These Witches Don

These Witches Don't Burn Isabel Sterling

Resenhas - These Witches Don't Burn

Izabela 07/05/2021

Esse livro começou a aparecer muito para mim em vídeos do TikTok (inclusive, se ainda não me segue por lá está esperando o que mesmo? É @bellslopes, ok) na época do Halloween. Temos um livro de fantasia teen com personagens queer e é simplesmente genial. Inclusive, já comprei a continuação (é uma duologia) e quero ler em breve. As personagens principais são maravilhosas e muito bem escritas e, para completar, o livro tem muitas citações da cultura pop que eu tanto amo e, além disso, muitos personagens irônicos, o que é melhor ainda. Eu tenho gostado muito de conhecer universos de magia novos, uma vez que, por muito tenpo, eu estava presa demais na ideia de magia em apenas Harry Potter. Desde que, ano passado, li a trilogia de Hex Hall (da Rachel Hawkins) eu empolguei e quero ler mais e mais livros fantásticos assim. Acho que já deu para entender que eu amei o livro e ele ficou com cinco estrelas, não é? Ele ainda não tem aqui no Brasil, mas tenho atormentado uma das editoras parceiras aqui do blog para eles publicarem por aqui (hehe). Vai que cola, não é mesmo?

Hannah é uma bruxa, uma de verdade mesmo e que mora em Salém. Ela e todo seu coven são bruxos dos elementos, o que significa que ela tem mais intimidade com os elementos e a natureza e, de certa forma, se treina para controlar isso. Pode parecer bobo, mas isso logo muda quando entendemos que é possível controlar até a água que circula dentro do corpo humano e tudo que isso é capaz de fazer. Ela não é a única adolescente bruxa da cidade, por mais que o coven esteja bem menor, Veronica também é uma bruxa dos elementos e, para completar, é a ex namorada de Hannah. A magia é um grande segredo e é algo que precisa ser sempre escondido dos Regs (pessoas sem magia), exatamente por isso, a melhor amiga de Hannah (uma Reg), Gemma, não tem ideia do que está acontecendo na cidade. Existem outros tipos de bruxos, os de feitiços e os de sangue. O segundo, é um tipo perigoso e elas acreditam que tem alguma bruxa de sangue a solta pela cidade.

O que elas não imaginam, é que o buraco é muito mais em baixo e que uma bruxa de sangue seria o menor dos problemas delas. Caçadores de bruxam ainda existem e estão cada vez mais perto de achar o coven da cidade. Enquanto esse caos está rolando, Hannah ainda precisa lidar com o coração dela, uma vez que ela acreditava ainda sentir alguma coisa por Veronica, mas uma menina nova (e bailarina!) na cidade começa a chamar muito mais a atenção dela. Só que, por conta de tudo que estava acontecendo, Hannah precisa colocar tudo isso de lado e se juntar com Veronica para descobrir quem é a pessoa por trás de todos os ataques e se, de fato, além disso tudo ainda tem mesmo uma bruxa de sangue atacando as pessoas. Incêndios que começam do nada, animais sendo atacados e, até mesmo, as bruxam sendo atacadas. A cada segundo que passa, Salém fica mais e mais perigosa para bruxas e regs.

É tão clichê e tão maravilhoso. Sério. Hannah e Veronica são irônicas e debochadas e eu amo personagens assim. E o fato de elas ainda por cima serem bruxas deixa todo o rolê ainda mais interessante e divertido. A melhor amiga de Hannah, Gemma, também é maravilhosa e rouba a cena (de um jeito bom) quando aparece. Adorei conhecer esse mundo da magia criado na história e, como comentei, estou doida para ler a continuação e entender onde isso tudo vai parar. O livro todo tem uma vibe série Sabrina da Netflix (mas a primeira temporada que estou falando, rs) e tem todos os clichês que tanto gostamos nesses romances teen e tudo isso com a emoção de tentar descobrir quem são as pessoas por trás de todo o caos que está rolando. Enfim, eu recomendo demais esse livro e espero mesmo que ele venha para o Brasil (fiquei parecem aqueles fãs de twitter pedindo para os ídolos virem para cá, rs).

site: http://www.brincandodeescritora.com/

Lauraa Machado 11/05/2020

Bruxaria adolescente muito divertida!
Eu sempre quis encontrar um livro de bruxaria como este. É fácil encontrar magia e feitiçaria, mas sempre quis um que fosse de bruxaria mesmo, que se passasse hoje em dia. E esse foi quase inteiro perfeito, mas tenho algumas críticas para fazer. Ainda assim, estou bem animada pelo próximo!

É um livro bem adolescente, o que definitivamente não é algo ruim, mas significa que você precisa levar isso em conta na hora de encarar as atitudes da protagonista. As melhores partes deste livro são os personagens, a representatividade e a bruxaria. Elas não deixam a desejar. O enredo também é bem interessante. Durante algumas partes, fiquei bem intrigada e apaixonada pela escrita, muito animada para descobrir o que ia acontecer. O livro é muito divertido mesmo e só peca lá pelo final.

O verdadeiro problema dele é que o clímax mais emocionante só acontece porque a protagonista tem atitudes precipitadas e imprudentes do nada. Isso sempre fica forçado. Também acho que teve uma reviravolta demais, além de duas delas serem coisas que eu consegui prever facilmente. E uma coisa que nem é defeito, mas vontade minha: queria ter visto tudo isso acontecer com um fundo de escola e aulas, não de férias de verão. Acho que teria sido mais interessante!

Mas ainda é um livro super divertido! Gostei de ver a relação da Hannah com a Veronica, apesar de ter ficado bem ansiosa para saber o que tinha acontecido antes desse livro (muito estranho essa história ser algo extra). Também adorei a Gemma e amei a Morgan, estou bem animada para vê-las no próximo livro! E estou especialmente animada para ver personagens como o Cal terem um papel maior daqui para a frente!

Agora, sobre a grande revelação do livro, apesar de já ter esperado, devo dizer que meu coração está partido! Só isso! Se eu falar mais, é spoiler.

Super recomendo o livro, principalmente se você procura um que tenha bruxaria como eu ou simplesmente quer ler um que tenha um romance sáfico fofo e representatividade em todos os níveis de personagens! Você não vai se arrepender.
manu 01/04/2021minha estante
Como assim é um livro extra? Achei que fosse o primeiro...

Lauraa Machado 01/04/2021minha estante
Não, a história que aconteceu antes do livro é extra. É um conto chamado THIS SPELL CAN'T LAST e é muito bom!

manu 01/04/2021minha estante
Ataaa kkkk muito obrigada

morgan 19/03/2023

Bruxas
Há uma guerra se formando.
E eu pretendo ganhar.

livro mto bom, é realmente um plot bem legal, e estou ansiosa pra ler o próximo

e não sei, quero que ela fique com a Verônica eu acho, tô confusa
who.manoela0 19/03/2023minha estante
obrigada por me apresentar esse livro, acabei de colocar na minha lista

morgan 19/03/2023minha estante
amg, dnd, leia é mto bom, plmns eu gostei mto

who.manoela0 19/03/2023minha estante
Depois que eu vi esse post teu eu fui ver a sinopse e já gostei bastante.

morgan 21/03/2023minha estante
muito interessante esse livro, eu comecei por causa da sinopse kk

Ludmila 26/07/2022

Confesso que comecei a ler esse livro por causa do claro romance safico. Mas é muito mais que isso!
Fala sobre amizade, família e mudanças difíceis no fim da adolescência.

g4b5 12/10/2021

gostei desse livro mais do que eu esperava kkkkkkkkk a escrita e a linguagem são muito fluidas e a história é bem intrigante em diversos pontos (quase terminei o livro em um dia, tive que me segurar pra não fazer isso). os personagens são bons e o plot da história é MUITO BOM eu realmente não esperava aquilo :| enfim, gostei bastante também das construções das cenas e do mistério e dos personagens, principalmente da Hannah. gostei muito também de como a autora colocou uma representatividade leve e bem construída no livro e da forma que ela tratou a sexualidade da Hannah. de todos os personagens, só não consegui gostar nenhum um pouco da Vanessa porque ô menina chata do [*****], tóxica e insuportável, fiquei o livro todo esperando que Hannah desse um soco na cara dela. enfim, gostei bastante do livro porém acho que ele poderia ter sido construído de uma maneira que toda a explicação do plano dos caçadores e etc coubessem em um único volume (com umas 400 páginas ou 500 seria perfeito) único, sem precisar de uma sequência e etc e que a situação de NY tivesse sido contada em um prólogo ou algo do tipo, mas de qualquer jeito é um ótimo livro, me fez chorar, dar risada (as referências à HP são bem hilarias), recomendo bastante.
Kah 01/03/2022minha estante
Único que vc já leu q eu realmente li

g4b5 01/03/2022minha estante
diz ai se meu gosto p livro n é o melhor!

Patrick.Swayze 18/06/2021

Uma surpresa
Achei de início um livro bem adolescente, claro que eu não esperava muito, mas me surpreendi. A história foi se tornando mais viva, as decisões da personagem mesmo quando estúpidas, faziam sentido. A forma como esse livro desenrolou o suspense foi o máximo. Este livro foi uma sequência de suspresas e eu gosto quando isso acontece.

esmedry 10/04/2022

a história é bem estrutura com uma junção de fantasia e suspense, e o final surpreendente demais!!
um dos melhores livros de fantasia que ja li, mas não gostei muito do desenvolvimento da morgan (ficou a desejar) e como o relacionamento/sentimentos da verônica mudou rapidamente em relação a hanna :/

queensnne 27/04/2021

amo gays bruxas
não era isso que eu esperava mas dps q comecei meio que era ? mas é bem gostosinho pra me tirar da ressaca

Clara :) 17/06/2022

TRAGAM PRO BRASIL POR FAVOR
primeiro quero começar perguntando: POR QUE NINGUÉM PUBLICOU NO BRASIL AINDA?? é uma história muuito divertida e com bastante representatividade queer, além de que seria ótima para a faixa etária de 13-14.
o livro conta a história da hannah walsh, uma bruxa elementar, ou seja, que consegue controlar os 4 elementos. o enredo gira em torno de três personagens e um plot: veronica (ex-namorada da hannah, que também é bruxa e foi bastante tóxica com ela); gemma (melhor amiga reg da hannah, que tá sempre lá pra ela); morgan (uma garota nova recém chegada que a hannah nutre uma paixão) e a possibilidade haver uma blood witch na cidade. esses plots e personagens vão se misturar, fazendo com que seja um livro dinâmico, cheio de acontecimentos e bastante fluido.
algumas fatos me incomodaram, infelizmente. achei alguns plots rápidos demais, precisando ter mais desenvolvimento, além de deixar personagens sem foco, servindo só para um princípio. não há representatividade preta entre os principais, o que poderia ser mudado já que há quatro personagens com destaque e todas são brancas do olho claro.
histórias envolvendo bruxas não são algo novo, mas há uma cultura e o mundo diferente aqui, com suas divisões, seus clans e suas regras, fazendo com que o leitor sinta curiosidade de conhecer e até mesmo participar das associações. por isso e pelos os motivos citados acima, recomendo muito, se vc sabe ler em inglês, a leitura desse livro, pois com certeza vai ser uma experiência gostosa!

sofs 11/11/2021

These witches don?t burn
Que livro maravilhoso!Esse livro conseguiu equilibrar tudo de uma forma muito boa, o romance, o suspense, ação.Eu amo muito livro sobre bruxas e esse foi um dos melhores que eu já li.Só depois de ler o livro inteiro foi que eu entendi o nome, que foi muito bem dado aliás.
O suspense pra ver quem era o caçador foi muito bom, quando tava no meio do livro eu acabei juntando as peças e adivinhando.Mas oque me pegou de surpresa foi quem era as bruxas de sangue.O romance foi bem fofo e quero ver mais cenas delas no próximo livro!
O livro correspondeu minhas expectativas e quando comecei a ler não consegui mais parar!Recomendo muito a leitura e já quero ler o próximo!
Duda 21/11/2021minha estante
Oii, vc pode me dizer o nível de inglês necessário pra ler esse livro? ( básico, intermediário, avançado...)

sofs 21/11/2021minha estante
@Duda se eu não me engano tá mais intermediário

Duda 21/11/2021minha estante
Obrigadaa

wikibibs 09/02/2022

ok eu amei esse livro. Tem bruxaria, mistério, suspense e de quebra um romancinho sáfico. Também tem um relacionamento muito tóxico, pessoas do mal e incêndio criminoso, morte e ameaça de morte, agressão física e acho que esses são os gatilhos.
A Hannah é bem fácil de gostar e se identificar, a leitura é muito fácil e fluida. A Gemma é incrível, uma amiga perfeita, faz bem o papel viu. Todos os personagens são muito legais, menos a Veronica e o detetive, nossa que ranço destes.
O plot foi bem legal, eu tava desconfiando um pouco kkkk mas ainda assim foi surpreendente a construção.
Só achei o final meio corrido, mas né, é uma duologia, então tem que dar espaço pro próximo livro (que eu quero começar pra já).

Nani 19/07/2021

não tenho nem palavras pra descrever o quanto essa historia me prendeu do inicio ao fim, fazia tempo que eu não lia algo tão cativante, essa historia me fez rir e chorar nos momentos certos e o decorrer dos acontecimentos foi tão natural que quando alguma coisa se desencontrava não parecia forçado, tendo protagonista adolescente lésbica em que a descoberta da sexualidade não foi o centro da historia, nem houve esse momento, o livro ja trata como algo que esta ali, apenas mais um detalhe...

cla 28/10/2021

vc quer bruxas sáficas com poderes da natureza? aventura adolescente descontraída? protagonista lésbica caótica? então toma ?

eu li ?these witches don?t burn? por causa do hype no tiktok e se tornou a fantasia divertida que eu não sabia que precisava :D. finalmente temos um livro com uma protagonista lésbica que não passa 70% da história se lamentando por não gostar de homem ?.

recomendo se vc tá procurando uma fantasia descontraída e simples c representatividade!

giulia.0 14/09/2022

Faz meses que li esse livro e esqueci de fazer uma resenha sobre ele, mas pelo o que me lembro ele foi uma leitura agradável! houveram vários momentos em que me irritei com a verônica e até mesmo com a hannah, mas as cenas de ação e tensão definitivamente compensaram o resto, incluindo o plot twist no final do livro.