Livro das Perguntas

Livro das Perguntas Pablo Neruda

Resenhas - Livro das Perguntas

1 | 2 | 3 | 4

Juddy.Garcez 24/10/2021

Há alguns anos eu li a versão desta obra que foi traduzida por Ferreira Gullar e me apaixonei. Nesta edição bilíngue, contudo, me diverti um pouco mais pois consegui ver as brincadeiras e a linha de raciocínio em espanhol. Independente da versão, contudo, o Livro das Perguntas é uma obra essencial. Até hoje me questiono sobre o que pode ser mais triste que um trem parado sozinho em uma estação.

Kailainy 08/07/2022

Livro das perguntas - Pablo Neruda
Minha professora de espanhol comentou sobre esse livro e acabou que eu tenho ela em casa na versão bilíngue. Está longe do tipo de livro que eu costumo ler, mas foi bom pra testar meu espanhol
Kailainy 08/07/2022minha estante
ops, ele* ?

Miguel.Angelo 31/12/2020

Em 74 poemas feitos exclusivamente de perguntas, Neruda faz de perguntas existenciais a questionamentos triviais. Leveza e diversão condensados nessa interessante versão bilingue.

Nayana 28/01/2023

Mais um Neruda para a conta! ?

Livro de perguntas é uma coletânea de poemas (74) com perguntas bem diversas.

O autor levanta questões sobre ele mesmo, os outros, coisas e animais, transcorrer dos dias e da vida, até da morte.

Li que muitas pessoas são incentivadas a responder, para mim foi uma leitura rápida e gostosa mas sem essa preocupação.

Quem me conhece bem sabe que tenho meu próprio livro de perguntas, que inclusive foi bem recheado agora também com inspirações desse livro :)

Mandark 27/01/2024

A sensibilidade do poeta...
Apesar de conhecer sua fama, de já ter lido alguns dos poemas que compõem essa obra e de já ter escrito sobre eles, nunca tinha me aventurado tão completamente na obra do poeta... Simples e de uma profundidade tão sensível e tocante... É um livro que leva você a mergulhar nos trechos e a ficar remoendo cada um deles, lendo e relendo cada pergunta como se buscando o sentido por trás do sentido, por trás das palavras, por trás das imagens, por trás de si mesmo como leitor. Reflexivo e exuberante, o livro mostra toda a intensidade da mente de um homem que tinha nas palavras a capacidade de pintar os mais belos e terríveis retratos da humanidade e da natureza!

Evilanne 12/03/2011

Prazer em forma de perguntas

Incrivelmente poético, não cansa apesar de serem somente perguntas, ao contrário, instiga a leitura, remexendo nossos pensamentos a procura de entendimento, solução, respostas pra cada pergunta. Imagino Paulo Neruda andando na rua e fazendo perguntas; assistindo televisão e fazendo perguntas; dormindo e fazendo perguntas!
Senti vontade de transcrever muitas das perguntas que compõem o livro; muitas que me arrancaram risos (“Que distância em metros redondos há entre o sol e as laranjas?”), outras que me fizeram refletir (“Sofre mais quem espera sempre ou quem nunca esperou ninguém?”). A simplicidade dos questionamentos é reconfortante, pelo menos ao longo da minha leitura, senti um prazer natural – principalmente quando era remetida a pensar na natureza e seus porquês, a exemplo de “Por que as arvores escondem o esplendor de suas raízes?” – como se cada verso fosse me abraçando, cada abraço literário com suas particularidades.
Se fosse possível falar com Paulo Neruda (ao menos se este estivesse vivo) eu poderia responder uma de suas indagações: “Onde está o menino que eu fui? Está dentro de mim ou se foi?”. – Neruda, é claro que esse menino ainda está dentro de você! Nenhum homem seco, vazio de lembranças da infância, seria tão genial em elaborar perguntas tantas com toda a simplicidade e sinestesia que só uma criança inquieta seria capaz!
De fácil e rápida leitura, "Livro das perguntas" é fascinante!

Stella F.. 29/03/2022

Diferente!
"Quer dizer, esses são dos raros poemas que aliam duas vertentes difíceis de se tocarem: maturidade, domínio de linguagem e segurança absoluta, mas também com uma simplicidade que só o grande poeta chega a ter quando alcança esta mesma maturidade." ( pg 5 - Introdução)
No início achei muito diferente, porque muitas vezes sentia que os versos de um mesmo poema não se conectavam. Marquei várias passagens independentes e só alguns poemas inteiros. Foi muito boa a experiência bilíngue porque treinei um pouco o espanhol. As perguntas muitas vezes parecem sem sentido, mas se prestar atenção vai ver que faz todo o sentido. Algumas realmente não entendi, mas valeu a experiência. Segue o meu preferido:
Qual é o trabalho forçado de Hitler no inferno?

Pinta paredes ou cadáveres?
Ou fareja o gás de seus mortos?

Lhe dão de comer as cinzas de tantos meninos calcinados?

Ou lhe deram desde sua morte de beber sangue em um funil?

Ou lhe martelam na boca os arrancados dentes de ouro? (LXX)

Bia 02/12/2020

A mais elevada poesia que já li
São 74 poemas, com ares de um grande e único ensaio sobre um adulto que, com a impetuosa curiosidade das crianças, faz perguntas e mais perguntas sobre o mundo ao seu redor. De uma maneira singela, Neruda nos convida a refletir sobre todos os aspectos da realidade, com um ritmo e sonoridade que chamam o leitor para dançar junto.

Dan 08/05/2023

Neruda né...
Este livro é composto apenas de perguntas. De um lado em espanhol, do outro em português. Muito legal!

Juliana JRS 22/10/2020

Comecei não gostando e terminei amando, marquei vários para reler.

Everton Gonçalves 10/03/2021

Pablo Neruda é um autor genial.
Nesta coletânea de reflexões chamada "livro das perguntas", ele faz diversos questionamentos de paradoxos ou coisas que simplesmente não tem explicação.
Algumas perguntas são bem interessantes outras não nos acrescentam nada.
Valem muitos as perguntas sobre os castigos de Hitler e as que são sobre a natureza, o mar, as estações...
Interessante, mas não considero o melhor, pois algumas perguntas estão muito aleatórias ou fora de contexto.
Deixo uma que me chamou a atenção:
"Por que as árvores escondem
o esplendor de suas raízes?"

Thais 18/11/2023

Por que não lemos mais poesias?
Vi esse questionamento em algum lugar e desde então me comprometi a comprar mais livros de poesia e retomar esse estilo literário. Um dos melhores compromissos que formei este ano.

Essa edição de Neruda, além de trazer perguntas riquíssimas e uma poesia linda, trás os poemas em português e espanhol para não perder sua essência.

bruna 28/06/2023

Nunca li nada similar!
Surpreendente, nunca esperava ler tantas perguntas diferentes em um mesmo livro. Algumas partes me pareceram desconexas e desorientadas no meio da prosa Nerudiana, mas em geral, eu adoro essas ideias abstratas juntas e misturadas para reflexão. Foi um tipo de obra diferente e experimental que procurei há muito tempo... Consegu achá-la por meio do icônico Pablo Neruda! São perguntas que misturam um quê de criatividade juvenil, que nota fenômenos da natureza nunca notados por adultos e uma reflexão que só parte da maturidade. Achei interessante como a nota introdutória descreve justanente isso.
Aquilo que mais me distanciou da obra foram as referências aos conceitos históricos e culturais contemporâneos ao autor.

Gostei muito, muito de um em específico:

"Onde está o menino que fui,
segue dentro de mim ou se foi?

Sabe que não o quis nunca
e que tampouco me queria?

Por que andamos tanto tempo
crescendo para separar-nos?

Por que não morremos os dois
quando minha infância morreu?

E se minha alma tombou
por que permanece o esqueleto?"

Alguns outros belos questionamentos avulsos que valem a reflexão:

"Não é melhor nunca do que tarde?"

"É o mesmo sol de ontem
ou é outro o seu fogo?"

"Por que Cristóvão Colombo
não pôde descobrir a Espanha?"

"As lágrimas que não se choram
esperam em pequenos lagos?

Ou serão rios invisíveis
que escorrem até a tristeza?"

E, por fim, um último capítulo lindo inspirado pela natureza:

"Se todos os rios são doces
de onde tira sal o mar?

Como sabem as estações
que devem mudar de camisa?

Por que tão lentas no inverno
e tão palpitantes depois?

E como sabem as raízes
que devem subir para a luz?

E logo saudar o ar
com tantas flores e cores?

Sempre é a mesma primavera
a que repete o seu papel?"

Lorayne.Stinguel 24/05/2022

Comecei achando que eram só perguntas o livro todo, depois percebi que era poesia com perguntas e que cada frase era a continuação. Li o livro em espanhol para aprender melhor o idioma mas me confundi um pouco por se tratar de poesia. Mas Neruda nunca decepciona.

Cleuzita 01/11/2020

??? Bom livro.
"A QUIÉN le puedo perguntar
qué vine a hacer em este mundo?

Por qué me muevo sin querer,
por qué no puedo estar inmóvil?

Por qué voy rodando sin ruedas,
volando sin ni plumas,

Y qué me dio por transmigrar
si viven en Chile mis huesos? "

1 | 2 | 3 | 4