As conchambranças de Quaderna

As conchambranças de Quaderna Ariano Suassuna

Resenhas - As conchambranças de Quaderna

samuca 19/08/2022

Divertido
Ariano dispersa alegria por meio de suas obras.
Uma peça teatral para ler de uma vez. Leve e divertido o livro dividido em três atos de histórias livres que se conectam pela temática presente em todas elas: a sabedoria humana.
DANILÃO1505 20/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Jerba 22/03/2021

As Conchambranças de Quaderna, Ariano Suassuna ??????
A peça inédita As Conchambranças de Quaderna, de 1987, marcou o retorno de Ariano Suassuna à escrita teatral, após um afastamento de mais de 25 anos. ?Conchambrança? é uma corruptela de ?conchamblança?, que significa conchavo, combinação. Foi na forma de ?conchambrança? que Suassuna ouviu a palavra pela primeira vez, no sertão da Paraíba. Forma que se ajusta perfeitamente ao universo da peça, uma vez que o protagonista, Dom Pedro Dinis Quaderna, traz a público algumas de suas lembranças, contando-nos três imbróglios de que tomou parte e nos quais teve de fazer uma série de conchavos para resolver as situações a contento, tirando proveito de tudo e de todos. Cada um dos três atos, portanto, funciona como uma peça independente, e é Quaderna quem costura os episódios, proporcionando a unidade do espetáculo.

Marta Skoober 11/09/2020

Desde muito jovem, mas muito jovem, mesmo que Ariano Suassuna me salva: das tristezas e dramas da adolescência, às incertezas da pandemia. Sempre pude contar com ele! Garantia de leitura divertida e engajada. Dessa vez não foi diferente.
Achei esse livrinho (pequeno), entre os guardados de minha irmã. Na hora não me chamou muito. Mas aí chega o dia, sempre chega, que entre um livro e outro, me debruço sobre ele e que experiência deliciosa. E como foi difícil gargalhar baixinho pra que ninguém pensasse que estou doida.
A peça dividida em três atos que embora interligadas entre si, pareceu-me que podem ser perfeitamente lidos de forma independente. Embora não seja o ideal. Nela a corrupção, o jeitinho brasileiro, a "esperteza", o tráfico de influências estão retratados ali maravilhosamente. Bendito seja o mestre Ariano.
11.09.2020

Nandafelippe 06/06/2020

Meu primeiro livro de Suassuna. Fácil leitura, li em apenas um dia durante a quarentena. O autor conta alguns casos corriqueiros de corrupção de forma narrativa e o desenrolar da história.

Mariana Dal Chico 21/01/2019

“As Conchambranças de Quaderna” foi meu primeiro livro de Ariano Suassuna.
A peça é considerada uma síntese entre teatro e prosa do autor, encerra a sua produção dramática e foi publicada em livro pela primeira vez pela @novafronteira -
Dividida em três atos, Quaderna - que também é protagonista de A Pedra do Reino -, vai precisar fazer uma série de conchavos para resolver situações complicadas que aparecem no seu caminho.
Os três atos funcionam de forma independentes, cada uma tem seu começo, meio e fim.
No primeiro ato temos um personagem que desvia dinheiro público, depois uma confusão com casamento onde as noivas são irmãs, e pra fechar, um processo onde o Diabo é intimado.
Eu esperava algo engraçado por ter assistido a série O Auto da Compadecida há alguns anos, mas não imaginava que o autor pudesse ter um humor tão exacerbado, ri alto em muitos momentos!
Mas não se engane achando que você vai encontrar apenas um texto engraçado, o autor faz críticas políticas e sociais de forma inteligente e leva seus personagens do trágico ao cômico em poucas palavras.
Quaderna é um personagem interessantíssimo, um brasileiro que usa todo seu discurso político desenvolto para convencer as pessoas em sua volta a fazerem aquilo que ele deseja. Não é difícil identificar suas características com pessoas da vida real.
Leitura mais que recomendada, não vejo a hora de mergulhar completamente no universo de Suassuna com seus outros livros.
Instagram: @maridalchico

site: https://www.instagram.com/p/BsxtZxQAgqQ/

Viviane.Scaranto 06/06/2021

Adorei a leitura. Foi o primeiro nlivro de Ariano Suassuna que li, já o conhecia por ter assistido O Auto da Compadecida e algumas entrevistas que ele deu, e tinha muita vontade de ler alguma obra.
As histórias são engraçadas, no estilo dele, e quando começava a ler cada ato, só conseguia parar quando terminava.
Recomendo a leitura.

Patricia 06/05/2022

É sempre um prazer ler Suassuna e dessa vez não foi diferente. Um livro que se lê rápido, não somente pelo tamanho, mas também, e principalmente, pela história que nos encanta.

ana 28/04/2022

Um encanto, uma alegria! Um primor que apenas literatura em cordel, textos teatrais e obras armoriais possuem. É único!

Meu primeiro contato com a escrita do Ariano Suassuna e fui totalmente fisgada, é engraçado e cirúrgico, é regionalmente contemplativo, é nossa cultura e nosso povo ali naquelas linhas.
Anseio agora por mais obras do Suassuna e por leituras que exploram a cultura popular do nordeste brasileiro.

Day Gomes 27/01/2021

Comicamente trágico
Ariano Suassuna é incrível, nos faz ri, enquanto nos abre os olhos para as mazelas da nossa sociedade.
O livro as conchambranças de Quaderna é uma peça de teatro, contada em três atos que são três casos diferentes, unidos pelo narrador e personagem Pedro Dinis Quaderna.
No primeiro ato se passa o caso do coletor assassinado e foi meu ato favorito ri muito, o caso se passa no fórum, e o tema principal é a corrupção.
O segundo ato é o casamento com cigano pelo meio, se passa no cartório e trabalha a esperteza, religião, confesso que foi o que menos gostei, e mais me revoltou pelos estereótipos femininos presentes.
O terceiro ato é o processo do Diabo, e a religião é o tema principal.
Ri muito em vários pontos da leitura, mas a revolta o incomodo foi maior. Os estereótipos femininos, sempre ligados ao homem (marido, amante), me revoltaram. Revolta por que os estereótipos são construídos no coletivo, onde se apresenta uma mulher acessório.
Só Ariano Suassuna pra fazer rir e chorar de raiva ao mesmo tempo.
Vale muito a Leitura!

Gutemberg.Monteiro 22/06/2021

As Conchambranças de Quaderna
Essa peça dividida em 3 atos é uma maravilha!
Ariano explora a personagem Quaderna, do Romance d'A Pedra do Reino, com suas conchambranças em uma peça que apresenta unidade justamente com essa personagem, já que os 3 atos são independentes. É uma leitura leve e de riso fácil e bem pensado.
Muito recomendado!

Onassis Nóbrega 29/04/2022

Um quengo da realeza?
Ariano Suassuna retorna, neste livro, ao estilo que o consagrou. Que é o teatro de comédia. E nada melhor que trazer de volta um personagem justamente de seu grande êxito literário fora deste estilo. No caso, Quaderna, personagem principal e narrador de seu grande romance: ? Romance da Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-volta?.
Aqui o autor ?encena? três peças independentes que são costuradas (além de protagonizadas) por Quaderna, no qual o mesmo usa de suas ?artimanhas? e ?cochambranças? para desatar nós e resolver situações embaraçosas.
Leitura fácil e deliciosa como sempre. Ariano sempre me acompanhou desde o antigo ?científico ?, hoje ensino médio. E não canso de retornar ao mestre da cultura popular nordestina. Honras ao mestre de cerimônias deste grande circo de costumes.

anaclaraleitegomes 26/08/2022

pov: ele é um João grilo só que rico
? 3 atos
? Um personagem bastante pabuloso e engraçado
? Quaderna é um personagem muito ladino e com alguns probleminhas morais
? Meu ato favorito é o terceiro.
? Referências ao direito, a advocacia e a constituição
? Dei boas risadas, mas esse livro para mim é um 4
? "Apesar de ser um safado, sou devoto de Nossa Senhora"
? Ariano Suassuna sempre um gênio

Renally Couto 23/02/2023

Três causos de Quaderna, o Decifrador
Estou viciada no estilo ?Arianesco?, e cada vez mais intrigada com o personagem Quaderna! Sendo Ariano, tenho que indicar!

Vitória 24/08/2023

Uma leitura até que tranquila. Entre os atos, o segundo foi o que mais me deixou em choque pelo o que ocorre entre alguns personagens. Não diria que é meu livro favorito de Ariano, mas é sempre bom ler um autor como esse.
Giovanna1174 24/08/2023minha estante
????

alex 05/01/2024

As conchambranças de Quaderna, de Ariano Suassuna (1987)
Em formato de peça teatral, com 3 atos, o livro se desenrola em torna de Quaderna, um sujeito cheio de espertezas no interior de um Nordeste antigo.

Leitura ligeira e divertida.