Angústia na cidade do caos

Angústia na cidade do caos Lennon Lima

Resenhas - Angústia na cidade do caos

Evandro.Atraentemente 25/10/2018

Angústia na cidade do caos: Crônicas de uma era indecente
Angústia na Cidade do Caos - Crônicas de uma era indecente é o primeiro livro do autor Lennon Lima e acabou de ser lançado pela Editora Multifoco. O enredo construído em torno de elementos possíveis e reais, apresenta mistérios em seus detalhes, trilhando por caminhos ocultos e desconhecidos, causando uma inquietude no leitor que, assim como seu personagem central, busca por respostas e esclarecimentos.
O enredo, aparentemente, tem duas linhas centrais. Se em algum momento se cruzarão ou se há possíveis relações entre elas, somente o autor poderá nos responder. Diante do possível mistério envolvendo um dos personagens do livro, fica a dúvida: algo realmente fantástico paira sobre ele ou somente loucura e devaneios compõem sua construção?
Quando o velho Sebastião encontrou um homem desacordado no meio do capinzal, não imaginava que, ao levá-lo para casa, desencadearia consequências que afetariam tudo ao seu redor. O desconhecido não tinha passado e nenhuma memória para compartilhar ou, simplesmente, não desejava mostrar-se por inteiro. Com um simples toque podia trazer, a qualquer pessoa, todas as angústias, tristezas e medos do passado como se cada um revivesse cada momento em suas lembranças. A dor era real e pungente. Era visceral e assustador estar ao seu lado e sentir-se desprotegido. Era como estar completamente vulnerável e exposto.
Sebastião vivia com a esposa Rosa em uma casa simples em meio a túmulos clandestinos no extremo leste da cidade do caos. Coronel Rodrigues não era muito diferente de tantas outras comunidades que existem por aí. Naquele lugar a lei era feita pelos mais fortes e os crimes se espalhavam, juntamente com as drogas, que enriqueciam uns poucos, enquanto a maioria se submetia às regras impostas. O poder era exercido pelas quadrilhas, que desempenhavam seu papel, ocupando o lugar onde o estado não se fazia presente.
Todo aquele amontoado de casas era comandado pelos irmãos Batista. Porém um dia, que começou como tantos outros, seria o começo de uma nova era para os moradores dali. Os irmãos, antes tão próximos, cortaram relações e deram início à guerra que dividiria o lugar em dois lados. Um grande muro marcou a separação de dois territórios. De um lado JB, o mais novo dos irmãos, e do outro, Francisco que se uniria à milícia e a políticos corruptos para criar uma nova facção e confrontar diretamente o irmão.
Diante da relação delicada entre os dois Batistas, o lugar transformou-se em um campo minado, repleto de batalhas e constantes ameaças. Juras por vingança e o perigo eminente de uma guerra travada entre facções, fez de Coronel Rodrigues uma terra de ninguém, tornando-a uma favela caótica e perigosa.
Com 348 páginas brancas e letras confortáveis, o autor Lennon Lima conduz o leitor a uma realidade que esconde mistérios e segredos, onde seus personagens são guiados pela ambição de suas paixões, ou ainda, movidos em busca de respostas. Espero em breve poder ver os caminhos que se mostrarão e o futuro desse lugar prestes a ruir. Também quero entender onde esses caminhos se cruzarão. O livro é narrado em 3ª pessoa. Algumas vezes o autor se limita ao que conta e em outras faz-se íntimo do leitor, quase forçando um diálogo. O livro é o primeiro volume de outros que virão, e, claro, já estou ansioso pelo próximo. Boa leitura! Confira mais detalhes no blog.

site: https://www.atraentemente.com.br

Jessica1248 14/01/2019

Resenha pelo blog: Fantástica Ficção
Existem certos livros que você não começa com muitas expectativas de ser surpreendido ou mesmo arrebatado. Ironicamente, esses livros por quem você não nutria esperanças são justamente os que se transformam nas suas melhores leituras. Isto porque somos abraçados por um ar de mistério em que a cada página só nos deixa sedento por mais. Angústia Na Cidade Do Caos é um desses livros.

A escrita de Lennon Lima é um tipo de droga viciante. Muito embora eu tenha demorado para finalizar essa obra, isso se deve bem mais à minha vida universitária do que a qualquer lentidão promovida pelo autor. Na verdade, por ser um escritor recente, admito que não esperava encontrar uma escrita repleta de maturidade. Em meio à tantos conflitos (é bem acertado o título do livro), o Lima promove reflexões acerca de si mesmo não apenas de seu protagonista como também ao leitor. Será que nós também não ignoramos nossa própria existência ao mesmo tempo que fingimos não nos importar com o futuro? Eis a questão.

Dessa maneira, a história corre em uma velocidade de compassada que denota um certo dinamismo atípico. O protagonista é a peça central da metade de um enredo, onde este vai muito além de uma pessoa, sendo construído sobre passagens que poderiam ser muito bem reais, criados para causar frisson no leitor. E muito embora o autor deixe claro que se trata de uma obra de ficção, não pude deixar de pensar em como a realidade caótica do nosso mundo é exposta nessas páginas. Os personagens são movidos por desejos pessoais, principalmente ambição e egocentrismo. Como não enxegar neles o mal que tanto aflinge nossa humanidade? São questões muito bem trabalhadas por Lennon, que parece não tentar expô-las num ato de brilhantismo; mas que surgem naturalmente à medida que seu protagonista e seus diversos personagens se emaranham à trama.

A chave de ouro, contudo, está no brasileirismo do livro. Toda vez que leio uma obra de um autor brasileiro, costumo reclamar de certas apropriações culturais de outros países. Dessa forma, imaginem a minha alegria o pegar um livro brasileiro que tem um cenário bem nosso e uma linguagem ainda mais nossa? Foi incrível me deparar com tanta cultura, tanta vida tão próxima de mim nessas páginas.

Eu gostaria de falar mais sobre os personagens, mas acredito que isso deva ficar para o livro dois (é uma trilogia “VIVAS”). Afinal não quero estragar para vocês o que considero ser um dos pontos mais importantes: a diversificação dos personagens e suas múltiplas facetas em si mesmos.

Angústia Na Cidade Do Caos: Crônicas de Uma Era Indecente é uma obra surpreendente que vai te deixar no limite das suas próprias resoluções. Não poderia ter finalizado as resenhas de 2018 de uma maneira melhor. Uma obra sensacional que nos mostra como somos efêmeros às nossas próprias convicções.

site: https://fanficcao.wordpress.com/2018/12/28/resenha-angustia-na-cidade-do-caos-cronicas-de-uma-cidade-indecente-lennon-lima/

LT 14/01/2019

Boa noite galera, tudo bem?

Essa semana estou trazendo literatura nacional para vocês. A trama criada pelo autor Lennon Lima vai deixá-los bastante curiosos devido aos vários mistérios durante seu desenrolar. Querem saber um pouco mais? Sigam lendo!

O que faria se acordasse de repente no meio do mato, sem ter qualquer lembrança do que aconteceu, como chegou ali ou sequer seu nome? É assim que o protagonista é apresentado ao leitor quando encontrado por um velho carroceiro chamado Sebastião. Ele vive com a esposa numa casa pobre e esconde mais do que aparenta sob a fachada de carroceiro. Com o tempo mais mistérios a respeito do rapaz vão surgindo, atiçando a curiosidade do leitor.

O autor intercala a jornada do "herói" com capítulos sobre a comunidade de Coronel Rodrigues, um lugar que, apesar de fictício, poderia existir em qualquer estado do nosso país e, quem sabe, do mundo. Há todo um sistema de tráfico de drogas comandado por uma facção intitulada Comando da Favela e o autor se aprofunda bastante no funcionamento desse mercado, mostrando detalhadamente tanto o lado que fornece quanto o lado que consome.

Aliás, em um dos capítulos ele faz um tipo de relato de um usuário, como se este escrevesse uma carta para uma parente falando de sua vida no local, tudo pelo que passou por ter tomado a decisão errada e tudo que causou à sua família indiretamente. É algo forte e infelizmente conta a realidade de muitos em nosso país, que passam pelo mesmo ou pior todos os dias em suas vidas normalmente curtas devido à dívidas com traficantes ou rixas com outros na mesma situação.

O confronto entre bandidos, o sofrimento da população, as estratégias das facções umas contra as outras, tudo mostrado explicitamente de diversos pontos de vista a cada capítulo, se interligando através dos acontecimentos, flashbacks ou do misterioso protagonista (Falar muito sobre ele seria dar spoilers enormes apesar do pouco que se descobre). O autor representou muito bem tudo isso na trama, passando o clima tenso das situações para o leitor e mostrando que até mesmo quem não aparenta pode se envolver com esse mundo, de uma forma ou de outra.

O final do livro é o mais inesperado possível, algo grande que envolve todos os personagens e que deixa o leitor com cara de "O que foi que aconteceu aqui?". Sério gente, eu estou torcendo pela continuação desse livro, preciso dessas respostas tanto quanto o protagonista!!! Há um comunicado do autor ao final do livro a respeito da continuação, então espero ter boas notícias sobre isso. Ele aliás em diversos momentos escreve como se estivesse falando com o leitor sobre a história, o que ficou bem legal. Enfim, uma história bem contada, cenários bem descritos e personagens interessantes, vale muito a pena!!

A edição da Editora Multifoco tem páginas brancas e uma fonte de bom tamanho, usando uma fonte diferenciada no relato do usuário de drogas. A capa, creio que passe a ideia de caos, como diz o título do livro, e combina com a obra. Na orelha da capa temos uma opinião do autor sobre o texto e na de trás um pouco da vida dele. A escrita do autor é ótima e peca apenas com relação à ortografia, não chega atrapalhar o entendimento da trama mas incomoda um pouco, ainda assim, não tirou o brilho do enredo ao ponto de eu favoritar a história.

Querem uma trama com ação e muitos mistérios? Esse livro com certeza tem tudo isso. Recomendo muito a leitura, o autor está de parabéns e sua criação só me deixou com vontade de ler mais. Um ótimo representante da literatura nacional, que só precisa de um trabalho mais dedicado por parte da editora quanto a revisão, demais? Tem tudo para ganhar os leitores! Até a próxima semana!

Resenhista: Julio César.

Pedro 23/02/2019

RESENHA PUBLICADA NO BLOG DO PEDRO GABRIEL. LIVRO LIGO PELO RESENHISTA DIVALDO AZEVEDO!

“Angustia na Cidade do Caos – Crônicas de uma era indecente”, escrito pelo autor Lennon Lima, é um livro muito bom! Confesso que não sou interessado nessa linha de ficção, porém ao começar a ler o livro - que é narrado em terceira pessoa e tem um contexto ficcional mas ao mesmo tempo real a qualquer cidade brasileira - faz o leitor viajar nas histórias dos personagens, que bem marcantes, e até em alguns momentos o autor conversa com o leitor fazendo a leitura ficar mais leve e descontraída. Fiquei doido para acabar logo e saber o final.

Confira a RESENHA COMPLETA + FOTOS no link abaixo! (Blog do Pedro Gabriel)

site: http://www.blogpedrogabriel.com/2019/02/resenha-angustia-na-cidade-do-caos-lennon-lima.html

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 04/10/2019

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
Sebastião voltava para casa quando se deparou com um homem desacordado na estrada. Sendo o coveiro da região, se o rapaz estivesse morto, Sebastião mais cedo ou mais tarde teria que levá-lo para enterrar. Felizmente, o rapaz estava vivo, mas desmemoriado, não se lembrava do nome nem de onde tinha vindo. Sebastião precisava de alguém que lhe ajudasse no cemitério que funcionava em seu terreno e que servia à população da vila Coronel Rodrigues. Então, com a condição de que o rapaz lhe ajudasse naquele dia, ele acompanharia o desmemoriado (que passou a se chamar Carlos) no dia seguinte até Coronel Rodrigues, de onde poderiam ir até a cidade e saber se alguém podia identificá-lo ou estava procurando por ele.

Mas coisas estranhas aconteceriam naquela noite, começando pelo que Sebastião e Rosa, sua esposa, sentiriam com a presença de Carlos na casa. Quem seria ele? Como sua presença afetaria a vida em Coronel Rodrigues, a vila dividida ao meio por duas facções, uma comandada pelo traficante JB e a outra comandada por Chico e a milícia?

A obra é divida em 27 capítulos. Nos primeiros, vemos a chegada de Carlos na casa do coveiro, depois temos uma carta de um jovem que era viciado em drogas e até perdeu um dedo por não conseguir pagar sua dívida com JB, mas que decidiu procurar tratamento após um encontro com o desmemoriado. Nos capítulos seguintes, o autor irá pouco a pouco nos contando a história de Coronel Rodriges: o motivo de os dois irmãos terem se tornado rivais, como a divisão da vila ocorreu, qual foi o papel da mãe de JB e Chico nessa divisão, além de mostrar as semelhanças e diferenças da vida nas duas comunidades e as estranhas sensações que Carlos tem e provoca nas pessoas.

Ainda que o livro não tenha me cativado e apesar do fato de que terá uma continuação e por isso não tem resposta para a principal questão da trama, eu achei interessante como o autor foi contando as histórias de Coronel Rodrigues, histórias com muitas semelhanças com a realidade de inúmeras pessoas que vivem em favelas ou regiões dominadas pelo tráfico e pelas milícias.

Fica o aviso de que há cenas bem pesadas, de violência, mortes, torturas, estupros, pois estamos numa área onde a lei é feita pelos líderes das facções e a liberdade de ir e vir e os direitos são limitados. O autor mescla o uso de palavras mais formais com gírias e "caipirês", partes reflexivas com cenas de ação.

A edição tem uma capa um pouco abstrata, mas gosto da combinação de branco, vermelho, preto e cinza. As páginas são brancas. As margens, as letras e o espaçamento entre uma linha e outra tem um bom tamanho, e a revisão poderia estar melhor.

Enfim, fica a sugestão para quem procura um livro que mostre parte da dura realidade brasileira e que também tenha um toque de ficção relacionada às habilidades especiais do personagem principal.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com/2019/10/resenha-livro-angustia-na-cidade-do.html

Leticia 31/07/2020

Autor brasileiro ?
Só vou da 3 estrelas pq não vi nenhum boato que haveria continuação, e bem, se você ler, entenderá que devia ter.
Super gostei da história, envolve realidade com ficção.
Muito bem colocado as cenas da "realidade", pq é algo que sabemos que realmente acontece.