A Noite do Perdão Valdinei de Freitas

Resenhas - A noite do perdão

Evy 16/11/2020

Neste livro espírita vamos acompanhar a saga da bem sucedida família Garcez, cujo patriarca orgulhoso administra os trabalhos na fazenda Mar da Espanha, conseguida com muito esforço e muito trabalho duro. José Garcez se esforçou também para passar os valores de dignidade e trabalho a seus filhos gêmeos. Um desses filhos, o que mais lhe ajudava na fazenda, decide tomar um rumo diferente ao que o pai desejava e após uma discussão acalorada e um ato intempestivo, a vida dessa família mudaria para sempre.

Acompanhamos então uma família aprendendo através de um sofrimento terrível o custo de um único instante. A leitura nos traz muitas reflexões sobre nossos atos impensados e o poder das palavras, mas também nos traz o alento do perdão possível e do recomeço apesar de todas as dificuldades do tempo, da distância e da separação.

Confesso que escolhi o livro pela capa pois as histórias da segunda guerra mundial e do holocausto me chamam atenção, mas apenas com o avançado da história vamos entender o que essa capa significa. Após momentos de muita dor e muita emoção, vamos descobrir que esta não é a primeira vida dessa família juntos e que sofreram no Gueto de Varsóvia sofrimentos bem mais terríveis e que trouxeram para este plano algumas arestas a serem aparadas.

A história é muito bonita, principalmente a parte da vida anterior vivida na longínqua Polônia no terrível Gueto de Varsóvia que nos traz imensa reflexão sobre muitas vertentes de nossa vida. A forma como a história do passado se encaixa perfeitamente com a vida atual da família Garcez é muito emocionante e o final nos traz o alento do perdão.

Recomendo muito a leitura!

Isa 10/01/2024

Não sou espírita mas gosto de ler sobre outras religiões, recomendo para aqueles que se interessam e acreditam na ideologia

Dressa Oficial 07/02/2019

Resenha - A Noite do Perdão
Olá, tudo bem com você?

Os primeiros livros que li na vida e comecei a gostar da leitura foram os livros com a temática romance espírita, na maioria das vezes são livros que são psicografados.

Não sei se de fato existe vida após a morte, mas os livros são escritos com uma linguagem bem fácil e normalmente as histórias trazem uma mensagem e lição de vida muito interessantes, porém são histórias bem parecidas, a partir do momento que se lê muitos livros assim o leitor já vai percebendo que todas as histórias mudam muito pouco, por isso eu tinha dado um tempo de ler livros assim.

Agora com a parceria da editora IDE voltei a ler e fiquei muito feliz, porque gostei muito do livro e agora vamos a resenha.

"A Noite do Perdão" é um livro que conta a história de um família que vive na fazenda Mar de España, fica numa cidade do interior e temos o patriarca da família o senhor José Garcez. além dele ser o senhor da fazendo ele é pai dos gêmeos Tiago e Enrique, numa noite de 13 de setembro 2013 Senhor Garcez e Tiago tem uma discussão acalorada sobre como administrar a fazenda e fazer novos negócios, Senhor Garcez é teimoso e não gosta muito de ter novas novidades em seu negócio então acaba deixando Tiago muito nervoso e terminam a discussão ainda muito emburrado e muito magoados um com outro.

Tiago tem algumas coisas para fazer e segue sua vida normalmente depois da discussão, porém ao sair com seu caminhão logo depois de um tempo ele acaba sofrendo um acidente e perdendo sua vida.

Senhor Garcez fica muito abalado com a morte do filho e se sentindo muito culpado pela morte dele, a família tenta ajuda-lo mas Senhor Garcez praticamente cai em uma depressão.

Tiago morreu mas continua vivo em outro plano sua alma pelo menos continua viva para ele, quando se dá conta de que morreu continua tudo igual ele consegue se movimentar, ir para outros lugares, ficar perto das pessoas que ama porém quando tenta falar com alguém nunca consegue, ninguém consegue escuta-lo e vê-lo.

Enrique seu irmão gêmeo fica muito abalado com essa história e uma pessoa cética como ele começa se perguntar o que existe depois da morte, ele começa a perceber que sua empregada Mariana é espírita e tenta entender melhor essa religião.

Senhor Garcez acaba passando mal tendo um mini AVC e fica internado no hospital por alguns dias, Enrique sai para levar sua mãe Isabel para a fazenda e ao voltar se depara com um enfermeira dizendo ter visto seu irmão Tiago nas dependências do hospital.

Fato impossível pois Tiago já está morto, ao entrar no quarto do pai o pai diz a mesma coisa que viu seu irmão, então a partir dessas visões a família vai em busca de respostas e começa a frequentar um centro espírita.

Lá eles começam a entender melhor essa religião, e percebem que precisam ajudar Tiago com pensamentos positivos e muitas orações.

O livro mostra os problemas atuais e as reencarnações passadas o que faz o leitor entender porque hoje tal personagem passou por isso e como a vida é maravilhosa, faz a gente perdoar, ser perdoado entender nossos erros e nos tornar ser humanos melhores.

Página 330
Repito: sempre é tempo de perdoar. A vida continua! Quem ama continua amando! A morte não modifica sentimentos. A separação é apenas física, mas vocês precisam tomar uma decisão importante: escolher quem vive e quem morre dentro do seu coração.

Página 464
- A vida é uma imensa estação, em cuja plataforma testemunha-se um constante e ininterrupto vai e vem. Dia após dia, uns chegam e outros vão. Há os que desembarcam sem querer ter vindo. Há os que partem querendo ficar. Há todo tipo de passageiro.Chegar e partir são apenas duas faces de uma viagem que só terá fim quando desembarcarmos na estação da perfeição.

Se você não tem costume de ler livros assim dê uma chance com certeza vai aprender algo para sua vida pessoal ou vai ensinar alguém a ser um ser humano melhor.

O livro está ótimo letras em tamanho confortável, edição maravilhosa sem nenhum erro, paginas amareladas, narrativa em terceira pessoa,amei a leitura e indico com toda certeza para todo tipo de público.

Beijos

Até mais.

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2019/02/resenha-noite-do-perdao.html

Joyce 22/04/2019

A Noite do Perdão
esse livro vamos conhecer a história da família Garcez, família essa que foram sobreviventes de um naufrágio próximo ao litoral catarinense, onde reergueram a vida depois do incidente.
José Garcez e Izabel tiveram dois filhos gêmeos: Enrique e Tiago.

A família vivia praticamente da pesca e o pai José Garcez achava que isso já bastava, orgulhoso, não dava ouvido as ideias do filho Tiago que queria introduzir na fazenda a criação de gado.
Já estava decidido, a última palavra era do chefe da casa, não iria mexer com mais nada a não ser com o que já tinha e ponto final.

Contrariando o pai, Tiago comprou umas cabeças de gado, pois o pasto era enorme e daria uma bela produção. Ao saber do acontecido o pai ficou irritadíssimo e teve uma discussão com o filho, proferindo várias palavras duras.
Naquela noite porém, após o bate boca, Tiago teria uma entrega a fazer dos produtos da fazenda e foi aí que aconteceu uma grande tragédia o levando a morte.
Ao saber da triste notícia, o Sr. Garcez sentiu-se culpado pela morte do filho e carregou um grande remorso por não ter lhe pedido perdão.
Tiago mesmo depois de morto em outro plano espiritual, assistia toda a angústia do pai, e não aceitava a sua morte do jeito repentino que foi.

Foi aí que pessoas de outros planos resolveram ajudar pai e filho para que houvesse o perdão de ambas as partes, começando pela empregada da família que já conhecia a doutrina espírita.
Houve todo um processo e recordações de vidas passadas.

E para melhorar ainda mais a leitura, viajamos também para a Polônia em plena Segunda Guerra Mundial em memórias de vidas passadas dos personagens, um enredo muito bem elaborado por sinal.
Gente, é impossível não se apaixonar por esse romance. Te convido a conhecer essa obra também.
Uma leitura incrível e com uma linguagem excelente do autor , o livro fala principalmente do poder do perdão, de evolução, de reencontros e com muitas surpresas a cada capítulo.

Tenho certeza que ao ler essa obra, ela te tocará de alguma maneira, super indicoooo! Pois eu amei demais essa leitura.

Já estou ansiosa para ler os demais, bjocas pra ocês!

site: https://pedagogaliteraria.blogspot.com/2019/04/a-noite-do-perdao-resenha.html

Taize @viagemliteral 05/07/2019

?Somos artífices de nossas maiores conquistas e, ao mesmo tempo, construtores de nossos piores desastres, dependendo de nossas atitudes. Nossas ações podem nos conduzir à luz ou à escuridão; pelos caminhos serenos da evolução ou pelas trilhas tortuosas do sofrimento.?
É dessa maneira perspicaz que o autor @fulano vai narrar a história da Família Garcez no livro ?A noite do perdão?. A morte para muitos, significa o fim, mas para aqueles que creem na reencarnação, a morte não é o fim, mas pode representar um recomeço. Para o patriarca dos Garcez, povo que chega ao Brasil fugindo da má condição de vida na Espanha, que vem para cá em busca de dias melhores, o fato de ter que encarar a morte está distante disso.
José Garcez é um dos herdeiros da família que continua trabalhando com os mesmo costumes de seus antepassados: vendia pescados de sua própria fabricação. Os filhos gêmeos de Garcez, Enrique e Tiago trabalham com pai, porém, uma decisão inesperada de Tiago, que contraria o tradicional patriarca vai trazer uma reviravolta para essa família, que por bastante tempo, não terá paz.
?O verbo morrer e seu pretérito perfeito adquiria uma força incomensurável, maior que qualquer coisa.?
O autor narra com maestria à forma como o Espiritismo vai sacudir as bases de crença e fé da Família Garcez. Mariana, a simples empregada doméstica que trabalha para os Garcez, com sua espiritualidade e conhecimento, vai proporcionar à família uma nova forma de ver a morte e de se reconciliar com aquele que os deixou no plano terrestre e mostrar que sentimentos e relacionamentos podem estar entre nós a muito mais tempo do que imaginamos.
É uma história que mistura amor, fé, perdão, reencontros e resignação. Mostra que, mesmo não estando preparados, a morte pode não significar o fim, mas quem sabe, um recomeço. E o maior ensinamento é que nós somos responsáveis por aquilo que somos e pelas relações que estabelecemos com o universo.
?Que é a vida, senão a história que recomeça? Que é a morte, senão a vida que continua??

jumorgensten 26/09/2019

O romance é atual e tem como foco principal a questão da sexta-feira 13. O livro começa explicando o surgimento da lenda para então iniciar a história propriamente dita.

A obra passa-se na cidade de Porto dos Anjos, criada e colonizada por espanhóis. E tem como cenário principal a fazenda Mar da España onde moram José Garcez, sua esposa Isabel e os dois filhos gêmeos Tiago e Enrique.

Garcez é um homem muito centralizar que faz questão ter sempre a família ao redor, cria camarões e não admite ser contrariado. Tudo ia bem até Tiago resolver criar gado.

No dia 12 de Setembro de 2013, os dois brigam feio e sem acertarem as contas, Tiago viaja levando os camarões. No meio do caminho, mais calmo, decide se acertar com o pai na volta. Porém, não teve tempo.

Já passados da meia noite, um acidente faz o caminhão de Tiago rolar ribanceira abaixo e ele morre. Ou seja: Já era 13 de Setembro de 2013.

A partir de então acompanhamos como o desencarnado, apegado a matéria, culpado por ter brigado com pai, lida (ou não lida) com a situação. Seu desespero em ver que está vivo e em querer mostrar para seus familiares a sua existência.

Com isso, entra em cena a espírita e empregada da família Mariana. Vindo de família rica, perdeu todos os familiares e com humildade reconstruiu a vida na pequena cidade e com emprego digno. Ela tem mediunidade ostensiva e consegue enxergar Tiago no seu próprio velório e enterro.

Mariana acaba se tornando peça chave na família para entendimento espiritual. Se torna um ombro amigo de todos, principalmente de Garcez que possui um enorme sentimento de culpa pela perda do filho.

Enrique se interessa por Mariana, principalmente, depois do suporte prestado no velório. E também começa a estudar o Espiritismo para entender os acontecimentos que tem presenciado.

Depois descobrimos os elos onde todos estão interligados e os motivos para tantos desentendimentos, principalmente entre Garcez e Tiago. E também tem o 13 envolvido. Dessa vez, na Segunda Guerra Mundial, no dia 13 de Junho de 1941 na Polônia.

Um outro ponto importante da narrativa, que inicialmente achei ponto solto e depois entendi, é a irmã de Mariana. A mesma comete suicídio novinha por rebeldia e Tiago a encontra no cemitério enquanto tentava se encontrar. A moça nunca quis ajuda, revive sempre os mesmos acontecimentos e fica por isso mesmo. Porque na realidade é assim mesmo: Looping total até chegar o dia do falecimento de fato e "combinado" com a Espiritualidade antes de reencarnar.

A parte mais importante foi mostrar uma médium tendo vida normal. Tendo uma profissão, família, namorado e entendeu que a mediunidade é uma parte de si e não um negócio de outro mundo. Adorei a naturalidade e a serenidade transbordada.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega fluída e envolvente. Tu começa uma página e não quer mais parar de ler. É incrível!

Minha gente! Eu simplesmente devorei esse livro. Quase 500 páginas em menos de 3 dias. Uuoooou! E quero colocar Mariana em um potinho? Como faz?

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/09/26/a-noite-do-perdao-valdinei-de-freitas/

Lia 07/10/2019

Você acredita na fama de mau agouro que a sexta-feira 13 carrega consigo? Em A noite do Perdão vamos conhecer as tragédias e a história que essa data traz para a família Garcez.
Na cidade Porto dos Anjos conhecemos a família Garcez, descendentes de náufragos espanhóis e moradores da fazenda Mar de Espanã. Chefiando a família temos José Garcez, um homem centralizador, muito ligado á suas raízes e que não aceita ser contrariado. Trabalhando junto com ele estão seus filhos gêmeos Enrique e Tiago.
A família administra há décadas uma companhia pesqueira e tudo ocorria tranquilo até que Tiago, gêmeo mais velho, resolve passar por cima das ordens do pai e toma uma decisão para os negócios sem sua autorização. Essa atitude leva a desavenças entre pai e filho que, somado a uma reviravolta do destino, muda drasticamente a vida de toda a família, exatamente numa sexta-feira 13.
Uma personagem que achei fundamental na história foi Mariana, a empregada da família. Com toda a sua simplicidade e sabedoria espiritual, soube trazer entendimento e guiou a família por um caminho de esclarecimento e libertação. Ela se tornou um dos pontos-chave para o caminho percorrido por todos para a superação da perda e possível reconciliação dos familiares.

A narrativa é em terceira pessoa e impecável, conseguiu trazer a perspectiva de todos os personagens de forma clara, além de adicionar alguns elementos curiosos sobre alguns fatos. Achei incrível como o autor conseguiu intercalar passado e presente sem tornar a narrativa confusa ou cansativa.
Além da ambientação em Santa Catarina, somos transportado para a Polônia do século XX no período da Segunda Guerra Mundial, onde vemos memórias das vidas passadas dos personagens. Vida essa que foi regada de perdas, sofrimento e culpa, assim como também temos atos nobres de bravura e compaixão. O autor elaborou muito bem o enredo, trazendo elementos da época que até então eu desconhecia como a Zegota, organização clandestina de auxílio aos judeus. Esse elemento foi fundamental para esclarecer várias questões e compreendermos sobre os assuntos que ficaram pendentes.

Achei importantíssimo os temas abordados no enredo que, além de toda carga emocional adicionada á história, também trata sobre o suicídio. E, mais uma vez, o Espiritismo é esclarecido sem impor sua doutrina. Vemos como assuntos pendentes de vidas passadas influenciam na sua vida atual.

Culpa, remorsos, arrependimento e perda são sentimentos que todos precisamos administrar e que nem todos conseguem superar. Todo o enredo é voltado para lições onde aprendemos como é fundamental enfrentar a dor para seguir em frente.

Adorei a leitura e super recomendo para quem gosta de livros que nos fazem refletir e acrescentam muita coisa em nossas vidas. Uma obra tocante que fala principalmente sobre o amor, perdão e reconciliação.

site: https://construindoestante.blogspot.com/2019/10/resenha-noite-do-perdao-valdinei-de.html

Bolsa da Becca 16/11/2019

Você acredita que a sexta-feira 13 é um dia de mau agouro?
A história começa contando o surgimento da lenda que ronda essa data, para só então entrar na narrativa em si.
Em Porto dos Anjos, cidade fundada por espanhóis, fica a fazenda Mar da Espana, onde moram José Garcez, Isabel, sua esposa, e seus filhos gêmeos, Tiago e Enrique.
Garcez é um homem controlador, faz questão de que a família esteja sempre por perto e siga suas ordens.
No dia 12/09/2013, Tiago e o pai se desentendem e acabam brigando feio, tudo porque ele queria criar gado, e não camarão, legado do seu pai.
Mesmo com raiva, Tiago pega o caminhão carregado de camarões e viaja para fazer as entregas.
Na volta, já mais calmo, ele decide que vai conversar com o pai. Mas isso não chega a acontecer.
Um acidente na estrada faz com que ele perca o controle do caminhão e role ribanceira abaixo.
Já passava de meia noite, ou seja, era sexta-feira, dia 13.
Fora a história dessa família, conhecemos ainda sobre o dia 13 na segunda guerra.
Uma garotinha que cometeu suicídio.
Enfim, são várias histórias que parecem não ter relação, mas que ao lermos descobrimos como tudo está interligado.
Mais uma vez os livros espíritas contando sobre algumas coisas que acontecem na nossa vivência e que muitas vezes não sabemos como resolver, ou porque aconteceu.
Uma leitura fácil, fluida, que você vai acompanhar com carinho e um dose de aperto no coração.

Carina151 27/03/2020

Valdinei de Freitas

@ideeditora

A sexta feira 13, daquele setembro de 2013, a primeira daquele ano, confirmando a má reputação que a persegue desde datas longas, atingindo impiedosamente os membros da família Garcez.

Família composta pelos pais Garcez e Isabel, e seus filhos Enrique e Tiago.

Garcez era o homem que não aceitava que ninguém da família fizesse qualquer coisa sem sem seu consentimento.

Família vivia feliz e viviam uma vida financeira muito boa,  até que Tiago resolve mudar os rumos da história, comprando gados para trabalhar sem a autorização do pai.

No decorrer do Livro vamos ver o acidente que Tiago sofre.

Por um lado Garcez se culpando pelo acidente que tirou a vida do filho.

Por outro lado vemos Tiago não aceitando a própria morte, e recusando a ajuda espiritual.

A história toda é voltada a família e o trágico acidente.

Vemos a saga desta família em reencarnação antiga na Polônia do século XX, sofrendo pelo nazismo, no Gueto de Varsóvia, momentos triste e que fizeram muitos personagens se reunirem nesta existência.

Eu gostei muito da leitura, muitas vezes cheguei a chorar de emoção.

A emoção toma conta quando lemos uma história tão linda e tão bem escrita, cheia de momentos felizes e tristes que nos faz refletir a cada página.

Gratidão @ideeditora pelo livro lindo.
#livroespirita
#espiritas