Favores Vulgares Maureen Orth

Resenhas - Favores Vulgares

1 | 2 | 3 | 4 | 5

H 12/04/2024

" No fim Andrew Cunanan foi o triste testamento de uma aspiração vulgar e não realizada. O garotinho que queria uma casa grande de frente para o mar morreu sendo caçado na água com uma arma como sua última companhia."

Os primeiros 30/40% do livro foram muito arrastados, a autora dá muitos detalhes sobre amigos e conhecidos do Andrew e isso foi meio cansativo de ler.
Mas em geral o livro é muito bom, foi meu primeiro contato com esse tipo de leitura e gostei bastante.

Suelen196 06/04/2024

Difícil
Divagou demais, esse livro só teve quase 500 páginas porque a autora encheu linguiça.
Meu pai não teve necessidade de tantos detalhes sobre amigos ou peguetes do Andrew.
Teve uma parte bem chata também que contou detalhes da investigação no ver dos detetives, esse até que passou, pois foi bem informativo.
Oque faltou foi mais informações sobre as vítimas.

cariny 24/03/2024

Precisava disso tudo mesmo?
Nossa que enrolação desnecessária? pareceu que eu li calhamaço imenso, fiquei cansada do início ao fim.
tanto detalhe desnecessário que me deixou desinteressada pela história central. graças a deus a série tá aí pra quem não quer passar por essa experiência entediante

JAlia 02/02/2024

Andrew Cunanan
Eu já conhecia por alto a história do Cunanan, mas este livro foi muito bom por todos os detalhes apresentados. Acredito que ninguém imaginava que ele fosse chegar ao ponto de assassinar, mas Andrew já apresentava vários sinais que foram ignorados e que poderiam ter salvado essas vidas.

Alexia 07/01/2024

Um Trabalho Muito Bem Feito
A autora me deixou impressionada diversas vezes durante esta leitura, houve um trabalho muito claro e focado na vida das vítimas também. Além de conhecermos a história de vida de Andrew Cunanan, também somos muito bem inseridos no cenário da época, todo o recorte do que significava ser parte da comunidade homossexual naquele período e naquele local.
Sobre o caso em si, fiquei bem chocada com o tanto de vezes que a investigação foi relapsa e descuidada. Além da clara influência do caso de O.J Simpson na atuação da polícia, também podemos perceber diversas brigas de egos entre responsáveis.
Enfim, achei que ele livro explora muito bem a situação e joga luz nas coisas certas.

Jessyca34 18/09/2023

Muito bom, porém
Apesar da leitura não ser corrida, e isso pra mim contar muito. é um livro grande com uma pesquisa bem feita, eu já esperava...
Pra mim obviamente Andrew não era insuportável só por ser homossexual e isso logicamente não tem nenhuma relação com os crimes que ele fez. A crítica desse livro pelo menos pra mim, trouxe esse fator importante quanto à falta de proteção e negligência do FBI e de seus associados na captura de Andrew que colocou em risco suas vítimas em questão, outros homossexuais; além daqueles que por acaso tiveram o desprazer de cruzar o caminho de Andrew e infelizmente perder sua vida.
A leitura trouxe reflexão com relação a mídia em como pode ser audaciosa, perigosa e cruel em casos assim.
E o grande fator em cheque, a pornografia, que trouxe a tona cada traço de Andrew em ter prazer com o sofrimento do outro e em sentir o poder que lhe dava o direito de causa-lo.
Foi uma tragédia.

sabre 08/09/2023

Conhecia vagamente o caso, então tudo para mim era uma novidade. Um trabalho excepcional de pesquisa, completo como poucos que vi na vida. O que me incomodou, contudo, foi justamente isso: senti que em alguns momentos a autora não filtrou o que realmente seria relevante e algumas partes parecem um acúmulo de informações que não faziam muita diferença. Isso, porém, não ofuscou a qualidade do trabalho. Recomendo fortemente para todo interessado em true crime.

Bella 31/08/2023

Uma história completa do início ao fim que conta com detalhes toda a vida de Cunanan de uma forma fácil e gostosa de ler.

Marcela262 05/07/2023

Achei o livro um.poico hiper descritivos, mas não deixa de ser uma boa leitura para quem gosta de true crime.

Ana Terra 09/05/2023

Pena que acaba
Eu poderia ler sobre essa história por mais 448 páginas tranquilamente. Não consigo não me interessar por True crime no sentido do estudo da mente humana e das coisas que alguns (humanos) foram capazes de fazer. Ou pior, de simplesmente considerar matar alguém como algo aceitável.
Essa história tem várias nuances que podem ser discutidas e neste livro, com sua escrita incrível, a autora nos entrega um dossiê muito completo sobre o caso. Além disso, achei MUITO importante a editora ter colocado uma nota sobre alguns usos de palavras que hoje são consideradas o puro creme do preconceito, mas para um livro publicado em 1999, era algo comum (infelizmente).
Enfim, apaixonada. Virou um dos favoritos do gênero. Paz ??

Luiza 01/04/2023

Trabalho de pesquisa muito bem feito, a autora conseguiu reunir muitas informações que passaram batidas até mesmo pela polícia, trouxe todo o contexto em que tudo aconteceu, a personalidade do Andrew e das vítimas também. Super detalhado e bem escrito

@mixleticia 28/03/2023

Favores Vulgares
Muito bem escrito e informativo, texto fundamentado com base em pesquisas a fundo.
Li duas vezes e gostei.

Gui Paes 10/12/2022

A historia é pesada e até hoje alguns fatos ficaram sem repostas por falha nas investigações. O livro focado na vida de Cunanan, mostra muito do que a vida gay faz com algumas pessoas, a ilusão em um mundo de ostentação, culto ao corpo e bolhas que vc tenta se encaixar. Não que isso tenha sido o motivo, claro, até pq o cara era egocêntrico e psicopata. Mas sendo gay, sei bem que as vezes a parada é tensa. Sobre o livro achei que a escritora foi detalhista demais e repetiu agumas vezes informações que ja havia falado. Cansativo porém bem montado na narrativa da história.

Loy 28/10/2022

Detalhado ao extremo
A autora traz diversos relatos e pontos de vistas sobre o infame assassino, alguns até desnecessários que deixa o texto um pouco cansativo e a gente se perde no meio de tanto nome diferentes mas, acredito que ela faz isso tentando decifrar sua personalidade, sua motivações e aspirações. Além de seus inúmeros crimes, acompanhamos uma caçada atrapalhada da polícia e do FBI que está sempre um passo atrás e o grand finale escolhido pelo assanino repleto de teorias.

Rodrigo 24/09/2022

Favores Vulgares
Uau, que espetáculo de trabalho investigativo! O livro é totalmente incrível, não perdendo nenhum detalhe da história e muito bem analisado de todos os pontos de vista. Podemos definir como competência e satisfação no que se faz. Orth se apresenta uma gigante nesse segmento, seu jeito de escrever é hábil e nos mantém interessados até a última linha. A sensação, ao fim, é de dever cumprido.

1 | 2 | 3 | 4 | 5