Contumélia

Contumélia Lilian Cristina Peixe

Resenhas - Contumélia

1 | 2 | 3 | 4

Pah Aleksandra 06/05/2019

Recomendo demais! Principalmente para quem gosta de romances de época jovens.
Logo nas primeiras páginas somos transportados para uma casa de má reputação, uma briga sanguinária entre dois homens apaixonados (por seus títulos ou pela mesma mulher, depende do que decidimos acreditar) e um assassinato que deixa toda a corte do Rio de Janeiro com os olhos bem abertos. É depois da morte misteriosa que vamos conhecer nossa protagonista: Inês é uma jovem debutante que convive com Teresa, sua criada e melhor amiga, e com a tia controladora. A jovem está na idade de se casar e, para ela, seus pretendentes não são opções melhores do que seguir a vida de religiosa e viver no convento. Seu futuro não parece promissor, mas logo tudo muda: em uma viagem para a casa do tio, os caminhos de Inês e Teresa vão cruzar com o do homem mais procurado do Rio – exatamente por ser acusado de assassinato! Tão charmoso quanto perigoso, esse homem misterioso vai transformar a vida da Inês de inúmeras maneiras. E, entre tiros, perseguições, incêndios e acampamentos estrangeiros, a jovem vai descobrir qual futuro deseja seguir.

A trama é narrada por Inês, Teresa e pelo protagonista masculino (que vou ocultar o nome propositalmente, já que demora para ficar claro quem é o verdadeiro mocinho dessa história). Por contar com vários narradores, senti a leitura mais rica e envolvente – Teresa, por sinal, é uma personagem secundária que diverte e encanta logo nas primeiras páginas. Além disso, outro ponto incrível da trama é como o mistério e a morte que acontece logo no primeiro capítulo ronda todos os personagens. Inês, por exemplo, não tem relação nenhuma com o assassinato e, ainda assim, acaba envolta nessa teia de mentiras e mortes. É incrível como os pontos se unem de uma forma surpreendente e levam o leitor a duvidar até mesmo da própria sombra – claro que o foco do livro não é o suspense, mas adorei como a autora desenvolveu esse pilar dentro da trama.

E o romance? Que fofura! Temos diálogos divertidos, olhares intensos trocados na calada da noite, mãos que se tocam de forma proibida, e um romance que ambos personagens sabem que não poderá vingar – mas que, ainda assim, deixam crescer em seus corações. Fora que os dois vivem brigando, bem etilo cão e gato mesmo, o que deixa o romance ainda mais contagiante. Outra coisa bacana é que pelo teor jovem da trama, o romance é leve e condiz com a realidade da época e com a personalidade da Inês – apesar de ser dona de uma mente perspicaz, a jovem representa muito bem o Brasil na época do Império.

Amei cada detalhe da obra. Minha única ressalva é que queria mais romance no final – a gente sempre quer mais quando ama um casal, não é mesmo?

site: http://www.livrosefuxicos.com/2019/04/resenha-contumelia-lilian-cristina-peixe.html
Lilian 07/05/2019minha estante
Adorei a resenha, muito obrigada!

Sarah.Miranda 08/05/2019minha estante
Pah, vai ter resenha lá no canal??

Lilian 13/05/2019minha estante
Oi, Sarah! Tem resenha escrita da Paola no blog Livros & Fuxicos e ela também mencionou o livro em dois vídeos no canal: http://www.livrosefuxicos.com/2019/04/resenha-contumelia-lilian-cristina-peixe.html
Bjos

Júlia 31/05/2019minha estante
Paah, só tem em e-book?

Lilian 20/06/2019minha estante
Sarah Miranda vai sair em livro físico este ano mais ainda não tenho a data certinha! *-*

Pah Aleksandra 25/07/2019minha estante
Sim, só em ebook!

Lilian 31/08/2021minha estante
Oi! Saiu no formato físico: https://www.editoraella.com.br/contumelia =***

Bela Cris 14/02/2019

Que livro surpreendente!
Nunca havia lido um romance de época escrito por um autor contemporâneo, então (como sempre acontece quando me deparo com algo novo) meu Pré-Conceito deu o ar da graça. Mas que grata surpresa constatar o quão envolvente é o enredo de Contumélia! Nele há ação, aventura, romance, mistério, fuga, perseguição, traição, assassinato e tudo isso, claro!, num cenário típico de um romance de época. Só que o que mais me fascinou nessa obra foi a riqueza de detalhes e a maestria com que a autora Lilian C. Peixe explora cada cena e nos apresenta as personagens. E que personagens!!!! É inevitável não conseguir imaginar com perfeição cada pessoa que fora envolvida na narrativa, com suas nuances, características, perfeições e imperfeições. Amei cada segundo lendo esse livro!!!
Lilian 14/02/2019minha estante
Amei sua resenha! Que bom que você gostou do livro! :D

Bela Cris 16/02/2019minha estante
????

Bela Cris 23/02/2019minha estante
Amei!!! :D

Mari 25/08/2021

Amei amei indico
Gente que maravilha de leitura, quando vi a indicação da Paola dos Livros e Fuxicos achei que pudesse ser exagero, mas não, tem romance sim mas tem muito mais ação, fugas, todo mundo querendo pegar o mocinho kkk simplesmente amei.
E o livro não é narrado só pelos mocinhos, tem também o ponto de vista da melhor amiga da protagonista.
Lilian 26/08/2021minha estante

Lilian 31/08/2021minha estante
Que ótimo que você amou! Fico super feliz.

Alexandre 20/10/2018

Uma leitura cativante
Um romance ambientado no Brasil Império, envolvente, fácil de ler e difícil de largar antes do final. Ao mesmo tempo é uma aventura digna das antigas histórias de capa e espada, apesar de não contar com nenhum dos dois objetos... Mas comprova que um xale verde e uma pena de metal são substitutos mais do que suficientes.
Muito obrigada!

C_R 16/11/2018

Quando fui convidada a ler e resenha este livro, aceitei com um pouco de receio, já que nunca tinha ouvido falar no livro e nem a autora eu conhecia. Dei uma espiada na capa, vi quantas paginas tinha, por fim li a sinopse e pensei: não deve ser tão ruim!
Do dia que recebi o livro até decidir ler, se passaram 10 dias. Até que não demorei muito. Sem mais delongas, vamos ao livro.
Confesso que foi uma grata surpresa. A história é ambientada no Brasil, com uma riqueza de detalhes que conseguimos visualizar cada cena, como se estivéssemos participando da trama. A linguagem usada é totalmente adequada para a época em que se passa, contém alguns erros que são por falta de uma boa revisão, porém nada que atrapalhe a leitura.
Os personagens são muito cativantes e a personalidade condiz com a idade de cada um. Nossa mocinha tem 16 anos e vivenciará grandes aventuras. Nosso mocinho, não é muito mais velho e não saberia dizer a idade precisa dele (não lembro se a autora menciona ou se eu passei batido por este detalhe). André, o mocinho, será o responsável por levar Inês, a mocinha e Tereza, sua mucama, viverem grandes aventuras e perigos também.
O livro tem drama, tem humor e tem suspense. A autora conduziu maravilhosamente bem, até as ultimas paginas do livro, conseguindo manter o suspense. Se bem que eu não sou parâmetro para questões de raciocínio logico, já que sempre descubro o assassino quando ele se revela!
Enfim, gostei muito do livro, uma história que me surpreendeu pelo enredo, pela linguagem pela personalidade dos personagens, pela riqueza de detalhes nas cenas e por ser uma história de amor pura, ingenua, sem a exploração da sensualidade e os arroubos eróticos, tão comuns nos livros de hoje. Essa história me lembrou muito o livro Edenbrooke, que é um livro com um romance leve e cheio de aventuras, que explora o desenvolvimento afetivo dos personagens e não a atração sexual.
Para quem gosta de romances de época ingênuos, sem aquela pitada hot, vai se encantar por este. Super recomendo a leitura!
Ah, para quem ficou curioso quanto ao titulo, autora explica o que significa contumélia e o nome faz todo sentido com o enredo do livro!

site: https://www.facebook.com/colecionando.romances/
Obrigada!

@biaentreleituras 03/12/2018

Inês é uma jovem de dezesseis anos que mora com a madrinha e tem pela frente um futuro nada animador, como está com idade para se casar a madrinha quer que ela arranje um casamento e se isso não acontecer Inês deverá ir para um convento. O problema é que o único pretendente é um homem repulsivo e Inês prefere ir para o convento a se casar com ele. Mas as coisas começam a mudar quando Inês vai a uma festa de casamento com a sua madrinha e lá reencontra um antigo amigo da família.

Henrique parece ter despertado um súbito interesse por Inês e na festa se aproxima bastante da jovem, o que desagrada D. Constância (madrinha da Inês). Henrique percebe o incômodo que causa à madrinha dela e se diverte com isso, contrariando-a sem cerimônia. Já ao final da festa, Henrique convida Inês e amadrinha para um almoço no próximo domingo e D. Constância trata de recusar dizendo que a afilhada precisa ir a Petrópolis para o noivado de uma prima.

Inês estava gostando do flerte, mas quer muito ir ao noivado da prima então resolve ir com a sua mucama Teresa. Na estrada acontece um imprevisto e a carruagem fica atolada, é quando aparece um homem oferecendo ajuda e consegue puxar os cavalos. Ele é André Guimarães, sua fama pela redondeza não é das melhores, circulam boatos de um caso dele com a baronesa de Araribá e há alguns dias André e o barão tiveram uma briga feia em um bar, pouco depois o barão foi assassinado e todos suspeitam de André, ele vem fugindo desde então.

Quando chega a uma hospedaria Inês é questionada sobre ter visto alguém na estrada e acaba falando sobre André, assim, sem saber, acaba entregando-o e agora ele está em apuros. Inês e Teresa saem para tentar ajudá-lo, mas as pessoas atrás de André são altamente perigosas e as duas precisam tomar muito cuidado para não serem vistas, se isso acontecer acabariam atrapalhando em vez de ajudar.

Em meio à fugas e a grandes aventuras, Inês e André passam a se conhecer um pouco melhor e cada vez mais ela desconfia de que ele não seja o verdadeiro assassino do barão, há mais coisas por trás de toda essa história e ela ainda não sabe o que são. Inês começa a sentir que está se apaixonando por André, porém ele tem um passado completamente conturbado e muitos mistérios escondidos. André também sente um novo sentimento por Inês, mas é um cavaleiro (ainda que sua fama diga o contrário) e jamais fará algo para prejudicá-la.

*Leia a resenha completa lá no blog > https://goo.gl/HkZXrc

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/
Obrigada! =]

Sarah 05/12/2018

Contumélia
Quando fui convidada pela autora para ler e resenhar o livro, fiquei um pouco preocupada porque não parecia o meu tipo de leitura, porém, como ando querendo sair da zona de conforto, fui ler a sinopse e acabei achando muito interessante!
O livro é pequeno com uma narrativa muito boa e fluida, algumas cenas muito engraçadas e muita, mas muita aventura.
Ele se passa na época do Brasil Império então é um tanto quanto inusitado, pelo menos pra mim. Acho que seria um romance de época brasileiro, o que é bem legal!
Nós acompanhamos Inês, que tem 16 anos e, de acordo com os costumes da época, precisa casar logo. Porém, sua madrinha quer que ela se case com um homem bem mais velho e nada interessante, até que Henrique Azevedo se mostra interessado em Inês e deixa sua madrinha apavorada com a possibilidade de seus planos de casório irem por água abaixo.
No meio de toda essa confusão, Inês acaba sendo enviada para Petrópolis para participar do noivado de sua prima, tudo porque sua madrinha não queria que ela fosse almoçar na casa de Azevedo!
Coitada da madrinha dela, mal sabia o que ia acontecer nessa viagem.
No meio de milhões de confusões, Inês e sua mucama, Teresa, se veem metidas com André Guimarães, acusado de matar um barão importante e, por isso, colocaram um preço alto na sua cabeça.
No final das contas, temos várias reviravoltas e revelações enquanto Inês e André se veem cada vez mais próximos e apaixonados, ainda que ela não queira assumir isso de jeito nenhum e ele leve tudo de uma maneira bem implicante e irônica com ela que já não precisa de muito para ficar toda corada.
O que mais gostei foi como a autora recriou esse Brasil Império de uma forma nada estranha para a leitura, mantendo ela bem fluida e natural, inclusive nos diálogos. E também como toda a trama é revelada aos poucos nos deixando cada vez mais curiosos querendo saber quem é quem e o que cada um fez!
Amei o final e também a surpresa que foi esse livro!
Lilian 13/12/2018minha estante
Muito obrigada, amei a resenha! Satisfeita que você tenha gostado da leitura!

Dani 05/12/2018

Esse livro é um presente !!!
Primeiro eu quero agradecer a Lilian por me ceder essa Lindeza que é o seu livro!! Guria eu fiquei muito feliz quando terminei essa história ❤

Contumélia é um romance de época cheio de aventuras e romance, mas principalmente aventuras emocionantes ( e pasmem ela fez de propósito pra que sofremos um pouquinho ) quase que meu miocárdio não aguenta.

Nesse romance somos apresentados a D. Inês e Sr. Guimarães (Vila Real) nosso casal de mocinhos um tanto aventureiro.
Vocês não tem a vaga ideia das loucuras que Inês,Tereza e André se envolvem graças a um assassinato.
Sim uma garota de 16 anos sua mucama e um fugitivo ( André) se metem em tantas encrencas antes mesmo de chegarem a Petrópolis.
D. Inês foi enviada à Petrópolis por sua madrinha para que fosse afastada de um pretendente que a mesma julgava inconveniente. E no caminha graças a Teresa sua amiga e mucama alforriada tudo vira uma bagunça.
Uma viagem perigosa e muito divertida!!
É durante essa loucura que o amor acontece apesar de tudo e de todos os contratempos, falsas acusações e os momentos em que são afastados um do outro, bem no final o amor vale apena.

Eu fiquei encantada com o amor que é construído pelo dois, e pelo final que você deu a eles.
Espero que tenham a oportunidade de conhecer esse romance lindo e muito encantador.
Ele está disponível na Amazon ❤

site: https://www.instagram.com/umcafeeumromance/
Lilian 12/12/2018minha estante
Eu que agradeço essa resenha! ? Bem feliz que tenha gostado da história e dos personagens! ?

Marcos 08/12/2018

Inês é uma jovem de 16 anos, apaixonada pela vida e que mora com sua madrinha, Dona Constância. Porém, ela se vê em uma situação muito delicada: precisa arrumar logo um casamento e, caso isso não aconteça, ela será mandada para um convento onde passará o resto da vida. Para "ajudá-la", sua madrinha arrumou um pretendente, Sr. Macedo, que tem tudo o que ela detesta: é super asqueroso, arrogante e presunçoso. Mas tudo começa a mudar quando ambas, ao irem para um casamento de uma amiga, reencontram um amigo da família, Henrique.

Até que tudo muda quando ela, e sua mucama e amiga Teresa, são enviadas por Dona Constância para um noivado de uma parente em outra cidade. No meio do caminho, a carruagem em que ambas estão acaba ficando atolada e, um misterioso e belo homem, surge para a ajudá-las. André já é conhecido da região por, segundo fofocas de todos, ter tido um caso com a Baronesa de Araribá e ser suspeito do assassinato de seu marido, o Barão. À medida que a história de Inês se desenrola, ela se aproximará mais dele e começará a se apaixonar pelo suposto criminoso. Mas será mesmo que André, essa pessoa tão adorável e que lhe cativou tanto, pode ser tão cruel e sanguinolento? O que há por trás de todo esse crime?

Contumélia é um romance épico que se passa no Brasil colonial. Uma das coisas que eu mais gostei nesse livro é que é uma história de época que se passa no Brasil. Quase não temos romances históricos ambientados no nosso país e isso nos traz uma perspectiva bem interessante. Acredito que com isso a autora ganha um bom eixo de conexão com o leitor, por aproximar mais os personagens de sua realidade.

A saga da protagonista para ir em busca do seu grande amor é deliciosa. Inês é uma jovem à frente de seu tempo, determinada e ousada quando precisa. Ela encarará grandes apuros e muitos olhares ruins da sociedade mas, como confia naquilo que acredita e em sua voz interior, mantém-se sempre naquilo que julga ser o certo.

Outro ponto interessante da narrativa é o mistério que cerca a morte do Barão de Araribá. André é o principal suspeito, por tudo que as más línguas da região falam, mas há muito mais coisa a ser investigada e descoberta. Gostei da forma como a autora conseguiu mesclar o romance com essas pitadas de suspense na narrativa, fazendo com que esse não fosse o foco principal do livro. Além disso, esse recurso eixa o personagem de André em evidência ao longo de todo o livro, o que foi sensacional para evoluí-lo na narrativa.

Confesso que não sou de ler muitos romances de época, mas esse me interessou muito. Gostei da forma como a autora construiu Inês, uma protagonista forte, que sabe o que quer mas que, ao mesmo tempo, tem seu lado romântico e sentimental. mesmo sendo esse um gênero muito explorado nos últimos anos, Lilian não tendeu para o clichê no momento de escrever a história, usando sim de elementos do romance romântico mas trazendo uma narrativa viciante e que prende o leitor do início ao fim.

Recomendo a todas e todos que gostem de ler livros do gênero, principalmente para aqueles que gostam de Carina Rissi e Jane Austen. Leitura mais do que recomendada!

site: http://www.capaetitulo.com.br/2018/12/resenha-contumelia-de-lilian-cristina.html
Lilian 12/12/2018minha estante
Obrigada pela resenha. Que ótimo que você achou que quem gosta de Jane Austen vai curtir, amor muito todos os livros dela. A Carina Rissi estou conhecendo agora mas todo mundo me recomendou ela com muitos elogios. ?

kinho 09/12/2018

A história tem romance, drama, amizade e mistério. O romance tem como personagens principais Inês e André, é muito fácil se apaixonar pelos dois. Inês com sua inteligência, coragem e bondade, disposta a ajudar mesmo que isso signifique correr perigo.
André e suas loucuras kkk apesar de ter um passado difícil, ele ainda tenta salvar os outros, e eita homem difícil de se pegar kkk.
A Teresa é a amiga fiel, meio louca, mas muito amorosa e Franca. Eu me apaixonei pelos três. Me apaixonei pelo livro.
Eu super recomendo
Lilian 12/12/2018minha estante
Ótima resenha, sucinta mais disse tudo! Super satisfeita que você gostou e que se apaixonou pela Inês, Teresa e André, ?

Tamirez | @resenhandosonhos 10/12/2018

Contumélia - Lilian Peixe
Acho que a primeira coisa que a gente precisa tirar do caminho para começar a falar sobre esse livro é que não é um simples romance de época. Contumélia é uma aventura e, mesmo que estejamos em um período de costumes diferentes, são as coisas que a protagonista passa em suas peripécias que roubam a cena.

Temos aqui uma típica mocinha que entrou no período de casar, mas não tem muitos pretendentes. Aliás, sua única opção é alguém que ela não tem nenhum interesse. Inês mora com a madrinha e ela tem uma visão bem tradicional de como a afilhada deve se comportar na sociedade e com relação ao seu futuro: melhor casar logo do que ficar solteirona. Porém, mesmo que no fim possa vir a concordar com isso, Inês preferiria encontrar alguém que amasse ou, pelo menos, lhe despertasse simpatia.

Felizmente para a jovem, a história vai tomar outros rumos e ela vai se ver em volta de uma trama recheada de ação e aventura quando parte em uma viagem e é aí que a história toma rumos diferentes do que já encontrei em livros do gênero e surpreende o leitor indo mais longe do que o cenário tradicional de corte que normalmente vemos.

Inês não é nem uma personagem a frente do seu tempo, nem uma jovem conformada. Sua personalidade vai se moldando conforme os desafios vão aparecendo no seu caminho. Isso é algo muito interessante porque é imprevisível para o leitor enquanto a protagonista decide qual caminho vai seguir baseada na situação que vai se desenvolvendo.

O romance do livro é bem bonitinho e há três peças envolvidas, mesmo que a presença de um deles seja bem mais forte que a outra e, provavelmente, você vai decidir bem rapidinho por quem torcer. Achei a dinâmica entre os personagens bem desenvolvida e por mais que alguns contatos surjam de forma inusitada, é possível ver o sentimento surgindo entre os personagens.

Acho que se para mim, que não leio muito romance e, na maioria das vezes, fujo do gênero, curti bastante todo o envolvimento romântico, pra quem é fã de ver o amor surgir entre os personagens, acredito que seja uma boa opção nacional e que vale a pena conferir.

A escrita da autora é super envolvente é, por o livro ser curtinho, a leitura é super rápida e carrega o leitor pelo livro com muita facilidade. Ah, ficou curiosa com o nome do livro? Vamos descobrir dentro da história!

site: http://resenhandosonhos.com/contumelia-lilian-peixe/
Lilian 12/12/2018minha estante
Adorei a resenha! Bem contente que você curtiu a mescla de aventura com romance! ?

Sissi Freire @dicasdasissi 11/12/2018

Doce e cativante... mas cheio de aventuras!
Contumélia me levou pela mão por um passeio idílico ao tempo do Brasil Imperial, em uma viagem que me encheu de romantismo.

Dona Inês é uma jovem de dezesseis anos e durante a sua viagem para Petrópolis acaba enfrentando grandes aventuras cujo ponto alto é o encontro fortuito com o Sr. André.

Mas antes desse encontro, que promete mudar e agitar a vida de Inês, vou te contar um pouco sobre nossa mocinha. Ela é um doce de menina, que vive com a madrinha – por motivos que serão explicados no decorrer da trama – e que está encarando a possibilidade de ter que se casar com o insuportável Sr. Macedo.

Esse tal senhor foi escolhido a dedo pela madrinha de Inês, e a jovem não vê nenhuma possibilidade de escapar das garras dele, até que o encantador Sr. Henrique Azevedo começa a prestar muita atenção em Inês e decide cortejá-la, para desespero da madrinha da mocinha.

Obviamente, apesar de toda a insistência de Henrique, a madrinha de Inês se mostra irredutível e para afastá-la do jovem – que tem a fama de ser amante de uma nobre dama casada – envia Inês e sua mucama Teresa para Petrópolis, onde será realizada a festa de noivado de sua prima.

E aí jovens expectadores é que a magia começa. Logo no início da trama somos informados em caráter jornalístico sobre uma desavença entre o Barão de Araribá e o filho do Visconde de Rio Claro, e em seguida somos informados da morte do Barão, que tinha como motivo as puladas de cerca da jovem baronesa.

O mistério sobre essa morte persegue Inês durante sua viagem até Petrópolis, trazendo a ela e Teresa muitas aventuras. Teresa não é apenas a mucama de Inês, mas sim sua melhor amiga e a cumplicidade entre elas me fez esquecer diversas vezes a sua condição de escrava, e o bom humor e perspicácia dessa personagem, assim como o seu carinho pela sinhazinha, foram capazes de me deixar nas nuvens.

E por falar em deixar nas nuvens... como resistir a André, seus segredos e seus olhos azuis? Ele aparece no caminho de Inês e, depois de muitas encrencas e percalços, me peguei suspirando por ele e torcendo por seu final feliz.

Logo, com a chegada de André temos a trama completa, com aventura, mistério e romance, nos oferecendo um pacote completo de aquecer o coração.

Já estou esperando novas histórias da Lilian... ansiosamente.
Sobre a edição
Lilian se esmerou na caracterização dos personagens e na ambientação da trama, nos proporcionando diálogos próprios da época e nos dando uma visão de como funcionava a cabeça da protagonista, nos entregando uma Inês cheia de opiniões, mas que, por causa da época, as mantinha para si.

site: www.youtube.com/dicasdasissi
Lilian 13/12/2018minha estante
Resenha perfeita, dá muita vontade de ler o livro. Ressaltou os melhores pontos da história!

Vem pra Nárnia 24/12/2018

Envolvente!
Resenha do livro: Contumélia
Comecei a ler este livro por sugestão da autora @lilianpeixe
@ebookcontumelia
Ele conta sobre a história de Inês e André que moram que vivem lá em 1863, no Estado de São Paulo, mostrando algumas cidades do interior, com Paraibuna, Rio Claro, entre outras e isso eu achei bem interessante.
É um romance em que a Inês, nossa protagonista, que é muito esperta e inteligente, juntamente com sua mucama/amiga Tereza, ao invés de ser a mocinha a ser salva, ela que tenta salvar sempre o mocinho André, que é muito lindo e charmoso e se mete em várias encrencas. A única coisa que eu não gostei foi que o mocinho apanha muito, coitado! Em quase todas as cenas ele está sendo punido. Poxa @lilianpeixe coitadinho do André! Que vontade de levar ele pra casa pra cuidar dele kkkk.
Brincadeiras à parte, é um livro bem interessante, não é um livro apelativo e não é um livro que tenha muitos clichês. Ele é bem diferente e eu gostei muito da escrita da autora. Gostei do desenrolar da história, pois ao mesmo tempo ele tem um suspense junto com o romance, um assassinato que só iremos saber quem foi o culpado no final. Será que foi o nosso mocinho? Será que Inês pode confiar nele ou deve aceitar a proposta de casamento que recebera? Muitas emoções a serem reveladas!
Amei o enredo da história! Parabéns, Lilian Peixe! Super recomendo! Pra quem se interessar, o livro está disponível em ebook, na Amazon.
Beijos!
#contumelia
Tambem tem resenha minha no Youtube: https://youtu.be/AkNs6VWB15E
Obrigada!

Joi | @estantediagonal 02/01/2019

Romance de época nacional
Logo no prólogo de Contumélia iremos presenciar uma briga entre o filho do Visconde de Rio Claro e o Barão de Araribá. O motivo: o possível envolvimento do cidadão e a Baronesa. Dias depois, misteriosamente, o Barão acaba sendo morto e sua morte irá desencadear uma série de conflitos durante o livro.

Paralelamente conheceremos Inês, uma jovem dama que mora com a madrinha. Dona Constância, devido à idade de Inês, deseja muito casa-la para que ela não vire uma solteirona, afinal, "ela já tem" 16 anos. Porém, o único candidato parece ser o Senhor Macedo, um homem desprezível. A luz no fim do túnel de Inês é Henrique, um velho amigo da família que parece estar interessado em Inês e ela fará de tudo para ter a chance de ter um destino, um pouco, melhor.

Mas antes que possa colocar seu plano em prática, Inês irá ao casamento de sua prima Cecília em outra cidade e durante o caminho ela conhecerá André, um cavaleiro muito interessante, mas que parece estar sendo perseguido pelo povoado dos arredores. Quando Inês, sem querer, parece colocar em risco a vida de André, ela não pensa duas vezes quando decide ajuda-lo.

Durante a narrativa do livro, teremos a perspectiva de três personagens. A de Inês, em primeira pessoa, a de André e a de Teresa, mucama, dama de companhia e melhor amiga de Inês. Por Inês descrever apenas sua visão da história, é através dos capítulos de Teresa e André que iremos conhecer a dimensão dos acontecimentos do livro, do andamento da investigação que envolve o assassinato do Barão de Araribá e as consequências de cada decisão de Inês em relação aos personagens secundários.

O cenário é o Brasil Imperial e, assim como o título do livro, este foi um dos fatos que me chamou atenção para o livro, além, é claro, de ser um romance de época, mesmo que tenha uma pegada mais inclinada para uma aventura.

Eu sou uma aficionada por romances de época e é sempre muito satisfatório quando encontro um romance que consegue agregar algo novo para o gênero, que hoje em dia, ainda é taxado como clichê. Este não é caso de Contumélia, além de carregar toda a pomposidade de um bom romance de época, ele também explora outras vertentes como cenas de ação, investigação, o mistério que permeia todo o livro até seu desfecho e é claro, o romance.

Contumélia foi uma ótima experiência, acho que a autora conseguiu dosar muito bem as cenas de ação, o romance, o mistério e também os momentos mais cômicos.

> Confere a resenha completa que fiz de Contumélia lá no ED!

site: http://www.estantediagonal.com.br/2018/12/contumelia-lilian-c-peixe.html
Cristian 21/01/2019minha estante
Interessante! Romance de época sendo escrito atualmente!

Karla de Oliveira 28/04/2019

Um romance delicioso
Contumélia é um romance delicioso. Lembra muito os livros de Jane Austen.
A heroína é inteligente, sagaz e incrivelmente corajosa.
O casal protagonista faz com que a gente se apaixone e torça por eles.
Lilian é uma escritora hábil e com uma escrita fluida.
Super recomendo!
Lilian 29/04/2019minha estante