Contumélia

Contumélia Lilian Cristina Peixe

Resenhas - Contumélia

1 | 2 | 3 | 4

Pah Aleksandra 06/05/2019

Recomendo demais! Principalmente para quem gosta de romances de época jovens.
Logo nas primeiras páginas somos transportados para uma casa de má reputação, uma briga sanguinária entre dois homens apaixonados (por seus títulos ou pela mesma mulher, depende do que decidimos acreditar) e um assassinato que deixa toda a corte do Rio de Janeiro com os olhos bem abertos. É depois da morte misteriosa que vamos conhecer nossa protagonista: Inês é uma jovem debutante que convive com Teresa, sua criada e melhor amiga, e com a tia controladora. A jovem está na idade de se casar e, para ela, seus pretendentes não são opções melhores do que seguir a vida de religiosa e viver no convento. Seu futuro não parece promissor, mas logo tudo muda: em uma viagem para a casa do tio, os caminhos de Inês e Teresa vão cruzar com o do homem mais procurado do Rio – exatamente por ser acusado de assassinato! Tão charmoso quanto perigoso, esse homem misterioso vai transformar a vida da Inês de inúmeras maneiras. E, entre tiros, perseguições, incêndios e acampamentos estrangeiros, a jovem vai descobrir qual futuro deseja seguir.

A trama é narrada por Inês, Teresa e pelo protagonista masculino (que vou ocultar o nome propositalmente, já que demora para ficar claro quem é o verdadeiro mocinho dessa história). Por contar com vários narradores, senti a leitura mais rica e envolvente – Teresa, por sinal, é uma personagem secundária que diverte e encanta logo nas primeiras páginas. Além disso, outro ponto incrível da trama é como o mistério e a morte que acontece logo no primeiro capítulo ronda todos os personagens. Inês, por exemplo, não tem relação nenhuma com o assassinato e, ainda assim, acaba envolta nessa teia de mentiras e mortes. É incrível como os pontos se unem de uma forma surpreendente e levam o leitor a duvidar até mesmo da própria sombra – claro que o foco do livro não é o suspense, mas adorei como a autora desenvolveu esse pilar dentro da trama.

E o romance? Que fofura! Temos diálogos divertidos, olhares intensos trocados na calada da noite, mãos que se tocam de forma proibida, e um romance que ambos personagens sabem que não poderá vingar – mas que, ainda assim, deixam crescer em seus corações. Fora que os dois vivem brigando, bem etilo cão e gato mesmo, o que deixa o romance ainda mais contagiante. Outra coisa bacana é que pelo teor jovem da trama, o romance é leve e condiz com a realidade da época e com a personalidade da Inês – apesar de ser dona de uma mente perspicaz, a jovem representa muito bem o Brasil na época do Império.

Amei cada detalhe da obra. Minha única ressalva é que queria mais romance no final – a gente sempre quer mais quando ama um casal, não é mesmo?

site: http://www.livrosefuxicos.com/2019/04/resenha-contumelia-lilian-cristina-peixe.html
Lilian 07/05/2019minha estante
Adorei a resenha, muito obrigada!

Sarah.Miranda 08/05/2019minha estante
Pah, vai ter resenha lá no canal??

Lilian 13/05/2019minha estante
Oi, Sarah! Tem resenha escrita da Paola no blog Livros & Fuxicos e ela também mencionou o livro em dois vídeos no canal: http://www.livrosefuxicos.com/2019/04/resenha-contumelia-lilian-cristina-peixe.html
Bjos

Júlia 31/05/2019minha estante
Paah, só tem em e-book?

Lilian 20/06/2019minha estante
Sarah Miranda vai sair em livro físico este ano mais ainda não tenho a data certinha! *-*

Pah Aleksandra 25/07/2019minha estante
Sim, só em ebook!

Oi! Saiu no formato físico: https://www.editoraella.com.br/contumelia =***

Luana 24/03/2024

Gostei!
Uma história com uma narrativa fluída, rápida e uma drama bem movimentada, com a morte do Barão de Araribá e um pessoal que fica tentando capturar o filho do Visconde, achei a história bem eletrizante e fiquei satisfeita com o desfecho no final.
Uma história de época com ambientação no Brasil é sempre bem vinda ??.
Leiam!

Stéfanny 27/03/2024

Um lindo romance
Gostei como a autora escreveu a história, teve muitos personagens, mas todas as histórias se ligavam entre si. Gostei em como o romance foi introduzido na história, todos os acontecimentos levaram á isso, e quando você percebe já está envolvida com todos os personagens e torcendo para que fiquem juntos.

Me surpreendi com esse livro, no começo dei muitas risadas com as trapalhadas da Teresa que envolvia Inês, depois com André que não teve um minuto de paz nesse livro e no final chorei com o romance.

Estava torcendo para Inês e André, e fiquei muito feliz com o final que eles tiveram.
Recomendo essa leitura para os fãs de livros de época!

manubooks 13/09/2021

primeiro livro da spring read concluído ( arganaz ) ?
FINALMENTE!

que livro chato, cansativo e fraco.

esse livro foi uma decepção, minhas expectativas estavam muito altas em relação à ele.

vamos por partes:

1. o romance entre o casal é muito fraco, achei que a autora enrolou demais para que eles ficassem juntos, sem dizer que o final foi mega corrido também.

2. o plot é um dos piores, foi muito rápido,
sem sentido algum.

3. personagens secundários desnecessários.

4. narrativa chata e cansativa.

5. as aventuras no livro não foram muito bem elaboradas e desenvolvidas.

? o livro em si é razoável, mas sem dúvidas poderia ser melhor.

Carla.Ligia 06/01/2022

Divertido
Gostei muito das personagens e das situações impossíveis nas quais elas se enrascam. Tirei meia estrela porque o final pareceu um pouco corrido. Mas uma leitura ótima para quem curte romance de época. Ah, e não tem hot.?

Julia5628 04/05/2021

É a primeira vez que gosto de um romance de época em que há mais de um narrador na história, e apesar de ter gostado muito do livro de achar a escrita da autora ótima eu não gosto muito de epílogo, mas isso é algo meu não significa que o final é ruim. Eu prefiro ler mais um capítulo detalhado do que aconteceu do que um breve resumo.
Lilian 31/08/2021minha estante
Fico feliz que tenha gostado do livro!

Italo Bernardo | @wesleyliterario 29/05/2023

Uma ótima leitura
"Paixão é um amor infantil, irracional e possessivo. Já o verdadeiro amor confia e é seguro dos seus sentimentos. O amor verdadeiro ajuda a aceitar as diferenças e qualidades indesejáveis. Quem ama vê e aceita; quem ama sabe que há um defeito. Enquanto a paixão simplesmente não vê defeitos."

ID. Constância que decidida a casar a afilhada Inês aos seus 16 anos, mas escolheu o pior dentre os homens: Sr. Macedo. Na esperança de livrar-se do casamento com este homem insuportável, Inês enxerga a saída no interesse repentino que Henrique, um amigo da família, demonstrou ter por ela recentemente. Inês não confia inteiramente nas intenções de Henrique, assim ela e sua fiel escudeira Teresa viajam para o noivado de sua prima, numa aventura cheia de descobertas e surpresas.

Ah que delícia de livro! Um enredo que vai além do que esperamos e consegue surpreender, entreter, encantar e apaixonar desde a primeira página. Lilian construiu uma história ao mesmo tempo leve, jovial e com uma ambientação incrível, impossível não se encontrar imerso nessa história ao iniciá-la.

Além da amizade entre Inês e Teresa, foi tão prazeroso acompanhar essas personagens conhecendo o amor romântico e se encontrando nisso, eu adorei e ao final queria muito mais. Elas nos cativam assim que surgem e passam por situações que tornam a narrativa ágil e dinâmica, o que faz a leitura voar.

A autora usou um recurso narrativo muito interessante: narrando em primeira pessoa do singular, mas inserindo o ponto de vista dos principais personagens em situações importantes. Isso foi muito bom, pois permite que entendamos melhor certas situações  possamos acompanhar seus pensamentos. C. Peixe também mostrou um vocabulário bastante rico em vocábulos pouco usados no cotidiano atual, mas que faz jus à época retratrada na história, tais como: ébrio, carraspana irreprochável, sacripanta, o que amei.

"Contumélia" é um livro encatador e apaixonante, com personagens magnéticos e logo cativam nossos corações. Bem escrito e recheado de surpresas e descobertas, você conclui a leitura ansioso por muito mais.

Malucas Por Romances 09/06/2020

Resenha completa no blog Malucas por Romances
Olá, leitores!
A dica de hoje é para quem ama um bom romance de época. Contumélia já chama a atenção por causa do título, então deixa eu te falar o que significa:

Contumélia: substantivo feminino. Dito afrontoso; injúria, insulto, afronta.

O livro vai contar a história de Inês que está com 16 anos, mora com sua madrinha D. Constância e se ver obrigada a casar com o Sr. Macedo. Inês não quer se casar com ele porque eles não tem nada em comum, mas ou ela se casa ou vai para um convento. Inês ver uma luz no fim do túnel quando outro pretendente entra na jogada, mas antes de descobrir se Henrique está levando a sério o seu flerte Inês vai para Petrópolis para o noivado da prima, e vai ser aí que sua vida não vai ser mais a mesma.

Logo no começo dessa história você pensa que vai ser só mais um romance clichê de época, mas que nada! A autora soube escrever bem as cenas de ação e aventura, coisa que não vai faltar na vida da jovem Inês.

Inês tem apenas 16 anos, mas vai se meter em várias enrascadas. Até chegar a Petrópolis muita coisa vai rolar e se você piscar perdeu. Em nenhum momento a leitura é uma leitura lenta e parada. A cada capítulo vem um susto, uma cena de ação. Nada de marasmo nessa história.

Inês apesar de ser a mocinha nesse livro o meu amor todinho vai para Teresa. Teresa é a mucama de Inês, mas é mais do que isso, ela é uma grande amiga de Inês. Teresa vai estar a todo momento ao lado de sua amiga falando várias pérolas fazendo o leitor soltar algumas risadas.

Antes de revelar o nome do mocinho nessa resenha pensei duas vezes se falava ou não, mas
o mocinho André uma vez apresentado você não vai ter dúvidas para quem torcer e vai querer que eles acabem juntos. Eles juntos vão ser imã de problemas.

Falando de imã de problemas, André está enrascado até o pescoço e até o final ficamos ansiosas para ver quem matou o barão que é citado logo nas primeiras páginas. Confesso que fiquei surpresa e isso foi um ponto positivo na história.

O livro é curtinho e tem só 188 páginas que você vai ler numa sentada só. A história tem mais ação e suspense, então o romance vai acontecendo aos poucos.

Tirei uma estrela porque senti falta do romance, aquele beijo roubado e até mesmo um segundo epílogo. Sou uma Maluca por Romances incurável, sempre quero mais beijos e mais flertes.

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2020/06/resenha-contumelia-lilian-c-peixe.html#axzz6Op3QRgHV
Lilian 10/06/2020minha estante
Amei a resenha! O romance ficou bem inocente mesmo, estilo Jane Austen, você não foi a única que sentiu falta de mais beijos e flertes! Como a Inês era muito inocentezinha, o mocinho acabou respeitando por causa das circunstâncias deles, ele não queria 'se aproveitar'... Mas a dica está anotada, nos próximos romances providenciarei mais beijos e mais flertes!

Dan 23/12/2021

Para quem gosta de romance de época jovem
Quem gostou de Edenbroke e Vitória e o Patife, este livro é perfeito
Apesar de ter achado um pouco confuso porque tem muitos personagens e o protagonista apanha a todo instante, deve ter 7 vidas. A mucama/amiga da protagonista é bem irritante às vezes também... É um livro leve e gostoso de ler
O romance sem cenas hot, sem muitos toques, consegue cativar pela inocência
Tem aventura, emoção e algumas cenas engraçadas

Andressa.Silva 23/06/2023

Maravilhoso
??? #Dreeresenhando ?

??? Disponível no Kindle Unlimited ?

??? Contumelia 5?+?? @ebookcontumelia ?

?Boooom dia amores como vocês estão? Hoje é dia da resenha desse livro incrível para vocês!?

?Inês é uma jovem desesperada!?

?Ela completou 16 anos e D. Constância, sua madrinha com quem ela mora, decidiu que ela precisava de um noivo. O problema é que, miseravelmente, D. Constância escolheu um pretendente absolutamente intragável, o Sr. Macedo.?

?Agora a única esperança de Inês, para não acabar casada com alguém que ela não suporta ou ir para um convento, é o súbito interesse que Henrique, um velho amigo da família, passou a demonstrar por ela. (Sinopse completa nos posts anteriores!)?

?Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora, e eu simplesmente amei!?

??Uma escrita super leve e delicada, que prende a atenção do leitor de uma forma incrível!??

??Eu li esse livro e simplesmente ameeeei! Foi uma experiência fantástica.??

?É um livro cheio de suspense, e me prendeu do início ao fim da leitura, sem contar que a Inês é uma personagem incrível e muito bem construída!?

?É uma leitura que recomendo muito que façam, e se lerem gostem tanto quanto eu!?

Tamirez | @resenhandosonhos 10/12/2018

Contumélia - Lilian Peixe
Acho que a primeira coisa que a gente precisa tirar do caminho para começar a falar sobre esse livro é que não é um simples romance de época. Contumélia é uma aventura e, mesmo que estejamos em um período de costumes diferentes, são as coisas que a protagonista passa em suas peripécias que roubam a cena.

Temos aqui uma típica mocinha que entrou no período de casar, mas não tem muitos pretendentes. Aliás, sua única opção é alguém que ela não tem nenhum interesse. Inês mora com a madrinha e ela tem uma visão bem tradicional de como a afilhada deve se comportar na sociedade e com relação ao seu futuro: melhor casar logo do que ficar solteirona. Porém, mesmo que no fim possa vir a concordar com isso, Inês preferiria encontrar alguém que amasse ou, pelo menos, lhe despertasse simpatia.

Felizmente para a jovem, a história vai tomar outros rumos e ela vai se ver em volta de uma trama recheada de ação e aventura quando parte em uma viagem e é aí que a história toma rumos diferentes do que já encontrei em livros do gênero e surpreende o leitor indo mais longe do que o cenário tradicional de corte que normalmente vemos.

Inês não é nem uma personagem a frente do seu tempo, nem uma jovem conformada. Sua personalidade vai se moldando conforme os desafios vão aparecendo no seu caminho. Isso é algo muito interessante porque é imprevisível para o leitor enquanto a protagonista decide qual caminho vai seguir baseada na situação que vai se desenvolvendo.

O romance do livro é bem bonitinho e há três peças envolvidas, mesmo que a presença de um deles seja bem mais forte que a outra e, provavelmente, você vai decidir bem rapidinho por quem torcer. Achei a dinâmica entre os personagens bem desenvolvida e por mais que alguns contatos surjam de forma inusitada, é possível ver o sentimento surgindo entre os personagens.

Acho que se para mim, que não leio muito romance e, na maioria das vezes, fujo do gênero, curti bastante todo o envolvimento romântico, pra quem é fã de ver o amor surgir entre os personagens, acredito que seja uma boa opção nacional e que vale a pena conferir.

A escrita da autora é super envolvente é, por o livro ser curtinho, a leitura é super rápida e carrega o leitor pelo livro com muita facilidade. Ah, ficou curiosa com o nome do livro? Vamos descobrir dentro da história!

site: http://resenhandosonhos.com/contumelia-lilian-peixe/
Lilian 12/12/2018minha estante
Adorei a resenha! Bem contente que você curtiu a mescla de aventura com romance! ?

Mari 25/08/2021

Amei amei indico
Gente que maravilha de leitura, quando vi a indicação da Paola dos Livros e Fuxicos achei que pudesse ser exagero, mas não, tem romance sim mas tem muito mais ação, fugas, todo mundo querendo pegar o mocinho kkk simplesmente amei.
E o livro não é narrado só pelos mocinhos, tem também o ponto de vista da melhor amiga da protagonista.
Lilian 26/08/2021minha estante

Lilian 31/08/2021minha estante
Que ótimo que você amou! Fico super feliz.

Marines.zorzi 30/03/2024

Aventuras de outra época
Uma amiga fez a resenha desse livro e logo me encantei. Algum tempo depois ela nos trouxe uma LC, que maravilha!!
O livro conta a história de Inês, moça de 16 anos e que mora com sua madrinha D. Constância, uma senhora rígida e cheia de regras. O desejo de D. Constância é conseguir um casamento rápido pra D. Inês. Inês e sua amiga Teresa saem em uma viagem para o noivado de sua prima, durante essa viagem muito acontece, elas passam por altas aventuras. É um livro de época, "leve", de leitura rápida e fluida. Você vai conhecer muitos personagens alguns adoráveis outros nem tanto....

Patrícia Morais/@sistersbookaholic 04/05/2023

UM ROMANCE DE ÉPOCA DIVERTIDO E APAIXONANTE!
O que você vai encontrar em Contumélia:

Amor proibido
Muita aventura
Cenas divertidas
Mistério
Uma mocinha que sempre salva o mocinho

Inês completou 16 anos, ela mora com sua madrinha, D. Constância, que decidiu que ela precisava de um noivo. Só que sua madrinha, quer que ela se case com um pretendente intragável e machista, o Sr. Macedo.

Ela está desesperada! Quando Henrique, um velho amigo da família, passa a demonstrar interesse por ela. Mas ela não sabe se suas intenções são sérias, pois foi um súbito interesse.

Sua madrinha lhe envia para uma viagem para o noivado de sua prima Cecília em Petrópolis junto com sua companheira Teresa. Há um burburinho por onde ela passa por conta do misterioso ass4ssinat0 do barão de Araribá em Paraibuna. No caminho ela conhece André, um cavalheiro misterioso que irá colocar sua vida de pernas para o ar, o que elas não sabem é que ele está sendo procurado por ass4ssinat0.

"- O que foi? Não há encanto maior do que o do amor proibido."

Esse romance de época é literalmente uma grande aventura! O livro já se inicia com muita confusão, dois cavalheiros brigando pela mesma mulher. Então já imaginam que essa é uma história envolvente, me prendeu do início ao fim! Então se preparem que aqui tem muitas perseguições, confusões, tir0s e muitas brigas.

O livro se passa na época do Brasil Império, e é narrado por Inês, Teresa e por André. Inês é corajosa e muito inteligente, ela tem um grande crescimento durante o livro, e adorei ver ela se descobrindo.

Contumélia é um romance de época encantador, com um casal apaixonante que me arrancou muitos suspiros. Uma história com muitas aventuras, e uma pitada de mistério que deixam o leitor ávido a cada virar de página.

Torci muito pelo casal, e terminei a leitura desejando ver mais deles juntos!

site: https://www.instagram.com/p/Cr1e9lNvYwi/

bibliotecadamalu 13/05/2023

A protagonista Inês me cativou já nos primeiros capitulos, ela é uma jovem com uma vontade imensa de conhecer o mundo e mais ainda de evitar o seu casamento com o Sr. Macedo, que é o pretendente escolhido por sua madrinha.

"Agora a única esperança de Inês, para não acabar casada com alguém que ela não suporta ou ir para um convento, é o súbito interesse que Henrique, um velho amigo da família, passou a demonstrar por ela. Contudo, ela não sabe se as intenções dele são realmente sérias e antes que possa descobrir, é enviada numa viagem inesperada para o noivado de sua prima Cecília em Petrópolis."

O mistério maior da obra é o misterioso assassinato do Barão de Araribá, em Paraíbuna. Por um acaso do destino, Inês se envolve inesperadamente nessa trama, juntamente com a companheira Teresa. Há algo que elas possam fazer por essa história? E o que realmente aconteceu com o Barão?

?? Minha experiência com romance de época é muito pouca, mas esse livro me encantou do início ao fim e se tornou uma leitura extremamente envolvente. A escrita da autora é muito instigante e te deixa com uma grande vontade de continuar a leitura até o final do último capítulo.

?Obra disponível na Amazon e gratuito para assinantes do Kindle Unlimited.

1 | 2 | 3 | 4