Os 77 Melhores Contos de Grimm - Volume I

Os 77 Melhores Contos de Grimm - Volume I Irmãos Grimm

Resenhas - Os 77 melhores contos Grimm - Volume I

1 | 2 | 3 | 4

Guimarães 16/04/2024

Os contos acabam se tornando bastante repetitivos ao longo do livro, porém tem alguns muitos interessantes, recomendo ir lendo aos poucos um conto ou dois apenas como distração, a edição do livro é impressionante muito lindo, mas confesso que fiquei um pouco frustrado com as histórias.

Boo_ 03/01/2024

Os clássico antigos mais vivos do que nunca..
Era uma vez.. uma criança que cresceu iludida pelos filmes de princesa da Disney, e posteriormente descobriu que suas historias preferidas possuíam um tom macabro por trás, bom essa criança foi eu e ela cresceu.. e preciso dizer que ter acesso aos contos originais foi uma grande surpresa e felicidade.

Ainda sou apaixonada pelos contos originais assim como sou pelas adaptações e obrigada Walt Disney por reescrever as historias de uma forma menos problemática para crianças consumirem. Aliás por curiosidade nós dois fazemos aniversário no mesmo dia.. Enfim voltando ao assunto original.. alguns contos tem tramas repetitivas, porém com um início diferente, temos princesas sempre sendo coitadinhas ou prometendo casamento a quem solucionasse enigmas ou fosse em grandes aventuras por elas. Temos príncipes que sempre se metem em enrascadas ou estão amaldiçoados. Velhas invejosas, mesquinhas e orgulhosas.. E por fim pessoas comuns que ou dão muita sorte em suas aventuras ou se dão muito mal.. Mas em todos os finais contamos com o tão sonhado "Viveram felizes para sempre".

Não se engane, esse livro não foi escrito para crianças, foram escritos para adultos com um leve sadismo, que adoravam histórias de moral duvidosa onde um grande e contínuo sofrimento levava a algum tipo de compensação, fosse ele riquezas ou casamento. As histórias só passaram a ser contadas para crianças muitos anos depois através de adaptações como as da Disney, se você por infelicidade se deparou com os contos originais na infância sinto muito, leitura errada.

Por fim gostaria de destacar que acredito sim que devemos passar esses contos adiante para as futuras gerações, antes as histórias eram contadas oralmente, foram poucos os escritores que conseguiram reunir tantos contos e justamente por isso, muitas contam com tramas e finais parecidos. A literatura é passada por cada cultura em diferentes períodos históricos, adaptada, reescrita ou registrada em sua íntegra.

Acredito que não devemos deixar uma literatura tão antiga e adaptável aos nossos dias morrer, os contos precisam continuar acompanhando as próximas gerações de leitores, afinal trata-se de uma herança cultural. Outros autores podem ao redor do mundo por muitos anos ter passado esses mesmos contos com alterações e traduções que se encaixassem aos seus contextos sociais, culturais e religiosos.

Existem inúmeras adaptações literárias que usam de base os contos de fadas para suas narrativas, assim como filmes e séries, é como eu disse, uma herança cultural adaptável aos nossos dias atuais. E não os contos originais não foram escrito para crianças e sim para adultos levemente sádicos que adoravam histórias onde um grande e temporário sofrimento levasse a uma recompensa final, fosse ela posses monetárias, casamento ou um reinado longo e feliz.. Os contos foram escritos e encenados por pessoas do campo, cidade ou em casamentos infelizes, nos quais procuravam uma válvula de escape para sonhos e desejos improváveis de se realizar. Afinal sonhar com riquezas, objetos mágicos e príncipes ao resgate nunca fez mal a alguém.

Continuem sonhando e desejando, continuem lendo e se surpreendendo com a magia das palavras.
_Canopus_ 03/01/2024minha estante
Uauuuuuuuuuuu, QUE PUTA RESENHÃO CARALHO VOU LER DEMAAAAAIS

_Canopus_ 03/01/2024minha estante
Parecem ser muito bons, serem sádicos me pegou muito, macrabiedade é minha paixão kkkkkk

Ka 26/07/2023

Gostei
Achei bem interessante conhecer mais histórias não tão famosas dos irmãos Grimm, porém, achei várias das histórias muito parecidas umas com as outras, como se eles tivessem pego as mesmas características de algumas delas e só mudado os personagens e algumas coisinhas a mais pra não ficar totalmente igual. ??

Mesmo assim, ainda gostei de ler mais contos deles.

Ariany.Moura 15/07/2023

Excelente!
É preciso entender algumas coisinhas antes de criticar o livro. Claramente tem contos parecidos. Caso tenha lido o texto que antecede os contos, isso é explicado. Cada conto vem de uma interpretação, muitos os irmãos Grimm ouviram de alguém que os contou. Assim como podem haver remakes de histórias hoje em dia, eles podem ter feito remakes ou terem lembrado de alguma situação ou cena que haviam lido/escrito há muito tempo e reescrito ela como original.

Os contos não são em ordem cronológica. Quem fez a seleção deles para esse box, fez por um motivo. Então não espere que vai ser a melhor experiência da sua vida, se você não consegue colocar esses pontos nos i's antes da leitura.

Disney refez as histórias, muitas delas, na versão deles. E tudo bem! O que não está bem é alguém pegar a versão mais famosa como a "correta e original" e vir com duas pedras nas mãos para criticar os irmãos Grimm.

Relaxe, faça um café, abra a mente. E não gaste tempo, principalmente, problematizando coisas colocando algo de outro tempo no nosso atual, sem levar em consideração o contexto correto.

Rafa Janu 11/06/2023

Vários contos infantis, nem tão "infantis" assim.
Macabros e sem o toque mágico e fofinho que estamos acostumados.

Rose 08/06/2023

Os melhores contos
Para quem gosta de contos, este é o melhor livro.
Contos da Disney na forma original, alguns contos ótimos outros sem muito nexo, mas amo essas histórias que eram muitas vezes contadas em redor de uma fogueira.
Fora que essa capa é linda, parece uma obra de arte.

Kathleen28 27/03/2023

Uma pitada de nostalgia
Tanto o volume I quanto o II têm muito a ser relevado por causa da época na qual os contos foram escritos, então dei boas reviradas de olho durante a leitura.
Neste volume, uma das histórias era mais parecida com o filme que eu via na infância do que na versão da Disney, então foi a leitura mais gostosa do livro. Apesar de muitos pensamentos inadequados na atualidade, é bom conhecer o folclore de tempos antigos.

Karin 20/01/2023

Os 77 melhores contos volume 1
Gostei do livro, porém senti que alguns contos se repetiam muito e outros estavam mais para fábulas .
A arte do livro em si é maravilhosa

Tati 19/01/2023

Fraco
Criei altas expectativas com as histórias adaptadas pela Disney.
Achei que as histórias tinham citações repetidas e os finais eram bem fracos, deixando a desejar, principalmente pela reputação dos irmãos.
Estou esperançosa de que o volume II seja melhor!

Laura 17/01/2023

Achei bem interessante ler os contos originais, apesar de alguns não fazerem sentido ou serem muito parecidos com outros no livro.
Os contos da Cinderela e da Rapunzel me traumatizaram MUITO, que coisa mais sinistra e bizarra.
Mas gostei muito de localizar contos que viraram histórias famosas, como o que inspirou Barbie e as 12 Princesas Bailarinas.
Gostei!

Camillaskg 07/01/2023

Os irmãos Grimm coletaram contos antigos, escritos, orais, passados de geração em geração... contos com finais felizes, finais sem pé nem cabeça, finais com lições de moral...
Princesas, príncipes, Reis, rainhas, bruxas, feiticeiros, animais falantes...
No conto "A lebre e o ouriço " tem um frase interessante: "Deve ser verdade, meu filho, se não ninguém a contaria."
PS: meu conto favorito: "João, o felizardo. "

Na Tancredi 27/09/2022

Tudo igual
Não que eu esperasse que os contos fossem muito diferentes do que são, mas esperava gostar pele menos um pouco. Não aguentei ler todo o segundo volume, apesar de a leitura ser bem rápida por é só mais do mesmo. E como esse mesmo é chato! São 77 (melhores) contos e são todos iguais. Uma chatice, se leu um leu todos.

Thalis 23/07/2022

Maravilhoso
Esse livro é maravilhoso, se for muito apegado às histórias fofas da Disney, terá sua infância destruída (haha), mas acredito que os contos originais são muito melhores e infinitamente mais pesados, com lições de moral realmente mais nítidas que as adaptações.

Carol.Camargo 13/07/2022

Um pouco repetitivo as vezes, mas ótimo pra passar o tempo, as histórias originais são mais interessantes que as da Disney.

Sariitinha 08/07/2022

Jacob e Wilhelm Grimm, conhecidos como Irmãos Grimm, foram dois escritores alemães que registraram na forma escrita as fábulas e contos populares contados na Alemanha. Suas histórias e vidas são inspirações para filmes, livros e seriados.

1 | 2 | 3 | 4