Os Cadernos de Matumaini

Os Cadernos de Matumaini João Peçanha




Resenhas - Os Cadernos de Matumaini


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Cris Moraes 17/10/2018

Uma história de Esperança
"Os Cadernos de Matumaini" é um livro que, inicialmente, chamou minha atenção pela apresentação feita pelo autor João Peçanha logo no seu início. Ele deixa claro que empenhou um grande tempo de estudo e de pesquisas para construir uma história cabível e sem erros em um futuro projetado duzentos anos à nossa frente. Tal empenho de sua parte nos situa em um mundo distópico, em que vários assuntos pertinentes ao nosso mundo atual são mostrados e discutidos com bastante sutileza sem, no entanto, perderem a sua importância ou a sua essência.
O autor nos insere no cotidiano de um mundo de distopias. E o faz com a tranquilidade de colocar o seu leitor no dia-a-dia das personagens, com as ações comuns de toda e qualquer pessoa que vive nesse mundo que poderá existir daqui a duzentos anos. Sem grandes estardalhaços; e com a atenção certa para cada fato que é narrado.
Somos convidados a acompanhar a história, os sentimentos e a personalidade de cada personagem, principalmente de uma mãe, que vive a angústia extrema de ter de escolher, entre os dois filhos, qual deles haverá de morrer. Há momentos em que acompanhamos muito suspense em toda a narrativa. Queremos saber o que ela vai decidir... Até chegarmos a um desenlace fantástico, surpreendente e perfeito para a história (minha opinião).
A história está bem contada, de forma leve, com parágrafos bem distribuídos e uma linguagem acessível, com pouquíssimos erros (creio que os poucos que aparecem sejam erros de digitação e nada interferem no contexto pleno da obra). O autor tem um cuidado muito especial com a linguagem e com a escrita e isso proporciona à narrativa uma dinâmica de agilidade do início ao fim, com uma fluência natural, sem ficar truncada em longas descrições ou partes muito cansativas.
Enfim, é uma história que fica grudada em nossa consciência por algum tempo, nos convidando mesmo a refletir sobre muitas coisas que permeiam nossa realidade e nossa vivência. É uma história de superação da inércia e do medo de tudo, até de viver e de morrer. É uma história de escolha e de como fazer uma escolha tão extrema e angustiante. É uma história de Esperança pela vida.
Parabenizo ao autor pelo livro! Recomendo a leitura, afirmando que este meu primeiro contato com a escrita de João Peçanha foi uma experiência muito gratificante e prazerosa.
joaopecanha 07/11/2018minha estante
Obrigado pela leitura carinhosa, Cris. A esperança, de fato, tem se tranbsformado em matéria difícil para os nossos dias. Que bom que a obra agradou. Espere pela continuação! rsrs


Deia Books @andreia_books 09/01/2019minha estante
Ótimas palavras!!




Deia Books @andreia_books 09/01/2019

Os cadernos de Matumaini, história impressionante, empolgante, inteligente!!
Esse livro me foi apresentado pelo próprio autor e meu amigo João Peçanha. Logo foi inserido num Projeto de Leitura Nacional Contemporânea criado num grupo que administro com algumas amigas e foi um baita estímulo para lê-lo logo!
.
UM POUCO DA SINOPSE: Para assegurar a proteção de sua família, Salila trabalha como torturadora para um governo tirânico do único campo de refugiados no futuro. Quando ela decide não ceder mais aos apelos de Bakari, o todo poderoso do Campo que a assedia sexualmente, vê seus dois filhos serem sequestrados por homens encapuzados e recebe um ultimato: terá que decidir qual de seus filhos irá morrer no programa de cobaias humanas mantido pelo tirano.
.
Uau, não é?
.
Esta foi uma leitura muito empolgante, li com aquele frio na barriga e ansiedade para saber o que ia acontecer a cada capítulo!
O que mais gostei é que embora seja ambientado num futuro distante, Salila (mesmo com toda a modernidade do novo mundo) é uma mulher como qualquer outra, batalhadora, forte, corajosa... mas cheia de medos e ligadona à sua família!
Bakari é um vilão que realmente conseguimos odiar, mas odiar com todas as forças e desejar todo o mal possível a ele!
.
Ficaram curiosos? Qual será a história de Salila e sua família, nesse mundo futurista cheio de maldade e corrupção? Será que ela consegue escolher um filho para a morte??
Recomendo muito a leitura! Vão amar!
.
Parabéns meu amigo João, pelo livro, pela dedicação e por todo o carinho conosco, leitores!
comentários(0)comente



EeSoviersovski 20/01/2019

Livro Instigante
Mais do que falar do livro, vou contar um pouco do que a história causou em mim. Ela me levou a questionar até onde eu iria para salvar a vida dos meus filhos e/ou a quê eu me submeteria por eles. Outro ponto que chamou minha atenção é que mesmo em um futuro longínquo, essa distopia nos mostra que apesar de toda uma tecnologia avançada, a natureza humana quase não sofreu transformações, o que me levou a perguntar o que seria necessário para tal. Por fim, com uma escrita fluida e envolvente, o livro me tirou da zona de conforto e por isso eu super-recomendo a leitura!
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR