Cloro Alexandre Vidal Porto

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Italo.Loiola 23/05/2023

Não esperava muito do livro mas achei super interessante a história. Muito triste como ainda há pessoas que precisam reprimir a sexualidade em detrimento de uma sociedade tóxica e animal. O que não gostei muito foi da linguagem muito formal e rebuscada, acho que isso deixa a leitura cansativa e monótona.
Mas em geral é um bom livro.

Campanati 13/05/2023

Qualquer livro do Alexandre Vidal Porto é sempre prazeroso de ler.
É como se estivessem te contando uma história e você não quer que parem de contar. Neste ele traz a realidade de um homem com desejos reprimidos e o quanto isso pode tornar a vida dele triste

M. S. Rossetti 21/04/2023

Literatura Brasileira Contemporânea
Nossa literatura alcançou uma qualidade impressionante nos últimos tempos e pode ser comparada aos clássicos nacionais. Destaca-se este romance que acabei de ler.
Temos um autor-defunto na trama, semelhante ao Brás Cubas de Machado de Assis. Contudo, o protagonista tem uma vida dupla entre um casamento com filhos e casos extraconjugais homoafetivos.
O ritmo do enredo me impressionou bastante. Inicialmente, como um diário do personagem principal. Na sequência, mesclado com cartas, depoimentos e fluxo de consciência dos demais personagens.
Uma narrativa que emociona do início ao fim. O desfecho proporciona a sensação de que tudo poderia ser diferente a partir de outras escolhas do protagonista.

BArbara283 12/03/2023

Livro sem clichê
Livro que aborda a descoberta da sexualidade após os quarenta anos e a dificuldade de se aceitar num mundo heteronormativo. Leitura fluída e rápida. Indico super!

luisa302 21/12/2022

Cloro
um livro que fala de aceitação, homofobia, morte e amor. achei a construção interessante pq desde o começo vc sabe que o personagem ta morto, tem uma perda na família e ele se entende como homossexual (nao é spoiler ta na sinopse), mas mesmo sabendo de basicamente toda a história vc continua querendo ler para entender o que levou esse homem tão real a esse destino. pra mim o livro tava um sólido 3,5 até a última parte, achei muito emocionante e ate chorei. faltou algo de especial pra ser 5 estrelas pra mim, ou talvez eu não me identifique tanto com esse personagem, mas consigo ver q é um bom livro

EuGabes 28/11/2022

Leitura fluída e escrita muito boa. A história nos faz refletir sobre tudo o que deixamos de viver com receio do que os outros vão pensar, quando anulamos nossa verdade em detrimento de ser aceito na sociedade. No fim o que realmente importa são os momentos que passamos com as pessoas que amamos.

Marcelle 30/10/2022

Em resumo: viva a vida sem se limitar porque não sabemos o que será de nós nem nos próximos minutos. Livro muito bem escrito, a leitura flui demais. História bem embasada e personagens profundos que agregam a história um contexto. Toda história tem vários lados e percepções.

Raphael Santos 20/10/2022

Cloro
Aqui temos uma narrativa bastante sincera sobre a vida e descobertas de um homem de meia idade gay, não assumido.

Uma geração antiga, daqueles que precisavam da mentira, casar, ter filhos e continuar vivendo como podiam.

Leitura fácil, delicada, e flui bem.

site: https://escritaselvagem.com.br/

tooonho 14/07/2022

a beleza da obra reside na construção da linha do tempo. é quase como se o protagonista fosse nosso conhecido, alguém cuja história nos é familiar e por quem já nutrimos simpatias
uma discussão profunda sobre desejos e aparências.

Adriana1161 01/07/2022

Curto e denso
Leitura rápida, porém densa.
Gostei do jeito de como a história é contada. Acho que não se aprofundou muito em alguns temas, mas pareceu bem real.
Achei curioso, que a personagem da filha do protagonista, nasceu no mesmo dia do autor!
"É difícil ser espôntaneo, íntimo, quando se tem medo"
Personagens: Constantino, Débora, Emílio
Local: SP - Brasília/ atual
@driperini

Léo 17/05/2022

Descoberta da sexualidade
Alexandre Vidal tem uma escrita que deixa a leitura fluída e sem muita enrolação digamos assim..rsrs
Eles nos retrata a descoberta da sexualidade de um personagem com mais de 50 anos, algo fora da normalidade, pois muitos se descobrem na adolescência, mas traz esse assunto de forma simples e como dito fluída.
E toca em um assunto e retrata uma questão que ocorre com uma certa frequência, pessoa casada, com filhos e acabam tendo de se esconderem nesses relacionamentos, por receio de se aceitarem ou até de se assumirem perante a sociedade, dependendo de onde aquele viva.
Acabam tendo relacionamentos escondidos como ocorreu com Constantino.

Const 19/03/2022

Sábio e cheio de lições
A perspectiva do personagem principal sobre a morte, o valor da vida, luto e ser verdadeiro com quem você realmente é, realmente te convence de que o livro foi escrito por alguém que acabou de morrer e, como se não tivesse mais ego, medo, vergonha ou pressões morais de nossa vida, nada mais importasse a não ser verdadeiro pela primeira vez. Sensacional.

Milena 29/11/2021

O salto não precisa ser ornamental, mas não tem volta. Pule da maneira que der. Tem menos gente reparando em você do que você imagina.

1 | 2 | 3 | 4 | 5