Um Crime da Solidão

Resenhas - Um crime da solidão: Reflexões sobre o suicídio

1 | 2 | 3 | 4

Corvus 04/04/2021

Um soco no estômago...
E na mente, e no coração. Ainda não consegui desapegar desse livro. ?? Uma coisa que é difícil acontecer.

Rach 17/09/2020

É um livro interessante, mas parece um resumo de Demônio do Meio-Dia. De todo modo, suicídio é um assunto que toda a sociedade deve tratar sem tabus e com muita delicadeza, e Solomon o faz muito bem.

Lucas Ferreira 19/11/2023

Poderia ser melhor, o interessante é que os tópicos são curtos e que o autor põe suas impressões pessoais e exemplos de outros relatos de outras pessoas que suportaram e enfrentaram a dor da depressão não recorrendo ao suicídio.

Ele também trás um ponto interessante quanto a necessidade de se quebrar o tabu do suicídio e ser ainda mais interessante que seja discutido sobre.

Por outro lado, o que me decepcionou com o livro foi que são recortes de outros artigos e livros publicados sobre o assunto. :v

Davi 02/07/2020

Um resumo sobre as observações de Solomon sobre o tema
Conciso, direto, o livro aborda talvez um dos grandes tabus modernos. O suicídio, como crime do desespero, da solidão. Sua presença em culturas, países e classes sociais distintas. Relatos de amigos, discussões sobre a depressão e sua terrível angústia multifacetada. É a partir de artigos já publicados em jornais e excertos de livros, que Solomon parte esse construir esse compilado, escrito de uma forma tão desnudada e direta, que incomoda, que desconcerta. Falar de forma tão pessoal sobre a dor - e sobre sua dor pessoal - é de uma coragem imensa. Um livro importante, mas dolorido de ler. Quem interessar-se sobre o tema, pode debruçar-se sobre o livro mais completo e profundo sobre a depressão, do mesmo autor: o premiado "Demônio do meio-dia". Um livro contundente, completo e denso, ainda mais dolorido de ler. Eu ainda estou lendo-o, em partes, porque é um livro que mexe, que incomoda e que é extremamente relevante. Ambos os livros: para ler e ter na estante.

Matheus656 13/10/2023

Esse livro é um livro delicado que vai falar sobre suicídio causado pela depressão, e usa histórias reais para que possamos entender alguns exemplos. O mais interessante é que aqui o autor abrange vários tópicos, ele deixa claro que a depressão não tem cara, não tem forma. Esse livro é um livro curto de vários textos escritos pelo autor para uma revista, mas ele também tem um livro todo voltado para o estudo da depressão que pretendo ler em breve. Recomendo muito esse livro. Mesmo lendo pelo kindle, deixei vários parágrafos destacados.

Gabriel Zupiroli 10/05/2021

Um compilado de diversos ensaios do autor, é curioso que possui uma veia fortemente pessoal, com constantes relatos muito íntimos de si mesmo e das pessoas ao redor. Apesar de se centrar na temática do suicídio, permea alguns outros assuntos correlacionados como depressão e sexualidade. Tirando uns dois ou três textos que são bem bons, o resto do livro soa como uma simples oportunidade de compilar alguns escritos dispersos em revistas do autor para ter algo para publicar. No fim, vale mais por alguns ensaios do que pelo conjunto todo.

Dan 21/05/2022

Ótimo e informativo!
Acredito que seja um livro indispensável, além de ser uma ótima porta de entrada, para começar a estudar o fenômeno do suicídio. Alguns dos tópicos abordados são: o suicídio assistido da própria mãe do autor e de um amigo querido; a questão do impacto que a facilitação do acesso à armas gera nesse contexto; a desmistificação do mal causado por remédios psiquiátricos e como muitas vezes eles se fazem necessários para um tratamento eficaz (apesar de terapeutas irresponsáveis acharem que não); a depressão enfrentada por figuras famosas; e a depressão das pessoas pertencentes à comunidade LGBTQIA+.
A tradução não me agradou, porém nada que prejudique a mensagem que autor quer nos passar. Recomendo!

Joyce 12/05/2022

Bom para compreender sobre depressão e suicidio
Nesse livro o Andrew Solomon vai falar sobre pessoas que cometeram suicidio e vai refletir sobre cada caso, e refletimos junto. Podemos compreender um pouco de casos de pessoas que convivem com depressão de diversos níveis, inclusive o próprio autor fala sobre sua experiência com a doença.
Gostei muito da leitura, me ajudou bastante pois estou passando pela depressão pela terceira vez e é mais ?fácil? quando vc compreende mais o que é essa doença.

Lenon, André Lenon 31/05/2022

Uma análise muito boa sobre o suicídio e suas causas. Por ser um tabu muitos não entendem e neste sentido recomendo este livro pois o suicídio e a depressão são um mal atual que merece atenção.

ataliba 14/02/2023

Um livro para quem sofre
Ainda não consegui terminar o livro Demônio do Meio dia pois em meus piores momentos ele me deu sensaçöes ruins. Mas este livro é um achado. Pequeno, concicso consegue mostrar para quem tem este problema o porque ele existe e, como lidar de vários jeitos com o quase tentar o suicídio ou o tentar. E com o aprendizado de outras pessoas se entender um pouco melhor.
Aconselho a quem esta nesta dúvida se a vida vale ou não a pena em meio a uma crise. Tem hora que a névoa da depressão nos tira os prazeres e livros assim servem para nos trazer de novo a realidade.

Lia 10/12/2023

Autobiográfico
Se você tem pensamentos suicidas, ligue gratuitamente para 188. O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntariamente e sob total sigilo todas as pessoas que querem e precisam conversar, por telefone, e-mail ou chat, 24 horas, todos os dias. https://www.cvv.org.br/
Caso conheça alguém que apresente sinais preocupantes, acesse o site:

ArnaldoJr 02/06/2023

Suicídio, um crime da solidão.
O autor do aclamado O demônio do meio-dia reflete sobre o suicídio, através de artigos e ensaios, causa de morte de alguém a cada quarenta segundos. Decidi lê-lo pois alguém muito próximo tentou suicidar-se e queria entender mais sobre sobre esse mal que acometeu pessoas brilhantes como Robin Williams, Sylvia Plath e Virgínia Woolf, dentre muitos outros.

Cristina 11/02/2023

Precisamos conter o desespero
Que livro fantástico!! Apesar do tema pesado, o livro foi leve, li em um dia. Sofro de depressão, tbm já pensei em suicídio, e ele me ajudou de alguma maneira, mostrou diversas histórias, em diversos contextos, abriu um pouco minha mente. Anotei muitas frases que vão me ajudar. Sempre relê-las. Pretendo ler O demônio da meia noite, livro premiado, do qual ele faz inúmeras citações.

Sarateni ðª 25/10/2020

bem interessante
para um primeiro contato com as obras desse autor, achei bem interessante o jeito q ele trata do assunto e das histórias q conta, gostei bastante e estou interessado em ler "o demônio do meio-dia" q é um livro mais completo sobre esse tema.

Ak 17/11/2021

Ótima reflexão.
Entendo que para algumas pessoas pode ser um gatilho porque assuntos assim são bem delicados de se tratar e cada um age, se comporta e recebe a informação de um jeito, mas achei bastante esclarecedor principalmente o capítulo "A depressão também é uma coisa com penas" onde Andrew conta histórias de pessoas que contaram suas experiências pra ele, e me identifiquei ao mesmo tempo que foi muito esclarecedor porque pensei que só eu me sentia perdida em relação ao que sou de verdade ou até que ponto deixei de ser por conta da depressão, ou se o que sinto e estou passando é apenas depressão ou preguiça? Creio que é um ótimo livro tanto para aqueles que querem entender e ajudar alguém que conhece e está passando por isso, quanto aqueles que estão passando pela depressão no momento.

1 | 2 | 3 | 4