Gale Banks e as Irmãs Brontë

Gale Banks e as Irmãs Brontë Gabriela Maya

Resenhas - Gale Banks e as Irmãs Brontë

Babi 24/04/2021

Amor e ódio kkkk
O livro e a escrita são incríveis, quero deixar claro que os motivos pelos quais dei essas estrelas foram meramentes pessoais e totalmente opinião minha.

Eu achei uma história bem cativante durante todo o processo de crescimento da personagem principal, a independencia, os pontos pelos quais escrevia, a busca pela verdade e justiça, assim como toda a história falimias com as primas por trás de todo o desenrolar da história.

A sociedade e a política aqui, todo o meio histórico baseado em fatos tbm me encantou, no entanto encontrei alguns pontos que me incomodaram durante a história.

Por uma questão pessoal, também não gostei do desfecho do casal, acho que o reencontro não me cativou e não foi como esperei, creio que pela forma como aconteceu que não achei nada justo com os personagens secundários.

Gostei do desfecho dos pais e te toda a história por trás das dúvidas, achei muito bem construído.

Luciana Klanovicz 05/12/2020

Para quem gosta das irmãs Brontë assim como eu
Vou começar minha resenha pelo aspecto que mais gostei: a interação da personagem fictícia Gale Banks com a família Branwell. Que experiência maravilhosa ter conhecido uma obra com tamanho cuidado com a linguagem, com a ambientação histórica e com as biografias das famosas irmãs Brontë. Foi como entrar naquela casa e conviver com as especificidades das autoras amadas por muita gente, assim como eu. Preciso dizer que adorei cada momento em que as irmãs e sua família atravessaram a trajetória da protagonista.
Gale Banks é uma personagem icônica, embora pareça à frente do seu tempo, ela carrega os desejos e angústias que muitas mulheres poderiam ter em meados do século XIX. A grande questão é que teve, além de uma personalidade tenaz e corajosa, uma rede de apoio e também de privilégios de classe e raça. Acompanhar seu crescimento pessoal e amadurecimento que levaram a um status de independência foi bonito de ver.
Destaco também a boa trama paralela na Nova Gales do Sul que apresentam outra perspectiva e nuances sobre o interesse romântico de Gale, Frank Scott.
Escolher um final para um livro é como dar um salto no escuro, mas é um salto sobretudo de quem o escreveu. Assim meu único porém foi não saber onde a história de Gale Banks terminava de acordo com a autora (por isso não favoritei). É bom lembrar que muita gente gosta de escolher o final do livro, então se você gosta de ter esse poder vai adorar um dos finais, certamente.
Gabriela Maya se coloca no livro de maneira poética e de quebra apresenta um texto repleto de um espírito livre tornando a experiência de leitura num momento inesquecível.

Recomendo especialmente para quem é fã dos clássicos da literatura inglesa e das Irmãs Brontë, assim como eu.

Anaté Merger 21/11/2018

Uma viagem no tempo
Escrito em primeira pessoa, Gale Banks e as irmãs Brontë é um mergulho no cotidiano e nas almas dessas grandes escritoras inglesas. Através da voz de Gale, uma prima afastada, vamos aos poucos descobrindo a vida de família, os medos, amores e outros detalhes curiosos das autoras dos grandes clássicos como Jane Eyre e o Morro dos Ventos Uivantes. Mas não se engane, o livro não é uma biografia apesar de muitos personagens e fatos serem reais. As linhas de Gabriela nos trazem um romance daqueles que amamos, com idas e vindas, encontros e separações e incríveis dois finais. Você escolhe o que lhe convém em um verdadeiro presente da autora.
Gabriela Maya 22/08/2019minha estante
Anaté,
Muito obrigada pela resenha e por imprimir sua genial capacidade de síntese sobre a minha obra.
Carinho!
Beijos

M.K. Greece 04/11/2021minha estante
A nossa querida Gabriela Maya, sempre nos oferta o que existe de mais precioso na caixa de joias da sua alma.

Drica Bitarello 12/09/2019

Encantador e surpreendente.
A capacidade de surpreender é uma das principais qualidades que, em minha opinião, transforma um livro numa experiência inesquecível. Outra delas é a intensidade da narrativa, seu condão de nos transportar para dentro dela, de tornar a experiência da leitura algo multissensorial. Em “Gale Banks e as Irmãs Brontë”, Gabriela Maya, que já havia me surpreendido (e conquistado) em “Inês não está morta”, conseguiu novamente me arrebatar com sua escrita.

Dona de um talento inegável e de uma profunda sensibilidade, Gabriela nos conduz pela verdadeira saga que é a trajetória da jovem herdeira Gale Banks, filha única de um banqueiro inglês, criada no campo sob uma redoma de cuidados e educada de forma esmerada. A jornada da moça, seu crescimento como ser humano, suas descobertas, desilusões, desventuras e conquistas são costuradas em cenas construídas com delicadeza e, ao mesmo tempo, com uma carga emocional tão intensa que é impossível não vivenciarmos suas dores e suas glórias.

Em pouquíssimas obras eu pude acompanhar uma personagem que tem um crescimento tão consistente e tão profundo quanto o de Gale Banks. Sem recorrer a cenas excessivamente dramáticas — aquelas pirotecnias num enredo que vez ou outra nos seduzem enquanto autores — Gabriela Maya conduz a ingênua Gale através de uma teia de pequenos acontecimentos que, somados, fazem da jovem herdeira uma mulher de fibra, disposta a conquistar seu lugar numa sociedade extremamente conservadora. Com discernimento, coragem, perseverança e muita dignidade, Gale reconhece seus erros, suas fraquezas e se dispõe a aprender com suas primas, as ainda (à época) anônimas Anne, Emily e Charlotte Brontë. Nesta charmosa e bem construída ficção histórica, as Brontë são as primas da nossa protagonista, uma parte de sua família materna da qual ela foi deliberadamente afastada. É na distante Haworth, nos braços das primas e da tia Elizabeth que Gale, após rejeitar o destino imposto pelo pai, encontra apoio e inspiração para se tornar mulher.

Apesar do romance de Gale Banks com o jovem Frank Scott ser o ponto de partida de sua jornada, eu não o reconheço como fio condutor da trama. É Gale quem brilha como heroína absoluta na escrita de Gabriela. Aliás, a autora, além de inserir na trama personagens reais — algo delicado e que requer muita pesquisa —, ainda flertou corajosamente com um tema tabu sem, contudo, tornar esse o foco de sua narrativa. Ele está lá como um fato a ser resolvido na trama. Ponto.

Embora Gale Banks seja a heroína do livro, acredito que a protagonista dele foi a Amizade. Da profunda devoção de Ethel à sua patroa e amiga, passando pela conexão que Gale desenvolve com cada uma das suas primas Brontë até sua relação de parceria com Julie McLain, em cada etapa do caminho de Gale é a amizade que abre portas, descortina segredos, estende a mão e a ampara.

Numa narrativa que alterna entre primeira e terceira pessoas, — na voz da protagonista e de um narrador onisciente, respectivamente — a autora consegue elaborar um painel completo e complexo do início da Era Vitoriana. Sua reconstrução da época permeia o texto de informações que se entrelaçam à narrativa de forma muito natural, fugindo ao didatismo sem, no entanto, ceder à tentação da indiscriminada “licença poética”. Suas informações são precisas sem ser pedantes. E sua escrita, repleta de lirismo, principalmente quando a narradora é Gale Banks, nos leva ao íntimo dessa personagem tão rica.

O final do livro é surpreendente e emocionante. O recurso da autora, de criar dois “capítulos finais”, um deles dedicado às irmãs Brontë, foi absolutamente criativo e fechou com brilhantismo a trama. Confesso que fiquei com um nó na garganta ao virar a última página do livro. (Uma edição lindamente diagramada e acabada, aliás, pela editora Fora da Caixa). Fui fisgada pelo universo criado por Gabriela Maya e dificilmente esquecerei essa história. Definitivamente entrou para meu hall dos favoritos.

site: http://catalivrosromances2.blogspot.com/2019/09/nacionais-23-gale-banks-e-as-irmas.html
M.K. Greece 04/11/2021minha estante
A escrita da nossa querida e estimada Gabriela Maya é surpreendentemente incomparável. Realmente, mergulhar nas criações da Gabriela é uma experiência "Multissensorial", como você mesma disse. O traço da Gabriela é tão marcante que é praticamente impossível esquecer. Eu também fui arrebatado (conquistado) pela obra "Inês Não Esta Morta".

Evelice.Neves 03/11/2020

Maravilhoso
Quando coloquei essa leitura na frente de tantas outras, estava na expectativa de imergir na vida das irmãs Bronte, de quem sou fã, e confesso que deixei de lado a primeira parte do título do livro: Gale Banks. Talvez por isso, a leitura tenha demorado um pouco para engatar, para que eu me conectasse. Ocorre que depois de largar e retomar a leitura umas duas vezes, permaneci firme e não me arrependi: Gale Banks me conquistou. Sim, vemos as irmãs Bronte e conhecemos um pouco de suas personalidades e da dinâmica da família. Mas, de fato, a história é sobre Gale Banks. Uma mulher forte, que não se dobra a costumes e a ordens, mas sofre pelo amor que a vida (e algumas pessoas) levou para longe.
Torci muito por sua felicidade, para que os dois ficassem juntos. Um tempo depois, torci para que ela encontrasse um novo amor, com menos problemas e impedimentos. Gale merece ser feliz! Mas confesso que não gostei do final… A felicidade deles teve um preço que eu, leitora-romântica-incorrigível, não gostei. Embora tenha entendido o contexto todo (da separação ao reencontro), mas poxa, poderia ter sido diferente…
Esse livro é um romance de época e um verdadeiro fan service para os amantes das irmãs Bronte e suas obras. Amei ver como a família Bronte recebeu a prima distante com amor e boa vontade. Um plus: a história tem tem dois finais e você pode decidir o que fica melhor para você.

Ana Elisa Dotta Maddalozzo 03/01/2021

Resenha Gale Banks e as Irmãs Brontë
Nesse romance de época escrito pela talentosíssima Gabriela Maya, acompanhamos a vida da jovem Gale Banks, filha de um proeminente banqueiro britânico que decide seguir seu próprio caminho após fugir de um noivado indesejável e de um amor impossível.

A autora soube mesclar com maestria a identidade de personagens fictícios, como a protagonista, e ilustres personagens históricos, como as irmãs Brontë. Somos apresentados a um contexto histórico dissecado com esmero, desde a transição de poder entre Guilherme IV e a Rainha Vitória, até as violentas ocupações inglesas na Austrália. Além disso, a participação das mulheres na sociedade da época é explorada, mostrando que o sexo feminino possuía a única e exclusiva função de gerar e gerenciar uma família. Destoando dos costumes pré-impostos, Gale decide explorar seus dons para a escrita e funda um jornal com o intuito de transmitir ao povo uma crítica à realidade que os cercava.

A presença de Elizabeth, Anne e Charlotte Brontë nos transporta diretamente para o lar das ilustres escritoras, que possuem personalidades distintas e cativantes. Gabriela descreve Gale como uma das primas da família, levando-a a enxergar seu próprio valor e resiliência após passar um tempo entre seus consanguíneos. A amizade entre as meninas é um dos pontos altos da história, mostrando a sororidade verdadeira que as envolvia.

Recomendo essa obra excelente a todos que desejam se inteirar de um período em que os sonhos de uma garota à frente de seu tempo pareciam improváveis de serem realizados. Contudo, com muita garra, determinação e persistência, percebemos que mesmo os mais loucos dos desejos podem se concretizar.

Aline Silva 16/12/2021

Como uma leitora apaixonada pelas irmãs Bronte não pude resistir quando vi este livro com esta capa lindíssima e a proposta de falar um pouco da vida das minhas autoras favoritas: Charlotte e Emily (admito que não me encantei com os livros de Anne).
Numa mistura de ficção e realidade Gale Banks nos relata sua trajetória e como encontrou abrigo na casa de suas primas Bronte depois de recusar e fugir de um casamento vantajoso mas que não traria felicidade para ela.
Assim como as irmãs Bronte é também através da escrita que Gale consegue sua independência.

Cláudia - @diariodeduasleitoras 31/12/2019

Gale Banks e as irmãs Brontë
"Filha amada, não permita que nenhum homem determine o seu destino. Nem mesmo seu pai. Respeite-o, mas acima de tudo conheça o seu gênio e a sua natureza."

Sou uma apaixonada/louca/alucinada pelas Girls Brontë! Então, imaginem a minha carinha de satisfação ao me deparar no Kindle Unlimited com essa obra linda que a querida Gabriela, autora nacional, fez para homenagear uma das meninas Brontë.

No 200° aniversário de nascimento de Emily Brontë, Gale Banks e as irmãs Brontë homenageia não apenas esta brilhante escritora inglesa, mas também suas irmãs: Charlotte e Anne. Os fatos reais da vida dessas famosas escritoras se mesclam com os de Gale Banks, uma prima desconhecida das filhas do reverendo Patrick Brontë, nascida em um berço de ouro e totalmente alheia ao que a cerca. Tais fatos serão narrados pela protagonista ficcional que irá ao encontro de sua família, em Haworth, após escapar do futuro escolhido para ela. Em meio à transição de poder entre o rei Guilherme IV e sua sobrinha Vitória, costuram-se as vidas desses personagens fictícios e reais, históricos e anônimos na Londres que está sendo talhada, sem saber, através de uma era conhecida como Era Vitoriana.

A edição é uma gracinha, cheia de detalhes do jeitinho que amamos. E no fim do livro somos surpreendidos com 2 'capítulos finais', nos quais um deles é dedicado às irmãs Brontë, absolutamente criativo! Este foi meu primeiro contato com a escrita dela e eu adorei! Me senti dentro da casa e rotina das irmãs Brontë junto com a querida Gale Banks. Uma história que trouxe um quentinho não só para meu coração, mas certamente para todos os fãs das eternas e amadas Brontë Sisters!

Ps: Gratidão querida Gabriela, não só pela história mas pelo exemplar autografado. Ele tem um lugar especial na minha estante. Foi um prazer conhecer vc e sua obra.

"O perigo de conhecer pessoas especiais é ter de viver uma boa parte de nossas vidas sem encontrar outras como aquelas."

Clarissa 16/01/2020

Gales Banks é uma jovem rica que só perder a mãe, encontra a felicidade ao se apaixonar pelo jovem Frank, que também lhe ama. Tudo parece perfeito, até que o rapaz some... E nesse meio tempo o pai de Gale providência um noivado. Além de amar outro, a jovem descobre coisas em relação ao seu noivo, motivando uma fuga.
Gale foge para o interior da Inglaterra, ela vai para a casa de seus parentes maternos, até então desconhecidos.
Nesse lugar, conhece suas primas, as irmãs Brönte e demais da familiares.
Ela é acolhida, recebe afeto, atenção... Mas também foi nessa casa, que Gale vai descobrir um secreto, que mudará tudo na sua vida.
Está é a história de mulheres que em nome de um sonho, quebraram barreiras, fugiram do esteriótipo de frágeis, se entregaram de corpo e alma... sem medo de julgamentos.
O grande protagonista é o destino, que brinca, surpreende, separa, junta... além de fortalecer em meio ao caos.

Sarah 21/10/2020

Eu peguei esse livro pra ler sem ter visto a sinopse direito, acreditando ser um romance de época qualquer mas caramba... Ele é muito mais que isso.

A narrativa é muito envolvente, é pra ler muito rápido mesmo. É um livro que mistura romance com ficção histórica, sempre tomando um cuidado impecável pra manter a verosemelhança com a época. Sinto que muitos dos livros que se passam em um tempo mais distantes tentam fazer mulheres revolucionárias e muito a frente do seu tempo, uma visão que na verdade é muito atual, não condiz com a época. O conceito de uma mulher revolucionária e transgressora na época vitoriana não é o mesmo conceito do século XXI e isso é importante de lembrar na hora de escrever um livro antigo. Gale foi a melhor personagem que eu já li nesse aspecto. Não é uma personagem perfeita, liberta e irreal.

Apesar de entender a importância de contar a história do Frank, eu ficava sempre desinteressada nos capítulos sobre ele, querendo sempre continuar lendo sobre a Gale, essa personagem que me cativou tanto. Ao longo da história tem muito desenvolvimento e amadurecimento dessa protagonista, ela vai mudando toda a sua forma de pensar o mundo.

No geral não gosto de livros com mais de um final mas esse eu gostei dos dois finais, achei que couberam muito bem na história.

Isabella.Wenderros 08/04/2020

Gale Banks e as Irmãs Brontë

Gale Banks é a filha única de uma rica família de banqueiros. Desde cedo criada para olhar além do pequeno mundo reservado às mulheres no século 19, se torna alguém com fortes opiniões sobre a falta de liberdade e direitos reservados ao sexo feminino. No leito de morte da mãe recebe como herança um conjunto de cartas trocadas entre ela e sua irmã, Maria Branwell Brontë, de quem Gale jamais ouviu falar, além de um último conselho para que sempre siga seu coração e nunca permita que nenhum homem domine seu destino. Desse ponto em diante nós vemos um jovem mulher que viveu rodeada de cuidados durante toda a sua vida descobrir, aos poucos, força e determinação dentro de si.

Quando Gale se vê apaixonada por Frank Scott, um rapaz não aprovado pelo pai, e com um casamento marcado com alguém por quem não nutre nenhum sentimento, ela decide que está na hora fugir e conhecer a sua família materna que ficou escondida durante tantos anos. É assim que vamos parar em Haworth e conhecemos os Brontë. É lá, rodeada pelo amor e carinho daquela família, que a nossa protagonista toma em definitivo as rédeas de sua própria vida.

A mocinha desse livro é alguém à frente de seu tempo, que trabalha para conseguir independência financeira, viaja sozinha ao exterior, se permite um relacionamento amoroso breve sem expectativas de casamento e enxerga toda hipocrisia e ambição desmedida na sociedade que a cerca. Outro ponto positivo é o lado B dessa história que se passa em Nova Gales do Sul, na Austrália. Através da vivência de Frank nessa parte do mundo, somos apresentados ao modo desumano com os nativos da região são tratados, sem nenhuma espécie de direito pela Coroa Britânica.

Como a autora nos conta em sua nota final, “Gale Banks e as Irmãs Brontë” foi escrito para participar do 3º Prêmio Kindle de Literatura e é preciso elogiar o trabalho de edição, que é lindíssimo. Muitos livros publicados por grandes editoras não trazem tantos detalhes bonitos para os consumidores como esse. Devido ao título, imaginei que talvez a Gale perdesse o protagonismo da história e fosse ofuscada pelas brilhantes Anne, Charlotte e Emily, mas não é o que acontece. Todas as mulheres da família Brontë, incluindo tia Elizabeth Branwell, formam uma rede de apoio e confiança onde a personagem principal pode se apoiar durante toda a narrativa. O relacionamento amoroso entre Gale e Frank não me agradou, ao contrário, me incomodou profundamente em alguns momentos e torci para que ela encontrasse outra pessoa para dividir sua vida, como sonhava. Acredito ter sido a primeira vez que li um livro com finais alternativos e preciso dizer que não gostei de nenhum dos dois. No 1º, fiquei com uma sensação ruim por todos os envolvidos na história, como se de fato não fosse um final; já no outro, senti que a autora desejou dar uma conclusão feliz ao casal principal, mesmo à custa de tantas outras pessoas e também não me agradou. Entretanto, recomendo a leitura para quem quiser ler um livro curto e com uma protagonista corajosa.

Cherry 09/04/2020minha estante
Já quero ler!!!