Krystallo

Krystallo Raphael Fraemam

Resenhas - Krystallo

juliaferrobs 26/03/2024

"A história é contada pelos vencedores"
"E, afinal, quando uma mentira é repetida mil vezes, acaba se tornando verdade, não é mesmo? A história é contada pelos vencedores"

Quando encontrei Krystallo na Amazon, tinha acabado de terminar outro livro de fantasia nacional que mudou totalmente minha visão (de certa forma, até preconceituosa) sobre livros escritos no Brasil.

E posso afirmar que Krystallo veio para potencializar esse processo.

A história escrita por Raphael Fraemam me prendeu de uma forma que eu nunca imaginei que fosse possível. A forma como o autor consegue alterar a perspectiva sobre a qual a história é narrada no ponto chave de cada capítulo é notavelmente admirável. As vezes eu me pegava em êxtase sobre o desfecho de uma cena específica e de forma inteligentíssima o autor mudava para o ponto de vista de outro personagem e conseguia me prender da mesma forma como tinha feito magistralmente no capítulo anterior.

Gostei também do livro não se focar apenas em um protagonista e sim (inicialmente) em dois, que, diga-se de passagem, eram extremamente diferentes em praticamente todos os aspectos. Tomé Stalmer e Gray Frost (assim como todos os outros personagens apresentados, mesmo que não tenham tido seu ponto de vista explicitamente escrito na história) notavelmente foram escritos com todo cuidado e afinco, entrando entre meus favoritos (numa lista com personagens de fantasia como Percy Jackson e Vincent de Audax)

Outro aspecto que me chamou atenção foi a forma (genial) como cada país foi construído. Lembro de começar o livro sob o ponto de vista de Tomé sobre Econ e pensar "puts, Opus deve ser melhor" e acabar quebrando a cara do mesmo jeito quando li sobre o outro país. As críticas apresentadas junto à esses países sobre as formas de governo no livro foram impactantes para mim, pois nunca tinha visto esse tema tratado com tanta leveza em palavras que meu irmão de 13 anos poderia ler e facilmente ser preso a elas como fui.

Em última visão, para mim, esse livro foi um "não prometeu nada e entregou tudo e muito mais" e me prendeu de tal forma que até minha mãe parou para me ouvir contar a história de Krystallo de tanto que eu falei do livro pra ela. Um ótimo achado que eu espero que mais pessoas tenham a agraciadora oportunidade de encontrar como eu.

Ps: Estou ansiosa e não consigo me aguentar, vou começar o segundo livro hoje mesmo
Ps2: Amei que o autor é nordestino, assim como eu sou.

Babi Alienada 20/03/2024

Muita política
No meu ver o livro gira muito em torno de política, o que não me agradou muito, pois na metade do livro acaba se tornando maçante demais todo esse mistério dos países e a guerra.
A construção do mundo é impecável, os personagens são incríveis, a escrita é fluída e pragmática. Realmente o que não me prendeu muito foi o enredo sobre os países, a guerra e afins, o que fez eu me enrolar muito para terminar o livro.

Emmablacktorn 10/03/2024

Gente, esse livro é incrível, eu juro! Te prende do início ao fim e os personagens são bem gostosos, tudo flui muito fácil. Ele me deixou de ressaca literária porque é bom. Haha. Por favor, dêem uma chance para este livro nacional e eu garanto que não irão se decepcionar.

/Resenha de 2021

jeh 10/02/2024

Fantástico!
"Krystallo - Jornadas para além das fronteiras" foi uma descoberta maravilhosa na literatura nacional e uma das minhas melhores leituras.

Krystallo se passa em um mundo pós-guerra onde duas nações dividem a soberania dos países. Cada nação tem sua forma própria de controlar a população até que por eventos inesperados os dois protagonistas - Tomé e Gray - são retirados da zona de conforto e jogados em aventuras completamente extasiantes.
Os dois jovens são de nações opostas e ver como eles reagem ao desconhecido a partir da forma como foram criados e as ideologias a que foram apresentados é incrível.

É um livro maravilhoso! Repleto de aventuras, batalhas, viagens, seres místicos, poderes e piratas. O autor reuniu tudo de bom em uma história só.

Raphael Fraemam escreve muito bem e conduz a história com um ritmo perfeito, personagens incríveis e reflexões políticas e sociais mais do que necessárias.

É um livro de fantasia e ficção científica infantojuvenil leve e muito gostoso de ler! Durante a leitura, me senti de volta à adolescência assistindo meu desenho favorito com personagens que amava e aventuras empolgantes.

A diagramação, ilustrações e capa do livro também são um show a parte. Tudo feito com extremo cuidado e capricho! Raphael Fraemam , o Studio Kibo Creations e o diagramador Rafael Sales estão de parabéns!

Eu amei demais e recomendo para todos os fãs de Jogos Vorazes, Percy Jackson, Harry Potter e Legados de Lorien.

AventureiroLiterário 07/02/2024

Trabalha com temas muito interessantes, mas a execução tem altos e baixos
"Krystallo - Jornadas para além das fronteiras" é o primeiro volume de uma trilogia de fantasia/ficção científica nacional e publicação independente do autor Raphael Fraemam. A trama principal gira em torno de governos corruptos e manipulação da população, fazendo paralelos com nossa própria realidade e se inspirando em diferentes modelos de governo. Essa premissa em que a aventura fantástica gira em torno é muito boa e a forma como Raphael a aborda é simplesmente a melhor coisa do livro.
Podemos facilmente comparar os sistemas de Econ, Opus e Cratia com os diversos governos capitalistas, socialistas e totalitários da história da humanidade. Nesse ponto, o autor também deixa claro que não quer passar nenhuma preferência política, pois faz questão de apresentar que em cada um dos governos apresentados na história existem problemas sociais óbvios. No mundo polarizado em que vivemos hoje em dia, mais do que nunca, esse tipo de tema é bem-vindo para ser explorado.

No que diz respeito ao universo e seus personagens, nota-se que é um mundo fantástico riquíssimo de cultura e sociedade. Existem inúmeras cidades, países e grupos de pessoas que agregam e servem para mostrar aos dois protagonistas principais que o mundo que eles conheciam no começo da história não representa mais do que 10% do todo. Mas, se por um lado essa riqueza de conteúdo é boa, existem alguns pontos negativos. Justamente por ter criado um universo muito repleto de conteúdo e querer mostrar desde esse primeiro livro a maior quantidade possível dele, senti que boa parte da história perde o rumo e se torna passagens de cenas cujo principal propósito é apresentar locais, sociedades, personagens e conflitos.
Isso acontece na jornada de ambos os protagonistas, mas achei muito mais gritante no caminho de Tomé, que passa de uma situação de tensão atrás da outra, durante um bom tempo. É legal ter essa apresentação de mundo conforme a história está andando, mas o excesso de entrada de personagens e situações de tensão sucessivas tiram um pouco do impacto e tornam a história inchada de informação.
Quando o livro entra na reta final e se encaminha para a sua conclusão, o ritmo melhora demais e fica super empolgante. Ponto positivo para Raphael por mostrar que nem tudo funciona da forma como gostaríamos e muitas das ações dos personagens resultam em consequências permanentes.

Os dois protagonistas, Tomé e Gray, não me conquistaram muito nesse primeiro livro, mas acredito que eles receberão melhorias nos próximos livros. Se tratando de dois adolescentes que conhecem muito pouco do mundo onde vivem e que são "arrastados" para a aventura, suas representações são condizentes. O elenco de secundários é bem diversificado e, embora não tenha amado todos eles, vários conseguiram me divertir. Algumas situações e ações de certos personagens exigiram um pouco de suspensão de descrença minha, mas nada que comprometesse a obra ao ponto de me tirar da história.

No geral, essa é uma boa obra de introdução, que tem seus defeitos, mas que entendo ser o primeiro livro do autor. Tenho plena confiança de que a experiência adquirida aqui vai impactar nas sequências e verei, não apenas essa história, como também a escrita de Raphael amadurecendo cada vez mais.

PS: Raphael, quando você ler isso, caso queira conversar mais a respeito, pode me chamar no privado e não terei problemas em detalhar mais alguns pontos tanto que gostei, quanto que não curti muito e não especifiquei nessa resenha mais generalista. 😉

Kathelen.Souza 03/02/2024

Indicação de leitura
Por onde começar?
É um livro que me prendeu e vem me prendendo devido possuir capítulos curtos, a narrativa maravilhosa e os personagens que te proporcionam uma sensação de curiosidade.
Para pessoas que não possuem um custume de leitura, e que desejam começar por algum ponto, este é o livro perfeito! Não somente para quem nunca leu na vida, mais para quem já possui um custume de leitura.

Selene.DiaZ 01/02/2024

Um governo ruim não justifica um outro pior
Uma ficção que nos dá um tapa e tanto, levado a refletir. Não se enganem. Pode haver sereias, piratas, hipogrifos, mistérios e magia. Mas a narrativa por trás de Krystallo nos faz refletir como sociedade em um todo. Ansiosa pela continuidade.

Luiz 26/01/2024

UMA OBRA PRIMA DA LITERATURA NACIONAL!!!!
Conheci a história de Krystallo pelas redes sociais e confesso que o que me fez iniciar a leitura foram as capas lindas das edições kkkkkk (não tinha nem chegado a ler as sinopses), mas meus amigos, depois que comecei a leitura foi um caminho sem volta, passei três dias obcecado por ler esse livro (e agora continuo com isso no segundo kkkkk)

Krystallo é uma obra que consegue misturar um futuro distopico futuristico onde há grande avanço tecnológicos, com critica politica ao extremismo politico (e aqui estamos falando de uma critica aos dois lados), mundo medieval e fantástico com criaturas como hipogrifos e sereias. A escrita do autor é envolvente de modo que sempre temos aquele gostinho de "quero mais", Krystallo é aquele tipo de livro que o leitor fica se enganando ao dizer; "Vamos lá, só mais um capítulo e eu paro", mas nunca paramos KKKKKKKKKKKKKK

Enfim, só leiam, não sou o melhor para resenhas literárias, mas sou também um leitor difícil de se agradar, ainda assim esse livro conseguiu se tornar um dos meus nacionais favoritos e eu quero ler até a lista de compras do Raphael de tão fã que virei do trabalho dele. :)

Fran 19/01/2024

Uma Jornada Épica em um Universo Distópico
É uma obra fascinante que me transportou para um universo distópico. O livro chamou minha atenção pelo cenário e ambientação. Adoraria que tivesse um mapa do universo criado pelo Raphael, seria incrível.

O desenvolvimento dos personagens é um dos pontos altos da obra. Os protagonistas passam por um crescimento significativo ao longo da história, mas foram, surpreendentemente, os personagens coadjuvantes que mais capturaram minha atenção e admiração, com suas histórias complexas e contribuições cruciais para a trama.

Embora a riqueza de detalhes seja um aspecto positivo, especialmente por ser o primeiro livro da série, em alguns momentos, o excesso de descrições sobre o jogo político, pode parecer um pouco extenso. No entanto, isso não tira o brilho da narrativa, que é habilmente tecida.

O clímax da história é de tirar o fôlego, com cenas de ação bem elaboradas e emoções intensas, fechando o livro de forma surpreendente. Tive um pequeno surto, no final, por conta de um acontecimento a uma das coadjuvantes, e quase tive um trem. Mas achei o desfecho do que aconteceu com ela lindo.

Em suma, "Krystallo" é um livro que merece destaque no cenário nacional da literatura fantástica, mostrando o talento de Raphael Fraemam. Estou ansiosa para ver como a história continua e se desenvolve nos próximos livros.

Karen07 21/12/2023

EU ESTOU MARAVILHADA COM ESSA PERFEIÇÃO
Esse livro é o primeiro de mais 3 e eu fico imensamente feliz por ele ser um livro brasileiro escrito por um Pernambucano e estudante de direito de Recife (preciso puxar o saco pra a minha região).

Mas o que mais me surpreende é que o autor além de não se perder em nenhum momento na narrativa, apesar de serem MUITOS personagens (como um bom livro de fantasia), ele também mantém a curiosidade aflorada, além de tratar a política de forma impecável.

Me vi muitas vezes voltando às aulas de história, sociologia e filosofia no colégio. Isso aqui seria um prato cheio para adolescentes criarem um senso crítico e se divertirem ao mesmo tempo.

Enfim, tenho muitas esperanças para a literatura brasileira e nos jovens que lêem fantasias para salvar nós meros mortais de 20 poucos anos que já se consideram velhos.

SÓ LEIAM.
LivroAleatorio 22/12/2023minha estante
Amei sua resenha!
Me interessei pelo livro ?
Vou dar uma pesquisada depois ?

Karen07 22/12/2023minha estante
Aaaaa, fico muito feliz por isso!
Você vai amar, eu te garanto. E ele está de graça pelo Kindle.
Se você lê me fala depois o que achou haha

LivroAleatorio 22/12/2023minha estante
Eu achei sim! Obrigada, Karen ?

Jully Divulga Livros 12/12/2023

@cadaenredoumcrush
Uma aventura eletrizante narrada em terceira pessoa muito bem ambientada, com diversos elementos fantásticos e inexistentes no mundo real. O enredo é bem amarrado, e apesar de complexo não fica dúvidas, além de ser cheio de nuances e reviravoltas. Teoricamente tudo resolvido e explicado, mas... Partiu livro dois!!!!

tayse* 25/09/2023

A história me surpreendeu muuuito e positivamente, fiquei presa do inicio ao fim. Adorei e super indico !!

Lucas1429 07/09/2023

Bom, com algumas ressalvas
Krystallo é uma fantasia juvenil com uma pegada de distopia. O fato de ser de um autor brasileiro (e recifense!) me motivou a ler esse livro.

A história se passa num mundo em que dois países detentores dos Krystallos (objetos com energia ilimitada) estão em guerra, cada um funcionando com regimes de governo e modelos econômicos e sociais distintos. Conhecemos esse mundo através dos protagonistas, Tomé e Gray, dois adolescentes retirados à força dos seus países de origem e que acabam se aventurando além das fronteiras.

Achei interessante como a parte distópica é contada no livro de forma contextualizada, ainda que superficialmente (não espere nada como 1984). É impossível não identificar paralelos com o mundo real (manipulação e hipocrisia estão bastante presentes).

Já o desenvolvimento dos personagens, em especial dos protagonistas e vilões, deixou a desejar. Senti que Tomé e Gray eram carregados pela narrativa até pontos estratégicos do enredo, sendo mais reativos (algo mais relativo a Tomé do que Gray). Quanto aos personagens coadjuvantes, esses sim impulsionaram a história, em especial os membros do Esquadrão Delta. Um outro incômodo foi o final, resolvido muito facilmente, de forma até boba.

No mais, o livro tem o mérito de ser bem escrito, despertando a curiosidade do leitor para saber o que vem depois, além de possuir alguns elementos de outras fantasias conhecidas (ainda que de forma tímida). Vale a pena a leitura.

Thiago548 22/08/2023

Grande potencial!
A sinopse do livro me chamou atenção e além de estar com vontade de ler algo mais divertido, o fato de ser um autor nacional me motivou a ler esse livro.
No começo pensei que seria mais uma distopia, até que as coisas foram andando e comecei a pensar que seria um livro de ficção meio bobo e exagerado, mas depois de continuar a leitura... A cada capítulo que lia, ficava mais intrigado e curioso.
O livro possui um universo bem grande e explorável, me deixando ansioso para aprender mais sobre.
A linguagem do livro é "amadora", não é como aqueles livros que exigem um pouco de interpretação que possui diversas poesias e reflexões nas falas. É algo simples e fluido, me lembrei bastante de Percy Jackson enquanto lia.
Os personagens são bem feitos, sendo meus preferidos o "Esquadrão Delta".A forma como foi dividido os acontecimentos também é ótima.
Gostei de como tudo é incrivelmente conectado.
Como nada é perfeito, deixo meus incômodos servindo de conselhos.
Mesmo gostando como tudo em geral foi terminado, tenho que admitir que os últimos capítulos de como terminou me pareceu meio "clichê" como aqueles livros de "final feliz". Não foi ruim, mas a forma como foi explicada nos últimos capítulos me incomodou, acho que poderia melhorar.
Além de uns personagens e momentos que poderiam ter dado um toque a mais de realidade, ou pelo menos desenvolvimento fictício.
E por último e menos importante, pela arte, onde a capa me pareceu um pouco fora de sentido com relação ao livro, e seria também interessante colocar um mapa para ajudar no aprofundamento do livro.
Enfim, é um baita livro, principalmente pelo seu universo fictício, estou bastante ansioso para ler o próximo da saga. Recomendo!
LuaTeresa 28/08/2023minha estante
Tem romance?

Estevao 08/11/2023minha estante
Tem casal, o romance não é no foco dessa trilogia .

LuaTeresa 08/11/2023minha estante
Obrigada por me responder