Um Crime da Solidão

Resenhas - Um crime da solidão: Reflexões sobre o suicídio

1 | 2 | 3 | 4

Klelber 17/01/2021

Abrindo o ano
Comecei 2021 com uma perda significativa, dentre os livros que busquei pra ajudar a lidar com o luto, esse foi o primeiro. Vários artigos que têm como tema o suicidio, que ainda é tabu na sociedade e precisa ser tratado mais abertamente. Um bom livro pra esclarecer o tema.

Cinara... 15/02/2020

"O fato de alguém ser extremamente feliz não significa que não seja extremamente triste; a extrema felicidade é em geral uma janela para tristeza, se soubermos olhar por ela."

Maravilhoso e angustiante.
Pessoas com depressão tomem cuidado, pois existem vários gatilhos!

Maria.Batagin 26/10/2022

Forte
Um livro onde se fala de suicido por vários motivos e um dos principais seria a depressão.
Como quero ler todos os livros desse escritor deu pra ver que ele não passa a mão nos problemas sociais e psíquicos.

Vivs | vivsbookshelf 07/03/2022

Experiência pessoal e estudos sobre o suicídio
Está é a segunda obra que leio do autor, ao contrário do outro livro que é um estudo sobre a anatomia da depressão, o demônio do meio dia, neste livro além dele conectar as experiências pessoais com dados, Andrew é mais objetivo com o tema de cada capítulo.

Foi uma leitura um pouco mais dinâmica, porém ainda bem difícil por conta dos relatos pessoais e de outros personagens sobre o assunto.

Josiane.Castro 19/09/2021

Luto
Um livro sobre perdas e luto . O suicido acontece muito frequentemente e precisa ser falado sobre isso

iammoremylrds 14/10/2022

uma obra fascinante abordando com maestria um tema que ainda é tabu na sociedade, uma leitura indispensável tratando o tema com a responsabilidade que precisa ser tratado causando muito impacto

Bruno Cordeiro 10/07/2021

Isso também é coisa séria
Mais uma vez um tema tabu, mais uma vez um assunto delicado e mais uma vez a ótica por trás do véu cinza.
Solomon que já havia falado sobre depressão agora fala sobre suicídio, e embora os temas sejam relacionados, a atenção dada a um não isenta a necessidade de abordar o outro, muito pelo contrário; se olharmos para a depressão como causa, o estudo do suicídio é extremamente necessário como efeito - um efeito que se mede na perda de vidas, mesmo que não haja a morte em seu sentido literal.
Em diferentes abordagens o suicídio é tratado com a seriedade que o assunto pede, sem julgamento ou condenação por parte do autor, apenas o olhar analítico e imparcial de quem já teve a motivação de tirar a própria vida, de quem já quase renunciou a seu bem maior por não ver razão na persistência em algo que só causa dor e sofrimento. Sem dúvida a experiência de Solomon com a depressão severa confere autoridade pra falar sobre o assunto e principalmente a empatia necessária para compreender que um atentado contra a vida vai muito além de covardia, muitas vezes é apenas um grito de socorro que é ouvido tarde demais. Aí percebemos a importância do livro, pois a necessidade de falar sobre o assunto não é algo novo, mas olhar para o suicida e buscar compreender a situação (até mesmo quando ele matou várias crianças antes de se matar) é o que pode fazer a diferença e evitar tragédias maiores e em vários sentidos.
Novamente a escrita de Solomon nos mostra a visão de diferentes ângulos,  como a visão do filho e do amigo de um suicida, mas a escrita jornalística também chama a atenção quando nos deparamos com o relato de uma cidade desolada com uma chacina em uma escola, e a imparcialidade dele enquanto autor, o que mostra maturidade no assunto para que não seja dominado por emoções extremas.
Sobretudo um livro sobre a vida, ele nos faz pensar sobre esse crime que põe um ponto final em toda e qualquer dor ou angústia, crime que põe um ponto final em todos os amanhãs e todas as incertezas; pois na constante alegria que parece ser o extremo da dor que causa o suicídio, ou na tristeza que parece ser algo onipresente até na obra de quem segue por esse caminho, tudo que se sabe é o tamanho da perda que esse crime causa, se é que se pode dimensionar o que é a perda de uma vida.

Lynn 01/03/2023

Compreendendo o Suicídio, causas e consequências
"Um Crime da Solidão" é uma leitura essencial para qualquer pessoa que queira compreender melhor o suicídio e suas consequências, seja como sobrevivente, familiar, profissional de saúde mental ou simplesmente um cidadão preocupado. Com uma abordagem abrangente, perspicaz e compassiva, Andrew Solomon nos fornece uma compreensão mais profunda e significativa de uma questão que afeta tantas pessoas em todo o mundo. Por todas essas razões, o livro merece quatro estrelas e meia e é altamente recomendado.
amanda3621 01/03/2023minha estante
esse livro parece ser muito bom

Gabs 20/01/2023

Gostei muito de como o autor casou reflexões autobiográficas sobre o tema com dados estatisticos e estudos dentro da psicologia. Achei interessantíssimo do começo ao fim.

giovanasilvx 13/06/2023

Antes de tudo, coloquemos abaixo um tabu: o de que falar sobre o suicídio incita as pessoas a cometê-lo.
É impossível, pra mim, fazer uma resenha desse livro sem falar um pouco da minha própria vida. Convivo com a depressão a anos, já tive idealizações suicidas algumas vezes, já lidei com pessoas próximas tentando suicídio.
O primeiro ponto que eu gostaria de deixar bem claro é o de que nem sempre é possível nos prepararmos para a morte (seja ela a nossa ou a de outra pessoa); o segundo ponto é o de que ler sobre o assunto me trouxe alguma força pra seguir em frente.
Não tenho certeza de que funcione igual para todo mundo, mas certamente pra mim, em um momento delicado da depressão como o que estou vivendo a algum tempo, essa leitura fez com que eu me sentisse menos sozinha, mais acolhida e me lembrou de que a morte, muitas vezes, é só uma vontade imensa de não sentir mais dor.

? Se você está passando por um momento difícil, busque ajuda, saiba que você não está sozinho e que a sua dor importa! ?
Zé Vinicius 15/06/2023minha estante
Linda resenha, espero que encontre paz!

Hellen.Zanetti 10/08/2023

Esclarecedor...
Abordagem pessoal do autor, pra quem vive essa doença a mil vidas é se enxergar num quadro, ou como se sentimos sempre "nem sei mais quem eu sou".
É viver numa montanha russa, é sofrer ao extremo, se angustiar sem limites.

May 29/01/2022

Sensacional
Livro urgente e necessário. É preciso se desnudar, deixar que o tabu caia por terra, e de fato se permitir compreender a depressão e suas nuances.

João 18/09/2020

Nada é mais presente que a ausência
Um Crime da Solidão é uma coleção de textos publicados pelo Solomon ao longo de sua carreira, nos mais diversos veículos (revistas acadêmicas, livros, imprensa...), que têm como fio condutor o tema do suicídio. Seguindo o sucesso de O Demônio do Meio-Dia, esse livro é uma forma de ?matar a saudade? da delicadeza e sensibilidade do Solomon ao tratar de temas difíceis e pessoais. Pra quem tem medo de ler O demônio do meio dia e Longe da Árvore, talvez esse livro seja uma boa introdução ao mundo desse grande autor de não-ficção.

Fica aqui a minha recomendação, mas se você se interessou pelo livro para buscar ajuda com pensamentos suicidas, ligue gratuitamente para 188; o Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional sob sigilo a todos que precisarem conversar.

1 | 2 | 3 | 4