Breves Respostas Para Grandes Questões

Breves Respostas Para Grandes Questões Stephen Hawking

Resenhas - Breves Respostas Para Grandes Questões

leila.goncalves 28/11/2018

Dez Questões Que Intrigam A Hunanidade
Quando faleceu em março de 2018, Hawking estava trabalhando num novo livro que só foi concluído graças a colaboração dos colegas do mundo acadêmico e ao empenho de sua família. Por sinal, um projeto realizado em tempo recorde, pois ?Breves Respostas Para Graves Questões? foi lançado em outubro no Reino Unido e um mês depois chegou as livrarias brasileiras.

Com prefácio Eddie Redmayne, o ator que interpretou o cosmólogo em ?A Teoria de Tudo?, e introdução do Professor Kip S. Thorne, o livro abre com uma sintética autobiografia no qual Hawking afirma que ?a ciência de verdade pode ser bem mais estranha do que a ficção científica, e bem mais gratificante?.

Este é o ponto de partida para ele responder a dez questões fundamentais e nada fáceis que intrigam à humanidade e dividem opiniões. Por exemplo, Deus existe? É possível prever o futuro? E fazer uma viagem no tempo? Sobreviveremos no nosso planeta? Deveríamos tentar colonizar outros cantos do universo? A inteligência artificial vai nos superar?

Hawking era ateu e, mesmo que você não seja, as respostas apresentadas sob o estrito olhar da ciência sempre agregam conhecimento. Outros aspectos que devem ser levados em conta é que se trata de um livro para ?leigos?, de fácil compreensão, e nem sempre as respostas são tão breves como garante o título. A primeira delas, sobre a existência de Deus, soma 12 páginas.

Em linhas gerais, gostei da proposta e do formato escolhido para o livro. Sem dúvida, ele é uma envolvente leitura como também uma pertinente introdução para quem ainda não conhece a obra de Hawking. Se esse é o seu caso, aventure-se sem receio.

Finalmente, optei pelo e-book, mas tive a oportunidade de apreciar o livro físico e, de fato, é muito bonito.

allan.tancredo 17/12/2018

O adeus de um gênio
Esse livro e maravilhoso e inspirador. Extremamente humano e potente. Hawking nos deleita com seu humor ácido, sua escrita dinâmica e seus pensamentos que vão além de qualquer horizonte que tenhamos chegado. Recomendo a todas as pessoas, gostem de ciências ou não.
Sem mais palavras. Só sinto. É isso.

Rafa 03/01/2019

Breves Respostas Para Grandes Questões
Saudações literárias, queridos leitores do blog da Revista Conexão Literatura, tudo bem com vocês? Espero que estejam todos bem. Vamos de indicação literária? Confesso que vai ser um grande desafio para escrever essa resenha, afinal, Stephen Hawking é meu ídolo maior na vida, ele é meu herói absoluto. Bora para o post?

“Breves Respostas Para Grandes Questões” é um compilado de vários textos escrito por Stephen Hawking ao longo dos anos, seja em entrevistas ou pesquisas científicas. Um livro que vai abrir os olhos para questões que o Mundo está presenciando.

Ficamos órfãos de um dos maiores gênios que já pisaram na Terra. Hawking nos deixou em 2018 aos 76 anos, foram anos de inúmeras descobertas científicas, mostrando todo o cosmo de maneira acessível para nós, leigos e curiosos pelo Universo.

O ator britânico, Eddie Redmayne que interpretou o físico em 20144 nos cinemas, faz uma introdução brilhante no livro, contando um pouco de quando o jovem ator conheceu Hawking durante todo o processo de criação do longa.

Uma leitura rica em conhecimento o leitor conhecerá um pouco mais de uma mente brilhante que contribuiu de forma esplendida.

Vale a pena? Com toda certeza! Leia de mente aberta, pois alguns temas abordados pelo autor, pode gerar um certo desconforto, desde assuntos como a existência de Deus, passando por textos falando sobre o criacionismo/evolucionismo.

site: http://www.revistaconexaoliteratura.com.br/2019/01/resenha-breves-respostas-para-grandes.html
André 03/01/2019minha estante
Aumentou minhas espectativas sobre o livro !!

Rafa 04/01/2019minha estante
Super recomendo! Uma leitura indispensável para 2019.

Alexey 11/01/2019

O último presente de Hawking para o mundo
"Breves Respostas para Grandes Questões" reúne dez perguntas de difícil resposta, e as considerações de Hawking a cada uma delas. Não espere respostas fáceis, mas antes vários cenários conjecturais em textos perfeitamente compreensíveis mesmo por leigos em física, como cabe a um livro de divulgação científica. De "Deus existe?" a "Devemos colonizar outros planetas?", passando por "O que existe dentro de um buraco negro?", "Existe vida inteligente fora da Terra?", o livro prende tanto pela didática do autor quanto pela disposição em não dar uma resposta fácil - e até instigar novas perguntas. Às vezes, o livro é repetitivo - Hawking repete conjecturas que já havia feito em capítulos anteriores. Mas isso é compreensível, dado que o livro é uma coletânea de grandes questões que Hawking fazia a si mesmo. Ele não escreveu o livro de modo linear.

Me foi particularmente prazeroso lê-lo, dado que diversas das conjecturas que ele traz [múltiplos universos, colonização de outros mundos] estão presentes em minha pesquisa de doutorado. Ele até cita David Deutsch por mais de uma vez, o que me deixa aliviado [um de meus capítulos bebe diretamente do trabalho deste físico israelense].

Livro traduzido por Cássio de Arantes Leite, com revisão técnica do astrofísico Amâncio Friaça

A editora é a Intrínseca. A tradução é ótima, embora a revisão tenha deixado passar várias crases onde deveriam haver. O projeto gráfico da Equatorium Design ficou lindo - o livro parece um pedaço do céu em suas mãos.

[Eu o daria especialmente a adolescentes, porque 1. o livro é compreensível; 2. estimula a fundamental curiosidade científica]

242 páginas, sem considerar índice. Leitura iniciada dia 09/01, terminei hoje, 11/01. O livro realmente flui e não dá vontade de largar. 4,5 estrelas de 5.

Parte da venda do livro é destinada à caridade. E custa tão pouco!

Tania.Cruz 19/01/2019

É Stephen Hawking!
Bom, o que dizer desse livro? Eu já considerava Stephen Hawking como um ser excepcional (embora discorde de algumas de suas opiniões), inclusive estou lendo um outro livro que fala justamente sobre a biografia dele. Logo, não haveria coisa melhor que ler um livro de autoria desse grande cientista!

O livro é capa dura, metalizada. As páginas são espessas e pardas, o que demonstra um esmero muito grande por parte da editora Intrínseca ao publicar essa obra de arte.

As perguntas realizadas nesse livro são respondidas do ponto de vista científico, principalmente no que compete à cosmologia, que era a área de maior atuação do doutor Hawking. No entanto, ele usa uma linguagem simples a analogias que nos permitem entender até mesmo conceitos complexos.

A abordagem que o autor faz é tão interessante e profunda que eu começava a ler e quando me dava conta já tinham se passado cinquenta páginas e eu continuava lendo. Outras vezes eu não lia um parágrafo e de repente me pegava divagando ante as teorias abordadas, as possibilidades... em como o mundo é e o que poderá ser.

No mais, resta-me dizer que esse livro é simplesmente lindo e maravilhoso. Com certeza é um leitura de qualidade que ampliará seus conhecimentos e sua visão de mundo para além das quatro dimensões!

Reinaldo (Estante X - @reeiih) 18/02/2019

Breve respostas nem tão breves assim, porém, incrivelmente inteligentes
Desde que o ser humano existe, sempre se questionou sobre a natureza e origem das coisas. Quem é Deus? O Universo é infinito? Para onde vamos? São grandes questões e que muitas vezes não possuem respostas.

Stephen Hawking, grande gênio que nos deixou ano passado, presenteou os assíduos pela Ciência com este último livro onde ele busca responder de forma simplificada algumas das grandes questões. Com respostas breves e objetivas, Hawking nos leva a uma grande jornada de conhecimento e reflexão sobre o ser humano e sua evolução. Até onde a ciência consegue explicar, e onde ela ainda encontra dificuldades? O que cabe mais a metafísica do que a ciência em si?

E o que isso representa para as futuras gerações? Tudo isso o leitor encontra e se encanta nesta grande obra deste grande gênio.

Acompanhe esta e outras resenhas em instagram.com/estantexbooks

site: http://instagram.com/estantexbooks