Grama

Grama Keum Suk Gendry-Kim

Resenhas - Grass

Will 09/04/2024

Arrebatador e avassalador
Uma HQ que não nem fácil nem simples de se ler, e não porque ser chata ou qualquer aspecto negativo da forma como a narrativa é conduzida. Nesse aspecto inclusive o trabalho é feito de forma que ele não precisa mostrar o que se quer falar, em que texto e desenho vão pra caminhos opostos para contar uma só história dolorosa, difícil e impactante.

Traz um contexto histórico pouco discutido no ocidente, visto que principalmente aqui no Brasil fala-se muito sobre os horrores da Segunda Guerra apenas pelo que aconteceu na Europa, esquecendo dos frontes na Ásia e África.

Sob a perspectiva de uma idosa, vamos vendo a história dela e a própria História ser contada com cortes entre o ?presente?, sendo esse o tempo em que ela mesma conversa com uma jovem, e o seu passado, em que ela relata sua saída da casa dos pais ainda criança e o que a guerra fez com jovens mulheres na Coréia.

No fim, vemos que de fato a afirmação da autora é completamente verdade, de que ?mesmo derrubada pelo vento e pisoteada por muitos, a grama sempre se reergue?.

Levon0 01/04/2024

Maravilhoso.
Esse livro é incrível, genuinamente lindo. Sinceramente, é impossível descrever em palavras o que senti lendo, tanta tristeza, compaixão, ódio. Eu nunca imaginei que sentiria tão forte os horrores da segunda guerra mundial e do império japonês, minha honesta vontade é abraçar a ok-sun e dizer a ela que está tudo bem agora, ela está livre.

Graziely 26/03/2024

GRAMA
É doloroso, porém necessário.

Lendo Grama eu fiquei extremamente triste com os relatos contados. É revoltante como essa parte da história é esquecida ou abafada.

Foi uma das artes mais bonitas que já vi, a forma como transmite através dos traços a agonia, fome, tristeza e inocência é magnífico.

Uma leitura densa, mas obrigatória.

fev 26/03/2024

3,75

Eu não gostei muito do traço e da forma como eram feitas as passagens entre os períodos narrados. No entanto, é uma graphic novel muito informativa. Algumas escolhas artísticas me impactaram bastante.

Acredito que poucos de nós, ?ocidentais? e pessoas que não sofreram com o seu poderio, sabemos sobre as ?mulheres de conforto? e também da história do Japão imperialista. A imagem contemporânea do país nipônico é extremamente positiva e vinculada a outros acontecimentos ou características menos negativos. A repaginação do país é bem significativa.

Enfim, a graphic novel é interessante e nos conta sobre um passado violento de forma potente. Apesar de não ter gostado de algumas coisas, deixo a recomendação porque acredito que o assunto é de extrema importância.

Nando show 16/03/2024

Uma triste história de pessoas que sofreram com a guerra entre dois países, onde famílias passaram fome e sofrimento. E o principal foco de uma garota que sofre horrores durante esse período.

Yellowrock 23/02/2024

"Se bem que eu já não estava mais viva, mesmo respirando"
Nossa, que grafic novel!!!
É uma história real tão pesada e contada de forma tão leve através do formato de hq. Eu me emocionei muito com a história de Ok-sun Lee e com a sua força e resistência, eu li essa grafic novel para entender a história das mulheres que foram obrigadas a servirem nas chamadas casas de conforto para os soldados japoneses. Esse fato demonstra o quanto os seres humanos podem cometer atrocidades sem sentirem culpa ou condescendência.
O Japão nunca pediu desculpas de maneira formal pelos crimes cometidos durante as guerras. Isso apenas mostra que a sociedade continua silenciando aqueles considerados mais vulneráveis. Portanto, é preciso lutar pelas vozes dessas mulheres que foram transformadas em escravas sexuais durante as guerras e depois tiverem que conviver com os traumas e o preconceito social.

Lazaro 19/02/2024

Poxa mano
Cara, eu ainda reclamao da minha vida ? Jovens nessa época, caramba, vou nem fala...
Pois posso está falando de mim mesmo, então ???

Monique @librioteca 19/02/2024

Acho que é impossível passar por essa HQ sem sentir o seu impacto. Cada traço, cada quadrinho, vai desenhando um período obscuro da história, e cada página é como uma janela para um passado cruel e inescapável, que nos obriga a sentir a dor, a indignação, o sofrimento... e a coragem dessas mulheres quase invisíveis para o mundo.

Você pode tentar, mas não vai escapar da verdade nua e crua sobre a violência sexual e o trauma que essas mulheres suportaram. O desenho minimalista, corta, como se cada linha e sombra fossem uma punhalada direto no coração. Nada é simples. Nada é fácil.

Li a última linha, fechei o livro, e fiquei sem palavras por uns momentos. Não existe final feliz. Só existe o eco das vozes dessas vítimas, que foram silenciadas por tanto tempo.

Recomendo a leitura...

Rafael1842 05/02/2024

Nossa que tristeza oq os japoneses fizeram com os coreanos...as mulheres sofriam demais, que covardia...

Luís Gustavo 04/02/2024

Muito triste
Quadrinho sul-coreano que narra os crimes cometidos pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial na Coreia e na China (e que não se limitaram só a esses países). Mais especificamente, narra os crimes de escravidão sexual contra milhares de mulheres, baseado nos relatos de Ok-sun Lee, uma das sobreviventes.

Mostra o que pode ter de mais horrível, aterrorizante, medonho, bizarro, grotesco, vergonhoso no ser humano, e que, ao mesmo tempo, não pode (e não deve) ser esquecido e escondido sob nenhuma hipótese.

Amendowin 31/01/2024

OBRA PRIMA DA 9ª ARTE!!
Eu estava totalmente despreparado para o soco emocional que esse quadrinho me deu. A maneira como a autora compartilha a história é tão poderosa e autêntica que você se sente como se estivesse lá, vivenciando cada momento com ela.

Ao ler, uma montanha-russa de emoções me envolveu do início ao fim. Primeiro veio o choque e a tristeza ao testemunhar os horrores da guerra através dos olhos de uma criança. A dor, o sofrimento e a luta pela sobrevivência eram palpáveis em cada página, deixando meu coração pesado.

Conforme a história avançava, uma sensação de admiração cresce ao ver a força e a resiliência da protagonista diante de tanta merd*. Sua determinação em prosseguir e encontrar um sentido em meio ao caos é surreal.

Mas não foram apenas emoções sombrias que dominaram minha leitura. Houve momentos de ternura e calor ao testemunhar os laços familiares sendo fortalecidos mesmo nos tempos mais difíceis. E havia uma sensação de esperança, um brilho de otimismo, conforme a autora compartilhava sua própria jornada de descoberta e entendimento das raízes de sua avó.

No final, "Grama" me deixou com um misto de emoções: uma mistura complexa de tristeza e alegria, desespero e esperança, mas, acima de tudo, um profundo apreço pela resiliência do espírito humano e pelo poder das histórias compartilhadas. Foi uma leitura que mexeu profundamente comigo de uma maneira que poucas obras conseguiram fazer.

Eu não consigo recomendar "Grama" o suficiente. É uma leitura que vai te deixar reflexivo e profundamente emocionado. Definitivamente uma das leituras mais engrandecedoras da minha vida!

Sche Ferreira 17/01/2024

A história silenciada das mulheres de conforto.
Sensível e brutal, a autora aborda com sensibilidade e empatia a história das mulheres de conforto durante a segunda guerra sino-japonesa.
Sempre somos apresentados aos acontecimentos de guerras que tem como foco a Europa e os EUA , muitas vezes mal somos apresentados a outros conflitos, somos apresentados a alguns desses horrores nas aulas de história e por muitas vezes achamos que foi somente aquilo que nos foi mostrado nos livros, mas ao ler grama essa percepção dos horror presentes em uma guerra se ampliam.
Grama nos faz pensar e refletir o quão cruel, egoísta e ganancioso os seres humanos podem ser.
A história das mulheres de conforto por muitas vezes ainda é silenciada e a luta é constante.
Com certeza indico essa leitura a todos, nos faz pensar e refletir.

Victor.Almeida 17/01/2024

Inquietante, lido com o coracao na boca ao ver o que faziam as mulheres/criancas na epoca. Ver como uma pessoa consegue viver isso e ter uma vida normal depois.