Titãs da história

Titãs da história Simon Sebag Montefiore

Resenhas - Titãs da história

Augusto 27/02/2024

Titãs da História
Eu amo história, esse livro é muito valioso para mim, gostei muito, gostei de conhecer mais sobre a história da humanidade, graças a esse livro , quero adquirir um conhecimento maior sobre história. Foi uma leitura muito esclarecedora.

rafar 23/01/2024

Duvidoso
Apesar de uma proposta sensacional, o livro deixa a desejar na escolha dos nomes, com inúmeros personagens que, sinceramente, não fazem diferença nenhuma. Além disso, alguna fatos históricos estão errados ou distorcidos, além da utilização de termos já abandonados (como "idade das trevas").

O que mais me incomodou foi a parcialidade do autor. Ele escolhia personagens para defender e para atacar, separava entre vilões e heróis. Ele diz que não, mas é muito óbvio. A coisa mais explícita é o posicionamento liberal dele, principalmente na era moderna.

Jon Snow 14/05/2023

O mais incrível catálogo de biografias
Não há muito que falar aqui, apenas(tal qual o autor) sintetizar o objetivo do livro "Titãs da História", que é ser um resumo, uma lista, uma navegação para os amantes da história que como eu são ávidos por biografias e gostaria de ter um norte, "quais histórias valem a pena serem acompanhadas" Simon Sebag Montefiore vai lhe dizer, com resumos brilhantes e claros, ele nos traz uma enciclopédia de seres humanos fantástica!
Para o que se propõe é perfeito! Nota máxima!

Leonardo 01/04/2023

O autor escreve breves biografias de diversas personalidades históricas. O livro possui leitura fluída.

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Titãs da história: Os gigantes que mudaram nosso mundo" é um livro escrito pelo historiador britânico Simon Sebag Montefiore. O livro apresenta biografias de alguns dos personagens mais influentes e marcantes da história mundial, desde Alexandre, o Grande, até Mao Tsé-Tung. Cada capítulo é dedicado a um desses líderes, e o autor analisa suas conquistas, fracassos, personalidade e legado para a humanidade.

O livro começa com Alexandre, o Grande, um dos maiores conquistadores da história, que expandiu o Império Macedônico por toda a Ásia. Em seguida, o autor apresenta biografias de líderes como Júlio César, Napoleão Bonaparte, Winston Churchill e Franklin D. Roosevelt. Além desses líderes políticos, o livro também apresenta biografias de figuras como Jesus Cristo, Maomé, Buda e Genghis Khan.

Ao longo do livro, o autor faz uma análise detalhada do caráter e da personalidade desses líderes, examinando como eles lidaram com os desafios e pressões de suas épocas. Além disso, o autor explora o legado de cada um desses líderes, destacando como suas ações impactaram o mundo em que vivemos hoje.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

gi 22/02/2023

A título de curiosidade
Li somente os que me interessavam, o que no final foram muito mais do que eu imaginava, diga-se de passagem, e assim, achei as descrições por mais que curtas, muito boas e bem resumidas, não é pra ser algo lá muito detalhista, até porque nem daria, mas os que li foram realmente bons.
Dando um certo destaque aqui aos autores de grandes clássicos, eles não resumiram a descrição a apenas uma ou duas obras, deram uma boa passada por cada uma delas, eu gostei muito, para falar a verdade.
recomendo ter na estante para eventuais consultas.

William90 10/01/2023

Um resumo sobre a vida de diversos personagens da história mundial.
Faltou alguns nomes conhecidos nessa lista...

Leonardo 07/09/2022

Um livro incrível para quem se interessa por História !
Um livro incrível, para quem ter vontade de ler biografias mas é indeciso sobre por qual começar (assim como eu), este livro é essencial, aproximadamente umas 180 biografias concisas (Maioria por volta de duas ou três páginas), porém muito informativas.
Perfeito para quem se interessa por História, minha única ressalva é que as biografias são de acordo com os "titãs" que o autor considera importante, sendo assim, em minha visão faltaram alguns importantes nomes que mudaram a história da humanidade, tais como: Henry Ford, Nikola Tesla, Alexander Graham Bell, e principalmente Leonardo Da Vinci, este último achei a falta quase imperdoável, mas como as escolhas são baseadas na opinião do autor, eu apenas respeitei, também acho que poderíamos acrescentar Alfred Hitchcock, Bill Gates, Leonardo Fibonacci, Pitágoras, Henri Poincaré e os irmãos Lumiere.
Vale ressaltar que o autor listou pessoas históricas e não apenas pessoas que fizeram o bem a humanidade, desta forma, existem nomes que mudaram a história para melhor, ou para pior.

Jansen 08/07/2022

Um livro imprescindível
Excelente. Considero uma leitura obrigatória. Fácil de ler, interessante por se tratar de minibiografias de pessoas importantes na formação de nossa civilização, do mundo.
Fiquei pasmo com a quantidade de pessoas exterminadas por reis, soberanos, ditadores, xás e vários outros títulos que são atribuídos a pessoas, muito bem intencionadas mas que, com o poder na mão, tendem a fazer escolhas fáceis e que terminam por eliminar pessoas, seres humanos às vezes sem critério outras por razões esdrúxulas. Um festival de horrores. Mas surge a questão: por que ler?!
Porque precisamos conhecer as formas de governo e nos cuidar na escolha de governantes, no caso das democracias.
Mas também são mostradas as coisas boas que acontecem. As descobertas científicas, os atos de bondade, as intrigas e as várias formas de se tramar contra governos, pessoas, e civilizações. Uma obra imprescindível.
Mas há outra qualidade do livro quanto à leitura. Podemos interromper, ler outra obra e recomeçar. É escrito em ordem cronológica e não perdemos o fio da meada. Enquanto o lia, li mais quatro outros livros: O caso ao lado; O anel dos Lowenskold; Uma canção de embalar e Imperdoável. Esses, romances policiais, também muito bons. Gosto de variar.

Tania Barros (Canal Loucos por Biog 26/06/2022

Fonte de muitas das minhas Biografias!,
Gente esse livro foi muito importante para mim. Eu aprendi muito com as biografias que ele mostra e me surpreendi com quanta gente ruim esteve no poder ao longo da história.

Mas de qualquer forma, ele é uma excelente fonte para as biografias que eu faço pro canal.

Para que gosta de história e biografia vai se deliciar.

Adilson22 18/10/2020

Uma biografia bem resumida de diversos nomes da história mundial.

Jessica M. Araujo 25/02/2020

Pequenas biografias de grandes personagens
Simon Montefiore reuniu grandes nomes em pequenas biografias nesse livro... Começamos com o Egito antigo e terminamos nos meados de 2010. Todas as histórias dos titãs são enxutas, mas contêm os principais pontos de suas vidas. Senti um pouco de falta de mais titãs atuais, mas mesmo assim é uma leitura que vale a pensa, principalmente para quem gosta de história.