Me, Myself & Him

Me, Myself & Him Chris Tebbetts

Resenhas - My Myself & Him

Rony 18/03/2021

Outro tom de verde
Poderia apontar como algo característico da vivência da comunidade LGBTQIA+ ou mesmo como parte do processo de amadurecimento, mas talvez seja um pensamento intrinsecamente humano. Quem nunca foi privado de uma experiência e então se desbruçou sobre o "e se...?".

O autor faz uso desse artifício de realidades alternativas para desconstruir nossas idealizações. Porque a grama do vizinho é sempre mais verde, certo? Bem, nem sempre. Nem mais, nem menos. Apenas outro tom. Se ganha algo aqui e se perde outra coisa ali na frente. O mundo utópico não está em lugar algum.

Foi refrescante ver essa ferramenta sendo usada sem grandes ambições dentro do gênero de ficção científica. É apenas uma possibilidade de se contar esta história. E eu entendo como isso pode ser perigoso. Certamente existirão pessoas que, ao ler a sinopse, criarão expectativas que não serão atendidas. Porém eu sou um grande defensor de expandirmos o lugar comum da contação de histórias, de abraçarmos o fantástico e imaginativo não como algo que tem que ser racionalizado e esmiuçado, mas como elemento próprio de nossas experiências.

No entanto, devo também ressaltar que a história por si só não é algo imperdível. Não criei um vínculo forte com qualquer personagem - exceto, talvez, o protagonista. Tebbetts veio desenvolvendo alguns núcleos bem interessantes, mas fiquei com a sensação de que eles foram cortados na metade. Faltou mais tempo com cada núcleo para que as personagens ganhassem mais vida e mais significado. Como resultado, o final ficou bem corrido, especialmente no que diz respeito à revelação dos pais de Chris (qual o sentido daquilo, honestamente?) e a resolução de Gina.
E apesar de ter gostado de como cada realidade foi esteticamente diferenciada, achei extremamente desnecessário pontuar os horários. Como estadunidense não faz uso de 13h, 14h etc., ficava perdido se o turno do protagonista era às sete da manhã ou da noite. Só serviu pra confundir mesmo.

Com uma abordagem interessante pra uma história mediana que não atingiu seu potencial, "Me, Myself and Him" fica sendo um livro ok contado de uma forma leve e envolvente, da maneira que eu procurava para o momento.