Os Cadernos de Matumaini

Os Cadernos de Matumaini João Peçanha

Resenhas - Os Cadernos de Matumaini

Cris Moraes 17/10/2018

Uma história de Esperança
"Os Cadernos de Matumaini" é um livro que, inicialmente, chamou minha atenção pela apresentação feita pelo autor João Peçanha logo no seu início. Ele deixa claro que empenhou um grande tempo de estudo e de pesquisas para construir uma história cabível e sem erros em um futuro projetado duzentos anos à nossa frente. Tal empenho de sua parte nos situa em um mundo distópico, em que vários assuntos pertinentes ao nosso mundo atual são mostrados e discutidos com bastante sutileza sem, no entanto, perderem a sua importância ou a sua essência.
O autor nos insere no cotidiano de um mundo de distopias. E o faz com a tranquilidade de colocar o seu leitor no dia-a-dia das personagens, com as ações comuns de toda e qualquer pessoa que vive nesse mundo que poderá existir daqui a duzentos anos. Sem grandes estardalhaços; e com a atenção certa para cada fato que é narrado.
Somos convidados a acompanhar a história, os sentimentos e a personalidade de cada personagem, principalmente de uma mãe, que vive a angústia extrema de ter de escolher, entre os dois filhos, qual deles haverá de morrer. Há momentos em que acompanhamos muito suspense em toda a narrativa. Queremos saber o que ela vai decidir... Até chegarmos a um desenlace fantástico, surpreendente e perfeito para a história (minha opinião).
A história está bem contada, de forma leve, com parágrafos bem distribuídos e uma linguagem acessível, com pouquíssimos erros (creio que os poucos que aparecem sejam erros de digitação e nada interferem no contexto pleno da obra). O autor tem um cuidado muito especial com a linguagem e com a escrita e isso proporciona à narrativa uma dinâmica de agilidade do início ao fim, com uma fluência natural, sem ficar truncada em longas descrições ou partes muito cansativas.
Enfim, é uma história que fica grudada em nossa consciência por algum tempo, nos convidando mesmo a refletir sobre muitas coisas que permeiam nossa realidade e nossa vivência. É uma história de superação da inércia e do medo de tudo, até de viver e de morrer. É uma história de escolha e de como fazer uma escolha tão extrema e angustiante. É uma história de Esperança pela vida.
Parabenizo ao autor pelo livro! Recomendo a leitura, afirmando que este meu primeiro contato com a escrita de João Peçanha foi uma experiência muito gratificante e prazerosa.
joaopecanha 07/11/2018minha estante
Obrigado pela leitura carinhosa, Cris. A esperança, de fato, tem se tranbsformado em matéria difícil para os nossos dias. Que bom que a obra agradou. Espere pela continuação! rsrs

Deia Books @andreia_books 09/01/2019minha estante
Ótimas palavras!!

Deia Books @andreia_books 09/01/2019

Os cadernos de Matumaini, história impressionante, empolgante, inteligente!!
Esse livro me foi apresentado pelo próprio autor e meu amigo João Peçanha. Logo foi inserido num Projeto de Leitura Nacional Contemporânea criado num grupo que administro com algumas amigas e foi um baita estímulo para lê-lo logo!
UM POUCO DA SINOPSE: Para assegurar a proteção de sua família, Salila trabalha como torturadora para um governo tirânico do único campo de refugiados no futuro. Quando ela decide não ceder mais aos apelos de Bakari, o todo poderoso do Campo que a assedia sexualmente, vê seus dois filhos serem sequestrados por homens encapuzados e recebe um ultimato: terá que decidir qual de seus filhos irá morrer no programa de cobaias humanas mantido pelo tirano.
Uau, não é?
Esta foi uma leitura muito empolgante, li com aquele frio na barriga e ansiedade para saber o que ia acontecer a cada capítulo!
O que mais gostei é que embora seja ambientado num futuro distante, Salila (mesmo com toda a modernidade do novo mundo) é uma mulher como qualquer outra, batalhadora, forte, corajosa... mas cheia de medos e ligadona à sua família!
Bakari é um vilão que realmente conseguimos odiar, mas odiar com todas as forças e desejar todo o mal possível a ele!
Ficaram curiosos? Qual será a história de Salila e sua família, nesse mundo futurista cheio de maldade e corrupção? Será que ela consegue escolher um filho para a morte??
Recomendo muito a leitura! Vão amar!
Parabéns meu amigo João, pelo livro, pela dedicação e por todo o carinho conosco, leitores!

EeSoviersovski 20/01/2019

Livro Instigante
Mais do que falar do livro, vou contar um pouco do que a história causou em mim. Ela me levou a questionar até onde eu iria para salvar a vida dos meus filhos e/ou a quê eu me submeteria por eles. Outro ponto que chamou minha atenção é que mesmo em um futuro longínquo, essa distopia nos mostra que apesar de toda uma tecnologia avançada, a natureza humana quase não sofreu transformações, o que me levou a perguntar o que seria necessário para tal. Por fim, com uma escrita fluida e envolvente, o livro me tirou da zona de conforto e por isso eu super-recomendo a leitura!