Um Crime da Solidão

Um Crime da Solidão Andrew Solomon

Resenhas - Um crime da solidão: Reflexões sobre o suicídio

1 | 2 | 3 | 4

luadepaginas 10/04/2024

Eu esperava um livro com um pouco mais de base científica sobre o assunto, mas me deparei com relatos do autor sobre sua experiência e a de pessoas conhecidas. É uma leitura válida, mas não me entregou o que eu estava procurando.

Carla.Parreira 10/02/2024

Um crime da solidão: Reflexões sobre o suicídio (Andrew Solomon). Melhores trechos: "...Depressão é uma doença da solidão, e a privacidade de um deprimido nada tem a ver com dignidade; é uma prisão... Uma vez decidido o futuro, pudemos viver plenamente o presente... É verdade que, em pessoas com tendência significativa para o suicídio, fatores externos podem deflagrar o ato, mas situações difíceis não costumam explicar por completo a escolha de alguém de acabar com a própria vida. As pessoas devem ter uma vulnerabilidade intrínseca; para cada homem que se mata quando é abandonado pela mulher, há centenas que não se matam ao passar pela mesma situação... Cinquenta por cento dos suicídios americanos envolvem arma de fogo. O controle de armas de fogo seria a forma mais rápida de reduzir suicídios nos Estados Unidos. fogo conseguem pôr fim à vida. O suicídio é, com frequência, um ato impulsivo e, se os meios não estiverem à mão, o impulso passa e as pessoas vão em frente e vivem bem... Suicídio se propaga na família. Não se sabe com clareza até que ponto é uma predisposição genética e até que ponto ter um pai ou uma mãe que se matou torna a opção mais prontamente disponível, embora as duas coisas sejam sem dúvida verdadeiras. O suicídio é o ponto-final de muitas depressões, mas inúmeras pessoas, apesar de agudamente deprimidas, não se tornam suicidas. Cometer suicídio requer um misto de depressão e impulsividade; a depressão em excesso é passiva, submissa e neutralizante. A dor pode ser intolerável, mas a perspectiva de tomar uma providência deliberada como o suicídio é esmagadora... Numa depressão a pessoa se sente tão totalmente destruída, tão pouco ela mesma, que isso pode levar a uma disposição suicida... depressão tende a ser cíclica. O episódio inicial com frequência combina uma vulnerabilidade biológica com um gatilho ambiental. Algumas pessoas são imensamente vulneráveis e ficam deprimidas depois de um minúsculo gatilho ambiental. Outras não são tão vulneráveis e precisam de um gatilho grande de fato para caírem em depressão aguda. Uma vez desencadeada a doença, chegase a um ponto em que, com ou sem gatilhos ambientais, a tendência é experimentar ciclos alternados de bem-estar e depressão... Vivíamos trocando de remédio. Mas eu apenas continuava afundando. Acreditava nos meus médicos. Sempre concordei que eu acabaria voltando ao normal. Mas não conseguia esperar. Não conseguia esperar nem mesmo o próximo minuto. Eu cantava para apagar as coisas que a minha mente dizia, que eram: ‘você nem merece viver. É uma inútil. Nunca vai ser nada. Você não é ninguém’. Foi quando de fato comecei a pensar em me matar. Na depressão, você não acha que colocou um véu cinza e que está vendo o mundo através da névoa do mau humor. Você acha que o véu foi tirado, o véu da felicidade, e que agora é que você está enxergando de verdade. Você tenta pegar a verdade e desmontá-la. E acha que a verdade é uma coisa fixa. Mas a verdade é viva e corre de um lado para o outro. Você consegue exorcizar os demônios de esquizofrênicos que acham que há alguma coisa estranha dentro deles. Mas é muito mais difícil com pessoas deprimidas, porque nós acreditamos que estamos vendo a verdade. Só que a verdade mente..."

Lia 10/12/2023

Autobiográfico
Se você tem pensamentos suicidas, ligue gratuitamente para 188. O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntariamente e sob total sigilo todas as pessoas que querem e precisam conversar, por telefone, e-mail ou chat, 24 horas, todos os dias. https://www.cvv.org.br/
Caso conheça alguém que apresente sinais preocupantes, acesse o site:

Teste de leitura 19/11/2023

Bacana, mas
Olha é um livro com a linguagem muito fluída, mas a obra é um compêndio de outras obras publicadas pelo autor. :(

Lucas Ferreira 19/11/2023

Poderia ser melhor, o interessante é que os tópicos são curtos e que o autor põe suas impressões pessoais e exemplos de outros relatos de outras pessoas que suportaram e enfrentaram a dor da depressão não recorrendo ao suicídio.

Ele também trás um ponto interessante quanto a necessidade de se quebrar o tabu do suicídio e ser ainda mais interessante que seja discutido sobre.

Por outro lado, o que me decepcionou com o livro foi que são recortes de outros artigos e livros publicados sobre o assunto. :v

Matheus656 13/10/2023

Esse livro é um livro delicado que vai falar sobre suicídio causado pela depressão, e usa histórias reais para que possamos entender alguns exemplos. O mais interessante é que aqui o autor abrange vários tópicos, ele deixa claro que a depressão não tem cara, não tem forma. Esse livro é um livro curto de vários textos escritos pelo autor para uma revista, mas ele também tem um livro todo voltado para o estudo da depressão que pretendo ler em breve. Recomendo muito esse livro. Mesmo lendo pelo kindle, deixei vários parágrafos destacados.

Kelly 28/09/2023

Sobre Um crime da solidão
Eu sempre ouvi uma frase que diz, seja gentil com todo mundo, você não sabe pelo que as pessoas estão passando. E isso é uma grande verdade. Nunca se falou tanto em suicídio como atualmente e ainda assim não estamos preparados para lidar com pessoas depressivas. A grande verdade é que a sociedade é hipocrita e ponto, mas precisamos nos esforçar para salvar vidas. Se você está triste por qualquer razão ou conhece alguém e situação de vulnerabilidade, ligue para o cvv (centro de valorização da vida) 188.
Sobre o livro? As vezes eu me lembro que sou psicóloga e volto a ler algo da minha área rs. O autor conta um pouco sobre sua vida e de alguns conhecidos e celebridades, todos passaram pela depressão, alguns souberam lidar com isso, outros chegaram à conclusão de que morrer era a saída!

Hellen.Zanetti 10/08/2023

Esclarecedor...
Abordagem pessoal do autor, pra quem vive essa doença a mil vidas é se enxergar num quadro, ou como se sentimos sempre "nem sei mais quem eu sou".
É viver numa montanha russa, é sofrer ao extremo, se angustiar sem limites.

Less 24/06/2023

Um crime da solidão
Neste livro, Andrew Solomon aborda temas como:

1) Depressão;
2) Suicídio;
3) Depressão Gay;
4) Cura.

1) A depressão pode acarretar em suicídios. A depressão, geralmente, surge através de fatores genéticos e ambientais. A depressão tira o doente sua energia vital. Desta forma, as coisas mais triviais como tomar um banho e lavar a louça se torna o trabalho mais difícil que existe. Infelizmente, poucos conhecem bem sobre a doença e a tratam com grande preconceito.

2) O suicídio é o ato final depois de muitas tentativas. Algumas motivações para o suicídio são: a depressão, problemas econômicos, álcool, opióides, solidão, falta de propósito, falta de energia para viver, homofobia, acesso a armas e desespero. O suicídio pode ter um ódio sobre si, uma falta de amor por si.

3) Os gays são mais vulneráveis à depressão e ao suicídio. Enfrentam mais dificuldades sociais e enfrentam muita homofobia. Sentem ódio de si, pois enfrentam a homofobia interna, que vem da criação machista e sexista da criação paterna e materna. A influência das Igrejas com suas repressões sexuais acabam por dificultar sua inclusão social.

4) Os remédios e o tratamento psicoterapêutico é essencial para a melhora do quadro depressivo. Infelizmente, muitos profissionais ainda não têm preparo para o diagnóstico correto para o tratamento é o trabalho de atendimento. Quem tem depressão, geralmente, enfrenta problemas cíclicos. Mas é possível ficar estável.

giovanasilvx 13/06/2023

Antes de tudo, coloquemos abaixo um tabu: o de que falar sobre o suicídio incita as pessoas a cometê-lo.
É impossível, pra mim, fazer uma resenha desse livro sem falar um pouco da minha própria vida. Convivo com a depressão a anos, já tive idealizações suicidas algumas vezes, já lidei com pessoas próximas tentando suicídio.
O primeiro ponto que eu gostaria de deixar bem claro é o de que nem sempre é possível nos prepararmos para a morte (seja ela a nossa ou a de outra pessoa); o segundo ponto é o de que ler sobre o assunto me trouxe alguma força pra seguir em frente.
Não tenho certeza de que funcione igual para todo mundo, mas certamente pra mim, em um momento delicado da depressão como o que estou vivendo a algum tempo, essa leitura fez com que eu me sentisse menos sozinha, mais acolhida e me lembrou de que a morte, muitas vezes, é só uma vontade imensa de não sentir mais dor.

? Se você está passando por um momento difícil, busque ajuda, saiba que você não está sozinho e que a sua dor importa! ?
Zé Vinicius 15/06/2023minha estante
Linda resenha, espero que encontre paz!

ArnaldoJr 02/06/2023

Suicídio, um crime da solidão.
O autor do aclamado O demônio do meio-dia reflete sobre o suicídio, através de artigos e ensaios, causa de morte de alguém a cada quarenta segundos. Decidi lê-lo pois alguém muito próximo tentou suicidar-se e queria entender mais sobre sobre esse mal que acometeu pessoas brilhantes como Robin Williams, Sylvia Plath e Virgínia Woolf, dentre muitos outros.

Charilson 24/05/2023

Este livro merece 5 estrela pois aborda um tema muito preocupante e que muita gente está a ver mas finge não ver... É necessário muita coragem pra falar assim tão abertamente sobre suicídio...
Prémio para o autor

Wellen 02/04/2023

Uma visão acessível sobre suicidio
Andrew Solomon escreve de maneira muito acessível, ao meu ver. Este livro me despertou menos gatilhos do que o seu outro título " o demônio do meio dia". Penso ser importante desmistificar a ideia de que falar sobre morte e suicidio leve a atos de auto-extermínio. Muitas vezes é podendo falar do que dói que percebe-se outras possibilidades.

Lynn 01/03/2023

Compreendendo o Suicídio, causas e consequências
"Um Crime da Solidão" é uma leitura essencial para qualquer pessoa que queira compreender melhor o suicídio e suas consequências, seja como sobrevivente, familiar, profissional de saúde mental ou simplesmente um cidadão preocupado. Com uma abordagem abrangente, perspicaz e compassiva, Andrew Solomon nos fornece uma compreensão mais profunda e significativa de uma questão que afeta tantas pessoas em todo o mundo. Por todas essas razões, o livro merece quatro estrelas e meia e é altamente recomendado.
amanda3621 01/03/2023minha estante
esse livro parece ser muito bom

ataliba 14/02/2023

Um livro para quem sofre
Ainda não consegui terminar o livro Demônio do Meio dia pois em meus piores momentos ele me deu sensaçöes ruins. Mas este livro é um achado. Pequeno, concicso consegue mostrar para quem tem este problema o porque ele existe e, como lidar de vários jeitos com o quase tentar o suicídio ou o tentar. E com o aprendizado de outras pessoas se entender um pouco melhor.
Aconselho a quem esta nesta dúvida se a vida vale ou não a pena em meio a uma crise. Tem hora que a névoa da depressão nos tira os prazeres e livros assim servem para nos trazer de novo a realidade.

1 | 2 | 3 | 4