Um Crime da Solidão

Resenhas - Um crime da solidão: Reflexões sobre o suicídio

1 | 2 | 3 | 4

Cristina 11/02/2023

Precisamos conter o desespero
Que livro fantástico!! Apesar do tema pesado, o livro foi leve, li em um dia. Sofro de depressão, tbm já pensei em suicídio, e ele me ajudou de alguma maneira, mostrou diversas histórias, em diversos contextos, abriu um pouco minha mente. Anotei muitas frases que vão me ajudar. Sempre relê-las. Pretendo ler O demônio da meia noite, livro premiado, do qual ele faz inúmeras citações.

Gabs 20/01/2023

Gostei muito de como o autor casou reflexões autobiográficas sobre o tema com dados estatisticos e estudos dentro da psicologia. Achei interessantíssimo do começo ao fim.

yasm1m_ 10/01/2023

Necessário
Andrew Solomon nos introduz em um universo repleto de tabus, o suicídio. Apesar de estar presente no nosso cotidiano, a maioria dos indivíduos evitam-no - "se eu fingir que não o vi, ele não estará lá" -, um erro grotesco que só atrapalha o combate ao problema.

A escrita do autor é muito fluida e cativante, e a coletânea de textos consegue abordar o suicídio por diversas vertentes, o que nos dá uma visão mais ampla acerta do tema e desmistifica o mesmo, facilitando o entendimento do leitor. Gostei muito.

lendocombeatrizz 10/01/2023

??e eu vou cuidar de tudo enquanto você cuida de si mesmo.?
Como sempre Andrew colocando sensibilidade em tudo que faz. Esse livro não foi um relato completo como ?O demônio do meio-dia?, mas trouxe à tona muitas das suas vivências, principalmente de como as pessoas ao seu redor agiam com a sua doença mental;

Esse livro é sobre su1cídi0, mas também é sobre o luto. O luto de uma perda, podendo ser do outro ou até de si mesmo; a perda da felicidade e o nascimento de uma dor. É repleto de gatilhos, não recomendo para os que são sensíveis para esse tipo de assunto.

Confesso que esperava mais, porque foi um resumo de seu outro livro (citado acima), então, não sei se valeu tanto a pena comprá-lo. Percebo que a única diferença dele foi explicar como a sexualidade pode estar atrelada a depressão. No entanto, para quem não leu sua obra passada, será uma ótima leitura.

A edição é linda, como todas as outras da Companhia das Letras (@companhiadasletras), uma capa sóbria que já antecede ao leitor o assunto do livro. Mais uma vez obrigada, acertaram em cheio ?

Leitora 25/12/2022

"Um crime da solidão"
Só não dou 5 estrelas porquer teve palavras que eu realmente não cheguei a entender bem; é difícil, digo isso porquer esse livro trás um ensinamento gigantesco pra nossas vidas, e isso é muito bom.

Recomendo muito esse livro muito mesmo, você que sofre com algo vai amar ler isso, vai te trazer um aprendizado imenso pra você; tanto para com os argumentos,tanto para sua vida !

Vou levar esse livro no meu coração pra sempre ???.

Danyllo 11/12/2022

Menos complexo que O Demônio do Meio Dia
Neste, Solomon trata do tema com muito mais sutileza, relembrando inclusive passagens de seu livro principal. Recomendo!

Maria.Batagin 26/10/2022

Forte
Um livro onde se fala de suicido por vários motivos e um dos principais seria a depressão.
Como quero ler todos os livros desse escritor deu pra ver que ele não passa a mão nos problemas sociais e psíquicos.

iammoremylrds 14/10/2022

uma obra fascinante abordando com maestria um tema que ainda é tabu na sociedade, uma leitura indispensável tratando o tema com a responsabilidade que precisa ser tratado causando muito impacto

Lenon, André Lenon 31/05/2022

Uma análise muito boa sobre o suicídio e suas causas. Por ser um tabu muitos não entendem e neste sentido recomendo este livro pois o suicídio e a depressão são um mal atual que merece atenção.

Dan 21/05/2022

Ótimo e informativo!
Acredito que seja um livro indispensável, além de ser uma ótima porta de entrada, para começar a estudar o fenômeno do suicídio. Alguns dos tópicos abordados são: o suicídio assistido da própria mãe do autor e de um amigo querido; a questão do impacto que a facilitação do acesso à armas gera nesse contexto; a desmistificação do mal causado por remédios psiquiátricos e como muitas vezes eles se fazem necessários para um tratamento eficaz (apesar de terapeutas irresponsáveis acharem que não); a depressão enfrentada por figuras famosas; e a depressão das pessoas pertencentes à comunidade LGBTQIA+.
A tradução não me agradou, porém nada que prejudique a mensagem que autor quer nos passar. Recomendo!

Joyce 12/05/2022

Bom para compreender sobre depressão e suicidio
Nesse livro o Andrew Solomon vai falar sobre pessoas que cometeram suicidio e vai refletir sobre cada caso, e refletimos junto. Podemos compreender um pouco de casos de pessoas que convivem com depressão de diversos níveis, inclusive o próprio autor fala sobre sua experiência com a doença.
Gostei muito da leitura, me ajudou bastante pois estou passando pela depressão pela terceira vez e é mais ?fácil? quando vc compreende mais o que é essa doença.

Vivs | vivsbookshelf 07/03/2022

Experiência pessoal e estudos sobre o suicídio
Está é a segunda obra que leio do autor, ao contrário do outro livro que é um estudo sobre a anatomia da depressão, o demônio do meio dia, neste livro além dele conectar as experiências pessoais com dados, Andrew é mais objetivo com o tema de cada capítulo.

Foi uma leitura um pouco mais dinâmica, porém ainda bem difícil por conta dos relatos pessoais e de outros personagens sobre o assunto.

Manuela 13/02/2022

Partindo da sua experiência pessoal, adentrando dados estatísticos e científicos e finalizando com uma breve apresentando quanto a depressão, Andrew Solomon vem trazendo o suicídio.

Tema importantíssimo e ainda pouco discutido, por vezes, até omitido e obscurecido pelo medo de se falar sobre.

Livro rápido de ler com boas reflexões sobre o tema.

May 29/01/2022

Sensacional
Livro urgente e necessário. É preciso se desnudar, deixar que o tabu caia por terra, e de fato se permitir compreender a depressão e suas nuances.

1 | 2 | 3 | 4