Verdades do Submundo

Verdades do Submundo Cacau Correa

Resenhas - Verdades do Submundo

Mika | @mikaela.gaelzer 11/04/2020

RESENHA: VERDADES DO SUBMUNDO
Todo mundo sabe que eu amo um Luciferzinho ne?
E quando vi essa história já pensei que era "meu número".
Jonas está infeliz com os rumos que sua vida tomou, aos 30 ainda não é bem sucedido em seu trabalho e isso causa constantes conflitos com sua família. .
Isso muda ao receber uma proposta do Senhor do Submundo em pessoa, que quer mudar a maneira como é visto na terra e então deixar para trás a fama de vilão, contando sua versão dos fatos, da criação do mundo a do próprio inferno.
A história no início nos cativa, até a metade do livro simplesmente devorei. A versão de Lucifer sobre a criação, realmente me deixa com a sensação de que se ele existisse e viesse nos contar os fatos, seria inegavelmente daquele jeito.
A reformulação das histórias bíblicas, a inversão dos papeis trazendo os celestes e Deus como os vilões e os demônios como os mocinhos, a pauta sobre a religião e a busca desenfreada por salvação, são simplesmente geniais!
Porém do meio para o fim senti que isso se perdeu um pouco e vou tentar explicar pois tem a ver com o meu gosto pessoal.
Foi como se iniciasse uma corrida e tudo passasse muito rápido, desde os sentimentos dos personagens, aos acontecimentos. Senti falta de um aprofundamento, principalmente na batalha final que é contra o próprio Deus.
No geral, para quem já é fã do Lucifer, esse livro é um prato cheio sobre a estrela da manhã.
E quem não é, com certeza vira pois Lucifer tem um carisma incrível e muitas, muitas histórias para te contar.

Jaque @blogmalucadoslivros 19/11/2018

Uma trama criativa e envolvente
Já imaginou se tudo que você sabe sobre Deus e Lúcifer fosse totalmente diferente? Em Verdades do submundo conhecemos Jonas, um escritor que está passando por uma fase difícil em sua carreira, e seu pai e conhecidos vivem lhe falando para arrumar um emprego melhor que lhe dê futuro.

Porém, um certo dia, após chegar em casa chateado após um almoço com seus pais, Lúcifer aparece para Jonas, e lhe propõe algo muito fora do comum: Ele quer que Jonas, escreva um livro, contando seu lado da história para revelar ao mundo toda a verdade.

Jonas então, começa a pensar na possibilidade de fazer este trabalho para Lúcifer, indo totalmente contra ao que seu pai (um cristão fervoroso) acredita, mas mesmo assim resolve fazer este trabalho incomum. Lúcifer passa a contar para Jonas toda a verdade, o seu lado da história, e leva Jonas a uma visita ao inferno, para que ele possa conhecer, a fundo toda história. Mas fazer este serviço não será tão fácil assim. Deus começa a mandar anjos para tentar impedir Jonas de continuar.

(Quote) “- Quero lhe alertar, jovem Jonas. Lúcifer é enganador, usa as pessoas para seu interesse próprio e depois lhes usurpa a felicidade e suas almas. Nem eu, nem o Altíssimo queremos este terrível destino para você!”

O livro é narrado em terceira pessoa, e desde já quero deixar claro que este livro não é para todo mundo. A narrativa é fluida e todo enredo é muito instigante, e eu adorei a premissa desta história, que acabou sendo uma grande surpresa. Jonas é um personagem bem comum, como muita gente que eu conheço, e até eu mesma me identifiquei muito com ele, pois sempre fui uma pessoa cheia de curiosidade com tudo que se possa imaginar. Já Lúcifer traz momentos de reflexão para a trama, e Lilith (uma das personagens secundárias que eu mais gostei) tem uma personalidade marcante também.

Verdades do submundo, traz uma perspetiva diferente de tudo aquilo que nos é ensinado e é isso que torna esta leitura tão envolvente, gosto de leituras que me fazem questionar se tudo fosse diferente. A ambientação é incrível e toda trama bem é desenvolvida e me prendeu do início ao fim. Se você gosta de se aventurar em histórias criativas, cheias de ação eu recomendo!

site: http://www.malucadoslivros.com/2018/11/resenha-verdades-do-submundo-cacau.html

P.H. Ludwig 18/12/2018

Premissa sensacional
Quando eu ouvi a premissa desse livro pela primeira vez, eu fiquei boquiaberto. Achei uma ideia sensacional. E uma ideia ideia boa, precisa de uma execução à altura. E a Cacau Correa conduziu a história com leveza e maestria. Uma autora brasileira em ascensão que merece atenção. Vejo grandes coisas vindo por aí.

Se não me engano o livro físico tá em pré-venda ainda. Se a autora puder colocar o link aí pro pessoal, acho que seria uma boa.

Karina 09/10/2020

eu nem sei o que dizer
Então, Lúcifer decide contar sua história, no caso sua versão de vários fatos da Bíblia, e fica aquele questionamento legal, "será que Lúcifer é tão ruim, como fizeram parecer, e Deus seria tão benevolente assim?". É bem legal, mas poderia ter um aprofundamento e desenvolvimento melhor, porque a ideia é realmente boa, só no fim que para mim pecou um pouco, principalmente na questão de ter a batalha dos times Lúcifer VS Deus, porque foi tudo muito rápido e foi do nada, mas gostei da leitura.

Cláudia 06/12/2018

Verdades do Submundo
O meu primeiro contato com o e-book "Verdades do Submundo" foi através da autora, Cacau Correa. O livro do selo Harpia, da Editora Hope, não é um livro que vai agradar a todos. Eu, particularmente, adorei! Mas é um livro extremamente questionador e autêntico. Acreditei, desde o começo, que a história poderia tomar outros rumos, mas é incrível a coragem que a Cacau teve de manter a história.
Achei genial o ponto de vista de Lúcifer da criação do mundo. As dúvidas discutidas no livro e colocadas em xeque são pertinentes, muitas vezes fazem todo sentido, mas como disse lá em cima, não vai agradar muita gente, principalmente os muitos religiosos.
Temos aqui a história de Jonas, um cara comum como nós, desacreditado por seus pais - muito religiosos - e seu encontro, proposital, com Lúcifer, um anjo autêntico que precisa de Jonas para contar a sua versão da história para a humanidade.
Entre idas e vindas ao inferno, diálogos correntes e filosóficos, Cacau dá luz a uma história que só Lúcifer sabe, porque nunca foi dado voz a sua versão. A Bíblia, segundo ele, só nos conta a visão dos fatos pelo ponto de vista de Deus.
A ideia é genial. Gostei demais da história, faz todo sentido a reflexão que ele nos conta. Ninguém fala de si mesmo expondo o seu pior lado. O que contamos, só nos favorece. E essa é a ideia que temos aqui: a visão que a Bíblia nos conta em contraponto com a visão do seu maior opositor - Lúcifer.
Se você, como eu, é uma pessoa questionadora, de mente aberta, vai gostar demais da história. Os diálogos são muito bem construídos, chegam a ser filosóficos. A história desenrola rapidamente, não deixa brechas e é corajosamente sustentada até o final.
Um dos poucos livros que recomendo muito! Vale a pena a reflexão.

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2018/12/resenha-verdades-do-submundo.html

Tathi (@Doidosporserieselivros) 11/11/2019

Incrível!
Todas as histórias tem dois lados desde que o mundo é mundo, mas você já ouviu a versão de Lúcifer sobre as histórias contadas na bíblia? Claro que não, pois ninguém havia ouvido, até agora.
Cansado de todos só conhecerem um lado da história, o Diabo entra em contato com Jonas para que ele use suas habilidades de publicitário para contar ao mundo a verdade absoluta.
Jonas é um publicitário que está deprimido com sua carreira, e meio distante de seus pai que é extremamente cristão, e não aceita as escolhas do filho.
O homem aceita o trabalho do ser das trevas, e acaba por descobrir que tudo que a humanidade acreditava foi manipulado durante milênios.
Jonas agora conhecerá céu e inferno pra cumprir seu mais novo trabalho. ??" Apesar de saber que poderia sofrer represálias por sua deliberação a favor de lúcifer, estava contente em sair da sua zona de conforto"

Não tenho palavras pra descrever o quanto este livro é impactante. Desde as questões filosóficas implicadas até as questões polêmicas encontradas na bíblia como violência contra a mulher (e a permanência dessas mulheres em lares violentos apoiados por versículos da Bíblia), homossexualidade, e extremismo religioso .
É incrível como certas coisas fazem bem mais sentido na visão de Lúcifer.
Durante a narrativa também desvendamos e desmistificamos muitas lendas em torno dos demônios e criaturas infernais.
Apesar de se tratar de um livro sobre o "coisa ruim" , a atmosfera da leitura é leve, nada de embromação ou doutrinação disfarçada é usado no texto de Cacau Correa.
A escrita da autora gaúcha, também merece destaque, a descrição das cenas, faz com que seu cérebro sinta até mesmo os cheiros mencionados.
Destaque para o trabalho de pesquisa, pois o leitor percebe nitidamente que não há a intensão de ridicularizar, ou propagar preconceitos, pelo contrário tudo que é explicado durante o texto tem base em informações verídicas que eu conheço por também já ter frequentado igrejas e ouvido sobre tais coisas

Resenha completa no blog

BookCall 29/04/2020

“Estava com trinta e dois anos e não havia atingido seus objetivos. Ouvira falar da crise dos vinte anos, quando tudo parece dar errado, mas percebera que a recessão dos vinte estendera-se aos trinta, e não havia motivos para acreditar que tal crise o abandonaria em um futuro próximo.”

Jonas passava por uma má fase pessoal e profissional. Não alcançou nenhum dos objetivos que tinha após concluir a graduação em publicidade e não conseguia se entender com o pai, que não se conformava com o filho trabalhar como freelancer e atribuia suas dificuldades ao fato de ter se distanciado da vida cristã.
Jonas recebe uma proposta do senhor do submundo, Lúcifer, para contar a verdade sobre as histórias bíblicas, Deus e o inferno.

Achei que estranharia a história de conhecer a verdade na versão de Lúcifer. Mas a história é bem escrita e me fez refletir bastante sobre as ações humanas.
A autora traz esse desconforto junto com a trama.

É um livro curtinho, então senti que faltaram algumas coisinhas. Gostaria que tivesse sido mais desenvolvido o trabalho feito por Jonas a mando de Lúcifer e a relação com os pais enquanto o trabalho é feito.
Ainda assim, indico fortemente pra quem deseja expandir suas leituras.