A Guerra na Grécia Antiga

A Guerra na Grécia Antiga Marcos Alvito Pereira de Souza

Resenhas - A Guerra na Grécia Antiga

Ni 01/07/2010

A guerra como algo natural: a relação da sociedade antiga grega e a guerra
A presente obra está dividida em seis capítulos sendo: A guerra em um mundo diferente o primeiro; Dos heróis aos hoplitas o segundo; Esparta – o mito da sociedade guerreira o terceiro; As guerras pérsicas o quarto; O declínio das póleis o quinto e Macedônia o sexto. Além de conclusão, vocabulário crítico e bibliografia comentada, com o total de 88 páginas.
Para melhor situar-nos no tema o autor faz a distinção, logo no primeiro capítulo, de como a violência era interpretada na Grécia antiga. Ele aborda a inerência da violência à sociedade grega e da aceitação da guerra como um fato natural, além de sua relação com a religião e dos motivos que levavam à guerra. Esses conceitos são importantíssimos para a compreensão do tema. Tais conceitos nos mantêm mais próximos dele e ao mesmo tempo tendo consciência da grande diferença entre aquela sociedade e a atual. Souza segue a ordem cronológica, dos “fatos”, que vão se desvendando aos olhos do leitor. Os conceitos fornecidos num dado capítulo, são de alta importância para a compreensão do seguinte, porém sente-se ainda a falta de muitas informações para o entendimento por completo dos temas. E uma possível fonte alternativa para algumas destas informações não são nem ao menos indicadas nas notas.
No segundo capítulo, ele trata da mudança política relacionada com as mudanças na guerra. Inicialmente questiona a guerra de Tróia, depois retrata a mudança da forma de guerra que no período Heróico era individual, aristocrata, (tendo um “governo” aristocrata também, e uma participação política de uma minoria elitizada) e com a criação da Falange Hoplítica, em grupo, gerando também a conquista da cidadania. Através da maior participação nas guerras, na segurança da “cidade”, o povo conquistou também maior participação política. Descrevendo como eram as guerras, ele consegue relacioná-las à concepção da sociedade, distinguir bem um período do outro e durante todo tempo ele faz alusões à religiosidade. E esse mecanismo é muito importante para o entendimento e maior envolvimento do leitor com o texto.
Ao longo de todo livro ele tece teias entre guerras, sociedade, política e religião. Narrando e interpretando os acontecimentos, algumas vezes fazendo surgir dúvidas sobre a “realidade” ou “credibilidade” das falas da época que muitas vezes beiram o exagero. Às vezes não dando muita importância nas discordâncias entre alguns temas. Sempre fazendo considerações interessantíssimas a respeito das narrativas de outros historiadores que cita em sua obra.
Outro ponto positivo do texto é a presença da conclusão que traz curiosidades, levanta questões e relaciona (tendo consciência das diferenças culturais, ideológicas e “temporais”) as situações do texto a situações de outras tantas épocas, tornando mais próximo um tema que a um primeiro olhar pode parecer tão distante. No geral o texto apresenta-se bastante acessível, com muitas informações. Porém ele gera uma pequena dificuldade com a falta de algumas complementações. O vocabulário crítico auxilia muito nessas questões, mas nele deveriam ser inclusos outros conceitos presentes no livro que não são de acesso à população em geral, conceitos específicos que deveriam ser exemplificados, pois possuem importância no desenvolver da narrativa.
O autor faz uso de citações diretas de fontes primárias das épocas estudadas, para dar maior credibilidade e também maior conhecimento teórico. Além de citações indiretas de historiadores que escreveram sobre a época e de escavações arqueológicas. Ao longo de todo texto ele estabelece comparações e conceitos muito importantes à obra como um todo. Utiliza também gravuras, o que possibilita a visualização e facilita a compreensão. Já ao fim do livro encontramos um vocabulário crítico e a bibliografia comentada. O que reforça sua pesquisa.
Em conseqüência da quantidade de detalhes, das fontes e da metodologia do autor podemos perceber que o livro possui como público alvo pessoas interessados em história, especificamente estudantes da graduação do curso de história.

Osmar 04/07/2010minha estante
Olá

Gosto muito de história e a sua resenha é muito boa... fiquei porém na dúvida se o livro é bom ou não, já que a sua avaliação não foi da melhores... você indica o livro?
Abraço.

_Wesley_ 27/12/2021

Guerra na Antiguidade
A Guerra na Grécia Antiga é uma ótima introdução para quem deseja se orientar sobre a posição política-militar da grécia antiga, sua ascensão e declínio. Com muitas referências bibliográficas e explicações sucintas e claras, Marcos Alvito nos apresenta um panorama completo do tema.