Breves Respostas Para Grandes Questões

Breves Respostas Para Grandes Questões Stephen Hawking

Resenhas - Breves Respostas Para Grandes Questões

Lais544 21/08/2020

Stephen Hawking foi criado para ter uma curiosidade inabalável. Questionador e criativo, os segredos do universo sempre o fascinaram e como cientista ele tentou responder a algumas dessas questões fundamentais.Ele não fornece respostas fáceis ou prontas, mas baseadas naquilo que ele sempre defendeu:a ciência.

(... Somos motivados pela
curiosidade, esta qualidade humana única.
Foi a curiosidade obstinada que levou os
exploradores a provar que a Terra não era plana, e é esse mesmo impulso que nos leva a
viajar para as estrelas na velocidade do pensamento , instigando-nos a realmente chegar lá)
Marcus 22/08/2020minha estante
eu quero muito ler esse livro

Felipe.Torres 06/12/2022

Ciência descomplicada
Esse livro é incrível, tem a linguagem clara e não pode faltar na estante de quem é curioso quando o assunto é espaço, vida inteligente em outros planetas, teorias sobre a possibilidade de viagem no tempo, inteligência artificial, existência de Deus e ciência em geral.

Ainda que não haja aprofundamento nas questões propostas, certamente as pinceladas nos assuntos são de extrema relevância e despertam grande curiosidade para quem gosta dos temas.

Hawking foi um cientista brilhante e muito à frente do seu tempo. O livro traz sua análise científica de forma simplificada, narrada em partes pelo próprio autor e com um bom humor típico.

Vale demais a leitura.
Felipe 06/12/2022minha estante

Gabriel 25/06/2023

Neste livro póstumo, Stephen Hawking responde a uma coletânea de dez perguntas que caminham nas mais variadas direções, tendo como ponto em comum apenas a curiosidade milenar que despertam nos seres humanos.

Questionamentos a respeito de Deus, origem da vida, viagem no tempo e no espaço, civilizações alienígenas, futuro da humanidade, inteligência artificial são destrinchados de forma bem humorada e didática por Hawking, despertando no leitor uma curiosidade que, em grande medida, é satisfeita pelas próprias respostas dadas no livro.

Naturalmente haverá um ou outro tópico de discordância, especialmente dentre os temas mais sensíveis. De toda forma, é inegável o reconhecimento pelo respeito que as respostas dadas pelo Hawking inspiram, especialmente quando se constata que ele próprio era de uma modéstia sincera.

Talvez o parágrafo final do livro, sabiamente selecionado para fechar as palavras apresentadas por Hawking, demonstre de forma clara tudo isso:

"Lembre-se de olhar para as estrelas, não para os próprios pés. Tente compreender o que vê e questione o que faz o universo existir. Seja curioso. E por mais que a vida pareça difícil, sempre há algo que você pode e consegue fazer. Nunca desista. Deixe sua imaginação correr solta. Molde o futuro.".

JoAo 11/08/2023

BREVE RESPOSTAS PARA GRANDES QUESTÕES
Uma coisa que Stephen fala no livro me chamou a atenção ele diz que um dos motivos para a geração de hoje ser tão desinteressada por ciência e afim nem é por sua culpa em si mas sim da estrutura das escolas onde oferecem uma rotina de decoreba( quem nunca se matou de decorar as funçoes de cinemática, mru e por aí vai), equações e provas que indispos os jovens contra a ciência e também tem o fator econômico pois cada ver mais a ciência vem sendo deixada de lado, gostaria de citar por exemplo toda a pandemia que bom não se faz necessário de comentários principalmente para brasileiros em geral.
Em suma toda a construção deste livro é baseado em duas coisa na minha opinião primeiro ciência logicamente e segundo em esperança pois em todo o livro Hawking tenta passar sua esperança na ciência e para um futuro ainda mais desenvolvido com um universo cada vez mais explicado por cálculos e usando como ele mesmo disse o atributo mais poderoso que até Einstein usou para fazer sua teoria da relatividade especial sendo a imaginação.

Uma última coisa que devo fazer é só agradecer ao grande cientista que este homem foi e também obrigado por inspirar cada ver mais não só com sua ciência mais também com a sua vida.

(Nunca escrevi tanto me animei demais)

carolina 18/01/2022

"Estamos a porta de um admirável mundo novo"
Nesse livro Hawking, de forma acessível e bem humorada - assumindo seriedade em assuntos específicos, explica a cosmologia e o futuro da terra, da humanidade, da ciência e tecnologia, dos exoplanetas, dos buracos negros e até do capitalismo.

São os escritos mais atuais de Hawking, que contribuí com breves respostas para grandes questões. ?

É um ótimo livro pra quem é iniciante na física, especificamente mecânica quântica, já que não utiliza fórmulas complexas para explicar, mas a partir de explicações dos conceitos, leis e teorias.

PVO 02/03/2022

Cumpre ao que veio
Se você acha que não é possível se emocionar com um livro científico, esse livro pode te convencer do contrário!

Rafa 18/04/2020

Inspirador
?O que ressalta na obra é o último alerta dado por Hawking, na tentativa de chamar a atenção de todos nós sobre o grave rumo que o planeta está tomando. Apesar de ter ocupado o posto de professor emérito na Universidade de Cambridge, Hawking se dirige ao leitor comum com uma clareza ímpar.?

lasthours 13/07/2021

Respostas mais breves ainda
1. Deus existe? Acredito que não.
2. Como tudo começou? Não foi com Deus.
3. Existe outra vida inteligente no universo? Quem sabe? Mas provavelmente não.
4. Podemos prever o futuro? Kkkk não.
5. O que há dentro de um buraco negro? Tudo que ele engoliu, gravidade, radiação e luz, toda luz que não pode escapar.
6. A viagem no tempo é possível? Não ?
7. Sobreviveremos a Terra? A Terra sobreviverá a nós? Sobrevivêramos a nós mesmos?
8. Deveríamos colonizar o espaço? Sim, mas mesmo a ciência ainda não descobriu como.
9. A inteligência artificial vai nos superar? Obviamente sim.
10. Como moldaremos o futuro? Incentivo a criatividade, ciência e tecnologia.

O posfácio me deixou em lágrimas, lembro do dia que anunciaram a morte do Stephen, e mesmo sendo prevista há anos, não parecia verdade. É extraordinário a existência de pessoas tão extraordinárias e tão descomplicadas como o Stephen.
Adoro como os livros falam de coisas tão complexas de maneira simples, didática e objetiva. Recomendo a qualquer pessoa independe do seu grau de entendimento sobre a ciência, física e tudo mais.

Daniel1179 16/04/2023

Breves repostas para grandes questões
Gostei desse livro, mas umas partes me cansaram muito. Acho essa ideia de colonizar outro planeta como sendo a única maneira da humanidade sobreviver algo muito ligado às ideias da burguesia e elitistas... Faz até um pouco de sentido ele citar toda hora milionários ao final do livro se seguir essa mesma linha de raciocínio. Os comentários sobre buracos negros e sobre multiverso são muito interessantes mesmo, mas o final em si do livro foi maçante e repetitivo. Não minto, o homem era brilhante, mas essa obra em específico não foi muito do meu agrado não. Talvez outro dia e outra obra funcionem melhor.

amy 19/06/2022

Genial
O humor misturado ao conhecimento da escrita de Hawking é muito bom, este é o primeiro livro dele que li e tive uma ótima experiência, algumas partes nas quais ele explica física são mais difíceis, mas nada que seja impossível de entender.

Alexson.Almeida 25/04/2022

Queria mais
Stephen Hawking aborda nesse livro questões contemporâneas que são mais do que válidas. Desde o futuro da inteligência artificial à polêmica pergunta "deus existe". Abordando os assuntos de maneira clara e direta, esse torna-se um livro mais que válido para todos que querem um ponto de vista diferente sobre algumas coisas que nos cercam, além de conhecer um pouco de uma das mentes mais brilhantes da história. Fica o recado de que algumas explicações podem ser um pouco rebuscadas para quem não conhece muito sobre o assunto.

Hollow Gabriel 24/06/2023

Eu amei o livro, que Stephen Hawking descanse em paz e que mais pessoas leiam seu incrível trabalho.

Eu indico muito esse livro até pra quem não está interessado em ciência, e pra quem for da escola Aurora, ele tem na biblioteca.