos estão "escrachados" e eu sinceramente acho isso digno de nota 10!

É uma aventura acompanhar nossos protagonistas e melhor ainda ver governos agindo em interesse próprio e alienando a população, no nosso difícil momento o tema é muito mais necessário do que parece, e Krystallo traz isso de forma empolgante.

Um viva a leitura nacional!!!!!

Citação preferida:

"Quantos filhos cresceram sem pais, nas várias gerações de uma sociedade doente?."

Pedro 21/11/2022

A forma que eu conheci Krystallo foi inusitada. Já tinha pego o spin-off em uma promoção que deixou ele grátis e, por isso, o nome da série é do autor já me eram familiares. Quando fiz a entrevista de um processo seletivo da empresa junior da faculdade que estou ingressando, conversando com a entrevistadora sobre gostos pessoais e livros, fiquei sabendo que um dos professores do curso era autor de fantasia. Quando ela mencionou o nome de Raphael Fraeman e da saga Krystallo, lembrei do livro ebook que já tinha adquirido e resolvi dar uma chance pra série, adquirindo o primeiro ebook da trilogia. E, modéstia a parte, essa foi uma decisão extremamente acertada! O livro prende do início ao fim, com as duas linhas principais da história, Gray e Tomé, sendo empolgantes e emocionantes. Devorei o livro em 3 dias, ia dormir pensando na história e acordava com o kindle ma mão. Ansiosíssimo para ler o resto da série!

@isabellagerminari 18/11/2022

Positivamente surpreendida
O livro é crítica política e forma de fantasia, eu estava lendo ele bem no período de eleição e, apesar de ser ficção, pude ver muitas relações com o que estávamos e estamos vivendo politicamente.

Apesar do livro ter muito personagens, eles foram apresentados de forma fácil para o leitor, em nenhum momento fiquei perdida, me agradou muito ver mulheres fortes, inteligentes e interessantes, e ainda acabei me apaixonando por várias delas.Um personagem que me agradou muito foi o Tomé, apesar de muito jovem, ele evoluiu muito e até que manteve bem forte, apesar de tudo o que passou.

O Raphael entregou tudo que um leitor espera em um epílogo, desfecho dos personagens, mesmo os "menos" importantes, explicação de coisas que não foram explicadas e amarração de pontas soltas.

Cada dia que passa me apaixono mais por obras literárias brasileiras, algo que, devo confessar, antes não me interessavam tanto.

Lucas_Callisto 20/10/2022

Além das fronteiras.
Esse livro tinha um imenso potencial e na minha visão faltou um pouco mais, porém continua sendo incrível para literatura brasileira. Ele aborda temáticas como machismo, democracia, ecologia, economia e outros, e por se tratar de um livro infantojuvenil ficou de fácil entendimento a importância de determinados assuntos, assim como a política de todo esse novo mundo.

Os nomes foram bem inventados, foi tudo muito planejado e a construção dos cenários ficou divertido, mas senti falta das expressões dos personagens, principalmente durante os diálogos no qual só se da para compreender suas reações através de suas falas. As brincadeiras com falta de noção de alguns personagens em relação a Tomé me causou um pouco de incômodo e impaciência também.

Para mim a partir do meio do livro ficou arrastado, teve muitos plots mas poderia ter sido muito resumido, o início me prendeu e fluiu mais comigo. Queria acontecimentos maiores e mais amarrados, pois a maneira de ligar os eventos ficou, de certo modo, preguiçosa, e senti falta de um grande final. Minha experiência pode ter sido devido a minha recente volta ao gênero fantasia.

Apesar disso, a jornada e a experiência vivida pelos personagens principais me puxou para a bordo para aproveitar com deleito. Me despertou interesse em ler histórias com piratas. Por ler na época de eleições achei que por ter muito de política envolvida na trama, e algumas situações serem espelho do Brasil atual, iria ficar cansativo para mim, mas foram umas das minhas partes favoritas.

Deveria ser um livro mais conhecido e reconhecido pelos leitores apreciadores de autores nacionais.

otxjunior 13/09/2022

Krystallo, Raphael Fraemam
Os heróis, quase sem autonomia, são jogados de um lado para o outro, mas a tensão EUAcon x Utopus, ou melhor Econ x Opus, convence e é bem contextualizada. É nesse estreitamento das fronteiras entre realidade e ficção que o livro brilha.

Carol 28/08/2022

Esse livro me incomodou um pouquinho, por que eu vi extremo potencial; entretanto, por se tratar de uma leitura para infanto-juvenil, seria impossível articular determinadas características. Por exemplo, eu teria sido bem mais violenta nas descrições. Não necessariamente é algo ruim que o texto tenha sido feito de forma mais suave. Inclusive, é muito bom um livro como esse, que articula tão bem a questão política seja adequado para os pequenos leitores. Estou apresentando a obra para a coordenação da escola que estudo/trabalho para que possamos utiliza-la no grupo de leitura do colégio.

Maah.Fischer 27/08/2022

Um Distopia Incrível
Eu nunca tinha lido uma distopia nacional, e eu diversos momentos parecia que ele descrevia o Brasil, passei raivas com alguns pensamentos da ?nova ordem? é mais raiva ainda com o governantes! Krystallo trás a jornada de dois jovens determinados a ajuda seus países e mostrar a verdade ao povo! Trazendo assunto importantes do nosso cotidiano, em relação a leitura a princípio achei um pouco parado mas lá pelos 70% do livro da uma alavancada e tudo começa a acontecer!

Thai 19/08/2022

Krystallo é uma aventura com jovens determinados e dispostos a fazer justiça. O tema política está bem presente, me fez lembrar um pouco de Jogos Vorazes e 1984.

paula 14/08/2022

Incrível!
Esse livro é uma obra distópica e tem um pouquinho de magia, o que já foi mais que suficiente pra me dar vontade de ler.
Apesar de ter bastante conceitos e nomes diferentes, são bem fáceis de entender e isso tornou a leitura muito mais agradável.
A história nunca fica parada, os cenários sempre mudam e ainda assim consegui acompanhar o ritmo do livro.
Tem várias reviravoltas também que me pegaram de surpresa e não fiquei em paz enquanto não li até o fim pra descobrir o que ia acontecer.
Os personagens têm ótima construção, gostei bastante deles (Tomé, Gray, Maggi e o Esquadrão Delta ganharam meu coração e até o Ricardo, que eu tinha muita raiva no início, me conquistou)
Ponto extra: adorei as artes no fim de alguns capítulos! Todas foram exatamente como imaginei quando foram descritas, mas achei bem legal poder ver aquelas coisas como realmente eram.
Tô ansiosa pra poder ler o resto da saga, parabéns ao autor por ter construído um universo tão bem, sem furos aparentes e explicações muito bem feitas!

gabis 22/07/2022

INCRÍVEL
Estava numa ressaca literária horrível e Krystallo me trouxe de volta ao vício da leitura.

Não é só mais um livro de fantasia, Krystallo aborda vários assuntos importantes, especialmente a política, de uma maneira responsável. Passei bastante raiva lendo o posicionamento de alguns personagens kkkk mas sei que faz parte da história.

A história é cativante e flui de uma maneira incrível, fazendo com que você não queira parar de ler e o famoso ?só mais um capítulo? faz com que você acabe o livro kkkkk

Amei que o livro segue pessoas diferentes e no final tudo fica muito encaixado, algo que tinha acontecido capítulos antes, é explicado de outro ponto de vista capítulos depois!

Recomendo muitooo que todos leiam Krystallo e se apaixonem também por esse universo sensacional.