Romance Tóxico

Resenhas - Romance Tóxico

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lizia.Yohanna 25/06/2022

Super realista
Romance tóxico é um livro intenso e retrata relacionamentos abusivos de uma maneira bem realista, não espere nenhum tipo de romantização o que me agradou bastante pois mostrou o impacto desse tipo de relacionamento na vida da mulher.
A protagonista só tem 17 anos mas passa por situações horríveis não só no quesito amoroso como também no pessoal, sua família é bastante desestruturada. A mãe tem um complexo de limpeza e junto com o padrasto que graças a Deus não chega a abusar fisicamente dela mais a tortura psicológica é de parti o coração.
A mãe dela está também em um relacionamento abusico e tem problemas psicológicos que nunca chega a admitir o que só recai em mais pressão em cima de Grace. Quando começa a namorar ela acha que as coisas podem melhorar, mas ela está tão apaixonada que não enxerga as manipulações nem o padrão que está seguindo que é o mesmo do relacionamento da mãe. Quando percebe Gavin está sempre dando desculpas e Grace se dá as mesmas desculpas para se manter nesse relacionando pois pra ela só Gavin a ama e a defende.
Ele abre mão de tantas coisas para estar com ela, faz tantos sacrifícios pelo namoro dos dois, por que ela não pode ceder só um pouquinho? Gavin tentou se matar quando sua ex-namorada terminou com ele, agora Grace carrega esse peso para si, não quer ser a responsável pela morte dele, precisa aguentar mais um pouco, é só uma fase, logo vai passar e ele vai voltar a ser o garoto por quem ela se apaixonou. Mas não é assim e ela vai descobrir isso da pior maneira possível.
Tem muitas outras coisas que queria falar sobre esse livro mais eu vem os spoilers e acho que cada um deve ler e tirar suas próprias conclusões sobre essa leitura. É um livro que precisa ser lido pois pode ajudar muita gente que esteja passando por isso e ainda não tenha percebido, o final apesar de ser relativamente bom me deixou meio angustiada e em muitos momentos só queria resgatar Grace, foi um leitura que mecheu muito comigo e que é cheia de gatilhos então se você não está preparada psicologicamente não leia, mas se tiver se jogue pois vale muito a leitura.
Quero ler

Lizia.Yohanna 25/06/2022minha estante
Eu devorei, a história é super impactante e realista.

Aline Michele 25/06/2022minha estante
Eu Fiquei com vontade de ler pq vc disse que é realista, muitos romances acabam "romanceando" a coisa toda

Lizia.Yohanna 25/06/2022minha estante
Foi justamente por não romantizar que eu gostei, a protagonista em si tentava defender o Gavin mas sabia que estava dando desculpas por ele.

Aline Michele 25/06/2022minha estante
Putz acontece muito na vida real né

Doardoo 18/10/2023minha estante
livro maravilhoso

Bel 12/11/2023

Instigante até a ultima página
4 motivos para ler romance tóxico:
1-416 páginas que passam em segundos,o livro é extremamente viciante.
2-A autora consegue criar com maestria cenas
3-O livro faz você querer chorar,gritar e refletir
4(esse é o motivo mais importante)todos deveriam ler esse livro pois ele retrata uma realidade infelizmente frequente,o livro nos faz sentir na pele da protagonista(que é uma jovem sonhadora que aos poucos vai perdendo sua personalidade em prol de agradar seu namorado) já que o vilão consegue engana-la e manipular todos os seus passos,o livro é terrivelmente cruel,é um sufoco até o fim,mas sua mensagem final é impactante e realista,esse livro obviamente não é um romance,é uma lição de vida.

Polyana.Novais 14/03/2021

INCRÍVEL
esse livro é simplesmente maravilhoso.
Não tenho palavras o suficiente para elogiar e agradecer por essa leitura, pois não só foi um entretenimento, mas também senti empatia e muito acolhimento, me senti dentro da história, me senti como Grace.

@mickaelyrodriguees 22/04/2020

Romance tóxico | Heather Demetrios
Esse livro aborda temas gatilhos como violência, relacionamento abusivo, manipulação, suicidio e até mesmo abuso sexual.

Neste livro acompanhamos a história de Grace que mora com sua mãe que sofre de TOC e seu padrasto que possui traços muito forte de violência, infelizmente a Grace é uma jovem obrigada a conviver com abusos emocionais e psicologicos dentro de casa, até mesmo fisicos praticados pela propria mãe. Grace acaba desenvolvendo uma carência afetiva e de atenção, e a falta desse aconchego dentro de casa agrava ainda mais a situação.

Ao decorrer do livro vamos conheendo mais sobre a paixão que Grace alimenta por Gavin Daves, eles nunca tiveram nenhum contato fisico ou verbal, ele nunca se quer havia notado ela. Com o término do relacionamento de Gavin, Grace tenta uma aproximação e meio que instântanemente eles se apaixonam, parece um sonho e até mesmo um conto de fadas, mas logo começamos conhecer a verdadeira face de Gavin.

Sem que perceba Grace acaba trilhando o mesmo caminho de sua mãe, tolerando um relacionamento abusivo, agressões verbais, manipulações, ciúmes doentio.

Durante todo o livro temos a perspectiva de Grace, como se fosse um diário, e até mesmo uma recordação desse relacionamento, onde ela aponta todos os erros e coisas negativas que existiam no relacionamento e ela não era capaz de enxergar com clareza.

"Você é um labirinto, todo cercas altas e voltas infinitas. Não consigo encontrar a saída, não consigo ver por onde passei. Corro, perdida em sua escuridão. Aprisionada. Independente de para onde viro, encontro um beco sem saída. Fico voltando para o início." - Heather Demetrios

Consegui ler esse livro em menos de uma semana, foi uma leitura que me cativou, pois eu ansiava por saber o que iria acontecer, o que a Grace iria fazer, como isso iria terminar. Mas esse livro meu causou um tubilhão de sentimentos, raiva, desprezo, chorei muito, houve alguns pequenos momentos de felicidade, fiquei horrorizada com algumas outras coisas.

Gostei da forma que a autora conseguiu abordar esse tema tão complexo, em momento algum é romantizado ou justificado as ações do agressor, e não culpa a vitima por se sujeitar a esse relacionamento.

Carla1242 11/09/2023

Romance tóxico
Romance tóxico??? Vida tóxica!! Por muito menos o coringa enlouqueceu kkkkk nossa Grace foi um guerreira o livro inteiro. Quem for ler já adianto que preciso ter muito estômago, tem muito gatilho principalmente pra pessoas que já passaram o mesmo.

O livro conta a história de Grace, que vive um relacionamento tóxico em âmbito familiar, o que essa menina sofre em casa não tá escrito e ela não tem momentos bons a não ser por seus amigos, que sempre dão um jeito de colocar uma corzinha rosa no seu dia nublado. Grace é apaixonada a anos por Gavin, garotinho padrão e super popular, parece o próprio anjo e eu nem disse qual kkkkk, brincadeiras a parte Gavin parece o garotinho perfeito a não ser por ele ser um bosta e Grace vai descobrir isso da pior forma possível. Não se enganem meninas, rostinhos bonitos almas pobres (não todos, mas sua grande maioria). E também vamo combinar né, a forma como esse relacionamento começou não tinha como não dar merda, a questão é que isso foi o que ela sempre vivenciou e não conseguia entender como alguém suportava aquelas coisas até ela mesma passar por isso, quem tá dentro do relacionamento demora a perceber que tem algo de errado e quando percebe sobre pra conseguir sair daquele ciclo vicioso e destrutivo. Sempre piora por que Gavin sempre sabia o que dizer e o que fazer nos momentos "certos". Esse livro narra a grande tortura psicológica vivida por Grace dentro do relacionamento com Gavin e na relação com sua família também e mostra como é importante ter apoio de pessoas que quererem te tirar do lixo.

Carla Sol 12/10/2020

Não se deixe levar...
Livro conta uma história juvenil que entra a fundo em um romance que parece que é maravilhoso à primeira vista, mas que na realidade é destrutivo, enganador e manipulador.

Infelizmente, muitas histórias como essa acontecem na vida real. Em que um rapaz lindo, descolado, popular, mas completamente problemático, se envolve com uma garota extremamente vulnerável, que faz dele sua tábua de salvação, uma vez que ela mesma vem de uma família desestruturada e o enxerga como a única luz no fim do túnel para se salvar das malvadezas da mãe e do padrasto.

O protagonista (chamado Gav) tem uma família maravilhosa, mas é inseguro, ciumento, controlador e manipulador, quer que a Grace viva em função dele e para ele. A mocinha, se torna vulnerável aos seus encantos por ele trazer uma certa segurança e proteção dentro ambiente caótico familiar em que ela vive. Ou seja, ambos tem uma codependência que se encaixa perfeitamente. Mas graças a Deus que no final das contas, Grace consegue abrir os olhos e se desgarrar do enredo de manipulações que se deixou levar.

A escrita da autora é tão natural que até eu mesma, como leitora, me vi com pena do Gav algumas vezes. E parei para refletir como esse tipo de relacionamento em que o homem é do tipo que morde e assopra é perigoso. Ele alterna entre uma personalidade egoísta, controladora, possessiva e uma personalidade amorosa, entregue tão profundamente àquela garota e até mesmo se fazendo de vitima das circunstancias que nos faz ficar balançada e com pena dele em certos momentos. Na verdade, existe uma linha tênue entre essas personalidades que é muito sutil e que nos confunde. Mas no fim, foi muito bom ver que a Grace conseguiu enxergar e se libertar das mãos desse tipo de pessoa que dá e ao mesmo tempo exige um amor toxico de volta.

Foi uma agradável leitura e muito bom pra refletir...

Mary 18/11/2023

Essa história foi tão realista, foram tantos sentimentos, o amor no começo, a espera do pior, o comportamento do Gavin, meu Deus muita aflição, eu estava que o Gavin pagasse de alguma forma.. Grace foi muito forte..

Queria Estar Lendo 23/11/2018

Resenha: Romance Tóxico
Romance Tóxico é o primeiro título da Heather Demetrios a ser publicado aqui no Brasil pela Editora Seguinte - que cedeu o eARC para esta resenha. É um livro impactante, com uma história pesada e necessária sobre relacionamento abusivo.

Na trama, conhecemos Grace. Ela começa falando sobre seu presente, sobre ter escapado das garras de um cara problemático e perturbador - e aí nos apresenta a sua história desde o princípio, tudo que a colocou no caminho de uma relação tóxica e perigosa, o tanto que isso mexeu com quem ela era e quem se tornou; como entendeu os problemas e como encontrou forças para fugir deles, caminhando em um labirinto terrível em busca de uma saída.

Eu já tinha tido o prazer de conhecer a narrativa e o jeito da Heather de contar histórias no marcante I'll Meet you There - e ali ela se tornou o tipo de autora que eu leria até o fim dos tempos. Quando a Seguinte anunciou a publicação de Romance Tóxico por aqui, surtei em antecipação porque sabia que seria uma leitura poderosa; e como foi.

A abordagem da história em começar mostrando que a protagonista está livre foi grande parte do motivo de eu não ter surtado de nervosismo tanto quanto teria com a incerteza. Heather apresenta esse cenário onde a voz da narrativa já te explica sobre as problemáticas e dá margem para que a Grace do presente pontue coisas que a do passado não conseguiu enxergar; momentos dóceis e graciosos do relacionamento que, na verdade, eram abuso disfarçado aos olhos da vítima.

"Percebo agora qual é o problema. Não é seu ciúme, os mundos diferentes em que vivemos, as regras dos meus pais, mas o fato de eu ter me tornado um dente-de-leão. Você dá um sopro e eu vou para todos os lados."

E ela mostra o monstro da relação com um recurso diferente, se referindo a ele como "você". Coloca a trama num patamar diferente, apontando o responsável por todo o seu tormento de tal maneira que eu, como leitora, me sentia a seta de indicação. Eu me via na voz de Grace, primeiro com ingenuidade, encontrando em Gavin um par ideal, com todos os seus sorrisos atitudes amorosas, para escorregar diretamente a uma queda sem fim, apontando para as coisas terríveis, as atitudes abusadoras; eu abracei a situação da protagonista de tal maneira que empatia e desespero foram tudo que pontuaram minha experiência com essa leitura.

Grace já vive uma situação de abuso dentro de casa; a mãe é negligente, o padrasto é agressivo e o abandono do pai em muito marcou sua vida. É interessante como a Grace tem essa visão do padrasto e da mãe, como vê o abuso no relacionamento dos dois, como sabe que o "Gigante" - como o chama - é um monstro e como isso afeta a maneira com que a mãe reage ao mundo não justifica completamente, ainda mais pelos abusos que ela comete com o emocional e psicológico da própria filha), mas não consegue enxergar ao entrar em uma relação tóxica.

"Garotas não se apaixonam por cretinos manipuladores que as tratam como merda e as fazem questionar seriamente suas escolhas. Elas se apaixonam por cretinos manipuladores (que as tratam como merda e as fazem questionar seriamente suas escolhas) que elas acham que são príncipes encantados."

O desenvolvimento da protagonista é impressionante por ser tão carregado em angústia. Ao mesmo tempo em que abre os olhos para muita coisa errada, Grace ainda é uma vítima; ela se afunda dentro do dito "amor" do seu parceiro acreditando ser sua salvação, o melhor para ela, o que ela merece - sem perceber o quanto isso é corrosivo e destruidor.

"Te entreguei meu coração em uma bandeja de prata, e você o devorou, pedacinho por pedacinho."

Gavin. Esse é o nome do responsável por tudo de ruim que acontece na vida de Grace. O nome do monstro disfarçado de príncipe encantado, o roqueiro de sorriso malicioso e presença marcante que usa seu charme para se passar por partido perfeito.

O relacionamento entre os dois começa depois de um incidente envolvendo o último namoro de Gavin; eles se aproximam por causa do teatro, porque Grace tinha uma crush impossível em Gavin e porque, de repente, parecem tão perfeitos um para o outro. Ele é a corrente que a mantém firme nos momentos instáveis com a família e com os estudos, é o suporte quando ela se sente incerta e indecisa, é o sorriso e o coração para todos os momentos.

"Só depois vou perceber as falas ensaiadas, os sorrisos planejados, os suspiros e as lágrimas que surgem nos momentos certos. Daqui a um ano, vou estar gritando "Vai se foder" com o rosto enfiado no travesseiro porque não vou ter coragem de dizer isso na sua cara."

Até que não é mais. Até que o que parecia ciúme bobo se torna violento e agressivo; até que os sorrisos disfarçam atitudes perturbadoras, até que os sussurros apaixonados se tornam gritos questionadores; Gavin é a imagem perfeita de um abusador. Começa tranquilo, o homem perfeito, até mostrar a verdadeira face.

"Ainda não sei, mas vai crescer um jardim dentro de mim. Com espinhos."

A monstruosidade de uma pessoa nem sempre é óbvia e é isso que o livro mostra; Gavin parecia, para Grace, tudo de bom que ela nunca teve - um grande motivo para ela se rebaixar a tantas coisas conforme Gavin se torna mais obsessivo e controlador e tóxico está nesse fato, de ela ser vulnerável e dependente pelos abusos sofridos em casa e de Gavin se aproveitar disso para ancorá-la, como se fosse a única coisa impedindo Grace de afundar. Quando, na realidade, está empurrando a cabeça dela e segurando-a debaixo da água.

O que Romance Tóxico tem de impactante no desenvolvimento de todo o abuso que a Grace sofre também tem de perfeito nos seus flashes de liberdade; quando ela consegue, mesmo que por pouco tempo, avistar o horror debaixo dos sorrisos do Gavin, quando parte de sua consciência se aproxima de entender o quanto ele faz mal a ela. É demorado e difícil, mas com o tempo as pessoas ao seu redor a ajudam a abrir os olhos - e, rapaz, como foi desesperador ver a Grace duelando dentro de si mesma.

Aquela garota frágil que encontrou uma razão para existir e para ser feliz no cara que a usa e abusa e a garota que sonha com a liberdade de toda essa situação.

"Estar com você é como uma queda livre, sem nenhum local para aterrissar à vista."

Dá pra sentir o sufoco que se estende sobre a Grace conforme as páginas passam e as situações ficam piores. Conforme o controle de Gavin se estende sobre o emocional e o psicológico dela, conforme as páginas avançam e os absurdos aumentam e aquela necessidade de liberdade cresce, mas junto dela também crescem as garras do abuso. O livro mostra como esse tipo de relação afeta uma vítima de maneira exemplar; dá a você a sensação de estar se afogando junto a Grace, lutando pelos momentos para recuperar o fôlego.

As amigas de Grace, Lys e Nat, tiveram grande participação no escape dela - e minha deusa como eu amo uma amizade feminina trabalhada no apoio e suporte; como eu amei acompanhar os diálogos sãos e conscientes daquelas três, como Liz e Nat sempre estiveram ali por Grace, mesmo nos seus momentos mais surtados, mesmo quando não parecia haver luz para o seu futuro. Elas foram a imagem perfeita do que significa ser uma família, estendendo a mão para a protagonista nos melhores e piores momentos.

"- Você o ama como se fosse uma pergunta, não uma resposta."

Não posso falar nada do livro físico porque li o eARC, mas em relação à tradução e revisão a Editora Seguinte fez uma edição perfeita. E o fato de terem mantido a capa me deixou muito feliz porque ela é o retrato perfeito do que esse romance significa para Grace; uma obra de arte apodrecendo aos poucos como o relacionamento também o fez.

Romance Tóxico é uma leitura importante. Perturbadora, sim, mas com traços de esperança; a narrativa aponta que a protagonista vai se livrar daquele horror, mas o caminho até lá é marcado por muitos tombos, muita incerteza e pela sensação impactante de que você estará ao lado dela nessa luta.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/11/resenha-romance-toxico.html

Flá 31/10/2023

Doeu
Caraca que tiro no estômago esse livro.
As manipulações? A família dela sendo uma merda e o único refugio que ela tem ser um relacionamento tóxico?
Tive vontade de jogar o livro longe e vomitar várias vezes de tão próximo a realidade que é.

Aline Araujo 13/11/2022

É difícil dar 5 estrelas pra esse livro
Não é um livro fácil de ler se você teve um relacionamento abusivo. Existem gatilhos do início ao fim.

O livro mostra a construção de um relacionamento abusivo pelos olhos da protagonista. Desde a fixação pelo garoto e a paixão platônica, até a libertação de um relacionamento que destruiu a felicidade e autoconfiança dela.

Grace tem 16 anos, vive com a mãe e o padrasto. Já é abusada psicologicamente em casa pelos dois. Suas amigas são o principal e mais forte apoio que ela tem. Ao se aproximar de Gavin, ela acredita que ele é a boia salva-vidas que ela precisava. Até que precisa ser salva dele.

Gavin tem todos os artifícios de manipulação para mandar na vida e atitudes de Grace. Até mesmo consegue escolher os sonhos que ela pode sonhar. É louco, doentio, abusivo, manipulador, tóxico e odioso.

O caminho de autodestruição é difícil. E mais difícil ainda é sair dele. São várias tentativas até finalmente ser libertada desse medo, dessa certeza que a vida não seria melhor sem ELE.
_________
Eu me entristeci e me doeu ver as dores da Grace. A sensação de familiaridade demora a te abandonar, sabe? O que seria de nós se não fossem as amigas? Elas são a melhor fonte de força, ouvindo, aconselhando e comemorando depois.

Se você já saiu de um relacionamento abusivo, eu fico muito feliz por você. Se você ainda não saiu, espero de todo coração que consiga ser livre logo. O mundo aqui fora é fantástico, ele é que está te impedindo de ver.

Isabel 12/05/2020

Incrível
De forma sútil e necessária, a autora nos mostra que relacionamento abusivo não é apenas abusivo físico, mas emocional também.
Escrita incrível e personagens muito bem construídos, indico!

Paula Juliana 27/04/2020

Link de compra no Amazon: https://amzn.to/3s7jAM4
Forte, tocante e direto. Indispensável!
É até difícil colocar em palavras como essa obra foi uma leitura que mexeu comigo, envolvente e realista ao estremo é quase impossível não se colocar no lugar de Grace que é nossa protagonista e imaginar quantas Graces existem pelo mundo e estão pressas em relações tóxicas, relacionamentos que matam aos poucos, que sugam sua vontade de viver, seus sonhos e que acabam colocando grades onde deveria existir um lindo e livre jardim.

A obra é brilhante, narrada pela própria personagem que conta sua história não para mim ou para o leitor, conta para o próprio Gavin, seu namorado lindo e charmoso que acaba aos poucos se mostrando manipulador, abusivo e doentio. Conta como ele foi a quebrando dia após dia, sugando suas vontades, destruindo seus sonhos, a afastando de pessoas e lugares, e a prendendo em um lugar que era muito complicado de sair.

Grace vêm de uma família quebrada, sofre com um padrasto abusivo psicologicamente e uma mãe tão quebrada e submissa que também desconta todas suas frustrações e seu transtorno compulsivo (TOC) na filha, então quando Gavin entra em sua vida, ela o vê como o príncipe encantado que vai a salvar da vida de abusos que leva, porém, Grace idealiza Gavin e essa relação, só aos poucos que vai percebendo quem ele é de verdade e como é difícil se soltar dele, acaba se tornando sua mãe.

A obra fala de temas muito fortes e complexos, desde tentativas de suicídios, violências físicas, psicológicas e sexuais, manipulações e jogos mentais. Desde o início já sabemos que Gavin não é o ''mocinho'' e sim um homem doente que também precisa de ajuda especializada. Em nenhum momento a relação abusiva é romantizada, acompanhamos os relatos de Grace como que em um diário direcionado a Gavin, é dolorido de ler, é envolvente, a obra mexe muito com nossas emoções, é tudo muito intenso, odiamos e amamos pela óptica da personagem. Romance Tóxico levanta uma bandeira muito importante é uma leitura essencial nos dias atuais e é muito, muito bem escrita! Recomendadíssimo!

Paula Juliana

site: https://overdoselite.blogspot.com/2020/04/resenha-romance-toxico-heather-demetrios.html

Sandrics 01/10/2021

O título já deixou bem claro: esse livro não é sobre uma história de amor.

Já de início Grace, a protagonista, avisa o leitor que irá contar sobre o romance que destruiu um ano de sua vida, e é assim que o livro é narrado, uma Grace mais velha contando sobre como conheceu Gavin, um rapaz que de início parecia o príncipe que a salvaria de sua família disfuncional mas que se tornou um grande pesadelo.

“525.600 minutos. Foi o tempo que levei para me desapaixonar por você. Um ano. Nossa temporada de amor.”.

Grace sempre teve uma queda por Gavin, o lindo e dramático garoto rockstar do colégio, e quando o relacionamento dele com Summer acaba de uma maneira bem dramática, ela envia uma carta ao rapaz o que acaba chamando a atenção dele. Fora isso, Grace lida com a mãe negligente e um padrasto abusivo e não vê a hora de terminar o ensino médio e ir embora para Nova York. Mas seu relacionamento com Gavin muda tudo, eles se transformam no mundo um do outro e isso pode mudar a vida dela para sempre de uma maneira que ela nunca imaginou e que pode não ser boa.

Acompanhamos a mudança de um amor inocente para algo tóxico e destrutivo e como isso impacta na vida e na autoestima de Grace.

- Quando iniciei a leitura desse livro eu não sabia que se tratava de um jovem-adulto, já que o havia selecionado apenas pelo título e por tratar de um tema mais pesado que são os relacionamentos abusivos. Mas então me dei conta de que, obviamente, pessoas jovens também estão vulneráveis a esse tipo de situação e abordar o tema e direcioná-lo a esse público de uma maneira responsável como a autora fez é também uma forma de trazer conhecimento a esse público.

E sim, a autora abordou a temática de maneira muito responsável, sem romantizar a situação em nenhum momento. Apesar disso, o livro contém sim diversos gatilhos de situações de abuso físico e mental, então é necessário tomar os devido cuidados se você for uma pessoa sensível.

site: https://www.instagram.com/culturinhas/

gassylem 25/03/2021

Achei o livro meio chatinho em alguns trechos, mas no geral eu até que gostei. Não tenho muito o que falar sobre ele porque real me deixou muito reflexiva na época que eu li, aborda muito bem um tema bem delicado.

Pâm 02/02/2020

Intenso e real de mais
Se você nunca viu ou passou por um relacionamento tóxico, lendo esse livro vai se sentir sufocada e ver como é, e se já passou ou presenciou algo assim, vai ler e pensar é exatamente assim.
A história é real de mais, os personagens tb, me senti sendo a grace, amando o gavin e odiando ele na mesma medida, acho que por já ter presenciado situações e conhecido pessoas precisas com o Gavin e com a Grace, esse livro me impactou, me fez pensar em tudo, fiquei chocada com o quanto julgamos ser normal, qd se está num relacionamento e aceitamos coisas que não deveríamos, que qualquer pessoa vendo de fora não aceitaria, mas que quando se está dentro você não vê nada, só fica sufocada, desejando a faca como a grace! Gente esse livro é bom de mais, do tipo que te prende e te faz pensar em tudo, mas tb é sufocante, me deixou mal, a história é tão real que mexeu comigo. Me lembrei um pouco do livro after, que tb é nesse esquema de relacionamento tóxico, porém nesse tem o final que todos desejavam em after.
Só acho que deveria ter explicado mais o final, o que aconteceu com o Gavin? Ele foi procurar tratamento? E o Gidion? Mas no resumo é um livro surpreendente vai te prender e te fazer pensar e até ficar alerta aos Sinais de um relacionamento tóxico. Todo mundo deveria ler esse livro!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6