As conchambranças de Quaderna

As conchambranças de Quaderna Ariano Suassuna

Resenhas - As conchambranças de Quaderna

alex 05/01/2024

As conchambranças de Quaderna, de Ariano Suassuna (1987)
Em formato de peça teatral, com 3 atos, o livro se desenrola em torna de Quaderna, um sujeito cheio de espertezas no interior de um Nordeste antigo.

Leitura ligeira e divertida.

Tiago 01/01/2024

Dom Pedro Dinis Quaderna, mais um personagem marcante de Suassuna
Mais uma peça excelente e muito engraçada escrita por Ariano Suassuna. Escrita em 1987, a peça marca o regresso de Suassuna ao teatro depois de uma pausa de vários anos (durante este interregno ele escreveu uma de suas obras mais famosas, o "Romance da Pedra do Reino").

As Conchambranças de Quaderna é uma comédia em 3 atos independentes centrados em Dom Pedro Dinis Quaderna (“O Caso do Coletor Assassinado”, “Casamento com Cigano pelo Meio” e “O Processo do Diabo”). Este é o típico personagem das comédias de Suassuna, um espertalhão e conchaveiro que sabe resolver os problemas de forma estratégica, passando a impressão as partes envolvidas de que também estão ganhando e levando vantagem. Os três atos são semelhantes neste aspecto. No primeiro, Quaderna resolve o problema de um desfalque financeiro, no segundo, o problema de um casamento onde o noivo muda de ideia e no último. um processo de desquite.

Quaderna brilha nos três atos mas os personagens secundários também são excelentes. Destaco o Evilásio e o Dom Pedro Sebastião no primeiro ato e o Juiz no terceiro ato.

Recomendo a leitura. Suassuna é excelente.

Paula.Souza 07/12/2023

Muito divertido, Ariano Suassuna aborda de forma leve e engraçada, nos três episódios, o típico "jeitinho brasileiro" como forma de resolver problemas, são personagens com licença poética para realizar as "conchambranças" sem o peso do politicamente correto, uma leitura recreativa, pra se divertir mesmo.

Vitória 24/08/2023

Uma leitura até que tranquila. Entre os atos, o segundo foi o que mais me deixou em choque pelo o que ocorre entre alguns personagens. Não diria que é meu livro favorito de Ariano, mas é sempre bom ler um autor como esse.
Giovanna1174 24/08/2023minha estante
????

Renally Couto 23/02/2023

Três causos de Quaderna, o Decifrador
Estou viciada no estilo ?Arianesco?, e cada vez mais intrigada com o personagem Quaderna! Sendo Ariano, tenho que indicar!

anaclaraleitegomes 26/08/2022

pov: ele é um João grilo só que rico
? 3 atos
? Um personagem bastante pabuloso e engraçado
? Quaderna é um personagem muito ladino e com alguns probleminhas morais
? Meu ato favorito é o terceiro.
? Referências ao direito, a advocacia e a constituição
? Dei boas risadas, mas esse livro para mim é um 4
? "Apesar de ser um safado, sou devoto de Nossa Senhora"
? Ariano Suassuna sempre um gênio

samuca 19/08/2022

Divertido
Ariano dispersa alegria por meio de suas obras.
Uma peça teatral para ler de uma vez. Leve e divertido o livro dividido em três atos de histórias livres que se conectam pela temática presente em todas elas: a sabedoria humana.
DANILÃO1505 20/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Patricia 06/05/2022

É sempre um prazer ler Suassuna e dessa vez não foi diferente. Um livro que se lê rápido, não somente pelo tamanho, mas também, e principalmente, pela história que nos encanta.

Onassis Nóbrega 29/04/2022

Um quengo da realeza?
Ariano Suassuna retorna, neste livro, ao estilo que o consagrou. Que é o teatro de comédia. E nada melhor que trazer de volta um personagem justamente de seu grande êxito literário fora deste estilo. No caso, Quaderna, personagem principal e narrador de seu grande romance: ? Romance da Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-volta?.
Aqui o autor ?encena? três peças independentes que são costuradas (além de protagonizadas) por Quaderna, no qual o mesmo usa de suas ?artimanhas? e ?cochambranças? para desatar nós e resolver situações embaraçosas.
Leitura fácil e deliciosa como sempre. Ariano sempre me acompanhou desde o antigo ?científico ?, hoje ensino médio. E não canso de retornar ao mestre da cultura popular nordestina. Honras ao mestre de cerimônias deste grande circo de costumes.

ana 28/04/2022

Um encanto, uma alegria! Um primor que apenas literatura em cordel, textos teatrais e obras armoriais possuem. É único!

Meu primeiro contato com a escrita do Ariano Suassuna e fui totalmente fisgada, é engraçado e cirúrgico, é regionalmente contemplativo, é nossa cultura e nosso povo ali naquelas linhas.
Anseio agora por mais obras do Suassuna e por leituras que exploram a cultura popular do nordeste brasileiro.

Gutemberg.Monteiro 22/06/2021

As Conchambranças de Quaderna
Essa peça dividida em 3 atos é uma maravilha!
Ariano explora a personagem Quaderna, do Romance d'A Pedra do Reino, com suas conchambranças em uma peça que apresenta unidade justamente com essa personagem, já que os 3 atos são independentes. É uma leitura leve e de riso fácil e bem pensado.
Muito recomendado!

Viviane.Scaranto 06/06/2021

Adorei a leitura. Foi o primeiro nlivro de Ariano Suassuna que li, já o conhecia por ter assistido O Auto da Compadecida e algumas entrevistas que ele deu, e tinha muita vontade de ler alguma obra.
As histórias são engraçadas, no estilo dele, e quando começava a ler cada ato, só conseguia parar quando terminava.
Recomendo a leitura.

Jerba 22/03/2021

As Conchambranças de Quaderna, Ariano Suassuna ??????
A peça inédita As Conchambranças de Quaderna, de 1987, marcou o retorno de Ariano Suassuna à escrita teatral, após um afastamento de mais de 25 anos. ?Conchambrança? é uma corruptela de ?conchamblança?, que significa conchavo, combinação. Foi na forma de ?conchambrança? que Suassuna ouviu a palavra pela primeira vez, no sertão da Paraíba. Forma que se ajusta perfeitamente ao universo da peça, uma vez que o protagonista, Dom Pedro Dinis Quaderna, traz a público algumas de suas lembranças, contando-nos três imbróglios de que tomou parte e nos quais teve de fazer uma série de conchavos para resolver as situações a contento, tirando proveito de tudo e de todos. Cada um dos três atos, portanto, funciona como uma peça independente, e é Quaderna quem costura os episódios, proporcionando a unidade do espetáculo.