Querido ex,

Querido ex, Juan Jullian

Resenhas - Querido ex,

Marina.Beatriz 21/04/2024

Eu tô passada, chocada, meu deus
Gente, gostaria de agradecer a San e a Ias por me convencerem a ler esse livro!

Eu me empolguei com ele desde as primeiras linhas.

Sempre gostei de escrever cartas e acredito que sempre me expressei melhor dessa forma. Então, ler um livro escrito a partir de um compilado de cartas do início ao fim foi algo que eu adorei!

Devo dizer também que estou sendo bastante suspeita nessa resenha. São tantas coisas que vejo em comum entre eu e nosso remetente que muitas vezes, ao ler (e ouvir o audiobook na audible), me peguei pensando seriamente em algumas coisas da minha vida pessoal e da minha saúde mental. Alguns momentos tinha até que voltar alguns parágrafos para de fato ler o que estava escrito, tão perdida que estava nas reflexões.

Apesar de alguns tópicos sensíveis, eu amei a escrita e amei a abordagem, de certa forma, mais leve.

O fim desse livro me deixou extremamente surpresa, perplexa, estarrecida (acho que é a primeira vez que uso essa palavra, mas é a melhor que pude encontrar), entre outros sinônimos.

Amei ler e escutar esse livro fazendo anotações ao mesmo tempo e terminar ele me deixou com vontade de voltar a escrever no meu diário que há tanto tempo está parado.

No geral, amei demais o livro e já sabia que ia pros meus favoritos antes mesmo da metade.
San 22/04/2024minha estante
enchi esse de post-it kkkk

Gifsouza 12/04/2024

GENTE EU TO PASSADA !!!
Eu não sei explicar o que foi esse livro, no começo eu não estava dando nada, achei que ia ser só relatos até o final e DO NADA UM PLOT NA HISTÓRIA !!!
Recomendo muito, apesar de parecer muito bobo, è muito foda ver a evolução dos dois personagens principais!

Voigvie 10/04/2024

Ruim
Eu realmente n gostei, a forma como o personagem passa a 🤬 #$%!& do livro todo só se colocando pra baixo né fez demorar a terminar de ler pq era uma leitura massante e chata, sem diálogo, apenas narração de um narrador depressivo

Mariana.Schmall 08/04/2024

Para quem gosta do gênero.
Eu ainda sinto um misto de amor e ódio por esse livro, confesso que no começo me empolgou, mas é livro pesado embora aborde temas importantes como: amor próprio, relacionamento, autoestima, poderia ser mais leve.

Talvez eu até leia o segundo para ver o out o lado da história mas não é um livro que recomendo, difícil de digerir.

Marina Mendes 07/04/2024

Querido ex conta em primeira mão os relatos de um jovem cuja vida está sendo definida por um catastrófico acontecimento: seu ex-namorado virou, da noite para o dia, a maior celebridade do país. A única coisa pior e mais desastrosa do que levar um pé na bunda, é levar um pé na bunda e ver seu ex se tornar a maior subcelebridade do Brasil. Não só isso, mas assistir em tempo real enquanto ele se apaixona por outro cara em TV nacional. Poucas palavras conseguem expressar esse nível de decepção amorosa. Nem mesmo Taylor Swift seria capaz de entender. Mas é justamente a tentativa de colocar a dor em palavras, reunidas em cartas para o maldito ex, que faz com que nosso protagonista repense algumas coisas. Entre crises de luto e saudades, existem festas anuais do dia dos ex-namorados com todas as suas amigas que o seu ex detestava. Existe a vida que você deixou para trás enquanto amava alguém que agora é somente um estranho com milhões de seguidores. E talvez por trás daquele amor existisse também um tanto de controle, de gaslighting, de codependência. Além de abordar de forma sensível, irônica e crua as diferentes nuances de um relacionamento abusivo, Querido ex também traz questionamentos sobre os preconceitos sociais que jovens negros e gays estão sujeitos em nossa sociedade. Publicado originalmente de forma independente, o livro vendeu mais de 20 mil exemplares e ficou mais de 100 dias seguidos no 1° lugar dos mais vendidos na categoria LGBT da Amazon

I.D. 02/04/2024

Querido leitor,
Não me recordo como descobri a existência desse livro, mas sei que sempre tive um anseio de lê-lo. O slogan: ?Que acabou com a minha saúde mental, ficou milionário e virou uma celebridade? me passava uma ideia cômica. Sempre assimilei que o ex seria um sub, sub, sub, subcelebridade. E essa categoria para mim é cômica. Não dá para levá-los de outra maneira. E, que a história seria uma farofa de domingo com churrasco e pagode.

Foi o inverso.

Mesmo com o meu grande anseio em ler, minha energia se desfez nas primeiras páginas. Eu não consegui manter a chama do entusiasmo. Começou a ser muito desgastante. Tanto que, só consegui finalizar, por começar a ouvir o audiobook. Sentar e ler o e-book, para mim já não era mais uma opção.

O modelo de cartas é uma abordagem que sempre me agradou. Não tive problemas com isso. Já com a I-M-E-N-S-A quantidade de referências a cultura pop começou a me incomodar em um nível altíssimo. O personagem não conseguia se expressar sem mencionar uma música, artista, série e afins, em um modo comparativo. Eu não sei o que era para ser isso! Não pegou para mim. Achei capenga!

A frase ?Que acabou com a minha saúde mental [...]? tem que ser levada muito a sério! Admito que foi um erro meu, ignorar esse indício no slogan, e focar na ideia de subcelebridade. Já que, a história se aprofunda muito na questão de saúde mental do protagonista. De uma forma que pode ser de gatilho para muitas pessoas com problemas semelhantes, pois ele não está nada bem.

Mesmo com o tema de saúde mental. Eu não consegui me apegar. Sou uma pessoa com probleminhas na cabeça (e quem não é?), e não consegui me apegar de jeito nenhum. Simplesmente fui apática a toda a história.

Eu rio. Porque, eu simplesmente não senti nada de bom sobre essa leitura. Apenas, cansaço, desgastante e vontade de terminar o livro.

Eu simplesmente fiquei em choque e risonha com o plot twist. Eu simplesmente não esperava nada daquilo. Acho que não precisava! O autor, com certeza, quis abordar um tema real, mas depois de tudo o que lemos, aplicar essa decisão. Não foi o ideal!

É! Até que não fui tão apática assim.

byheloandrade 28/03/2024

Leitura que eu iniciei achando que seria tranquila, mas acabou com meu psicológico kkkk mas indico bastante

Vitoria 12/03/2024

"Você não merece as minhas lágrimas, meu querido ex."

Achei que seria uma leitura leve mas acabou cm meu psicológico já inexistente.
5 estrelas

Jazz 11/03/2024

Que livro!!
Um livro sensacional, perfeito para quem quer algo que impacte. Saio destruída mas feliz de ter cruzado com essa obra. É tão bom, precisei ler e pausar a leitura em vários momentos. Impossível não pensar em relacionamentos passados ou no atual. Que loucura.

iasminnaara 09/03/2024

Recomendações de amigos, parte 1: San
Amei esse livro! Ouvi narrado pelo próprio Juan Jullian e me diverti muito (e chorei também). Tem humor e personalidade próprios pra tratar de temas muito difíceis.

É uma história sobre amadurecimento e vale muito a pena dar uma chance! Minha única ressalva é que eu acredito que esse livro precisava de um final menos anticlimático.

Fiquei com a sensação de que o autor buscou por um final chocante, quando essa narrativa precisava de um final mais esperançoso. Se o último capítulo não existisse, se acabasse simplesmente no anterior, eu teria dado 5 estrelas, mas realmente o final me pegou de maneira negativa.

Christie 04/03/2024

Querido ex
Eu gosto da premissa livro em formato de carta, flui muito bem a leitura. O personagem principal me levou numa montanha russa de sentimentos indo da raiva a compaixão, muitas vezes eu me pegava julgando sabendo que minha mente é tão bagunçada quanto kkkkk até a última carta, apesar de tudo, eu tava firme segurando a mão do autor, mas meu querido que final foi esse??? Sério, passa o livro falando do ex como se aproveita da luta pra benefício próprio e no final faz exatamente isso? Pqp só existe sofrimento na vida dessa gay? Já não basta a realidade ser ruim o suficiente??? Sério eu sei lá

Amanda 25/02/2024

O bom desse livro é que ele é curto e acaba. Ser escrito em cartas faz fluir, mas não torna mais fácil suportar o protagonista. Acho que nunca tinha lido um personagem tão chato em todo minha vida, não consegui encontrar uma característica redentora. O final foi abrupto, mas me fez empatizar pq ninguém merece tal coisa, ninguém merece!