Os contos

Os contos Lygia Fagundes Telles

Resenhas -

carlineeeee 14/04/2024

Nunca existiu e nem nunca vai existir alguém tão gigante quanto a lygia!!! fico até feliz que há livros de contos/relatos/etc fora dessa coletânea, assim sei que ainda não acabei de lê-los ?

Nado 31/12/2023

Lygia Fagundes Telles é de longe a minha autora preferida, tudo dela funciona para mim. Fiz questão de ler os contos aos poucos para curtir a sua maestria com as palavras durante o ano inteiro. Revisitarei sempre esses textos... agora de forma aleatória. Claro, revisitando seus romances e memórias sempre e para sempre ?

DindocA 18/08/2023

Lindos trabalhos de Lygia em um livro
Demorei pra terminar esse livro pela minha incapacidade de valorizar tão grande escritora e pelo dia-a-dia. Os contos são fortes, alguns cruéis, todos muito bem escritos. Temas como morte (inclusive assassinato e suicídio), traição, família, amor, são comuns nesse conjunto de contos, e alguns eu já conhecia. No início de cada texto muitas vezes não ficava claro pra mim o que estava acontecendo e depois vinha a surpresa e o entendimento. O conto que mais gostei foi A Confissão de Leontina. Amei e indico, apesar da minha lerdeza em concluir a leitura.

esquadroz 04/03/2023

É incrível o poder que Lygia tem de nos transportar para qualquer universo apenas com o uso das palavras. Certamente é uma das minhas escritoras favoritas.

Vitória Romeiro 05/02/2023

lygia eu te amo!!!
definitivamente o melhor livro que li até o presente momento.
é o primeiro contato que tenho com essa escritora brasileira, sem dúvida a melhor contista que já li.
tirando um conto ou outro que não me pegou muito mesmo assim a escrita que lygia possui não te deixa cair no tédio e acaba sendo um livro coeso e encantador a cada página lida.

joaoggur 05/01/2023

Lygia era à frente de seu tempo!
Mergulhei na profunda literatura de Lygia Fagundes Telles, e não me arrependo nem um pouco. Tal qual Clarice Lispector, a autora consegue ter uma escrita estilizada, onde o fluxo de consciência dos personagens é intenso e extremamente difícil de acompanhar.

Nesse incrível volume, temos compilados alguns de seus mais famosos livros de contos. Mesmo faltando alguns livros que fãs mais tenazes gostariam de ler, temos aqui contos incríveis! (a literatura de Lygia pré-ditadura, com exceção de ?Ciranda de Pedra?, é uma certa incógnita: por conta do tempo, muitos de seus primeiros livros contistas acabaram se perdendo, uma grande perda para a literatura brasileira).

Meus contos favoritos foram:

- A caçada (Antes do Baile Verde)
- Venha ver o por do sol (Antes do Baile Verde)
- As formigas (Seminário dos Ratos)
- WM (Seminário dos Ratos)
- Noturno Amarelo (Seminário dos Ratos)
- A confissão de Leontina (A Estrutura da Bolha de Sabão)

Henrique860 27/12/2022

Leitura concluída! Livro excelente, contos impecáveis. A escrita da Lygia Fagundes nos transporta para outro mundo. Leiam Lygia Fagundes Telles! ??

pl.tai 27/12/2022

Lygia, eu te amo!
Li essa antologia aos poucos, livro por livro, intercalando com outras leituras. Destaquei os meus contos preferidos de cada livro, mas a verdade é que não há nenhum que eu não tenha gostado. Todos são incríveis!

No entanto, "Invenção e Memória" teve uma quantidade de contos preferidos a mais, isso porque a mistura de realidade e ficção me fez identificar histórias verídicas da vida de Lygia, histórias que eu já tinha ouvido em entrevistas e palestras dela (todas assistidas on-line, não tive a oportunidade e o privilégio de vê-la pessoalmente). Eu amo como ela transbordava carisma ao contar seus "causos", mesmo quando os repetia em vários lugares. Ela falava com uma empolgação contagiante, uma simpatia que eu nunca antes tinha visto. Lembro-me dela contando a conversa que teve com Paulo Emílio sobre Capitu; o episódio em que falou para a professora sobre seu tio ter caído num vulcão; a inspiração para conto "Helga"...

Tirando "Invenção e Memória", porque me pegou de uma forma mais sentimental, "Antes do Baile Verde" foi o livro de contos que eu mais gostei. "Verde Lagarto Amarelo", inclusive, deve ser o conto que mais me deixou boquiaberta, tanto pela história quanto pela maestria com que foi escrito.

Olhando agora para o sumário e lendo o título de cada conto, percebo que, na verdade, eu amei todos eles.

Lygia faleceu esse ano, quando eu estava no meio da leitura desta antologia. Estava bem velhinha, 103 anos, mas o admirador sempre sente.
Joao 27/12/2022minha estante
De longe é minha contista preferida desse país. Ela é impressionante!

pl.tai 27/12/2022minha estante
Deusa da literatura nacional.

Henggo 08/11/2022

Uma Master Class de humanidade
Eu era bem criança, 8, 9 anos, não sei, quando li "Antes do Baile Verde" na escola, livro paradidático, obrigação. O conto estava na antologia "Para gostar de ler". Depois de Lygia, compreendi esse prazer. Não parei mais. Foi um torpor ali, tenra idade, infância, mergulho na realidade da vida-morte, festa-obrigação, velório-Carnaval. Tenho certeza de que naquela leitura algo mudou ? não a toa, quando penso em qual foi o primeiro impulso para escrever, nadar em palavras, brincar com entrelinhas, eu aporto em "Antes do Baile Verde".

Esta antologia não é necessariamente completa. Porém, é um estudo maravilhoso da grandiosidade de uma autora que soube ler sutilezas da loucura que é viver. Lygia destrincha, escalpela, escama, fatia, desossa, mastiga, vomita a vida que está ali, diante de nós, mas não vemos.

É autora que enxerga e vê, escuta e ouve, abraça e sente. Junta palavras, tempera com pontuações, muda tudo, corta frases, muda narradores, sobe e desce no aviltante da humanidade; encanta com uma vírgula, faz chorar com um ponto final.

Ler estes contos foi um processo longo, por vezes cansativo (confesso). Mas a cada término eu ficava ali, parado, em silêncio, degustando, afogando-me, resfolegando. Ler Lygia Fagundes Telles é ler o mundo, a sociedade, a vida; é ler a si e descobrir-se pedaço.

"Os Contos" clama para que larguemos de nossas certezas de sermos inteiros e aceitemos que precisamos juntar cacos para sentir o que é a fragilidade do existir.

Lygia sufoca feito espelho que grita verdades mudas. Ouçamos.

Côrtes 30/10/2022

Incrível
Ótimo livro, primeiro contato q tenho com uma escritora brasileira e sem dúvida amei, Lygia Fagundes tem uma ótima escrita, sem dúvida a melhor contista q já li, só não dei 5 estrelas pq um conto ou outro não é muito bom, tirando isso aconselho o livro a todos, sem contar q o preço é ótimo e a edição é linda!

boralermeupovo 08/09/2022

avisa que a ly eh a maior
mto bom esse aqui vai ficar sempre no meu coração. sinto mta saudade de lê-lo enquanto pego um pequeno cafezinho na asc e escuto uma musiquinha ambiente ou um post-rock de leve. me acompanhou nas aulas chatas do segundo ano quando não acontecia nada e os professores não davam aula mto bem (teorias e jor.). amo mto. uma branca sombra palida me pegou de um jeito que acredito que nenhum outro conto jamais
pegou. ?

Le 06/09/2022

Cativante.
Os contos de lygia, primeira vez que chorei diante de um livro . Incontáveis as vezes que gargalhei. Obrigada pela viagem, Lygia.

Pretti 29/06/2022

Maravilhoso ??
Foram dois meses de leitura, mas, enfim, terminei "Os contos", da Lygia Fagundes Telles.

A coleta tem 749 páginas e reúne os seguintes livros:
- Antes do baile verde (1970),
- Seminário dos ratos (1977),
- A estrutura da bolha de sabão (1991),
- A noite escura e mais eu (1995),
- Invenção e memória (2000) e
- Um coração ardente (2012)

Além de uma seção com mais 12 contos esparsos, publicados em revistas, jornais ou antologias.

Não é fácil comentar um livro que reúne tanta riqueza, mas o que acho que vale mencionar é que é excelente acompanhar o processo da Lygia no decorrer dos anos, a mudança no estilo, a diferença entre os livros. Há épocas em que a autora escreveu contos longuíssimos, em outras, teve um apreço especial por finalizar seus contos no ponto mais alto da expectativa da narrativa. Perceber esses "bolsões" de estilo é fascinante.

Outro ponto curioso é que, apesar de ser apaixonada por Clarice Lispector, me identifiquei muito com a racionalidade que a Lygia deixa transparecer em seus textos. As narrativas tendem a ter um ordenamento lógico muito claro, mesmo aquelas nas quais há momentos de divagação. O trabalho com a linguagem também é muito precioso, e as personagens são bastante diversas e humanas. Eu, que já admirava Lygia enormemente, saí deste livro venerando-a como a escritora gigantesca que foi.

Recomendadíssimo!

Nota: ?????

#resenha #resenhaliterária #resenhadelivros #resenhas #resenhaliteraria #lygiafagundestelles #oscontos #companhiadasletras #literatura #literaturabrasileira #livros #livro #palavras
Eduardo Rockwell 28/07/2022minha estante
Ela é incrível! Também sou apaixonado ????

Alê | @alexandrejjr 01/09/2022minha estante
749 páginas? Lesse a versão física ou a digital, Thays?

Mika Busch 08/05/2022

Maravilhoso!!!
Tantos já falaram da qualidade excepcional desses contos, o que posso dizer sobre a minha experiência de leitura é que sinto como se tivesse subido de nível como leitora, leiam e não vão se arrepender.

gabi 02/05/2022

Resenha - Os Contos
Bem, para começar, preciso dizer que a escrita e o vocabulário dessa mulher é impecável. Desde o uso muito bem feito de metáforas até a descrição minuciosa das personagens.

Infelizmente, não foi uma leitura que me prendeu, e dói na alma fizer que não gostei. Geralmente não tenho essa opinião. Li de modo arrastado, como se estivessem me obrigando a continuar.

Mas, obviamente, não vou generalizar dizendo que todos os seus livros são assim, e estou completamente aberta para ler mais livros dela! Afinal, todos merecem uma segunda chance.