O fogo invisível

O fogo invisível Javier Sierra

Resenhas - O fogo invisível

douglaseralldo 18/11/2018

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE O FOGO INVISÍVEL, DE JAVIER SIERRA OU SOBRE LUTAR CONTRA OS FRUSTRADORES
1 - Entre o thriller conspiratório e a fantasia, O Fogo Invisível mergulha no universo da criatividade e da inspiração tratando de como nascem as narrativas e os mitos numa jornada a la O Código da Vinci em que a procura por algo misterioso e secreto levará seus protagonistas a perigos intensos numa jornada frenética e intensa até seu desfecho um tanto onírico quanto a literatura;

2 - Aliás, a citação de O Código não é gratuita, pois na própria narrativa sobre as narrativas irá trazê-lo para discussão, inclusive falando de seus valores enquanto fala das tantas emulações do romance de Dan Brown, a qual esta própria publicação não deixa de ser uma de suas derivações, só que aqui, embora os mistérios e os segredos muitas vezes percorram caminhos semelhantes, as busca final contudo será outra que não simplesmente um graal físico;

3 - A bem da verdade, a busca a que o protagonista, o linguista David Salas, é levado a participar acaba misturando o mito do graal a uma caçada aos princípios da inspiração e de criatividade de grandes gênios da arte humana surgindo daí este fogo invisível que impulsiona as grandes inspirações, mas que também atrai grandes inimigos que tentam coibir essa inventividade, chame-os de Daimones, Frustradores ou outras figuras etéreas e sombrias que gerações diferentes de escritores já falaram;

+: http://www.listasliterarias.com/2018/11/10-consideracoes-sobre-o-fogo-invisivel.html

site: http://www.listasliterarias.com/2018/11/10-consideracoes-sobre-o-fogo-invisivel.html

Jaíne 19/11/2018

O protagonista? Um professor.
O centro da história? Um objeto religioso.
Uma moça bonita envolvida na trama.
Embarques constantes a obras literárias e pinturas do passado.

Qualquer semelhança com Dan Brown deve ser mera coincidência...
Vale ressaltar que a semelhança mora só nestas premissas mesmo... Porém, a comparação entre os autores acaba por se tornar inevitável.

Javier Serra tem seu próprio estilo de escrita, desenrolando o enredo bem aos poucos e tornando "O Fogo Invisível", uma espécie de estudo literário e artístico, que gira em torno do Santo Graal, os mistérios relacionados a origem desse objeto e até onde as lendas em torno dos "poderes" conferidos à ele, são verdadeiras.
Muita tecnicidade é abordada, a riqueza de detalhes, é gigantesca e, é claro, atrelado aos fatos da trama, há o lado da “fantasia”.
Também ocorrem diversas menções ao catolicismo, o ocultismo e o espiritismo, sempre estando relacionados a figuras conhecidas da literatura e da filosofia.

Os capítulos são, por muitas vezes, atrelados a imagens das pinturas descritas ao longo da investigação do professor David Salas, nosso protagonista e narrador, fazendo com que mergulhemos nas análises dessas obras, juntamente com os demais personagens, membros de uma academia de estudos literários, presididos por Victoria Goodman, uma famosa escritora que está obcecada pelo Graal e tudo o que ele pode trazer. (Infelizmente, antipatizei com Victoria desde a primeira página em que ela surgiu na história).

Mas enfim... Apesar de minha antipatia automática por alguns personagens e suas razões, e o fato do mito do Graal e seus mistérios não ter me conquistado da maneira que eu esperava, se você tem interesse por alguns dos temas que surgem nessa história, não deixe de dar uma olhada nessa obra!

Essa foi a resenha de hoje, até a próxima, pessoal!
E para ler a essa e outras resenhas, acessem:

site: mundodasresenhas.com.br

Saga Literária 26/02/2019

Blog Saga Literária
Ultimamente David Salas não estava muito contente por conta do casamento de sua mãe com um homem muito mais jovem do que ela. Mas também, Salas não tinha como condenar sua mãe. Desde que seu pai desaparecera, as coisas não foram muito fáceis na vida dos Salas. David também não esperava que iria ser "convidado" a tirar férias do seu trabalho como professor de linguística da Faculdade da Santa e Indivisível Trindade da Rainha Elisabeth, mais conhecida como Trinity College em Dublin, enquanto ainda estava terminando seu mestrado.

Susan Peacok, a coordenadora acadêmica da Trinity, no começo sugeriu, mas logo depois quase ordenou que David fosse para Madri. Claro que, enquanto David estivesse na Espanha, bem que ele poderia dar uma olhada em uma edição do Pimus calamus de Juan Caramuel, um dos títulos mais raros e mais bem ilustrados da época de ouro da Espanha, que um suposto colecionador estava disposto a se desfazer.Salas, entendeu muito bem as intenções de Susan que eram: 1º] Afastá-lo do casamento de sua mãe; 2º] Fazer com que ele tirasse férias e se divertisse um pouco e 3º] Fazer o trabalho da Trinity indo pessoalmente atrás de um exemplar de um livro raríssimo e que a faculdade estava disposta a adquirir.

Madri trazia lembranças de sua família e principalmente de seu avô que o encaminhou no mundo das letras. Foi nas incontáveis visitas ao avô que David descobriu a paixão que ele tinha pelas letras e pelas histórias, pois seu avô tinha sido um escritor e dos bons. A lembrança mais forte que David tinha de seu avô era que ele tinha passado a vida rabiscando páginas e mais páginas, e foi justamente essa paixão que o menino Salas foi pego no pulo no escritório do avô tentando descobrir de onde vinham suas ideias.

Para tentar demonstrar como suas ideias fluíam, a melhor forma que seu avô teve de lhe ensinar foi através dos livros. Foram muitos até sua morte, mas o primeiro, que Salas sempre se lembraria, foi O Estranho Misterioso de Mark Twain. Salas ainda não sabia, mas foi ali naquele momento que semente pela busca dos significado das palavras havia sido plantada e por seu querido e amado José Roca, escritor, seu avô.

site: https://www.sagaliteraria.com.br/2019/02/resenha-615-o-fogo-invisivel-javier.html

Lina DC 16/06/2019

"Fogo Invisível" é narrado em primeira pessoa por David Salas, um estudioso de 30 anos de idade. Ele é o mais jovem professor de linguística da Trinity College, em Dublin. Academicamente reconhecido, David desde cedo esteve em contato com as palavras e os livros, graças ao seu avô José, um famoso escritor.

Desde pequeno David escondia-se no escritório do avô para conhecer os segredos de suas inspirações e estava sempre cercado por artistas que compareciam à casa da família para conversar sobre literatura, arte e história. Entre esses artistas encontrava-se Lady Goodman, afilhada de seu avô e na época da infância de David, uma promissora escritora.

Os anos passaram e as boas memórias permanecem, mas David passou os últimos anos tão dedicado a sua tese e sua ascensão acadêmica que quase não viveu. E é aí que a chefe do seu Departamento sugere que David tire umas "férias" e viaje para Madrid, onde um livro raro possivelmente será colocado à venda. Como David cresceu lá, a viagem seria um retorno as suas raízes, mas a história muda completamente de rumo quando ele recebe o pedido pessoal da antiga amiga da família, Victoria Goodman.

"O mais decepcionante de tudo isso é que, sentado naquela poltrona de meu avô, com o fatigado romance de Victoria Goodman em mãos e a mente perdida no passado, fui incapaz de interpretar os avisos do que estava prestes a cair sobre minha cabeça". (p. 33)

Victoria é uma autora mundialmente conhecida, é talentosa, inteligente e adora cultivar e estimular as mentes. Para isso, ela criou uma Academia seleta e secreta, com poucos alunos, que ela chama de Montanha Artificial. É onde ela reúne o professor Luis Bello, um respeitado regente de orquestra e estudioso da história da música; Juan Salazar, o Johnny, um jovem que está terminando o curso de engenharia de computação e tem um QI altíssimo; e Ches, uma jovem que terminou a graduação em farmácia, estuda medicina e está se formando em línguas clássicas simultaneamente e Paula Steve, a jovem assistente de lady Victoria.

Os encontros são extremamente filosóficos e o grupo discute a origem das palavras, a criação de diversas histórias e até mesmo de símbolos importantes como o graal. O foco do livro está principalmente nesses debates, que vão trazendo ao leitor uma rica e interessante vertente de estudos, livros e autores.

Conforme a sinopse explica, David se vê em meio a um grande mistério quando lady Victoria confidencia a ele que um dos alunos da Academia foi assassinado enquanto realizava uma pesquisa essencial para desmitificar algo que mudaria a história.

""Você ouve vozes que sussurram coisas. Vê o que outros não veem, e fica difícil não enlouquecer. Além do mais, existem essas sombras... que tentam por todos os meios nos afundar no nada e roubar o fogo invisível da criatividade"". (p. 22)

Ivan Leite 07/08/2020

Fogo Invisível Javier Sierra
De volta à Espanha... Me encanta Madrid.
Qual a verdadeira origem da arte?
Ao lado de David e nossos companheiros entramos em um enredo cheio de intrigas e mistérios, que nos fez questionar a origem da inspiração, da literatura e da verdadeira arte.

A literatura não foi inventada para ser bela nem entreter, mas para elevar nossa consciência ao sublime. Deixe sua alma voar!!!

Boa viagem... boa leitura...
@biblioteca.giratoria

Fernanda 12/12/2021

"A palavra é a chave para se chegar a alma do mundo..."
" ... e nós, escritores, somos os xamãs que velamos por elas".

Um doutorando, formado em filologia e filosofia, David Salas, promissor linguista, viaja a "quase" pressão tanto da sua orientadora e amiga de sua mãe, quanto da própria mãe, para Madri, sua terra natal, em férias e também em busca de um livro raro para o acervo da faculdade ao qual tanto se dedicava. Ele se envolve em uma teia de enigmas, descobrindo algum que não imaginava sobre sua família. Fichas, avô, Lady Victória, escritores do passado, Parmênides, incubação, literatura, filosofia pura, montanha artificial, segredos, Rico em detalhes arquitetônicos e obras de arte, morte, desmaios, sobrenatural, o fogo invisível.

" O fogo invisível que é capaz de iluminar novos mundos"

De fato um livro com bastante fatos e grandes histórias reais, com ficção. Se não gostar de história e filosofia, não é uma boa opção.

Nica 19/04/2022

Fogo invisivel
Demora mtttt pra dicar bom, nn recomendo esse livro pra ninguém, td hora tem umas partes bem desinteressante, fora q pra eu ficar animada precisei ler 100 pags

MLuíza 18/09/2022

O Fogo Invisível
Decidida a diminuir meu número de livros físicos parados decidi que esse, que é o que espera minha boa vontade há mais tempo, seria lido esse ano e acho que li ele no tempo ideal na verdade.

A sinopse dele foi o que me chamou atenção porque me lembrava as de um autor que tinha me arrebatado e terminei ele me recordando de outro livro de outro autor que foi uma experiência incrível e posso não ter achado esse perfeito por algumas partes que achei sem sentido, colocadas sem naturalidade, mas ele foi gostosinho com muitos fatos históricos e referências.

Além de que ele traz um olhar sobre a literatura, as palavras e seus significados, a arte muito profundos e como grande amante dessas coisas me peguei gostando bastante delas.

Sena 02/07/2023

O Fogo Invisível: em busca do Graal
"O Fogo Invisível" de Javier Sierra é uma aventura cheia de mistérios que vai te deixar curioso da primeira à última página. Prepare-se para embarcar em uma busca intrigante pelo Graal junto com o jovem linguista David Salas e um grupo de personagens peculiares.
Nosso protagonista, vê suas férias virarem de cabeça para baixo quando se envolve em uma investigação sobre um suposto assassinato. Com a ajuda de Lady Victoria Goodman, uma amiga de seus avós, David mergulha em uma trama cheia de reviravoltas, que envolve arte, filosofia e uma pitada de magia.
O que mais me encantou nesse livro foi a forma como Javier Sierra utiliza fatos históricos para dar vida à história. A cada página, somos levados por cenários deslumbrantes e enigmas que se entrelaçam com a história do Graal e sua relação com a Espanha. É uma verdadeira aula de história disfarçada de romance! (Mas isso não significa que eu vou me lembrar de cada detalhe apresentado)
Apesar de os personagens não serem muito profundos, eles têm suas especialidades e contribuem de maneiras únicas para a busca pelo Graal. É interessante ver como suas habilidades se complementam e como o trabalho em equipe se torna fundamental para desvendar os segredos ocultos.
A narrativa é envolvente, especialmente depois dos primeiros capítulos. Os diálogos são bem utilizados para explicar os fatos históricos e, embora possam parecer um pouco forçados em alguns momentos, não acho que isso atrapalhe o prazer da leitura. Aliás, as descrições e imagens criadas por Javier Sierra são tão vívidas que é como se estivéssemos vendo tudo diante de nossos olhos.
A busca pelo Graal é o ponto alto da história. A cada pista encontrada, somos levados a refletir sobre a origem da arte, a inspiração e a verdadeira natureza da criação. É uma jornada cheia de surpresas e reviravoltas que nos mantém grudados no livro.
No entanto, tenho que admitir que fiquei um pouco desapontada com o final. Muitas perguntas ficaram sem resposta e algumas reviravoltas pareceram um tanto sem sentido. Mas isso não diminui o prazer da leitura como um todo.

Tiago Santos 14/11/2023

Uma aventura recheada de arte
Ótimo romance, recheado de arte e cultura.
Pra quem deseja se entreter, e ainda adquirir uma boa bagagem de contos do graal, está aqui uma ótima introdução...