Desafiando as Estrelas

Desafiando as Estrelas Claudia Gray

Resenhas - Desafiando as Estrelas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Yara 05/04/2024

Eu só comprei esse livro pela capa e porque tava de promoção. Mas foi uma das melhores escolhas. Abel eu te amo ??
Foi lindo ver durante a leitura Abel perdendo a submissão que ele tinha com o criador dele, ver que ele podia fazer suas próprias escolhas.

Dudu 14/03/2024

"O oposto da fé não é a dúvida. O oposto da fé é a certeza." (p. 229).

Gostei muito dessa leitura, que parece uma road trip espacial.

A narrativa intercalando os pontos de vista dos personagens principais contribuiu bastante para uma leitura mais interessante.

Destaque para o mundo criado pela autora e pela escolha dos personagens, que só enriquecem a trama e contribuem para um maior dinamismo à leitura.

Curioso pela continuação - apesar de o final não deixar um gancho evidente quanto à história!

Lucia.Berto 02/03/2024

Desafiando as estrelas
Comecei o livro pensando que talvez não seria o tipo de leitura que me prenderia, e talvez não me envolveria com a história. Mas conforme fui lendo, fui me apegando e me envolvendo com os personagens, as tramas, as aventuras. Em alguns momentos me senti aflita como se estivesse vivendo a história por conta própria.
Em resumo, me surpreendeu e adorei. Agora estou ansiosa para ler o próximo da série.

jennibel 14/11/2023

10/10
Sou suspeita pra falar, é o meu romance favorito no momento!! Não é clichê na minha opinião, tem mais coisas extremamente interessantes e muita criatividade na construção do mundo.

A forma que eles se gostam ao ponto de saberem amar um ao outro, mesmo não estando juntos! E as interações deles não são melosas nem sexualizadas, são simples!!! O que dá mil vezes mais credibilidade nos sentimentos deles. E isso é LINDOOOOO!!!!!!! AMO ?

yane_ee 03/11/2023

EU AMEI
Sério esse livro está quase me fazendo voltar a amar um gênero literário que pensei que nunca mais ia amar.

Taís 02/11/2023

Desafiando Estrelas
Amei esse livro!!! Como eu amo livros que se passam em outros mundos, outros planetas, no espaço!!
A Noemi é um personagem muito boa!!! E Abel também, quem diria que seria possível se apaixonar por um "robô" ?
Preciso ler o próximo já!

Dougnuz 23/10/2023

Desafiando os corações...
Noemi e Abel são personagens cheios de emoção e que me faz lembrar com muito carinho dos personagens da Saga Aurora Ascende. As relações que Claudia descreve para todos os personagens desse livro são totalmente compreensíveis e consegue trazer uma breve reflexão à tona, e isso enriqueceu muito o livro durante a minha leitura. Ansioso para ler a sequência desse livro.

Ana Almeida 17/10/2023

Comecei com zero expectativa por ser ficção científica e fui completamente surpreendida. Leitura bem gostosa. Ansiosa em ler o restante da trilogia.

Claudia 08/10/2023

Com certeza vou ler os outros e estou incentivando minha filha a ler, acho que ela vai curtir até mais do que eu.

Aggretsuko0 05/09/2023

Eu, Mecan?
Uma leitura gostosinha sobre aventura espacial, inteligência artificial e religião.

Não parece, mas o livro tem vários conteúdos religiosos, mas isso não deixou a leitura negativa ou tendenciosa , porque apenas mostrou como a religião pode influenciar num tipo de sociedade ou em todos. Aqui nesse livro temos que a terra no futuro, como todos sabemos está fadada ao fracasso: sem recursos, muitos poluentes, porém com a viagem espacial avançada, fazendo com que pessoas consigam explorar as galáxias e procurar outros planetas habitáveis para salvar a população do planeta terra.
No caso do livro, com a viagem pelo buraco de minhoca sendo possível, são encontrados vários planetas que poderiam ser habitados pelos seres humanos, porem não por eles todos, porque ainda tem o grande problema populacional: bilhões de pessoas pra poucos planetas. Com o tempo foram surgindo alternativas pra solucionar esse problema: alguns planetas viraram locais para estudo e desenvolvimento de cientistas para salvar a terra, outro para desenvolver super soldados capazes de trabalhar duro para defender o planeta e outro serviu de férias perfeitas para os mais ricos e fonte de entretenimento para poucos milionários. Apenas um único planeta foi considerado perfeito e propício para a habitação terrestre: um verdadeiro oásis que lembra muito a terra dos primórdios: gênesis foi como foi chamada e aí com medo das pessoas na terra habitarem ele e estragarem tudo de novo, ela foi fechada para apenas alguns, os defensores do planeta vamos dizer assim, e acabou iniciando uma guerra entre os que moravam la e os da terra que queriam morar la. Eu não entendi muito bem quem foram as pessoas que foram morar em genesis, mas de toda forma como eles se isolaram e era todos vibes natureza, meditação, religião e desenvolvimento sustentável, acabaram ficando fracos tecnologicamente falando e em minoria contra a grande potencia armamentista da guerra, que nesse futuro possui robôs super desenvolvidos capazes de desenvolver varias funções humanas, inclusive claro, o de soldados na guerra. Dentre esses robôs foi desenvolvido apenas um com inteligência superior e ele é o nosso protagonista, juntamente com uma soldado do genesis que está perdida dentro de toda a religiosidade do seu planeta sem conseguir se encaixar nem fazer amigos. Assim, contra as chances prováveis de se matarem à primeira vista, eles embarcam numa jornada em busca de salvar o planeta genesis da derrota iminente contra a terra graças a informação vazada pelo robô Abel, que tinha uma relação muito íntima com seu criador: o inventor de toda a robótica inteligente do universo. Por que ele ajudou ou porque eles embarcam juntos ja é spoiler demais e apesar do começo meio tedioso e explicativo demais e da falta de romance (quem leu ate aqui querendo saber se tem, digo logo que é escasso) eu gostei bastante da história, começou a me envolver da metade pro fim e traz umas reflexões e enredos instigantes que é uma característica da Claudia Gray. Gostei muito da trilogia firebird e comprei esse livro de olhos fechados pensando que ia ser tão bom quanto. Não foi, porém traz um lado dela que não conhecia, porem com os mesmos traços empolgantes e que te prendem na leitura. Como os personagens vão se desenvolvendo e descobrindo mais sobre eles mesmos é muito bom e os diálogos são muito incríveis e realistas. Pode ler sem medo, me passou uma vibes aventura espacial estilo o guia do mochileiro intergaláctico e nunca mais li nada sobre viagem espacial dessa forma o que foi bem divertido e diferenciado. Ansiosa pra saber como tudo acaba no segundo livro, porque apesar de ter adivinhado o plot do primeiro, não deixou de ser empolgante e eu não faço ideia do que vai acontecer agora no segundo. A criatividade da Claudia realmente me surpreendeu.

Lou 31/07/2023

De algo pequeno ao astronômico
Uma história delicadamente gostosa de ler. Objetiva e simples nas palavras, mas complexa e inteligente na essência. O amor entre Abel e Noemi cresce entre eles como cresce pra quem lê, através dos detalhes mais simplórios até aos eventos astronômicos. É esse o tamanho da entrega que eles têm um com o outro. De algo pequeno como uma programação ao sacrifício final.

Cris 30/06/2023

Adoro esse livro
Já li esse livro 4X. É um protótipo de romance, mas é fofo e a dinâmica entre Noemi e Abel é tão cativante. É o tipo de livro que uso pra sair de um período que não consigo ler, me faz retomar o hábito da leitura. É fácil, rápido, sem grandes sofrimentos. Recomendo.

livrosepixels 19/04/2023

Ao infinito.. mas não tão além..
Após ler e adorar a trilogia Firebird (apesar do romance molenga no meio da história), fiquei com muita vontade de ler coisas novas da autora. Assim conheci o livro Desafiando as estrelas, da série (ou seria trilogia?) Constelação.

Não vou mentir que esperara encontrar a mesma chatisse romântica que há no Firebird, mas para minha surpresa, isso não acontece aqui. Talvez até haja flerte entre os personagens, mas de forma bem sutil. Mas para minha decepção, o que estragou a história foi o excesso de personagens, histórias secundárias e uma falta de trama forte para unificar tudo isso.

De um lado acompanhamos a soldado Naomi Vidal, nativa do planeta Gênesis e que há anos luta contra a Terra por sua independência e reconhecimento. A Terra, por outro lado, ataca o planeta em uma guerra interestelar constante para manter a sua soberania. Inclusive, o planeta Gênesis só está habitável pois a Terra há muito tempo descobriu uma forma de criar portais para outros locais do universo, e criou o chamado Anel, que liga a Terra, Gênesis e outros planetas entre si. Enfim, guerra o tempo todo.

Em um ataque mal sucedido, Naomi acaba encontrando uma nave aparentemente abandonada perto do portal, e dentro da nave conheci Abel, um androide (ou robô, ou mecan, como preferir) ultra avançado, aparentemente "abandonado". Na visão de Abel, ele ficou para trás para salvar seus comandantes humanos. Mas ao longo da história ele vai descobrir que não foi bem isso.

Enquanto uma amizade surge entre os dois inimigos, e verdades vão sendo trazidas à tona, surge um plano que poderá libertar Gênesis de uma vez por todas das garras da Terra, mas para isso, Naomi terá de vir até a Terra para conseguir por o seu plano em prática.

Isso tudo não seria problema, um background normal até para a história. O problema é que no meio do caminho, na tentativa de expandir ainda mais esse universo criado (que é sim interessante), a autora vai jogando mais e mais coisas que vão tornando toda a trama confusa e lenta. Novas culturas, outros esquemas de sabotagem interplanetária, cientistas malucos, doenças mortais, enfim, acabou virando uma salada de ideias que, ao meu ver, não tiveram uma boa execução.

Além disso, a tranquilidade extrema e otimista de Abel me irritou na maior parte do tempo. Achei ele bem tapado, mesmo para um androide com configuração predisposta a aceitar ordens humanas.

No mais, é uma história interessante, mas que peca pelo excesso de worldbuilding. São quase quatrocentas páginas para uma narrativa que poderia ter sido mais dinâmica, ágil e concisa se jogasse fora umas 100 páginas de enrolação pseudo filosófica.

Foi a primeira leitura de 2022 e ainda não decidi se pretendo dar continuidade nesse universo.

site: https://www.instagram.com/estantexbooks/
livrosepixels 19/04/2023minha estante
Rapaz.. preciso achar uma forma de escrever resenhas mais curtas kk

Debs.Lima 03/04/2023

Fofo e tão profundo quanto você quiser que seja.
Um livro em terceira pessoa, com escrita leve e fluída, que com diagramação confortável,  torna a leitura rápida.
Trata-se de uma ficção na qual a existem outros mundos habitáveis em nossa galáxia, que, conforme se espera, a Terra coloniza como alternativa de moradia à sua decadência, devido ao esgotamento de seus recursos.
São 5 os mundos habitáveis, contando a Terra, sendo , a princípio, 3 colônias e 1 "colonia" rebelde, que está há anos em guerra com a Terra para manter sua liberdade, que é Gênesis, o planeta de origem da protagonista.
Gênesis compartilha da filosofia de que não precisa dos outros mundos para se manter e vivem em uma sociedade de preservação, natural e estagnação tecnológica (devido aos impactos que levaram a Terra aonde estava). Assim, Noemi possui um ideal claro de salvar Gênesis dessa guerra e libertar seu povo. Mas no decorrer do seu percurso, para alcançar este objetivo, ela se depara um mecan Able, uma versão única,  e começa a ter uma relação com ele e com outros mundos que despertam novos sentimentos nela em relação a descoberta, vastidão e interação com pessoas de outras sociedades.
Há uma trama desenvolvida em torno do mecan, cuja construção abordada no livro é para realmente ser similar aos humanos,  no desenvolver, no corpo e na mentalidade. Como o cérebro de Abel foi programado e desenvolvido de forma diferente dos outros, ele sendo um mecan superior, é trabalhado o conceito do desenvolver de consciência que é estranho à própria máquina. (A escrita em relação ao quanto ele pensa e reflete sobre isso é um pouco cansativa porque é reafirmado toda hora, acho que justamente para demonstrar a importância disso para a trama, mas nada que de fato impacte negativamente o livro).
A inter-relação da protagonista com Abel e com os mundos parece levar a personagem a ter uma nova visão,  mais crítica,  em relação ao próprio mundo e o que ela achava como ético e correto, questionando o próprio papel de Gênesis na situação da Loop(os 5 mundos) e seus seres. Será que realmente não são culpados de nada? Será que se omitirem da relação com outros mundos e negligenciarem outros seres é a escolha certa? E o mesmo acontece com Abel, em relação à sua programação pré-definida.
O livro trabalha conceitos de conhecimento, manipulação, política e privilégios, cobiça humana e IA (assunto que está em alta hoje em dia, graças ao chat gpt). A complexidade dos conflitos irá variar de acordo com o leitor.
Apesar de ao longo da trama sempre serem apontados algumas conspirações, e serem insinuados ou deixados claro a treta à vista, a maior reviravolta ocorre em 70% do livro. Não é algo imprevisível, mas causa impacto devido a como as relações foram trabalhadas. Curiosa pra saber como serão trabalhados os conflitos da guerra com a Terra e com o criador de Abel nos próximos livros.
Um y.a. bem completo!

Renata.Mieko 07/03/2023

Não sei se gosto dos livros de ficção científica.
Esse é um pouco mais legal de outros que li, mas não são ótimos.
Não vou nem ler a continuação

1 | 2 | 3 | 4 | 5