Velhos são os outros Andréa Pachá

Resenhas - Velhos são os outros

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Renata | @am0r_p0r_livr0s 24/03/2024

Pois é... saí da fase dos livros de suspense e entrei na dos reflexivos, e que tem como assunto principal a velhice e a morte. Dois dias depois de “É Sempre a Hora da Nossa Morte Amém”, depois termino esse outro, que me foi recomendado por um amigo querido, que já se designa velho (apesar de não ser... rsrs).
A juíza Andréa Pachá, depois de trabalhar muitos anos na Vara de Família, se viu diante do desafio de assumir uma Vara de Sucessões, onde lidaria com processos de intervenções, testamentos e curatelas. Nesse livro, ela desenvolve os contos a partir de suas experiências nesses tipos de audiência.
Por meio de contos curtos, alguns divertidos e outros nem tanto, a autora, além de narrar os fatos e contar as causas e desfechos de cada um, faz suas análises e reflexões sobre a velhice, acerca das dificuldades, angústias e sentimentos dessa fase da vida. Os contos são intercalados com depoimentos de idosos que funcionam como um respiro entre as histórias e fazem o leitor se colocar em seu lugar.
São muito grifos que fiz, postei alguns nos stories, mas esse merece destaque: “Deixar de refletir sobre a nossa condição humana, transitória e com data de validade, não nos torna imortais”. Essa frase parece óbvia, mas vivemos como se não fôssemos morrer e isso pode fazer com que não façamos o que nos faz feliz, adiando coisas para preservar outras e, então, nós é que morreremos infelizes.
No fim do livro, Andréa escreve seu “testamento” e um de seus desejos é: “Desejo não sofrer. Muito menos fazer sofrer a quem amo. Se não conseguir, desejo que os danos sejam reduzidos pela compreensão de que nossa condição humana nos faz precários e provisórios”. Esse é meu desejo também.

Marcia 08/03/2024

Antes de tudo respeite os meus cabelos brancos!
Compreender os idosos! É isso que falta no mundo e é disso que o livro fala! Ao longo de sua jornada como juíza na Vara de Órfãos e Sucessões, a autora Andréa Pacha nos conta os casos que viveu. Para além de "ditar a vida dos outros", vi uma juíza humanista que antes de tudo está ali para entender e ajudar.
Não foi um livro fácil de ler. As histórias trazem um turbilhão de emoções. Levei meses para terminar, mas agora que acabou tenho saudades daquelas histórias, daquele sentir perto de mim.

Natacha.Bischoff 09/01/2024

Excelente!
Andrea Pachá é garantia de sucesso! Mais um livro emocionante e muito sensível! Tive que parar de ler porque estava muito tocada com o tema (envelhecimento) e estava me impactando bastante, mas justamente porque é um tema super sensível e o fato de as histórias serem reais me deixam ainda mais abalada. Muito bom!!

Luc1l 27/12/2023

Leitura muito fluída, o talento que a juíza Andréa possui de descrever as emoções e nuances da velhice é fascinante. Um livro que deve ser lido por qualquer pessoa. Amplia a sensibilidade, faz sorrir e refletir

Sol 25/12/2023

Um compilado de casos e histórias da juíza, autora do livro, com o ponto em comum sendo a idade das pessoas, como pessoas de mais idade são tratadas ou como se espera que devem agir. Muitas histórias emocionantes, todas fazem refletir.

Livinha 13/11/2023

Uma delícia!
Assim como os outros livros da Andrea Pachá, a leitura desse foi uma delícia! Alguns casos engraçados, outros nem tanto. O ponto alto para mim é como sempre a sensibilidade da autora, frente a necessidade daqueles que buscam o judiciário.

Liliane 23/10/2023

Através de suas crônicas baseadas em fatos reais, a magistrada Andréa Pachá, faz o leitor refletir sobre dilemas da terceira idade.
A percepção que ela nos transmite sobre as dificuldades, medos, anceios, dependências e necessidades da pessoa acima de 60 anos, é ímpar.

Fabi 25/07/2023

Lição de vida
Velhos são os olhos. Literalmente. Nunca nos incluímos no processo ou na velhice por si.
Andréa escreve muitíssimo bem, tem o sentimento na ponta da caneta e nos faz imaginar como seriam de fato suas audiências.
Prosa excelente e reflexiva, necessária para todas as idades.

Carol.Miotti 13/07/2023

5/5
Inspirada pela vivência com interdições, curatelas e heranças tratadas na Vara de Sucessões, a juíza Andréa Pachá narra histórias da Justiça que são, sobretudo, histórias humanas, contadas com sua afetividade e empatia características.
São acasos do tempo, da memória e das relações em família que permeiam a longevidade pela qual tantos de nós anseiam - a velhice.

P.46 ?(?)Orgânicos, amor, aceitação. E sorte para compreender a linguagem das ondas em movimento infinito diante da janela e poder escolher o próprio destino enquanto se tem lucidez.?

Luísa Lui 11/07/2023

Velhos são os outros
Emocionada com cada palavra deste livro. Chateada que a produção literária de Andréa Pachá esteja sendo esgotada tão rapidamente por mim.
?velhos são os outros? é lindo. A sensibilidade com que cada personagem é descrita? cada passagem adornada de compreensão e afeto. O maior ensinamento deixado pela obra foi que controlar o medo é mais importante do que tentar controlar a vida. Somos finitos. Frágeis. Um tanto descontrolados. Façamos jus à nossa existência.

Excelente livro para presentear um amigo (mesmo que este não tenha o hábito de ler).

Paola 07/06/2023

Adoro os livros da Andrea. É o tipo de leitura que você tem que ler um capítulo de vez e pensar, simplismente delicioso, a escrita é fluida, simples, mas com muito significado

Stella 16/05/2023

Ainda tentando digerir tantas histórias
Um livro muito bom
A autora aborda o tema velhice, doença, problemas familiares com olhos reflexivos e nos faz pensar sobre escolhas e em como a gente gostaria de estar nessa idade.
Leitura difícil e fácil ao mesmo tempo

Monique355 28/04/2023

Aprendi mais sobre envelhecer e as nuances desse processo lendo esse livro do que pesquisando envelhecimento na academia por dois anos e meio. É de uma sensibilidade sem igual a forma como a autora descreve os casos que acompanhou enquanto Juíza e a cada história me senti muito tocada. Uma leitura não romantizada do envelhecer e talvez por isso tão bela! Recomendo demais essa leitura!

Emmanuela1 18/02/2023

Velhos são os outros
Para quem é idoso e, principalmente para quem ainda não é. Vai trazer reflexão sobre esse momento da vida: existe vontade, desejo, sonhos, paixões e é preciso respeito e compreensão.

A gente nega a velhice, mas ela é inevitável para todos.

Trecho do livro:
"Mesmo sabendo que a morte não manda avisos nem notificações, vivemos como se nunca fôssemos morrer."

1 | 2 | 3 | 4 | 5