O Menino que Comeu Uma Biblioteca

O Menino que Comeu Uma Biblioteca Letícia Wierzchowski

Resenhas - O menino que comeu uma biblioteca

evemm 10/02/2024

O menino que comeu uma biblioteca
O livro é bom, gostei muito, sofreu muito desde jovem, só queria da um abraço nele, os livros ajudaram muito ele, o avô ajudou da mesma força, mesmo depois de falecer, a narrativa é ótima, eu gostei muito, como a menina via a história dele nos sonhos e fiquei triste que ela também sofreu muito, ambos são incríveis e fortes.
Sempre haverá pequenas cidades e grandes injustiças. Sempre haverá sonho, esperança e fome. Paixões juvenis e toque de recolher e violência e vidros de geleia de morango. Mude o que mudar no mundo, sempre haverá os livros, os leitores, as mães amorosas e os ditadores sanguinários.

Gio 25/04/2022

bemmmm lento porem bom ;)
bom o livro é poremm é muito muito lento mesmo. mas gostei da mistura entre realidade e ficção tornou o livro interessante:)

Lucia | @lucia_esta_lendo 03/05/2021

Um livro muito sensível
A temática da guerra me chamou a atenção para esse livro.
Porém eu o achei até muito poético pela maneira como a guerra e seus horrores se desenrolam na vida de Josik.
Contando a história de um garoto que sobreviveu graças ao seu apreço pela leitura, como os livros foram um meio de sobrevivência tanto monetária quanto psicológica para ele, junto com a presença em espírito de seu avô, conta uma bela jornada.
Confesso que achei que teria mais algum desenvolvimento do romance entre ele e Eva no pós guerra, mas o final deixa livre para a imaginação do leitor.

Carmine.Antes 09/04/2021

Maravilhoso
Os livros da Letícia sempre são gostosos de ler, uma narrativa leve apesar do tema pesado que é uma guerra.
Para quem ama livros, esse livro é perfeito, pois o avô do personagem principal é um leitor nato e admirador de livros, a ponto de tê-los por toda parte da casa.
Não tem como não sofrer diante de tantas perdas que acontecem no livro, tantas covardias no meio de uma guerra. Mas tem também romance, a descoberta do amor, a esperança por dias melhores...

Ericks 14/04/2020

O menino que comeu uma biblioteca
O menino que comeu um biblioteca é o último romance publicado pela escritora gaúcha Leticia Wierzchowski, mundialmente reconhecida pelos livros que inspiraram a série A casa das sete mulheres.

O livro conta a história de um garoto chamado Jósik Tatar que herda do avô, Michael Wisochy, o amor pelos livros. Contudo, os sonhos de infância do jovem menino são precocemente abortados pela maldade dos homens. Ao tornar-se órfão em meio à invasão da Polônia pelos nazistas, Jósik encontra na biblioteca do avô um refúgio e um meio de sobrevivência.

"Muitos morrerão, mas você sobreviverá, Jósik... E os livros seguirão com você"

Ao mesmo tempo, do outro lado do mundo, no Uruguai, uma menina chamada Eva, através de seu baralho de tarô, vislumbra e acompanha a história do jovem Jósik.

Eu tive o prazer de participar do lançamento do livro na cidade onde moro e de ter o meu exemplar autografado pela Leticia Wierzchowski. Como ela escreveu na minha dedicatória, esta história é uma fábula de amor aos livros.

ritita 18/07/2022

Letícia sendo Letícia, né?
Ah, esta moça escreve muitíssimo bem, além de ter uma imensa facilidade para fazer o transporte entre fantasia e ficção, de formas que o leitor acha que tudo realmente aconteceu.
A narrativa é um ode aos clássicos, principalmente Sheakespeare, o preferido do avô Michael, vivo ou fantasma.
De um lado, a insana guerra que destruiu Polônia e poloneses, do outro, o imenso amor aos livros e à leitura, o que conseguiu que Jósik só se desse conta do crueza do momento após a primeira grande perda.
De novo, tudo acontece em Terebin, que não é uma cidade fictícia, e, sim, onde nasceu o avô da autora, palco de outros livros de Letícia, tal como Uma ponte para Terebin.
Tirando a crueza da guerra, a relação do menino com o avô e os livros é puro prazer.
Demorei imenso para ler porque a autora é repetitiva em certas situações, conta no momento que acontece e depois nas lembranças de Eva, e só por isto não leva o selo.
Um trechinho para adoçar, em relação ao suspeito comprador dos livros do velho Michael durante a guerra:
- Ele vai voltar, Jósik, porque realmente ama os livros. Eu mesmo sou uma espécie de ficção, meu querido. Tenho certeza de que apenas aqueles realmente dignos da mais bela prosa é que podem me ver. Aqueles que acreditam numa vida tecida de palavras.

Christiane.Sérgio 10/01/2021

... Era uma vez um menino que comeu uma biblioteca inteira.
Nunca gostei de livros escritos por brasileiros em que a história contada se passa em outro país,que não fosse o Brasil. Tenho que abrir uma exceção a este livro, me curvar em um cumprimento respeitoso e aplaudir por uns bons minutos.

Este livro me pegou pelo título... e não é que foi um imenso deleite de dois dias incríveis?

A história fala sobre amores , perdas, esperança, desesperança, morte e, principalmente, VIDA.

Duas vidas se entrelaçam através de visões em um tarô. Duas vidas difíceis, em níveis muito diferentes. Uma vive na América do Sul e a outra na Europa em plena 2a Guerra Mundial. Essas vidas se unem após 30 anos. Uma vida conhece a história e a outra vive a história.

Terei que parar por aqui, não posso contar esta história. Você terá que ser mais uma vida.?

Ah! Posso dizer só mais um coisinha: É espetacular!
?????

Vivi 20/06/2022

???????
Quem disse que a leitura não nos anestesia das dores da vida. Aqui está uma prova em que ficção se misturou com a realidade mais desumana que a história enfrentou .
E que nos é contada de uma forma quase que poética para doer menos em nossa alma e coração.
E quando virei a última página desse livro chorei, e não foi pouco.
Há tempos não lia algo tão delicado, triste e tão carregado de amor, perdas, desesperança, fé e de oportunidades inimagináveis.
A história desses dois foi exatamente assim...

Enquanto um foi conhecendo a história outro foi vivendo a mesma. Quem poderia dizer que em tempos de guerra alguma magia poderia acontecer.
Jamais vou esquecer esse livro ?
" As dores passam e a história fica para ser contada. "

Cris 20/11/2018

Notável!
Livro excepcional. Literalmente a prova de que a literatura salva! Me provocou um encantamento parecido ao que senti lendo A menina que roubava livros. Jósik Tatar, seu avô Michael e sua casa de livros roubaram minha alma e muitas lágrimas. Belíssimo texto, poético, doloroso, inebriante e ao mesmo tempo delicado.

Marina 14/04/2023

Leticia Wierzchowski e sua fanfic da 2° guerra mundial
Livro lento, detalhes inúteis, narradora maluca, protagonista sem sal e história digna de uma fanfic do Wattpad; isso era o que eu pensava a cada página que lia dessa tortura psicológica em formato de livro. De longe minha pior leitura do ano (duvido que alguma consiga ser pior do que essa)

Chatissima 05/04/2020

Josik
Não consigo mais ler/ouvir Josik e não lembrar desse livro.

Thais.Carvalho 05/09/2022

Um livro encantador! Conta a história de Josik Tatar, que ainda menino enfrentou a guerra,
privações e violência.

duda924 10/10/2023

Ok
Li esse livro por conta da escola e acabei esquecendo de atualizar aqui?
A história é boa e emocionante, mas eu achei o livro muito enrolado e repetitivo, é uma leitura mais lenta, que não é muito meu estilo

01/10/2020

Uma obra envolvente, emocionante e inspiradora!

Sou suspeita pra falar, porque adoro narrativas que envolvam guerra, mas, dessa vez, envolveu fantasia e amor à literatura! Um combo que não teria como dar errado!

Recomendo a leitura!