Os 77 Melhores Contos de Grimm - Volume II

Os 77 Melhores Contos de Grimm - Volume II Irmãos Grimm

Resenhas - Os 77 melhores contos - Volume II

Lista de Livros 08/12/2021

Lista de Livros: Os 77 Melhores Contos dos Irmãos Grimm (Volume II)
“Os pássaros que muito cantam pela manhã, à tarde são devorados pelo gavião!”
“Quem abre uma cova para outro, sempre acaba caindo nela.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2021/11/os-77-melhores-contos-dos-irmaos-grimm.html

Patrícia 15/03/2021

Como no primeiro volume eu não conhecia a grande maioria desses contos e os contos que eu conhecia eram diferentes da versão Disney e alguns muito diferentes mesmo.
Alguns contos são bem curtinhos com 2 páginas e outros já são mais compridos.
Foi uma leitura rapidinha mas com cabeças cortadas, animais falantes e muitas missões impossíveis para os pretendentes as suas princesas, que nem sempre são boas moças.
Adorei ver essas histórias tão conhecidos, que originalmente não eram esses contos de fadas ?

Gleicy | @gleicymonjardim 12/07/2021

Contos bem maiores do que no primeiro volume
No segundo volume as estórias são bem mais longas, chegando um dos contos, por exemplo, ter 29 páginas. Bem diferente do primeiro que a maioria eram curtas e rápidas. As estórias são muito parecidas, mudando poucas coisas entre elas. A leitura não é cansativa. O que mais me chamou atenção são os sofrimentos das crianças, era cada tributo de criança, que só Deus pra ter misericórdia. Mas também há nos contos, muita sensibilização pela adoção. Recomendo a leitura.

Edna 25/10/2020

Fantasia e encantos
Ao terminar essa leitura incrível, fiz uma viagem ao meu interior e senti o quanto é benéfico e incrivel nos permitir viajar pelo mundo fantasticos, o quão prazeroso pode significar uma memória afetiva e ou tornar-se parte de uma história infantil.

Me perdi e me encontrei, assim foi a sensação da leitura.

A magia,  humildade, proeza,  decisões, amor e amizade,   a malícia, a maldade, a inveja são alguns dos sentimentos que despertam em nós.

Contos que são verdadeiros alertas:

A SEREIA DO LAGO ? sobre as palavras que lançamos e o poder que elas tem em quem as ouve.

OS MÚSICOS DE BREMEN ? A música em uma metáfora sobre a Amizade que une o Ritmo, harmonia, melodia, timbre, textura e forma, representados pelos amigos animais rejeitados quando não eram mais úteis sozinhos mas unidos se tornaram uma Banda poderosa.

AS TRÊS FOLHAS DA SERPENTE ? Um conto bem sinistro

#Bagagemliteraria
#LCIrmaosGrimm
#Bookstagram
#Lendocontosinfantis

Soufi 28/01/2022

Os contos são incríveis amei, alguns são mas conhecidos que outros.Qual se todos eles passam uma lição de moral.

Ale 05/12/2020

O engraçado desse livro é que cada história tem uma certa semelhança com outras histórias ja lidas no livro. O que se torna algo comum, pois como se tratam de histórias que o povo conta, elas se modificam conforme quem conta. Acredito que dos 77 contos, se pegarmos para analisar, seriam uns 10 contos que tiveram modificações conforme a cultura.

Lobinha Sincera 18/04/2022

Muito bom, meio macabros, intrigante, divertidos e engraçados, histórias a vontade de para é difícil

Naty Alves 13/07/2022

Era, foi, será, e sempre
Uma floresta, uma garotinha de capuz vermelho cor de sangue, perdida asmo um lobo sorrateiro.. Enquanto issso, uma bondosa rainha numa tarde de inverno tricotava e sonhava em como sua criancinha poderia ser, deixe me ver.. Ah sim, Cabelos negros como ébano, pele branca como a neve, e lábios rubros como sangue. Tão linda que até mesmo sua madrasta vai se consumir de inveja afinal " espelho espelho meu exite alguém mais bela"?

Essas historias sempre ressoavam meus ouvidos e de tantas outras crianças que cresceram ouvindo " contos de fadas" que de fada mesmo só têm o nome. E sim eu também assisti os desenhos da Disney, mas sabe o que eu gostava mesmo? O teatro dos contos de fada lá da TV cultura todos os sábados quando eu ainda era uma garotinha de quatro anos, minha irmã mais velha e eu (ela era adulta já), assistiamos aos contos (Eu sempre comendo pão com mateiga, e chocolate quente), é estranho, e maravilhoso as lembranças que essas historias despertam em nós não é?

Os alemães pareciam gostar dessa tradição também digo de contar e ouvir historias quem não? Foi então que os irmãos grimm decidiram colher esses relatos e publica - los para que a chamada tradição oral (o ato de contar uma história boca a boca não se perdesse, afinal a Alemanha ainda não era o que conhecemos hoje mais sim colonias, e estavam sendo invadidas por outros povos (professores de historia venham me ajudar). Mas quem eram? Ah sim eram estudantes de direito de boa familia, porém que perderam boa parte do dinheiro, após a morte do pai deles que era jurista, mas ai teve uma tia que quis os ajudar e lá foram eles, eles não eram lá muito populares, mas estudiosos, até se apaixonarem pelas letras. E sairem atrás desses relatos não que eles viajassem muito, mas ouve quem contasse uma história aqui, e outra acolá.

O que nos leva a outro ponto :

1) Eles não escreveram nada só registraram o que foi contado
2) Não eram necessariamente contos infantis, e sim, aquelas narrativas cheias de moral, para apontar fraquezas puramente humanas, como inveja, ódio, vingança, e por ai vai..

E é um pouco do quê você têm aqui, porém é necessário dizeer que esses comtos foram editados, e reeditados, várias, e várias vezes, por isso a tantas versões desses contos por ai. E muitas cenas de tortura, agressões físicas, e conotações sexuais, ainda que isso possa estar implícito, ou não, o que os deu a alcunha, a eles de sombrios, então leia antes de ler para uma criança, ok, e tenha em mente, que isso não é a Disney então não há verniz, ainda que eu acredite que muitos contos nem são tão sombrios assim, e muitas dessas ideias se perderam com tantas adaptações ao longo dos anos. Mesmo assim há cenas sanguinolentas aqui e ali.

Eu amei conhecer as versões "originais" ainda que não exista uma ideia bem certa como eu disse a esse respeito, porém como se trata de contos populares por assim dizer eu os achei bastante repetitivos, é basicamente a mesma formula, os mesmos personagens, e as mesmas soluções de problemas simples, como uma receita de bolo, dando a sensação ao leitor de já ter visto aquilo antes, inclusive repetindo elementos, só fazendo pequenas alterações.

Há sempre um rei, caçador, andarilho, princesa, feiticeira, camponesa, floresta, castelo, animais falantes etc.. A fada mesmo vai aprecer pouco, ou ou nem existir, talvez, a figura só da feiticeira mesmo. Há quase sempre um final feliz e são em sua maioria contos curtos, há uma definição bem clara de bem, e mau, assim como o propósito dos personagens sejam eles louváveis ou não. Ah e muita conexão com a natureza, há muitas plantas, aves, florestas, rios, essas coisas, o tempo não importa apenas acontece, apenas está lá.

A edição é uma das coisas mais lindas que eu já vi. Existe todo um conceito de livro antigo, sabe aqueles livros de bruxa dos filmes de Hollywood? Assim! As ilustrações remetem a isso também, como pinturas, porém algo envelhecido as páginas são meio amarronzadas, todavia lindo. Enfim, maravilhoso!

Eduardha 22/02/2021

Gostei muito do livro, alguns dos contos são parecidos, mas a maioria são leituras agradáveis e divertidas!

Andreia Vieira 23/01/2021

O Livro tem contos grandes de umas 30 páginas, até pequenos de apenas 2 páginas.

Alguns tem são bem conhecido por suas adaptações como "a branca de neve", até muitos outros que nunca tinha visto antes.

Vale apena se dar está oportunidade de conhecer as estórias aqui contadas em suas versões originais.

Kathleen28 27/03/2023

Pior que o I ?
Tanto o volume I quanto o II têm muito a ser relevado por causa da época na qual os contos foram escritos, então dei boas reviradas de olho durante a leitura.
Neste volume, há muitos enredos semelhantes uns aos outros e que, apesar de serem bons, acaba sendo repetitivo. Algumas histórias são bem boas e outras bem ruins. Apesar de muitos pensamentos inadequados na atualidade, é bom conhecer o folclore de tempos antigos. Mas esse volume eu não faria um remember.

Nadini.Maria 07/04/2023

Tanto o vol. 1 quanto o vol. 2 são razoáveis. É uma leitura extremamente repetitiva, a recorrência ocorre tanto em falas quanto em contos inteiros.

É um livro fácil de ser lido e até pode ser prazeroso em alguns momentos, mas não é o tipo de livro que o leitor vai querer reler. É um livro para ser lido uma vez e pronto.

yasmine 10/10/2020

Me surpreendi virando a ultima pagina desse livro, de tão rapido que passou a leitura. Recomendo

Mauricio 12/10/2020

Livro fácil de ler
Muitas histórias que vao passando rapidamente, muitos contos infantis completamente diferentes dos interpretados em filmes e etc. Muito boa leitura

Caroline Meirelles 02/02/2022

Tão bom quanto o primeiro!
O segundo livro da coleção de contos dos irmãos Grimm segue o mesmo padrão do primeiro, com contos impactantes como "o camponesinho no céu", "o avô e seu neto", "a sereia do lago", "chapeuzinho vermelho", "a bela adormecida", dentre tantos outros.

É uma ótima ideia ler um conto por noite, por exemplo, senão fica meio enjoativo, até porque algumas histórias são muito parecidas, talvez seria bom ter colocado histórias muito parecidas em volumes diferentes, mas isso não atrapalha tanto a leitura.

Não gostei de alguns dos contos, mas também seria impossível gostar de todos os 77 contos. No geral, é uma ótima leitura.