O Banqueiro Anarquista e Outros Contos Escolhidos

Fernando Pessoa
Fernando Pessoa

Resenhas - O Banqueiro Anarquista e Outros Contos Escolhidos

Alessandra.Araujo 29/08/2021

Primeiro contato com o autor
Sempre tive curiosidade em ler alguma obra do autor e esse foi meu primeiro contato. Tenho tentado experimentar diversos gêneros e obras para identificar o meu tipo de leitura mas também para conhecer o que há por aí. Achei um bom livro, mas não me conectei com a escrita de Fernando, não senti muito nem fiquei fascinada com nenhum dos contos, mas também não foi uma leitura sofrida. Foi OK.

Claire Scorzi 22/08/2020

Prosa Não de Ficção, Porém Grande Prosa
Fernando Pessoa não parece ter sido um prosador de literatura de imaginação, como diria Harold Bloom. Seus contos aqui são quase todos textos inacabados, e com fios de enredo que servem a objetivos talvez extra literários - discutem filosofia, em particular metafísica e antropologia.
As exceções são as traduções que Pessoa fez de três contos do contista americano O. Henry, que estão incluídos nessa antologia; todos tem enredo e personagens e começo, meio e fim. A única exceção de autoria do próprio Fernando Pessoa é o conto que ele escreveu em inglês, e que aqui aparece na versão original e em tradução para o português - um conto que ele compôs aos 19 anos, "Um Jantar Muito Original", de humor absolutamente negro!
A qualidade da prosa pessoana, contudo, é outra questão. Valem as 4 estrelas. E alguns "contos" (?) filosóficos se sustentam pelo uso implacável da lógica, dando resultados maravilhosamente deliciosos, politicamente incorretos, como "O Banqueiro Anarquista" : Demais!
Georgeton.Leal 22/08/2020minha estante
Os contos de O. Henry são uma delícia! Quais são os que estão presentes nessa antologia, Claire?

Claire Scorzi 23/08/2020minha estante
A teoria e o cão; Os caminhos que tomamos; A decisão de Georgia.

Georgeton.Leal 24/08/2020minha estante
Obrigado, Claire! Quero conferir como esses contos ficaram na tradução do Pessoa. ^^

Rafaela.Maria 01/04/2020

Filosófico
Fernando Pessoa é um homem com diversas personas, isso é fascinante. O legal desse livro de contos é que passamos a conhecer o Pessoa ortônimo, escritor com palavras tão ricas quanto os dos seus heterônimos. Há contos com uma linguagem mais leve, outros com questões filosóficas pesadas, mas todos muito bem redigidos! Fernando Pessoa é um mestre. É uma honra ler as suas obras.