Contos Completos

Leon Tolstói

Resenhas -

Gabriel.Chamma 30/01/2024

Um grande autor
O livro é fantástico, tanto os contos como a tradução que deixa os termos regionais importantes explicando-os, sem erros de digitação ou coisas parecidas. Confesso que a parte final não me chamou tanto a atenção, mas mesmo esses contos extremamente religiosos são muito reveladores quanto a mentalidade das pessoas da época dele.

Ezequiel.Cesar 27/02/2023

Clássico!!!
Assim como o volume 1 gostei muito dos contos que compõem esse volume.
Uma boa indicação para quem quer conhecer esse grande autor sem ter que recorrer as outras gigantescas obras ( Guerra e Paz e Anna Kariênina).

JanaAna90 19/11/2022

Já se passaram um longo tempo desde a leitura, mas os contos ainda repercuti no meu ser, com toda a sua leveza, alegria, aridez, tristeza e todos os muitos sentimentos produzidos pelos escritos de Tolstói.
Parte dos contos são para crianças, mas que como adultos podemos tirar lições e risos. Para quem tem filhos pequenos é uma boa pedida para levar as pequenos boa leitura. Nos últimos contos a volta de um escritor que viveu várias vidas e histórias que resolve nos passar.
Acredito que para quem nunca leu Tolstói seria interessante começar pelos contos, sua leitura é simples e acessível.

JanaAna90 15/09/2022

Contos e fases desse grande autor
Uma coletânea dos contos de Tolstói aqui reunidos e que, nos mostra a grandeza de um autor que é conhecido pelos romances mas que tem aqui grandes tesouros para deleite nosso.
Para quem já leu bibliografia de Tolstói vai perceber que os contos estão bastante ligados a épocas da vida dele.
Os primeiros contos reúnem o período em que Tolstói esteve na guerra. Seus contos nessa fase nos mostra tudo de mais violento, triste, desolador, da guerra e, Tolstói sendo Tolstói nos faz pensar sobre o sentido da guerra e os prejuízos que a mesma arrasta toda uma humanidade.
Na segunda parte vemos um Tolstói mais educador e preocupado com os mujiques e com o campo. Temos também aqui contos voltados para o público infantil, que ele faz uso a partir de contos populares, inclusive de Esopo, com um fundo moral, certamente no intuito de educar os pequenos.
São contos tão leves e prazeiroso de ler como tudo que esse homem escreve. Claro que no meio de tantos contos tem alguns que amo mais e outros menos, isso para dizer que vale muito o investimento de tempo para a leitura.
Que a palavra de Tolstói, esse grande escritor, possa chegar a todos. Rsrs
Ivy Dos Reis 19/09/2022minha estante
Pois me convenceu! Vou ler Tolstói.

JanaAna90 19/09/2022minha estante
Seja bem-vinda ao clube, dos amantes de Tolstói. Hahaha

Rita 11/06/2021

Ótimos contos
A linguagem de Tolstói é simples e fácil de entender, apesar de haver contos muito longos e outros muito curtos, essa clareza não muda.

É interessante observar que esse volume tem 2 partes e são partes bem características.

A primeira parte é de contos mais longos e ligados a batalhas, vida na sociedade nobre e de soldados.

A segunda parte é bem mais focada nos mujiques (camponeses), na religião e, em alguns contos, magia.

É bem interessante ver esses lados diferentes.

Claro que houve contos que não gostei e os que gostei, mas a obra no geral é ótima.

As personagens do Tolstói, especialmente nos 14 primeiros contos, são extremamente bem construídas. É impossível amar ou odiar totalmente. São humanos.

Ele foi um escritor incrível!

Diego / @blogdiscolivro 07/09/2020

Um retrato da Rússia do séc. XIX e que, infelizmente, permanece atual
Em 2018, chegava às livrarias um ambicioso projeto do Grupo Companhia das Letras. A editora reuniu em um único box todos os contos acabados do escritor russo Liev Tolstói, com apresentação e tradução de Rubens Figueiredo e posfácio do próprio autor, tudo isso acompanhado de uma edição primorosa que segue o mesmo padrão do box de "Guerra e Paz" lançado um ano antes. Os contos são divididos em dois volumes, sendo que o primeiro deles já foi resenhado por aqui. Hoje vamos conversar sobre o segundo volume de "Contos Completos".
A primeira parte do livro é composta basicamente de fábulas. Fábulas essas que, em sua maioria, já conhecemos em inúmeras outras versões. Algumas são bem curtinhas, de apenas algumas linhas, e são ideais para ler antes de começar o dia ou então para fazer companhia naquela pausa de cinco minutos para o cafezinho. Mas o grande destaque do livro, é claro, são os contos, onde brilha o Tolstóismo. O movimento baseado na filosofia do autor é caracterizado pela rejeição do Estado e de todas as instituições que dele se derivam, rejeição também da Igreja Ortodoxa e dos métodos tradicionais de ensino. Os contos, geralmente acompanhados de alguma crítica ou moral, trazem histórias de camponeses ou soldados russos e denunciam as asfixias sociais que assolavam a Rússia no século XIX. Muitas dessas críticas, infelizmente, permanecem atuais e as injustiças sociais ainda podem ser encontradas na nossa sociedade. O que faz de Tolstói uma leitura atual e, mais que isso, necessária.
Apesar de eu ter gostado mais do primeiro volume, não é correto classificá-lo como superior, uma vez que os dois livros se complementam e compõem uma obra-prima em si. E o trabalho da Companhia das Letras está excepcional. Trazer todos os contos de Tolstói reunidos em uma edição de luxo que vale o investimento e que, finalmente, está a altura do um dos maiores autores de todos os tempos, faz da versão física dos livros também uma obra-prima. Aos poucos, Tolstói vai ser tornando um dos meus autores favoritos, sua prosa e sua capacidade de me levar a um fluxo de reflexão através de poucas linhas me conquistaram. Os contos e as novelas foram uma boa porta de entrada, mas agora eu quero mais. Está chegando a hora de ler "Guerra & Paz"...

site: https://discolivro.blogspot.com/

Diego / @blogdiscolivro 30/04/2020

Cada conto um aprendizado
Tolstói é um dos autores mais incríveis que já li. Mergulhar nos contos do autor compilados nessa maravilhosa edição da Companhia das Letras, que possui uma introdução de Rubens Figueiredo fundamental para entendermos o significado de Tolstói para a literatura mundial, foi uma jornada de muito aprendizado e crescimento. E olha que essa foi só a primeira parte, ainda tem o volume dois pra ler! Como esse é um livro de contos que vai tratar dos mais variados assuntos, desde críticas sociais até guerra e religião, optei por abrir mão da resenha e compilar algumas anotações que fiz durante a leitura. Selecionei alguns contos que me tocaram mais fundo e compartilhei no meu blog as minhas impressões e alguns trechos do livro. Convido vocês a fazerem uma visita...

site: https://discolivro.blogspot.com/
Meury3 15/05/2020minha estante
Tolstói é incrível!!!

Diego / @blogdiscolivro 16/05/2020minha estante
Sim! Mal posso esperar pra ler Guerra e Paz

Meury3 16/05/2020minha estante
Já adquiri para leitura, vou aguardar o período de férias para começar! Livro grandioso em todos os sentidos. :)

Diego / @blogdiscolivro 16/05/2020minha estante
Exatamente o que fiz aqui, comprei e vou deixar pra ler num período mais sossegado rs