Krystallo

Krystallo Raphael Fraemam

Resenhas - Krystallo

bookslynne 14/08/2020

Quando Gray e Tomé são levados de seus países, eles começam a descobrir fatos e realidades que até então era escondido pelo governo.

Enquanto Gray é sequestrada de Opus e vai para um navio, Tomé é telestranportado para fora de Ecos e vai para uma região sem energia e outros recursos essenciais.

Na tentativa de voltar para casa, cada um conhece pessoas maravilhosas, criaturas mágicas como hipogrifos, sereias e tritões, e vivem aventuras fantásticas.

Tati Freitas 02/07/2022

Literatura fantástica nacional de muita qualidade
Mais um da série "pq demorei tanto pra ler?" O livro tem um ritmo muito bom, os personagens são cativantes e a história é muito intrigante. Desde o início já me deixou curiosa com o mundo criado. Definitivamente um livro de fantasia muito bom.

Maria.Leticia 02/09/2020

Krystallo.
Tive uma experiência de leitura magnífica, a narrativa é muito gostosa, eu não queria parar de ler pois realmente a história de prende do começo ao fim, são tantas aventuras e sentimentos que você desperta no decorrer dela, fiquei um pouco insegura para escrever a resenha pois o livro é tão fantástico e fiquei com medo de não conseguir passar todos esses sentimentos que sentir durante a leitura

O universo de Krystallo é fantástico, nessa história repleta de aventuras vamos conhecer dois personagens muito importantes a Gray, uma jovem muito inteligente e Tomé, um rapaz que sempre contesta o seu governo corrupto. Mas o que eles têm em comum?

O país desses dois personagens Opus e Econ, respectivamente, estão em uma "guerra" que nunca tem um fim ninguém nunca se perguntou o porquê, e qual seria o motivo desssa guerra? Poder. Os dois países possuem o Krystallo de energia, ou seja, ninguém queria abrir mão de tanto poder assim, mas acontecimentos estranhos começaram a surgir, jovens de Opus  desaparecem misteriosamente, e isso inclui Gray que é raptada no dia do seu aniversário e sua vida muda completamente, e Tomé que ao tocar numa flor saí de seu país e chega no Reino de Stae.

A narrativa irá intercalar entre os dois nas suas magníficas aventuras, Gray irá ser forçada a fazer parte do Katrina (um navio) por estranhos, lá ela conhece Celina, Ron, Ferdinando e Caty, mas logo começa uma nova aventura com Celina num navio pirata o Esmeralda, e a partir desse momento ela irá viver ainda mais aventuras.

Tomé chega em Stae, um reino que vive de missões que lhe são designadas, lá ele conhece pessoas muito importantes como Beatriz Nouveau, mas infelizmente ele não passa muito tempo no Reino de Stae Tomé ficará sobre os cuidados do Esquadrão Delta, a melhor equipe de Stae, para levá-lo de volta para Econ. Tomé irá aprender muito em sua jornada com o Esquadrão Delta, mas será o suficiente para sobreviver nessa jornada perigosa?

O caminho é longo e perigoso para ambos mas nada irá se comparar com o problema que eles terão que enfrentar, mas afinal que perigo é esse? Quem está capturado esses  jovens? E por quê? Descubra tudo isso em Krystallo - Jornadas para além das fronteiras. Você conhece? Já ouviu falar?
Ficou curioso (a)?
Vai ler?

Jordy- twitch.tv/viajantedocosmos 19/11/2020

Fantasia distópica
O ritmo da história é muito bom, intercalando com muita ação, exploração e capítulos mais calmos, mas com muitas revelações acerca dos mistérios da trama. A escrita do autor é bastante fluida e isso ajuda na leitura.

O jogo político presente é bem interessante e fica evidente a referência com o nosso mundo. Sobretudo na representação das......

O resto da resenha se encontra no IG @binoculoliterario

site: https://www.instagram.com/p/CHykaKbjRgr/

jeh 10/02/2024

Fantástico!
"Krystallo - Jornadas para além das fronteiras" foi uma descoberta maravilhosa na literatura nacional e uma das minhas melhores leituras.

Krystallo se passa em um mundo pós-guerra onde duas nações dividem a soberania dos países. Cada nação tem sua forma própria de controlar a população até que por eventos inesperados os dois protagonistas - Tomé e Gray - são retirados da zona de conforto e jogados em aventuras completamente extasiantes.
Os dois jovens são de nações opostas e ver como eles reagem ao desconhecido a partir da forma como foram criados e as ideologias a que foram apresentados é incrível.

É um livro maravilhoso! Repleto de aventuras, batalhas, viagens, seres místicos, poderes e piratas. O autor reuniu tudo de bom em uma história só.

Raphael Fraemam escreve muito bem e conduz a história com um ritmo perfeito, personagens incríveis e reflexões políticas e sociais mais do que necessárias.

É um livro de fantasia e ficção científica infantojuvenil leve e muito gostoso de ler! Durante a leitura, me senti de volta à adolescência assistindo meu desenho favorito com personagens que amava e aventuras empolgantes.

A diagramação, ilustrações e capa do livro também são um show a parte. Tudo feito com extremo cuidado e capricho! Raphael Fraemam , o Studio Kibo Creations e o diagramador Rafael Sales estão de parabéns!

Eu amei demais e recomendo para todos os fãs de Jogos Vorazes, Percy Jackson, Harry Potter e Legados de Lorien.

Eduardo.Staque 17/07/2023

Uma boa distopia fantástica
Os paralelos trazidos aqui no livro de governo totalitário, modelos econômicos e sociais, formas de ensino e estudo, o pós segunda guerra, comunistas/socialistas vs capitalisas, EUA e URSS disputando poder são tudo o que normalmente há numa boa distopia.

O livro é de 2018, porém ele trouxe todos esses elementos muito bem contextualizados com os últimos anos que vivemos por aqui durante a pandemia: um governo que controla as notícias, o uso das rede sociais para influenciar qualquer tomada de decisão, as fake news, o ensino remoto e o questionamento de sua qualidade e se traz resultados na sua aplicação.

Entretanto, a parte fantástica não fica muito bem desenvolvida, ela caba sendo um pouco rasa demais e muito corrida em todo o livro.

Essa correria também se reflete nos personagens, pois não há como se apegar a ninguém, e só o que segura a leitura é a trama e a curiosidade (eu sempre tenho essa curiosidade), de saber se haverá explicações sobre os krystallos, sobre os povos e raças daquele mundo e até mesmo o funcionamento dessa possível magia.

Infelizmente o final foi bem fraco e conveniente demais.

Foi muito rápido, tudo começando, acontecendo e se resolvendo no mesmo capítulo não dando tempo de se importar com o que acontece.

Além disso, a falta de consequência em alguns momentos atrapalha muito na aceitação dos acontecimentos.

Mesmo com esses problemas, é um livro legal, fácil de ler e acompanhar, e talvez, se o leitor for do público alvo “certo”, a experiência pode ser melhor.

Ilana.Nobre 22/08/2020

MELHOR FANTASIA NACIONAL
Krystallo é um livro brasileiro, que conta a história de Tomé, de Econ, e Gray, de Opus, países que protagonizam um guerra centenária. A guerra e a política desses países que movimentam os acontecimentos da trama. Os dois protagonistas entram para o centro da história de maneiras inusitadas, Tomé por um acaso, e Gray por um sequestro. Após os dois acontecimentos a história de desenrola nos levando para campo de treinamento, um navio super tecnológico um navio pirata, um campo de guerra e até ao entro de tritões e sereias, tudo isso de uma forma instigante e viciante que não te deixa largar o livro. Krystallo é o livro nacional - e talvez geral - mais diferente que já li. Me senti presa desde a primeira página, estimulada a continuar e descobrir o que estava acontecendo, as cenas são muito bem descritas, muitas coisas do mundo do livro me surpreenderam, cada país do livro é um mundo, com suas características específicas de roupas, alimentação, estudos... Amei a formatação do livro, com os personagens principais ziguezagueando entre os capítulos, já que cada um se encontra em um núcleo diferente, mas ao mesmo tempo conectado, e o capitulo final com certeza é o meu preferido! Meu sonho seria que todos os livros tivessem seus últimos capítulos como o de Krystallo!

site: https://www.instagram.com/p/CEEtQf0D0bP/

Stephani.Almeida 20/05/2020

Um livro mágico
A história de Krystallo se passa após 100 anos da Grande Guerra que resultou na vitória conjunta dos dois países principais: Econ e Opus. Apesar do acordo, os dois países vivem agora em uma guerra constante. Econ é mais desenvolvido que Opus e a população de ambos os países sentem um ódio pela população do outro desde que nasceram. Temos acesso aos acontecimentos através de dois personagens principais: Gray Frost, de Opus e Tomé Stalmer, de Econ. Ambos têm como única preocupação a entrada na universidade até que suas vidas mudam drasticamente e eles passam a ser protagonistas de um plano que vai mudar para sempre a História dos dois países.

O que não falta em Krystallo são aventuras e reviravoltas. O autor mistura fantasia com alta tecnologia, realidade com magia, humanos comuns com seres mágicos e pessoas de bem com políticos corruptos. Os personagens são bens construídos, com características diferentes e opiniões que podem mudar ao desenrolar da história. A questão política é bem marcada e muito bem desenvolvida também. O que mais me surpreendeu positivamente é que, apesar da complexidade da história e do número de personagens que vão se cruzando, não houveram pontas soltas, tudo foi muito bem explicado. O autor também dedica o último capítulo exclusivamente para contar o destino dos personagens, o que é ótimo para quem não gosta de finais abertos e destinos incertos dos personagens rsrs

A escrita do autor é bem diferente das que estou acostumada, com trechos com linguagem informal e gírias, o que me trouxe um estranhamento, mas nada que me tirasse o interesse pelo livro.

Enfim, Krystallo é um livro nacional que eu indico bastante e que me trouxe ótimas horas de leitura.

beaschlemper 11/03/2021

krystallo foi uma experiência incrível de leitura. o que eu mais gostei foi ter a perspectiva de dois governos problemáticos, porém completos opostos um do outro! o autor conseguiu criar um universo e conflitos políticos que me chamaram muita atenção! apesar de estar numa mini ressaca literária (que atrapalhou, em parte, minha leitura), eu consegui dar risadas, sofrer, amar os personagens e, acima de tudo, torcer para que desse tudo certo no final! algumas partes importantes do livro não prenderam tanto a minha atenção, e isso foi um pequeno problema pra mim, porque algumas vezes não tive uma grande curiosidade pra saber o que ia acontecer em seguida.

lilly.ly 27/10/2021

Gosto da ideia da história, os personagens também são legais, porém a escrita me incomodou em vários momentos, em muitos parágrafos pareceu haver uma quebra de linearidade, além de que o fim foi muito apressado.

BrUnO 21/11/2021

O plano dos raphaeis dominarem a literatura nacional e internacional
Dragões de éter, O vilarejo, as 220 mortes de laura lins, krystallo. Todas obras maravilhosas da literatura nacional (em minha nem um pouco humilde opinião, claro) e o que elas tem em comum? isso mesmo, escritas por um rafael (ou raphael), isso é um indicativo de uma revolução? Ficaria de olho se fosse vocês.

Mas falando sério agora, fui apresentado pela obra pelo próprio autor (Sobrenome Fraemam, o nome vocês já sabem) e fiquei curioso apesar de não ter lido sinopse, nada. E entrei de cabeça mesmo na história, super perdido. E me encontrei num universo simplesmente incrível.

A escrita de Fraemam me envolveu muito, a história contada por vários pontos de vista é um deleite e um sabor maravilhoso. Conhecer mais a fundo o cenário da literatura independente do país através de um cara como o raphael valeu super a pena e só me arrependo de não ter conhecido antes.

Por fim, digo que terminei já querendo ler o segundo, ainda bem que já tinha sido publicado.

Kah.Ximenes 19/07/2021

Melhor fantasia nacional, sem sombra de dúvidas!
" No mais, você se encanta, se entristece (e se emput3ce rs) junto com os protagonistas ao saber das histórias fora dos portões de Econ e Opus.

Krystallo tem uma forte crítica social, assim como a jogada do cunho político e educacional são excelentes. Além de que o enredo, a construção dos personagens e tudo dentro desse livro são tudo muito bem feito. Muito bem pensado e com uma genialidade fora do comum. "

Uma ótima fantasia nacional e que eu super recomendo!

Resenha completa no instagram: @nichoroxo

Laura 19/07/2021

"?? ??????? ???? ??? ????????? ????? ????."

Fiquei muito feliz quando fui convidada pelo @raphaelfraemam para ler Krystallo!

Sua obra possui 2 protagonistas: Tomé, que mora em Econ, um país capitalista e desenvolvido, mas desigual. E Gray, que vive em Opus, com um governo voltado para o socialismo. Estes países travam uma guerra há mais de 100 anos por um cristal de energia infinita que os abastece.

Por acaso, um dia Tomé filma um atentado contra Econ, sem querer. Dias depois, ele tem seu celular roubado, e durante a perseguição para recuperá-lo, ele acaba sendo teletransportado para outro local. Enquanto isso, no dia de seu aniversário, Gray é sequestrada e vai parar em um navio com outros jovens que também haviam sido raptados.

O desenvolvimento da história é cheio de aventuras, com criaturas mitológicas, piratas e magia, ao mesmo tempo que possui muitas reflexões políticas. Krystallo é um livro que eu recomendaria muito para quem está começando a praticar a leitura, pois é voltado para um público juvenil.

O que mais me agradou foi a forma como o universo foi construído, destacando várias diferenças culturais (envolvendo até comida) entre os personagens. Além disso, o autor não deixou pontas soltas no final! Por fim, os personagens são muito divertidos, mas eu gostaria de ter me aprofundado um pouco mais neles.

Se você gosta de uma mistura de fantasia + distopia + aventura, deveria ler Krystallo!

Yasmin Almeida 23/09/2020

Uma agradável surpresa!
Se você é fã de fantasia e está procurando por autores nacionais recomendo que você conheça Krystallo, do Raphael Fraemam. Eu li a convite do próprio autor, fui sem expectativas e me surpreendi muito.

Imagina um mundo com um sistema político corrompido em que dois países estão em guerra há muitos anos, um acordo é feito, uma mentira é contada e a população de Opus e Econ passam a odiar uma a outra. E tudo isso, na verdade, é uma enorme mentira contada pelo governo.

O livro se desenrola a partir da jornada de dois protagonistas Gray Frost e Tomé Stalmer, um de cada país. Conforme a história avança vamos conhecendo outros personagens e percebemos que outros assuntos importantes também são abordados. O autor construiu um mundo bem complexo que é uma fantasia/distopia, com direito a criaturas mágicas e piratas, mas que também fala sobre de desigualdades sociais, meritocracia, regimes opressores, liberdade de expressão e censura.

Essa mistura de elementos prendeu muito a minha atenção, a cada página virada a curiosidade só aumentava. Eu adorei a obra, e mal posso esperar pela continuação do próximo livro